Topo

Leonardo Sakamoto

Frases para entender o Brasil

Leonardo Sakamoto

13/07/2009 18h53

Mais uma para as "Frases para entender o Brasil": curtas, grossas, maravilhosamente elucidativas do que faz o Brasil Brasil.

Tema: Humor

"O trabalho escravo é uma piada!"

Giovanni Queiroz, deputado federal (PDT-PA), produtor rural e expoente da bancada ruralista, ao desqualificar o sistema de combate à escravidão no Brasil em audiência no Congresso Nacional. Isso significa que Queiroz acha engraçado o fato de mais de 34 mil trabalhadores, escravizados em fazendas e carvoarias de todo o país, tenham ganhado a liberdade desde 1995 graças a esse sistema. Provavelmente, também deve considerar hilária a situação daqueles que não conseguiram escapar para fazer a denúncia e, por isso, permaneceram presos.

PS: Coloquei três fotos que são uma piada! As duas primeiras são de um trabalhador rural que foi queimado com ferro em brasa, daqueles de marcar gado, por ter reclamado da qualidade da comida e dos salários atrasados por meses. As fotos rodaram o mundo e a indignação foi grande contra o proprietário da fazenda que escravizava seus trabalhadores no Pará.

Esta outra é mais engraçada ainda. Quase uma comédia! Tirei a foto abaixo durante uma libertação de trabalhadores escravos no Pará. O rapaz perdeu o dedo trabalhando na fazenda e teve a mão carcomida de veneno para pasto, pela falta de equipamentos de proteção. Piadas assim vem sendo contadas com triste frequência no Brasil.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.