Blog do Sakamoto

Cansamos

A CUT prepara uma resposta ao movimento “Cansei” – Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros – organizado pela OAB-SP e parte da elite brasileira e bem resumido pela charge do Angeli que postei ontem. De acordo com o Blog do Fernando Rodrigues, a Central está esperando um resposta dos sindicatos para botar a sua campanha na rua. Tirando as motivações governistas da CUT, a idéia vem em boa hora.

O conteúdo da campanha seria esse:

CANSAMOS!</string?

• do trabalho escravo
• da sonegação de impostos
• do trabalho infantil
• da mídia que não aborda os movimentos sociais
• das jornadas de trabalho desumanas
• da mídia que criminaliza as lutas populares
• da Justiça que privilegia o poder econômico
• da mídia que só dá espaço aos poderosos
• do lobby das grandes empresas sobre o poder público
• das altas taxas de juros
• dos acidentes de trabalho
• da superexploração da mão-de-obra
• das taxas bancárias
• da precarização das condições de trabalho
• do superávit primário
• dos ataques aos serviços públicos
• da falta de direitos trabalhistas para mais da metade da população

Apesar de tantas razões, não temos tempo para sentir cansaço. Continuaremos lutando. Precisamos de sua participação. Filie-se ao seu sindicato!

O fato do primeiro ponto ser o trabalho escravo é bastante simbólico. Pois ele significa não apenas o roubo da dignidade do trabalhador (tratado como um animal, privado de sua liberdade), mas também a busca pelo lucro a todo o custo (que inclui o sangue e o suor alheio), pressionada por um sistema cego que beneficia uns poucos em detrimento de muitos. Sem generalizar, mas vale lembrar que esses poucos são muitos dos que organizam o Cansei.

Bem, cada um desses pontos dá um livro.

Acrescentaria apenas mais um:

• da imensa cara-de-pau da elite brasileira, que não cansa de surpreender por sua incrível capacidade de viver em torno do próprio umbigo.

Compartilhe:
Comentários

5 Responses to “Cansamos”

  1. Joyce disse:

    Nossa, tiraram as palavras da minha boca. Eu me cansei de tanta coisas que tá aí que me senti representada. Espero que a campanha vingue!

  2. UM trabalhador brasi disse:

    Cansei de ser explorado diariamente enquanto meu chefe vai para a Europa se divertir todos os anos.

  3. josé martins disse:

    Hoje os grandes meios de comunicação, com raras exceções, voltam-se desonesta e preconceituosamente contra um governo eleito e reeleito democraticamente. E assim manipulam, agridem, ofendem, humilham, alteram, deformam, e atuam soberanos e desonestamente sobre tudo e sobre todos.
    Vem-me um ânsia repugnante saber das matérias do(a) Globo, Veja, Folha, Estadão.
    Ps: NINGUÉM QUER NEUTRALIDADE. O QUE SE PRECISA DA IMPRENSA É DA SUA HONESTIDADE.

  4. Henrique Cesar Rodri disse:

    CANSEI
    Os grupos do ‘cansei’ são todos ligados aos tucanos, classe alta e média alta, o que por si só é minoria. O ex-governador/SP Lembo, chama de ‘pequeno segmento da elite branca’: FHC, Alckmin, Serra, Dória, Kassab, REGINA DUARTE,….
    O grupo acima, na realidade, não quer mudança no Estado pois eles conseguiram afastar a política da sociedade. O PRÓRPIO FHC JÁ DISSE QUE OS TUCANOS SÓ ANDAM NOS TRILHOS DO PARTIDO E NÃO NOS TRILHOS DA SOCIEDADE.
    O ‘cansei’ é um ‘NATIMORTO’, principalmente, pelos seus organizadores que não expressam a verdadeira opinião pública e pela OAB que, imprescindivelmente, DEVERIA DEFENDER O POVO DAS LEIS QUE PRODUZEM IMPUNIDADE/CORRUPÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS DO ESTADO BRASILEIRO.
    O movimento não mobiliza os verdadeiros setores da sociedade que têm voz pública.
    O movimento representa um GRUPINHO DA POLITICALHA QUE SUCATEIA SÂO PAULO DESDE 1995 E ESQUECE DE OUTROS SEGMENTOS SOCIAIS.
    Por que não fazem um ‘cansei’ para a FARRA DO BOI NO SENADO FEDERAL?

  5. Zazá disse:

    Cansei do sacana do sakamoto.