Blog do Sakamoto

Trabalhador rural é executado na Bahia

Leonardo Sakamoto

Um trabalhador rural foi assassinado com um tiro de espingarda nesta quarta (4), no município de Casa Nova, sertão baiano. José Campos Braga, considerado referência na luta pela terra na comunidade de Areia Grande, foi visto pela última vez na sexta (30). Deixa dez filhos.

A comunidade afirma que há duas semanas grileiros tentaram entrar na área. O fato teria sido comunicado à polícia, mas nenhuma providência foi tomada.

De acordo com nota distribuída pela Comissão Pastoral da Terra, mais de 300 famílias vivem na área de uso coletivo chamada de Areia Grande, praticando agricultura e pecuária de subsistência. Desde a década de 80, sofrem ação truculenta e violenta de grileiros, com a conivência do poder público local.  Em 2008, segundo a nota, a polícia entrou na área tentando retirar, de modo brutal, as famílias para cumprir uma ordem judicial. Destruíram casas, chiqueiros e currais, roçados e cercados e exigiram a imediata retirada de cerca de 3 mil caixas de colméias de abelhas. Diante desta situação, as comunidades se mobilizaram para a retomada do direito sobre as terras de uso comum. Em 2008, pistoleiros passaram a rondar e fazer ameaças, todas denunciadas à polícia local. No final do ano, finalmente obtiveram o direito de permanecer em suas terras.

Mas a tranquilidade está longe de chegar.

  1. Hermes

    10/02/2009 23:11:55

    Essa crise tá tão forte que me cauza varios espirros um atraz do outro me deixando stressado. Não sei se é Real (R$) ou Irreal ( Us$).

  2. priscila

    05/02/2009 17:26:05

    oi, a redacao da carta capital me indicou vc para ,me recomendar alguma Instituiçao que trabalhem com voluntariado na amazônia.OU algum trabalho respeitado na amazonia que aceite jovens para intecambio ...se souber de algo me indique, me de um telefone, ou site, emaail...enfim desde ja agradeco.aguardo retornoPriscila Oliveira

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso