Blog do Sakamoto

Imagens de violência contra indígenas bolivianos

Leonardo Sakamoto

Publico, abaixo, um trecho do documentário ''Humilhados e Ofendidos'', de César Brie, sobre a violência sofrida no dia 24 de maio de 2008, em Sucre, na Bolívia, por camponeses. Eles foram espancados, humilhados, obrigados a andar nus na praça principal e a negar suas origens. O vídeo foi indicado por bolivianos que realizaram uma oficina no Fórum Social Mundial.

Por quê? Porque são uma maioria indígena, lutando para ter direitos e pela primeira vez no poder desde o início da colonização européia, em um país economicamente dominado por uma elite preconceituosa e reacionária.

Para assistir ao documentário na íntegra, digite ''Humillados y ofendidos''. Ele se encontra postado no You Tube, separado em partes (em espanhol).
 

  1. Renata

    13/11/2009 10:46:40

    CREDO !!!!! aoua como o índio fala palavrão !!! kkkkkk

  2. Iberê Thenório

    09/02/2009 16:39:22

    Caramba... Que medo ver o fascismo brotando assim, sem nenhuma vergonha.

  3. DANILO LIBRELON

    09/02/2009 07:29:31

    Leonardo Sakamoto,Espero que o Presidente Morales tenha visto esse e outros videos e denúncias, que possam haver a respeito.Sabe-se que houve de tudo,até assassinatos.É triste ver gente ja sofrida contra seus iguais. Dá pena. É bom aprendermos com erros de nossos vizinhos. Assim puniremos EXEMPLARMENTE quem insistir em tais.

  4. Kleber

    08/02/2009 10:00:42

    Sakamoto,Triste a situação da Bolívia. Gostaria que você comentasse nos seus posts de meio ambiente o que a Prefeitura de Patos deMinas - MG, está fazendo com a população. A cidade possui um esgôto de dejetos sanitários entupido na Avenida Paranaiba, esgôto esse que colhe resíduos de cinco bairros incluindo os dejetos do Hospital Vera Cruz. No entanto, em vez de desentupir o esgoto entupido, a Prefeitura optou por fazer um desvio, e está jogando toda a sujeira proveniente desse esgoto na rede pluvial, que são esgotos a céu aberto. Quando chove, esses esgotos da rede pluvial transbordam, pois essa parte da cidade é plana. Com isso, o mau cheio nesses bairros está insuportável, sem contar o risco de contaminação epidêmica a que a população está sendo exposta, por vírus de hepatite, por ex, e outros agentes tóxicos descartados pelo hospital. O rio Paranaíba está recebendo também todos esses dejetos sem tratamento, constituindo crime ambiental. Sugiro a divulgação, pois até então a Prefeitura e a Câmara Municipal de Patos de Minas estão relutando em tomar medidas para consertar essa situação.

  5. Thiago

    07/02/2009 17:54:04

    É triste ver gente ja sofrida contra seus iguais. Dá pena. É bom aprendermos com erros de nossos vizinhos. Assim puniremos EXEMPLARMENTE quem insistir em tais.

  6. Júnior

    07/02/2009 08:18:37

    Boa, Suzana. Concordo plenamente com você. A resistência deles deve nos orgulhar!

  7. alexandre/SP

    07/02/2009 03:46:33

    Espero que o Presidente Morales tenha visto esse e outros videos e denúncias, que possam haver a respeito.Sabe-se que houve de tudo,até assassinatos. E houve ainda uns q foram dados como mortos e reapareceram, segundo denúncias ( estas publicaram por aqui) da imprensa. Ainda bem q sobreviveram,não é?Outros, não tiveram a mesma sorte.Já é hora do presidente endurecer com essa canalha reacionária, q é a direita boliviana, tão tacanha quanto qualquer outra em latinoamerica.

  8. Suzana Pires

    06/02/2009 23:33:22

    Credo!!! O que são estes comentários ai acima??Bem, uma amiga jornalista que esteve na Bolívia recentemente, me disse que mesmo as pessoas de descendência indígena, mas que são financeiramente bem sucedidos não gostam de ter um presidente indio. A humilhação desde a colonização fez com que muitos deles acreditassem mesmo que são inferiores. Mas a grande maioria só precisava de uma oportunidade de serem ouvidos. A resistência "fascista" que ainda exite lá, faz mesmo parte do processo. Eles serão varridos, e sabem disso, lutam deseperadamente para manter seus privilégios. A humilhação que os indios sofrem no vídeo é a própria história da América Latina, o que me chama atenção e me orgulha, é a resistência. É falarem, mesmo humilhados e subjudos, que não desistem do que pensam. É este o nosso futuro. É isto que deve nos orgulhar.

  9. Suzana Pires

    06/02/2009 23:30:01

    Credo!!! O que sao estes comentários ai acima??Bem, uma amiga jornalista que esteve na Bolívia recentemente, me disse que mesmo as pessoas de decendência indígena, mas que são financeiramente bem sucedidos não gostam de ter um presidente indio. A humilhação desde a colonização fez com que muitos deles acreditassem mesmo que são inferiores. Mas a grande maioria só precisava de uma oportunidade de serem ouvidos. A resistência "fascista" que ainda exite lá, faz mesmo parte do processo. Eles serão varridos, e sabem disso, lutam deseperadamente para manter seus privilégios. A humilhação que os indios sofrem no vídeo é a própria história da América Latina, o que me chama atenção e me orgulha, é a restência. É falarem, mesmo humilhados e subjudos, que não desistem do que pensam. É este o nosso futuro. É isto que deve nos orgulhar.

  10. Léo Costandrade

    06/02/2009 17:03:39

    São Fernando Henrique Cardoso, por quantos séculos mais será o responsável por tudo que acontece de bom no Brasil?, Será que já tem tambem algum caso de cura da AIDS, que se possa atribuir a este santo homem?.

  11. KY

    06/02/2009 11:39:24

    Será Paulinho!Nem sempre.As vezes verificamos que só trocamos ás moscas?quer vêr!Diante da premissa;“Os bancos brasileiros são sólidos e lucrativos graças à estabilidade criada pelo antecessor de Lula, Fernando Henrique Cardoso.Também esta implícito assertiva do seu ferrenho colaborador Mino Carta,o dito representante do”trabalhador” é uma farsa.Assim como era uma farsa,o moralismo apregoado pelos petistas,conforme se viu,sucumbiu no Mensalão.Aos poucos se vê ruir á imagem de um mito,forjado na farsa e na mentira e terminamos sempre no velho adágio,”pode se enganar por algum tempos,por muito tempo,Mas não por todo tempo”.

  12. Renata

    05/02/2009 19:56:08

    Poxa Sakamoto, chorei com as imagens. Triste.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso