Blog do Sakamoto

Os homens preferem loiras, morenas ou negras?

Leonardo Sakamoto

Posto abaixo texto do Blog Viva Mulher.  Em busca de uma resposta para a famosa pergunta “os homens preferem as loiras?”, um programa de televisão inglês saiu às ruas de Londres para testar como as pessoas reagem a estereótipos distintos de mulheres em diferentes situações. Vale a pena para entender um pouco o preconceito de nossa sociedade:

O pequeno documentário, transmitido este mês pela tv a cabo, recrutou três mulheres diferentes para o tal teste: uma loira, uma morena e uma negra. E submeteu elas a experiências cotidianas, como tomar cerveja no balcão de um bar ou sofrer com o carro pifado na beira de uma estrada.

Tanto no caso da morena quanto da negra, poucas pessoas – leia-se principalmente homens – pararam para ajudar a motorista em apuros. Já a loira recebeu muito mais atenção, mas foi obrigada a ouvir perguntas como “tem certeza que há gasolina suficiente?” ou “você já tentou girar a chave de novo, para ver se pega?”.

No bar, nada muito diferente. A loira foi a mais notada, em detrimento de suas duas colegas, que, contudo, pareceram engrenar conversas mais longas com os freqüentadores do recinto.

Na segunda etapa do programa, elas trocaram de papéis: a morena e a negra pintaram suas cabeleiras de loiro e a loira tingiu a dela de preto. E as reações foram exatamente as mesmas. As loiras ganharam ajuda com o carro e cantadas no bar. E a morena ficou em segundo plano.

No final, as participantes deram seus depoimentos sobre a experiência para as câmeras. Houve certo consenso, quase óbvio: as loiras se destacam socialmente, mas parecem ter que “provar” sua inteligência com mais freqüência, como se a maioria das pessoas que interage com elas desse muito mais bola para a aparência do que para qualquer outra característica.

A expressão “loira burra” naquela música de Gabriel “O Pensador” imediatamente veio à minha cabeça. Comecei a pensar em todo o preconceito sofrido pelas loiras. Quantas piadinhas eu mesma já não ouvi e até dei risada delas, compactuando com isso? Muitas, com certeza. E as gargalhadas também não foram poucas.

Querem saber o resultado do programa de tv? É quase uma lição de moral, um resumo de tudo isso: a morena e a negra tingiram novamente seus cabelos de preto. E a loira resolveu não voltar à sua forma original. Sentiu que o mundo ia respeitá-la mais e ouvir o que ela tinha, de fato, a dizer, se conseguisse se livrar do estereótipo que carregava.

  1. eveline

    31/08/2011 12:31:04

    Isso e bobagem coloque a byonce e a hebe camargo e ve quem chama mais atençao sou negra com corpo impecavel e sarada uso aliança grossa e sou cobiçada. Mesmo casada e com filha tenho o corpo durinho nao me troco por ninguem e devido a raça ate os 60 nao preciso me preocupa c rugas sou lindona e gostosa tudo bem que meu marido e loiro e bonitao mais gostei dele pela aparencia nao pela cor do cabelo bjs

  2. Fred Kaiser

    24/12/2009 15:47:46

    Sou loiro, porém, prefiro indiscutivelmente as MORENAS

  3. Vitinho

    20/11/2009 09:50:20

    Loiras!! Loiras!! Loiras!! Mil vezes as Loiras!!! Disparadooooo... loira chama muito mais atenção...isto é fato!!!Esta estoria de loira burra não existe... minha noiva é loira e é uma das mulheres mais inteligente que conheço, pra não falar que é a mais inteligente de todas as pessoas que conheci nesta minha vida.É linda, inteligente, bem sucedida profissionalmente...Para falar a verdade, todas as loiras que namorei eram muito mais inteligentes que as minhas ex namoradas morrenas....Engraçado, não?!!

  4. gg bello

    13/08/2009 13:44:17

    acho que todas as raças tem a sua beleza o que vale é ser uma mulher sabia e correta

  5. 22/05/2009 19:04:55

    o povo ficou puto com esta materia meu irmao so axo q devemos realmente dismistificar o pre conceito idependentemente de seu blug fazer acessao a ele ou a igualdade,divulgando-o.

  6. Ricardo Arini

    20/05/2009 10:32:02

    Eu acho que o Sakamoto tá a fim dessa tal de Maíra....

  7. Daniel

    20/05/2009 09:15:53

    E qual e a sua preferência, Sakamoto? Louras, morenas, ruivas, ou negras?

  8. Roberto Fonseca

    19/05/2009 21:42:42

    Depende. Quando se está numa situação de "Legião Estrangeira", qualquer paixão nos diverte. Porém, quando não se está no "sufoco", dá para escolher detalhadamente com quem ficar. Tô certo ou tô errado. Ah, moleque!!!RF

  9. Sukamoto Kuoko

    19/05/2009 18:32:49

    Olha a novelinha que o Sukamoto assiste, gente...Que brega...

  10. Tábata

    19/05/2009 12:48:20

    Olá Sakamoto! Acompanho bem de perto teu Blog e o da Maíra Mano, vi o post nos dois. E me surpreenderam.Me causa desconforto a forma como o senso comum lida com a concepção de beleza, reduzindo sempre a mulher ao nível de coisa; não gente.Percebo que a intenção do programa de TV ao problematizar isso não era das piores, bem como não era a melhor: Tá na hora de acabar com o preconceito em relação à astúcia loira, concordo. Mas seguir submetendo as mulheres à testes que de fundo seguem sendo machistas, porque levam em conta seus gostos e comportamentos apenas, não nos levará longe.O post vale contra a segregação intelectual das loiras. Não vale contra a segregação moral, social, histórica das mulheres. Na real, até legitima.Beijo da companheira de luta, Tábata.

  11. Palmerio Carvalho

    19/05/2009 12:14:41

    Caro SAKA sacou BEM, A DO SABIO, "NO FINAL TODOS SOMOS IGUAIS"DISCORDO DA IDEIA DE TER FOCO CENTRADO, PUXA VIDA, O PAULO HERRIQUE AMORIM ATIRA EM TODOS DEPENDENDO DAS CIRCUSTANCIAS, É O QUE ELE E O NASSIF SABEM FAZER.....LOGICO.CARA EU E NOS SABEMOS, QUE TU TAMBEM É SER HUMANO, GOSTA DE LAZER FUTEBOL, PASSEIO, FAMILIA.......MULHERES(não sei se gosta, gosta?0.BOM NÃO VEM A SER O CASO, MAS A LOGICA DE RACIOCINIO DE TUAS ABORDAGENS, LEVAM SEMPRE AO MESMO CONTEUDO, PUTA CARA, PEGUEI A QUELE ARTIGO SOBRE A ESCRAVIDÃO 150 ANOS, E REPASSEI PARA PROFESSORES DO ENSINO MEDIO DE NOSSA CIDADE, SÓ ELOGIOS , PARA VOÇE, é claro, UMA NOVA VISÃO DA HISTORIA.O LANCE DAS TREIS MULHERES, TAMBEM TEM SENTIDO, SE FIZERMOS UMA RADIOGRAFIA, POR EXEMPLO QUEM VOÇE ESCOLHERIA PARA SERSUA EMPREGADA DOMESTICA?SUA SECRETARIA EXECUTIVA?SUA OFFICE GIRL?ENTRE OUTRAS SUAS.....,VEJA BEM PARA CADA SITUAÇÃO COM CERTEZA SERIA UMA DIFERENTE, SERÁ QUE A SOCIEDADE FAZ E APROVA ISTO, É EXPLORAÇÃO, É ESBANJAR NA ESCOLHA(talvez totalmente errada)só querendo ser cego ou surdo e mudo ou imundo, não ver que este tipo de ação é segregação, é sociedade escravocratatambem falei.!!!!!!!!

  12. alguem do povo

    19/05/2009 10:49:03

    procurem ler os últimos comentarios de Bento 16 na Jordânia

  13. Siboba

    19/05/2009 10:42:41

    Ah, esqueci de mencionar o futebol. Bela estratégia: Mulheres, Religião e futebol, temas POUCO polêmicos no Brasil, para atrair acessos e MERCHAND! Pronto. Falei de novo.

  14. ana maria

    19/05/2009 10:27:58

    Bem, aqui nesse tropicalismo moreno, as loiras são "da vez", fazem mesmo muito sucesso. Daí, muita tinta no cabelo pra dar ibope. Agora, não sei o porquê da fama de desinteligência... será porque ouviram essa da loira que chegou pertinho do garçon e perguntou onde era o banheiro.... ele - do outro lado. Ela foi à outra orelha e... onde é o banheiro?

  15. Siboba

    19/05/2009 10:20:58

    Pô Sakamoto!Polemizar esse tipo de assunto (assim como o assunto da igreja católica) pra mim só tem um propósito: Aumentar o número de acessos para atrair compradores de espaço para merchandising. Me corrija se eu estiver errado, mas o tema do seu blog, conforme cabeçalho, é: "Trabalho decente - Meio ambiente - Questão agrária - Direitos humanos". O que preferências inter-raciais têm a ver com o tema proposto no seu blog? Pronto. Falei.Disse o sábio: "No final, eles são todos iguais..."

  16. 19/05/2009 10:10:48

    É... eu compreendo perfeitamente as dificuldades que uma "loira" passa, principalmente em seu ambiente de trabalho.

  17. alguem do povo

    19/05/2009 06:51:50

    no sábado passado estava passando por uma rua muito movimentada e vi um carro meio en cima da pista que não pegava, olhei uma mulher no volante, estacionei meu carro e fui ajuda-la era uma morena, era um carro mais antigo que podia pegar no tranco, perguntei se sabia fazer pegar no tranco, falou que não, ensinei a pegar o carro no tranco e empurrei, pois sou bem forte, e o carro pegou, me deu um sorriso muito lindo, mas nao pude falar muito porque minha esposa estava junto. rsss

  18. Zoé

    18/05/2009 22:27:04

    Gostei deste pequeno teste. Mas a gente tambem poderia fazer o teste para homens não é? quais são os favoritos? Ou não funciona porque são os homens que decidem? ;-)Acho o seu blog muito interessante (me da muitas informações sobre este pais... tambem gosto muito das reportagens de Reporter Brasil )

  19. alguem do povo

    18/05/2009 21:29:20

    eu particularmente gosto de todas, loiras, morenas, negras, nicei, sao lindas tipo de europeu com olhos puxados, e as japonesas todas delicadas, e submissas muito lindas. o que eu quero e distacia de homens, so gostava, quando jogava futebol para dar pontapes neles, quando cumprimento mulheres dou um abraço apertado e beijos, quando cumprimento homem estico o braço.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso