Blog do Sakamoto

Brasil quer dominar o mundo sem fazer lição de casa

O JBS-Friboi está se juntando com o Bertin. Ambos já foram amplamente criticados e, no caso do segundo, denunciado criminalmente, por comprarem gado de quem desmatou irregularmente ou cometeu crimes ambientais. O anúncio da fusão/compra ontem não trouxe mais detalhes, mas fico me perguntando qual será a política ambiental e social a ser adotada por ambos.

Para além dos problema decorrentes da concentração do mercado, que pode afetar consumidores e produtores, tem gente comemorando a criação de uma grande multinacional, a maior do mundo, no setor de carnes, em um nacionalismo entusiasta. “Esse é um país que vai pra frente!”, bradou um articulista. Já se ouviu isso em outro momento, verde-oliva, e a visão daquele desenvolvimento, de fazer crescer o capital (o tal do bolo) para dividi-lo com a população nunca se concretizou. Pelo contrário, quando algo assim acontece, o povo sistematicamente herda os passivos, não os lucros.

O Bertin foi largamente avisado dos problemas que teria ao comprar unidades frigoríficas no Pará, que possuíam entre os fornecedores fazendeiros cobertos até o pescoço de passivos ambientais, sociais e trabalhistas – isso sem contar os que ocuparam terras públicas ilegalmente. Foi para lá mesmo assim. Acabou sendo denunciado pelo Ministério Público Federal. Teve que assinar um termo de ajustamento de conduta, mudando várias práticas comerciais, para poder continuar vendendo carne bovina a grandes redes de varejo.

O JBS possui forte presença no Mato Grosso, porta de entrada da Amazônia, já tendo registrado em sua cadeia de fornecedores fazendeiros que desmataram ilegalmente a floresta. Além de ter adquirido a norte-americanas Pilgrim’s Pride, a maior empresa de carne do mundo arrendou unidades do frigorífico Quatro Marcos, grupo com longo histórico de grave desrespeito ao meio ambiente e aos trabalhadores. Ou seja, com um passivo e tanto para se corrigir.

Em tese, apenas em tese – porque a prática sempre se mostra mais bizarra do que a teoria – o Bertin está um passo adiante do Friboi por ter assumido compromissos públicos, que serão fiscalizados pelo MPF do Pará. O Friboi ainda não – pelo menos até agora. Como serão os impactos dessa união para questões ambientais e trabalhistas? Nivelamento por baixo das práticas comuns, como temos visto em fusões bancárias e de grandes empresas, ou por cima?

Grandes empresas do setor agropecuário deveriam, neste momento, estar analisando mudanças profundas em seus negócios, criando instrumentos de controle, rastreamento e transparência mais eficazes, caminhando no sentido da sustentabilidade. Às vezes, é melhor parar e refletir, mesmo que isso signifique queda dos lucros em um primeiro momento ou não cumprimento de metas de crescimento, para avançar de uma forma mais segura.

Mas como conter a sanha de dominar o mundo?

Compartilhe:
Comentários

207 Responses to “Brasil quer dominar o mundo sem fazer lição de casa”

  1. Cristiane S Carvalho disse:

    “Nivelamento por baixo das práticas comuns, como temos visto em fusões bancárias e de grandes empresas, ou por cima? ”

    Cá entre nós: essa sua pergunta e retórica, né? Nós sabemos a resposta, não?

  2. Gildo dos Santos disse:

    O Pará é o velho oeste do Brasil.
    Grande mas pouco fiscalizado ou legalizado, e com pouca presença do estado e da polícia, além de pouca estrutura dos orgãos da lei e policia.
    Terra desmatada e boi?
    É o que não falta nos locais citados, mas e o governo?
    Por que deixa áreas do tamanho do estado do Rio com apenas dois fiscais e um 4×4 com combustível para ir até a esquina?
    Adivinha Japa.

  3. Gildo disse:

    Áreas do tamanho de um estado como o Rio, vigiadas por dois fiscais com um 4×4 sem combustível poderia dar no que?
    Com pessoal, equipamento, e vontade política, tanto a fiscalização quanto o policiamento, tão carentes nestas regiões citadas, seria mais eficiente e presente.
    Como está, é o velho oeste brasileiro.
    A missionária Dorothy é só um exemplo que caiu na mídia.

  4. Rafinha disse:

    Saka, você foi respeitoso demais com essas empresas. Por Deus! Vai ser uma tragédia.

  5. Boi disse:

    - Muuuuuuuuu, disse o boi.

    E o país atrás da picanha correndo foi.

    O clima vai para o brejo.

    - Antes fosse um passeio no Tejo, disse o grande fazendeiro.

  6. paulo henriq disse:

    As preucupações ambientais,sociais e de sustentabilidade são as ultimas ou talvez nem exista para este setor, as analises globais sobre o desmatamento na Amazonia é sempre ligada aos desmandos e fraudes do frigorificos que tambem contribuem com o trabalho infantil,trafico de madeira e queimadas.

  7. Reginaldo Gadelha disse:

    Muito fácil falar, muito fácil falar em “sanha de lucros” em parar e refletir, mas, vc Sakamoto já precisou desesperadamente de um emprego para sustentar sua família ? Tenho certeza de que não. Sabe o que acontece se um frigorífico desses “parar” ? Tem idéia de que muitas famílias passarão fome pq não tem outra atividade que os mantenham ? Falar é muito fácil, escrever no conforto de ser ar condicionado, tecer críticas. Vc disse :” Às vezes, é melhor parar e refletir, mesmo que isso signifique queda dos lucros em dizer o queum primeiro momento ou não cumprimento de metas de crescimento, para avançar de uma forma mais segura. ” Vá para o Pará, veja com seus próprios olhos, fale com conhecimento de causa. Com certeza vc mudará de idéia, nossos frigoríficos querem mesmo “ganhar o mundo” querem mostrar a força da pecuária brasileira e, devagar irmos mudando as coisas, mas, SE O LUCRO DIMINUIR, uma empresa deixa de existir e, se essa empresa deixar de existir, muito gente vai passar fome. O Independencia “quebrou” já pensou se o JBS -Friboi diminuir o ritmo ?

  8. Sergio Minatti disse:

    Se não tem combustível, é so abastecer na Venezuela que o cumpanheiro cabeça de jáca garante

  9. ari rocha ferraz junior disse:

    O leitor reginaldo gadelha já resolveu o problema da economia brasileira, vamos devastar/queimar a Amazônia e por gado lá, tudo pelos empregos, afinal nós ainda temos ar, as gerações de nossos netos que se virem com o clima, o importante é o nosso emprego, enquanto não inventam um robô que desossa 100% um boi…..

  10. Marcos Paulo disse:

    Sakamoto,
    Responsáveis foram as multinacionais americanas e europeias, que cresceram baseadas na sustentabilidade e na preservação ambiental como é o caso das gigantes Texaco, Coca Cola, Shell, Esso, Nestlé, Unilever, etc. Conta outra, porque essa não cola. A Europa e os Estados Unidos são os maiores responsáveis pela desequilíbrio ambiental que ameaça o planeta, destruíram toda a fauna e a flora de seus territórios e ainda foram responsáveis por grande parte da destruição das paisagens naturais da América Latina, África e Ásia. Querer agora responsabilizar os países em desenvolvimento pela degradação ambiental e pela destruição do planeta e ainda cobrar que eles assumam a responsabilidade de preservar o pouco que restou é querer demais.

  11. Gomes disse:

    Voce viu ai Sakamoto eles preferem ver o planeta no fim do que mudar seus habitos . Quanto ao meio ambiente , na minha opnião as grandes empresas camuflam seu compromisso ambiental, divulgam uma coisa e fazem outra . EX : As florestas de araucarias e pinho foram dizimadas no sul do país pelas madeireiras e frigorificos que que tem até hoje uma sede insaciavel por graos ; e toda vez que desmatavam diziam que estavam abrindo uma nova fronteira agricola, o compromisso dos bancos com o meio ambiente é apenas 25% do que eles poderiam fazer . até a carta ambiental do correios é uma farsa . enfim ; ninguem quer pagar o preço . E por ai vai .

  12. gerson disse:

    com o dinheiro do BNDS.(bom lembrar). 01 4×4 para ficalizar e R$ 3 bi do BNDS para fazer a fusão. durma com um barrulho deste .

  13. Bruno Arlen disse:

    Infelizmente é uma faca de dois gumes. Estamos deixando um legado catastrófico para as futuras gerações com a desvastação do meio ambiente. Por outro lado, as pessoas precisam de seu sutento, enfim, sobreviver. Vai aí uma pergunta, será possível aliar crescimento econômico e distribuição de renda com preservação do meio ambiente? Quanto mais a renda melhora, maior o consumo e a necessidade de gastar recursos naturais. Se esta relação se inverter um dia, ótimo. Se não ocorrer, ficaremos sempre com este discurso incoerente de qualidade de vida e sustentabilidade.

  14. Cristiane S Carvalho disse:

    “SE O LUCRO DIMINUIR, uma empresa deixa de existir ”

    BULLSHIT! Se o lucro diminuir, o patrão lucra menos ou os acionistas lucram menos. E só.

    “Responsáveis foram as multinacionais americanas e europeias”

    Ah tá. Então um erro justifica o outro? Simples demais…

  15. gerson disse:

    governo brada que esta controlando o desmatamento, mas financia o desmatamento que coerencia?

  16. Kaka disse:

    Olha Sakamoto vc foi muito infeliz em seu comentario
    A JBS fez muito bem em comprar a Norte americana e a brasileira Bertin
    Vc vem com esse discursinho moralista de sustentabilidade e tal , quando foi provado q a JBS desmatou ou comprou carne de forma irregular?
    No caso do Bertin eu posso até concordar com vc
    porém esta ai uma grande oportunidade, agora q o JBS comprou o bertin, vai empregar sua gestão profissional
    e transformar O Bertin numa empresa de verdade
    e vamos confessar q vc tem um pensamento tipico de quem pensa pequeno, se contenta com pouco
    Vc acha q os Estados Unidos são uma potencia Hj pq deixarão oportunidades passar?
    Lógico q naum eles sempre pensaram grande
    e Felizmente agora nesse país temos pessoas como os donos da JBS q realmente querem dominar o mercado
    Ja em relação a concorrencia, vc senhor Sakamoto deu outra bola fora
    O brasil com as dimensões q tem, e com empresas como
    Marfrig, e agora a empresa resultante da fusão PERDIGÃO – SADIA
    hsuahsuhaushauhsau quer concorrentes maiores q esses?
    Jamais havera concentração de mercado
    Olha Sakamoto melhore sua visão de mercado
    pq ta muito pequena

  17. yelssek disse:

    esse país não tem mais jeito..eu sinceramente…já desisti.

  18. Zé Brasil disse:

    Combata o desmatamento, faça sua parte; NÃO COMA CARNE, porque toda carne provém de áreas desmatadas, não se cria boi nos ares, não confunda com em Buenos Aires. DEIXEM SE HIPÓCRITAS. Não falta uma carninha no almoço e na janta. Só há tráfico de drogas porque há consumidor. AÍ EU QUERO VER o discurso virar prática.

  19. Kaka disse:

    Desistiu pq ??????? Vc é um fraco
    desisti facil
    Tipico de quem nunca vai ter nada na vida
    Pod desistir da sua vida
    Mas jamais desista do seu país
    FRACO !!!!!!!!!

  20. Zé Brasil disse:

    gerson disse: 17/09/2009 às 14:10governo brada que esta controlando o desmatamento, mas financia o desmatamento que coerencia? Zé Brasil diz: Você fala que é contra o desmatamento e come carne feito uma onça; Onde está a sua coerência? Falar de desmatamento com a boca cheia de carne é fácil.

  21. Trama disse:

    Sakamoto! muito brasileiro creio!
    Já que nos permististe. Muita coragem e altruismo. Faz
    lembrar um monte de verdadeiros ícones. Até mesmo a fábula do beija-flor com a sua gotinha para apagar incêndios. Digo isto, mas não é para boicotar esta saga de
    Robin. É importante sim, levantar bandeiras e o Brasil está muito carente disto ou todos estamos. Vái com cautela e sem plagiar: a luta deve continuar. Algúem tem que denunciar e coragem
    SDS.
    isto é muito bom e salutar para

  22. Zé Brasil disse:

    Combata o desmatamento, faça sua parte; NÃO COMA CARNE, porque toda carne provém de áreas desmatadas, não se cria boi nos ares, não confunda com em Buenos Aires. DEIXEM DE SER HIPÓCRITAS. Não falta uma carninha no almoço e na janta. Só há tráfico de drogas porque há consumidor. AÍ EU QUERO VER o discurso virar prática.

  23. Kaka disse:

    Vc senhor Sakamato prof° de universidades importantes, colunista de um portal como o IG, fez um comentario tão infeliz como esse?
    Se for pra falar assim, até eu viro colunista do IG

  24. Jonas disse:

    E viva o Meio Ambiente! E que venha nossa Ex-Ministra do MA, Marina da Silva, para opção do exercício do voto de milhões e milhões de brasileiros que estão cheios até a burra de PT, PMDB, DEM e PSDBs da vida, que tanto tem desgraçado esse país!

  25. Yuri disse:

    Existe um estudo de um professor da USP de que a Amazonia vai acabar sozinha, sem que se precise fazer nada para isso.
    Com as mudanças climaticas em curso e correntes maritimas a amazonia secará totalmente.
    Então para que preservá-la.
    Vai virar deserto mesmo.

  26. Yuri disse:

    Parece que o Doutor Jornalista está a serviço dos Capitalistas Internacionais.
    Nenhum país do mundo se desenvolveu sem destruir o planeta.
    Por que nós temos agora que preservá-lo?
    O mato da Amazonia serve apenas para nós brasileiros comermos, pois não temos dinheiro para comprar comida.
    Ou nosso destino é morrer de fome para atender nosso irmãos do hemisfério norte que não estão nem um pouco interessados em nós.
    Faça alguma coisa mais útil, vai cobrir desfile de modas que voce vai ter mais sucesso.

  27. abestalhado disse:

    E isso ai cumpanheiro saka,chega de fusoes capitalistas ,vamos estatizar estes frigorificos,que tal Carnebras ,

  28. open media pamphlet series disse:

    “Vc acha q os Estados Unidos são uma potencia Hj pq deixarão oportunidades passar?”

    São? Nossa… No tempo em que os EUA foram uma potência mundial, foi às custas da exploração do restante do mundo (vide: As veias abertas da América Latina). Sempre gastaram muito com armamentos, não pq estivessem preocupados em instaurar a democracia ao redor do mundo, mas pq precisavam sustentar essa indústria. Deixaram seu povo à míngua, à mercê das regras do livre mercado e criaram diferenças sociais como as que já existiam ao redor do mundo. Mas, o importante é a propaganda que eles conseguem fazer: de que são uma potência mundial, de que lá é a terra das oportunidades, onde existe liberdade total e a democracia impera.

  29. Rubens disse:

    Mandou mal Yuri. O estudo não diz isso e sim que, mantida a proporção de desmatamento, haverá mudanças climáticas que diminuirão as chuvas, levando a um cataclisma na floresta. Ou seja, dá tempo mudar.

    Mas não espero muito de pessoas como você. As coisas vão melhor, mas não será você o responsável por isso.

  30. open media pamphlet series disse:

    “Por que nós temos agora que preservá-lo?”

    Eita sumidade!

  31. bethovem disse:

    Deus do céu!! Temos que tentar conciliar as duas coisas. Temos que comer para viver e conservar para não morrer. O planeta é de todos nós e não só dos brasileiros mas a Amazonia essa sim é dos brasileiros e todas as nações que querem conservá-la teram que pagar por isso. Um preço justo, como alguns bilhões de euros.

  32. Positivo e operante...Friboi e bertin, o que foi já teve um fim. disse:

    Sou a favor do consumo de carne, acredito que haja muito mercado para expansão apenas observando gente do exterior comendo lesmas, baratas, escorpiões, aranhas, formigas, bezouros, vermes da madeira, minhocas e repteis, enquanto aqui temos a possibilidade de comprar um alimento completo ‘por QUILO’ e ainda ter estoques congelados de tanta fartura…acho que o recado para a grande Indústria foi dado e que eles certamente vão nivelar por cima sendo que buscam esse reconhecimento.
    Por outro lado é preciso ainda fiscalização e punição aos que agredirem a fauna e flora brasileiras, mas também suporte, tecnologia, conhecimentos e parceria para com os que quiserem se adequar não ficando sempre os tratando na porrada, mas pelo contrário sempre cobrando quando questionado, e sempre dando um agrado quando estão certos, fazemos isso até com os cães, porque não nos guiarmos nos caminhos certos da mesma forma?

  33. Yuri disse:

    Quem o está remunerando para falar essas bobagens?
    Algum frigorífico Australiano?

  34. daniel_aqn disse:

    Custo a crer que alguns comentários aqui deixados são verdadeiros…
    Já ouviram falar em desenvolvimento sustentável???
    É possivel sim criar gado de maneira correta, é possível sim gerar mais empregos com a maneira sustentável…
    Tudo depende da [boa] vontadade política para criar mecanismos de incentivos para quem trabalha de maneira correta, e punir com rigor quem ta pouco se f… pra coisa toda…
    Mas como alguns aí acima, politicos brasileiros são comprometidos com um pensamento coronelista do sec. retrasado, são eleitos pelos mesmos que escrevem grosas contra quem tenta fazer sua parte…
    To começando a achar que a melhor saída pra tudo isso é o aeroporto internacional mais próximo!!!
    Ahhh Zé Povinho

  35. antonin disse:

    É facil falar, não matem os juacarés, você não tem nenhum rondando sua casa.

  36. A idéia dos articulistas do PIG, e de muitos brasileiros, é a de ser o número um, não importa no que nem como. DE que interessa desrespeitar leis, desmatar, ir contra os direitos humanos e etc? O que importa é ser número um. Assim pensa o brasileiro.

  37. jaime krochik disse:

    Uma coisa é ´produzir e ter lucro para promover crescimento economico QUE REVERTA EM BENEFÍCIO DE TODOS, o que não é o caso desses ilustres senhores que querem desmatar e ocupar áreas sem custo, explorar o trabalho escravo e semi-escravo também sem custo, obter empréstimos à perder de vista e porque não dizer, coitadinhos que são também perdões fiscais.Uma vez empaturrados de dólares das exportações , não tenham dúvidas que deixarão o passivo ambiental e social para o setor público, aquela velha história de privatizar os lucros e socializar os prejuízos.
    Que tal ver o que se passa no CANADA que preserva o meio ambiente,paga royalties aos índios pela exploração mineral em suas terras,é desenvolvido e segundo a própria ONU, um dos píses com melhor qualidade de vida, ao contrário do BRASIL ,que é um dos países com maior desigualdade e um dos mais difíceis para os pobres não veverem mas apenas sobreviverem, embora tenha melhorado no atual governo.

  38. Antonio disse:

    Queria ver esse seu discursinho ambiental p/ defender o entorno das represas Billings e Guarapiranga, que foi totalmente destruído pelos seus coleguinhas, os vereadores da esquerda….

  39. Edmar Paulo disse:

    Parabéns para o quê Sacamoto disse! E por estar aqui comentando, digo também quê um boa leva de politicos muito mal preparados para o cargo, são de uma mediocridade extrema ao quesito com o povo brasileiro, A desgraça deste País está na maioria do DEM/PSDM/PPS e alguns no meio dos outros partidos. Não merecem nem um roto! Ainda que o Brasil produz e cria algumas exceções, caso do Sacamoto, a gente fica contente no meio de tanta safadeza. Sou militar do exército e meus filhos universitários, procuram a mesma baliza deste sujeito bom e patriota, no qual simplifica tudo: Não é o bolo crescer e repartir com poucos, e sim, repartir com todosm quando crescer!

  40. Mauro disse:

    Sakamoto,

    Pq tú não vai embora pro Japão, meu filho !!!!:???
    Que pedigre vc tem para criticar um grupo que teve origem em 1953, vendendo carne em um pequeno açougue…
    e..vem vc um bloguista de 3a. categoria, criticar o crescimento do grupo JBS….abra o olho jâpones…calabres…foi diabo quem te fez (quando criança a gente falava isso..)
    look at you back Saka !!!

  41. jotape disse:

    Não vou nem perder meu tempo com os “defensores do desenvolvimento da indústria nacional” sobre mais essa nova maior empresa do Brasil e do mundo a respeito do meio ambiente. Mas vou falar um argumento que até esses cabeças de bagre devem entender: quando da fusão da Garoto com a Nestlé, os preços do chocolate multiplicaram-se por quatro da noite para o dia. O quê vocês acham que vai aocntecer com os preços da carne?

  42. Cheio de Fome disse:

    Penso que, se a REAL intenção do bloguista é pedir a preservação da natureza, foi válido o post. Porém, como sempre tenho notado neste blog, o mesmo solta sua redação no ar sem tratar as origens do problema e dando aquele ar de “oposição” que os companheiros fazem muito bem.

    Pergunto, se o Ministério Público tem armas para fiscalizar as empresas que compram “matéria prima” de áreas invadidas e ou ilegais, pq não atuam na raiz do problema, retirando a posse dessas terras ilegais e invadidas e devolvendo “a natureza”? Ora, se são coniventes com o ladrão que rouba terras e faz desmatamento ilegal, qual a moral para ir cobrar aqueles q compram os produtos frutos disto?
    É semelhante a questão das drogas, prendem o neguinho q fuma um baseado mas o traficante que vendeu a ele os caras não prendem, ou seja, vão ficar correndo atrás do rabo eternamente.

    Por essas e outras, continuo pensando q os posts do autor são sempre tendenciosos, culpando só quem interessa a ele culpar. Os fazendeiros estão errados, as empresas estão erradas em comprar dos fazendeiros, mas de quem é a responsabilidade disto? quem deixa os fazendeiros fazerem o q bem entende? Será pq a maioria dos políticos tbm são fazendeiros ou possuem rabo preso com eles, ou prestam algum “serviço” a eles?

    A fusão em sí é muito boa para o País, porém as origens que permitiram tal situação atual é podre.

    Vale lembrar tbm que se não fosse tal empresa a compradora de carnes das terras ilegais, seriam outras empresas, talvez até estrangeiras, quem garante? O receptador é apenas uma peça do problema, problema o qual os governantes tem de resolver

  43. Lucas Serrano disse:

    Quando voces olharem para seus filhos e netos…e verem o mundo que deixaram para eles….eles chorando com problemas renais por falta de agua….eles sofrendo numa cama de hospital fazendo a “inalaçãozinha” deles….voces vao lembrar desses fatos muito dolorosamente…e dos comentarios criticos a esse blogueiro que faz um trabalho de formiga…..

    Mas eu aposto que vão esquecer de todo o dinheiro que ganharam na vida, daquela picanha maravilhooossaaa que assaram a uns 20 anos atrás….daquela carro que voce comprou e rodava mais do que precisava….daqueles moveis lindos que voce mandou fazer para sua casa na marcenaria da esquina…..sem se preocupar de onde tudo isso veio…pq vc estava mais preocupado na epoca com o seu I-phone, i-pod, com a Maya e o Raj e com o Ronaldo arrebentando no timão!!!!

    Calma que a hora de voces vai cheagr tambem!!!!

    Dai nao adianta chorar ou pedir para Deus hein….

    Porque até lá, Deus já vai ter desistido de vocês….

  44. Lucas Serrano disse:

    E para o colega “cheio de fome”:

    Esse pensamento do tipo “se nao fosse eles seriam outros” ou “de quem é a culpa disso?” são os mais comuns na sociedade e é por isso que estamos caminhando para um colapso…

    TODO MUNDO SE PREOCUPA EM PROCURAR CULPADOS, MAS NINGUEM SE PREOCUPA EM RESOLVER!

    Mas bola pra frente…carnaval tá aí!!!

  45. Dead Fish disse:

    Meu caro amigo, diga -me por favor as causas das mudanças climáticas e que influência a conservação da Amazônia tem sobre elas. Creio que terás a mesma conclusão que eu: a Amazônia não morrerá por vontade própia. Pelo menos não nos primeiros 50 mil anos.

  46. Marcelino Felix disse:

    Prá fazer a liçao de casa, os políticos brasileiros,digo o legislatvo, ao invés de se achincalharem ou de quererem ser policiais, poderiam fazer a reforma tributária, do congresso,da imprensa, coisas que mudam a vida das pessoas para melhor.

  47. open media pamphlet series disse:

    “acabamos com o consumo de carne, as empresas irão a falência e os fazendeiros que invadiram as terras, pra onde irão?”

    Cara, vc mesmo sabe que tá falando bobagem, né? O equilíbrio é a chave. E, com certeza você sabe disso. Ou não?

  48. marcelo curvelo disse:

    congratulações pela totalmente infeliz reportagem. Cara vai morar no japão que lá deve ser o teu lugar. Quem nasce na floresta amazonica quer comida, educação, saude, chance na vida, oportunidade de uma vida digna, quer um carro, até parece que quem nasce lá deve viver que nem um bicho. Você quer isso para o seu filho ? Meu amigo, vai morar lá nba amazonia.
    Voce embora descendente de japones, parece europeu, ou mais precisamente alemão que detonou tioda a reserva florestal, vive agora para criticar o nosso pais, enquanto que é o terceiro maior exportador de armas do mundo.

  49. Roger disse:

    Lucas Serrano: mude a conjugação do verbo. Em vez de escrever “Quando vocês olharem”, escreva “Quando olharmos’”. Somos todos responsáveis pela destruição do planeta, sem excessões, eu você, todo mundo. Ando de carro, como carne, defeco, urino, coisas normais que um ser humano faz. A diferença é que não desmato e separo meu lixo. Não sou exemplo de perfeição, às vezes me pego pensando sobre estas coisas de poluição, desrespeito ao meio ambiente e tal. Mas fazemos parte de um sistema irredutível e irreversível, trabalhamos em fábricas e indústrias que mesmo sendo ambientalmente corretas tem suas parcelas de destruição a natureza. Pouco podemos fazer. Ah, minhas dores já até esqueci, de vez em quando uma mais forte eu tomo algum remédio…..

  50. Roger disse:

    Devo ter errado em mais coisas, mas excessões se escreve assim: exceções.

  51. Carlos Augusto Mendes disse:

    Quanto a uniáo dos Frigorícos, a sua analise faz sintido apenas com relaçäo ao sentimento de preservaçä do meio ambiente, mas carece de uma análise sob a ótica economica. As oportunidades vem e väo, se apreita ou näo.
    Este momento dos frigorícos comprarem produtos de fornecedores de áreas com restriçöes, penso que é uma etapa superada.
    No meu entendimento vc esta um pouco defasado, em resumo, esta iluminado os caminhos com a lantera de popa.
    Sinto que isto ocorra com um jovem.
    CAM

  52. open media pamphlet series disse:

    “Este momento dos frigorícos comprarem produtos de fornecedores de áreas com restriçöes, penso que é uma etapa superada”

    Nossa, queria viver nesse mundo aí onde esse cara vive!!!

  53. Emerson Silva disse:

    Só um adendo , todo o crescimento da JBS ,mais essa fusão e a compra da segunda maior produtora de frango dos EUA é financiado pelo BNDES e o fundo Petros da Petrobrás .

    Isso mostra o engajamento do governo na preservação ambiental.

  54. open media pamphlet series disse:

    Se eu pegar um empréstimo no BNDES prá construir um prédio onde tinha um parque, a responsabilidade é do governo?

  55. Nelson Peslany disse:

    Sem verba, sem fiscalização, sem resultado prático = como manter tudo na mesma. A fusão custou 1 bilhão e seiscentos milhões de reais.
    Ninguém vai colocar o bico no meio.
    Só acho q o Saka deveria falar do dono do “Inoportunity…” que possui centenas de milhares de cabeças, algo inimaginável para quem trabalha no campo há décadas e lutou a vida toda para ter pouco mais de mil cabeças sem qualquer apoio do Guvernúuuu.

  56. open media pamphlet series disse:

    Se o governo intervisse nessa negociação, isso não seria socialismo? E não é isso que as pessoas mais temem? O capitalismo não impera? A lei do livre mercado não funciona bem desse jeitinho mesmo? É o Estado mínimo, gente, é assim que funciona!! Money, money, money! Não dizem que as pessoas que não ganham dinheiro, que não arrumam emprego não o fazem por incompetência, preguiça? Então, cada um que corra atrás do seu!

  57. Roberto Fonseca disse:

    Pensando bem, qual a decisão que nós humanos devemos tomar para conseguirmos parar toda essa poluição no planeta? O índice de natalidade cresce a todos os instantes, ganhando, assim, o índice de mortalidade. Quanto maior a demografia,mais problemas e mais doenças aparecem, gerando pandemias. O sistema governamental mundial está completamente desorientado edesalicerçado em todos os sentidos. Sintetizando, somos os mortais mais patetas existentes no Universo, porquê nos preocupamos demais com a vida que não está nem ai para nós.
    RF

  58. Luis Roberto disse:

    O belo – e por mim compartilhado – discurso ambientalista padece de um vício maniqueísta: a iniciativa privada aparece como o vampiro e o meio-ambiente como a mocinha chupada.
    Mas cadê o Governo? Você acha que se quiser PRÁ VALER, o governo não inibe exportações não verdes? Quem centraliza as liberações alfandegárias?
    Ora venhamos, meu caro, Luiz Inácios, FHCs e similares tem dois discursos, um para a platéia e outro, emlinguagemde sinais, para o caixa.

  59. Vejo muita gente abraçando a cauas do meio ambiente,pessoas cheio de opniões criticas etc…….,mais estes endividuos não tem nen noção de onde ven a lenha que assa a pizza que ele cosome nos finais de semana. fui!!!!!

  60. Nilton Oliveira disse:

    No dia que o Capital tiver consciência de alguma coisa ” que não seja lucrar,lucrar,lucrar e explorar,explorar,explorar,estaremos em outro momento histórico,estaremos caminhando para aquilo que Marx chamou de Socialismo,estágio anterior a sociedade comunista,como não acredito em duende e papai noel,fico com a opção que esta fusão visa mesmo é aumentar os lucros e a exploração.

  61. roger2 disse:

    Fácil ficar atrás de um computador em seu rico apartamento , cheio pensamentos poéticos no futuro do próximo, contando as regras com o rei na barriga, hipócritas, lembre-se para fazer sua casa ou seu belo AP. onde mora a maioria destes jornalistas pederastas foi necessário o derrubar a mata e esse negocio de sustentabilidade é uma mentira desgraçada , eu rezo a Deus que ele de a cada um segundo suas obras , gente safada, sem vergonha, pilantras

  62. Hans Lauxen disse:

    Não é a toa que sobrou Hugo Chaves e Evo Morales para a esquerda brasileira.Ah ainda não morreu Fidel Castro, dá tempo de fazer uma romaria , Também tem a Coréia do Norte com sua pujança economica e justiça social. e um exemplo de democracia.

  63. Dr. Não sabe nada disse:

    Só uma coisa me entristece, é que os que são vencedores, primeiros colocados à direita, os que tem herança, elite social, os frutos maduros, as plantas viçosas, os ricos, os ilustres e intelectuais, os Homens da situação, estes são singulares, personalidades, únicos, astros, expoentes, destaques, influentes, história….bom, chega de encher linguiça, eles são tão mediocres ou mais do que os sem oportunidades, sabem disto, se aproveitam disto e se conformaram.

  64. Mario Eduardo disse:

    Onde vcs leram que o Friboi COMPROU o Bertin???

  65. marcio disse:

    Cara, o Brasil quer dominar o mundo sem fazer a lição de casa?ESTA AFIRMAÇÃO NADA TEM A VER COM Friboi ou quem quer que seja.Isso é fácil de perceber ao observar-mos o presidente Lula e suas atitudes.Ele sai pelo mundo entregando nosso país nas mãos dos extrangeiros, emprestando dinheiro pros outros, e deixando o país dele na merda, manda tropas pra fazer a segurança de outros países, enquanto no Brasil, o crime toma conta.E sai por aí nomeando um e outro, em troca do benefício próprio, o fato do presidente cuidar dos outros, e deixar a casa suja é mostra que ele quer dominar o mundo, deixando o próprio país na merdda.

    opiniaovoraz2.blogspo.com

  66. marcelo batista disse:

    Como conter a sanha de dominar o mundo!
    O JBS não pode querer isso, mas os ECOTERRORISTAS podem querer isso. Dai-me paciência.

  67. Belizário disse:

    O preço da carne já está altíssimo. Imagina agora com esse monopólio. Ninguem mais terá condições de comprar.

  68. jaime krochik disse:

    È um engano dizer que o voto por aqui é obrigatório pois, o que efetivamente é , o comparecimento às urnas de forma que se o eleitor quiser pode anular ou votar branco.
    Também é sabido que onde há poder caminha junto algum tipo de corrupção em maior ou menor grau de forma que qum exige 100% de lisura deve votar branco ou nulo.
    Em resposta a minha participação anterior neste espaço digo que sempre votei e voto no PT, não somente por considerar o atual governo bom ou ótimo , como por razões ideológicas, já que onde se tem uma das piores distribuições de renda, temos que ter sindicatos ,movimentos sociais e políticas tanto assiatencialistas como de geração de renda , evitando a recessão e abrindo caminho para uma maior participação dos assalariados no PIB.
    LAST BUT NOT LEAST, garanto váriosoutros partidos além de não terem consistencia ideológica,sendo portanto meros escritórios e siglas eleitorais, são muito mais profissionais em matéria de corrupção,e já que perguntar não ofende aonde foi parar o dinheiro das privatizações?

  69. faz tempo q.ñ.falo com Sakamoto…vejamos:desiluções e exaustão envelhecem nossa natureza,nem os deuses p/ controlar tanta ganância tanta mentira e q.está se identificando com a nossa inércia de povo brasileiro,este govêrno está causando uma hecatombe sem tamanho e a inteligência de Sakamoto vê,sofre e só póde escrever.Cortam nossas asas……..até quando? Todo incidente ,ato falho sofre um retorno,acredito,grata calypso thereza escobar velloso

  70. Keiko disse:

    Aparentemente parece q nosso país está tão bem, q até o Le Monde elogia e no entanto, se olharmos embaixo do tapete….

  71. Keiko disse:

    Achei este Blog meio sem querer, achei ótimo, continuarei a acompanhar sempre p/ manter-me bem informada.

  72. Zé Brasil disse:

    PERGUNTA: Alguém comeu carne hoje? Sim? então calem suas bocas cheias de carne. Alguem comeu arroz, feijão, óleo de soja, AÇUCAR? Então você está contribuindo para o desmatamento, fique quietinho, porque senão vou chamá-lo de hipócrita.

  73. open media pamphlet series disse:

    “Cheio de Fome disse: 17/09/2009 às 17:41então se o fernandinho beira-mar conseguir um empréstimo do BNDS e assim aumentar o tráfico de drogas, o governo se isenta de ter emprestado dinheiro a traficante? pois não compete o governo entrar nos méritos de onde o dinheiro será aplicado?”

    Afe. Apelou, cara. Mas, na verdade, a resposta à sua pergunta é: sim. No mundo capitalista, sim. O Governo não manda nada. E quando consegue quebrar os vínculos com o capital e mandar em seu próprio país, é chamado de ditador, como Hugo Chávez, Evo Morales… Bom, é chamado de ditador pela mídia e o povão repete em uníssono.

  74. Pensador disse:

    Criamos uma civilização que precisa crescer para gerar emprego e riquezas…a população cresce, então precisa crescer a oferta de empregos…e assim as cidades e indústrias crescem, o consumo cresce, o número de carros cresce…tudo cresce….só esquecemos que o planeta Terra continua com os mesmos 12.756 kms. de diâmetro desde o começo…que uma floresta equilibrada (não os desertos verdes geométricos das indústrias de papel) leva 50, 100 anos para se formar…que uma árvore que levou 60 anos p crescer é cortada em 3 minutos por uma motosserra (não confundir com o desgovernador Serra…rsrsrs), enfim, precisamos parar de crescer, e começar a gerenciar o que ainda existe, e ISSO VAI exigir um novo modelo de sociedade, novos caminhos, novas tecnologias e leis, e não mais do mesmo. A mudança será dolorosa, e complicada, mas assim como não cabem 50 pessoas em um Fusca, não cabem 7 bilhões de pessoas consumindo em um planeta como o nosso sem devastá-lo para além de sua capacidade de regeneração – contabilidade elementar, se vc gasta mais do que ganha….vai falir.

    A julgar pela devastação das florestas e das espécies dos últimos 30 anos, verdadeiro genocídio da natureza, e pelos consequentes sintomas de desequilíbrio climático que temos visto, prenúncio de mudanças inimagináveis que com certeza infelizmente vão matar centenas de milhões nos próximos anos, o mundo tem é uma falta enorme de ECOTERRORISTAS, precisaríamos de mais algumas centenas ou milhares deles.

    Nacionalismo? A Terra não sabe o que é isso, invenção humana tola e primitiva, que já deveria ter sido abandonada na lata de lixo da História….acaso pagamos um centavo a menos no preço da gasolina por sermos “brasileiros”?
    O capital não conhece nacionalidades, nem ética, nem natureza…

  75. Open Media Pamphlet Series disse:

    “18/09/2009 às 8:33PERGUNTA: Alguém comeu carne hoje? Sim? então calem suas bocas cheias de carne. Alguem comeu arroz, feijão, óleo de soja, AÇUCAR? Então você está contribuindo para o desmatamento, fique quietinho, porque senão vou chamá-lo de hipócrita.”

    É isso aí!!! Que se dane!! Vamos consumir!!!

    Mais uma vez, vc deve saber que está falando bobagem, né? Todos precisamos consumir, é claro! Mas, não precisamos destruir a natureza prá isso. Quem precisa fazer isso são aqueles que precisam, além do arroz com feijão, de muito, muito lucro.

  76. Cristiane S Carvalho disse:

    “Criamos uma civilização que precisa crescer para gerar emprego e riquezas…”

    Pensador, acho que não é bem isso. O que precisamos é da diminuição dos lucros e valorização do trabalho. Se as empresas diminuírem seus lucros, poderão criar mais empregos.

  77. Detesto essa expressão “fazer a lição de casa”. É como se fôssemos uma criança meio burra e os professores fossem os países chamados “desenvolvidos”, a nos olhar com um misto de complacência e severidade.

    Os analistas econômicos que sempre usaram essa expressão são os mesmos que eudeusaram Wall Street e costumavam falar o Brasil com ares de autoridade.

    Até que, um dia, Wall Street desmoronou e aquele touro brega que eles têm na calçada virou um boi castrado e magro.

    Se temos atitudes a tomar para cuidar do meio-ambiente, que isso seja discutido, sim. Mas se já começamos tratando o Brasil com desrespeito, falando que é preciso “fazer a lição de casa”, então já começamos mal.

  78. Chirac disse:

    Com uma pífia participação de menos de 1% no comercio internacional o Brasil não domina nem as calças . Sempre está caindo quando o coloca em situação de confronto , vide Colombia. E aih, né , o Lula castiga o prórpio povo , criando nova cpmf, impedindo a gente de se aposentar , tarifando a poupança e outras coisitas más . País covarde , bate no próprio povo . E isso o Brasil sabe fazer . Herança de 64 que ainda está fazendo escola.

  79. Silvia Gouvêa disse:

    Interessante o !foco” do seu artigo, Leonardo! Do ponto de vista do governo, interessa expandir para o mundo, para ter um poder político maior. Mas eu defendo que não é só o governo que não faz a lição de casa. A população também, à medida que não cobra nada, e assuste impassível os escândalos diários nas diversas esferas governamentais.
    Precisamos ser cidadãos de verdade, e ainda falhamos nisso! Silvia

  80. Cristiane S Carvalho disse:

    Pensador: melhor passar a borracha e começar tudo de novo, não?

  81. Fico impressionado com os brasileiros que metem o pau no Brasil, falam que nosso país é um lixo, é uma porcaria (e outros nomes que prefiro não repetir) E FICAM NO BRASIL.

    Ora, todo ser humano merece ser feliz. Se você detesta tanto assim o Brasil, se você está tão infeliz assim, não desperdice sua vida: vá tentar a sorte em outras paragens.

  82. Felipe Oliveira disse:

    Eu discordo dos comentarios que jogam a culpa do pais estar “na merda” nas costas do Lula. Vejam bem, nao sou partidario nem estou defendendo o presidente mas a culpa de determinadas coisas deve ser atribuida a quem de direito.
    O Governo Federal eh o responsavel direto pela gestao da Educacao Superior. Os Governos estaduais e Municipais pela gestao do ensino medio e fundamental respectivamente. Da mesma forma, os municipios eh que sao os responsaveis pelo servico de saude a populacao. o Governo Federal financia, manda os recursos, mas pelo caminho nos governos estaduais e principalmente nos governos municipais, os recursos sao deviados e quando nao podem ser desviados voltam para o Gverno Federal. Na seguranca publica os Estados tambem tem suas responsabilidades.
    Portanto, nao me venham usando o presidente como bode expiatorio para os problemas que nao sao diretamente da sua responsabilidade.

  83. Open Media Pamphlet Series disse:

    Cheio de fome, pq não se candidata nas próximas eleições?
    Você é tão sabido : ) E com essa revolta toda, com certeza vai conseguir mudar muita coisa. Só não sei qual será sua plataforma: falar mal dos “ecoterroristas”, falar mal do governo, falar mal da oposição, falar mal do capital, falar mal do social…. qual será?

  84. Open Media Pamphlet Series disse:

    Não consigo entender: essas mesmas pessoas que acham que o governo tinha que fazer mais, reclamam do socialismo. Pô, podiam pelo menos estudar um pouco o que é socialismo, o que é capitalismo…. No regime em que vivemos, a interferência do Estado e mínima, é o ESTADO MÍNIMO. E é assim que vai ser. Para o povo, apenas migalhas, pq senão fica chato não fazer nada.

  85. jaime krochik disse:

    Já está mais do que na hora de por essas bandas se começar a entender que as coisas são relativas e não 8 ou 80.Precisamos de desenvolvimento ao lado de preservação, de retorno dos investimentos ao lado da melhoria na distribuição de renda.Uma economia necessita de um pouco de capitalismo , um outro tanto de socialismo e um outro tanto de social democracia, da mesmo forma que o homem tem seu lado feminino e a mulher o seu lado masculino.Por aqui ou se é a favor de qualquer barbaridade da bancada ruralista ou se pretende manter a mata virgem com malária e tudo em nome da preservação.
    PS.Fico contente que a sra Cristiane Carvalho tenha concordado com um comentário meu a ponto de assinar embaixo , pois em ocasião anterior creio que tenha havido um mútuo mal entendido a ponto de ter “pegado um pouco pesado”em uma resposta julgando que fosse alguém tipo Kàtia Abreu,simpatica à bancada ruralista;se fosse com certeza não teria concordado com comentario anterior.Gardadas as diferenças peço desculpas públicas.

  86. jaime krochik disse:

    Já está mais do que na hora de por essas bandas se começar a entender que as coisas são relativas e não 8 ou 80.Precisamos de desenvolvimento ao lado de preservação, de retorno dos investimentos ao lado da melhoria na distribuição de renda.Uma economia necessita de um pouco de capitalismo , um outro tanto de socialismo e um outro tanto de social democracia, da mesmo forma que o homem tem seu lado feminino e a mulher o seu lado masculino.Por aqui ou se é a favor de qualquer barbaridade da bancada ruralista ou se pretende manter a mata virgem com malária e tudo em nome da preservação.
    PS.Fico contente que a sra Cristiane Carvalho tenha concordado com um comentário meu a ponto de assinar embaixo , pois em ocasião anterior creio que tenha havido um mútuo mal entendido a ponto de ter “pegado um pouco pesado”em uma resposta julgando que fosse alguém tipo Kàtia Abreu,simpatica à bancada ruralista;se fosse com certeza não teria concordado com comentario anterior.Guardadas as diferenças peço desculpas públicas.

  87. Open Media Pamphlet disse:

    ” Cheio de Fome disse: 18/09/2009 às 12:43e qual nação socialista é exemplo bom?”

    A maioria dos regimes socialistas não foi prá frente devido à intervenção estadunidense que não permitiu que “regimes tiranos” se instalassem onde brilhava a “democracia”.
    Países como a Venezuela ainda estão engatinhando e vão levar muito tempo (se conseguirem se manter em pé, apesar da pressão) para consertar os problemas de anos de exploração e começar a viver o socialismo pleno, aquele em que o povo está em primeiro lugar. Existem bons livros sobre isso. Mas, claro que vc não verá nenhuma propaganda na TV sobre eles, se estiver interessado vai ter que buscar outros meios de informação.
    No primeiro mundo, Noruega.

    Em tempo: te devolvo a pergunta, ao avesso: e qual país capitalista é “exemplo bom” (sic)?

  88. Open Media Pamphlet disse:

    O regime na noruega é socialista, apesar de existir uma monarquia.

    “(ou acha Cuba bacana tbm). ”

    Já leu alguma coisa, qqr coisa, sobre o embargo?

    “Mata um político e deixa esse bilhetinho q tu vai ver o impacto q irá causar.”

    Qto a essa sua solução, não me interessa. Vc que tem essa revolta toda deveria tentar canalizá-la prá algo produtivo. Vc atira prá todo lado e, até agora não consegui entender onde vc quer chegar. Você escreve muito, mas o conteúdo é muito pouco.

  89. Open Media Pamphlet disse:

    Mas, não adianta criticar se a única solução que você enxerga é sair matando políticos. Qdo falei sobre entrar na política, vc disse q não qria se misturar, provavelmente pq sabe q todo homem tem seu preço.
    A solução, na minha opinião, está na conscientização da parcela maior da população – os trabalhadores. Mas, isso será muito difícil enquanto eles forem bombardeados por “propagandas mentirosas” por parte dos políticos e a distração das novelas, futebol e religião. NUNCA as pessoas serão levadas a pensar. Já imaginou um exército (no sentido figurado) de seres pensantes e questionadores?
    Pq é q sempre os mesmos FDPs estão no poder? Propaganda enganosa. É mais ou menos o q acontece qdo eu pego o metrô: pô, eu tô lá esmagado, o metrô devagar e aquelas propagandas todas do serra dizendo que está melhorando o metrô, diminuindo o tempo de viagem, comprando trens novos. Eu sei que é mentira. Ou pelo menos não é tudo aquilo q a propaganda diz. Mas, na hora de votar, vão mostrar isso na televisão e o cara vai ganhar.
    PQ? É a submissão do povo, de achar q o cara branco e rico sabe mais q o preto/mestiço e pobre. É histórico. Pq as pessoas tem que aceitar que o seu suor enriqueça os outros??? Pq, enquanto estão morando em favelas? É aceitável que existam diferenças, mas não tão grandes.

  90. Open Media Pamphlet disse:

    “não me interessa, meu país já tem muito problema.”

    Não acha que podemos aprender com o exemplo dos outros?

  91. marcelo batista disse:

    Ao Pensador…

    Pelo amorde Deus, ” precisamos de mais ECOTERRORISTAS..” assim sendo você deve achar que precisamos mais de MSTs, de mais Agripinos Maias, de mais Hugos Chaves, de mais Georges Bushs, de mais Bin Ladens, …
    vamos ser racionais, se terrorismo ou radicalismo fizesse bem a alguém todos esses acima e mais outros serias os bam-bams da humanidade.
    O BRasil nem o mundo precisa de mais ECOTERRORISTAS, precisa sim de pessoas sensatas, que saibam ponderar e e econtrar o equilibrio entre produção e natureza, entre crescimento e e aumento de produção, entre riqueza e desenvolvimento sustentável.

  92. marcelo batista disse:

    O radicalismo de alguns fazem mal a todos, também é assim no que diz respeito a natureza.
    tem ecoterrorista que diz que as pobres vaquinhas, “peidam” muito e com isso contribuem para o aquecimento global.
    Eu vou fazer um dezafio simples a esses ECOALOPRADOS, :quando uma vaca peidar, ponha o nariz perto e puxa com força, no maximo vais sentir uma catinguinha que nem é tão desagradável, ja que as bichinhas só comem capim. Depois vocês ECOTERRORISTAS, ponham o nariz nos escapamentos de seus belos carrões, e puxem com força, mas cuidado chamem uma ambulância antes.

  93. marcelo batista disse:

    Vou contar uma coisa aqui , que não devia nem falar, vou ocultar a localidade.

    No mês passado, no Estado do Pará, num dos municipios onde quase toda a população(inclusive comércio) vive direta ou indiretamente da pecuaria, são mais de 50.000,00 pessoas, estava ocorrendo a operação arco verde do Ibama; neste municipio, mesmo quem tem direito a desmatar para produzir , esta proibido de fazê-lo, ou seja vivam do geito que der. Mas o fato é que estavam lá , para diretamente barrar o boi em um lugar completamente consolidado em economia e ocupação, infelizmente meu celular não tem câmera, para filmar aqueles(uns 10) que estavam la para deter a pacuaria, se deliciarem de fartos espetos suculentos, picanha , filé, e outras guloseimas.

    esse é o fato, Sakamoto e outros ECOTERRORISTAS, na hora de se deliciarem com o churasco no fim de semana, ou em bela churascaria de Sampa, não querem nem saber se por tras disso tem alguém que sofre debaixo de chuva e sol, para lhes proporcionar tais regalias. Natureza nessa hora, o que é isso?

  94. marcelo batista disse:

    Está errado aquele produtor que não se preocupa com a natureza e não preserva , nascentes de rios, serras muito inclinadas, não faz curva de nivel, etc.
    M as também esta errado aquele que pensa que em 2009, quase 7 bilhões de pessoas podem voltar a serem macacos, a não ultilizarem mais carros, computadores, a viverem em casas.
    O problema de tudo é a hipocrisia e o interresse economico tanto por parte dos radicais da produção quanto da natureza.

    não se pode viver sem que se use a natureza, desde que o homem domesticou as plantas e os animais , a natureza serve ao homem. O Homem só serviu a natureza enquanto ele foi macaco.
    Se acharem que o homem deve servir novamente a natureza,, comecem a fazê-lo aqueles que assim acham , vendam seus bens, e se mudem para dentro do mato, e se acostumem a comer minhoca e e flores silvestres.

    Radicalismo em qualquer área só faz bem a quém quer o mal dos outros.

  95. Cheio de Fome disse:

    qdo falo q indepente a sigla partidária, o sistema político adotado, me refiro a estes tipos de atitudes, feitas por pessoas q sempre estiveram lá e sempre vão ter.

    apesar do link ser de reportagem da folha (a qual alguns generalizam e criticam tal fonte) abaixo 2 realidades q nosso país possuí. Notei que várias siglas partidárias estão envolvidas nessa corrupção toda, portanto, espero q não venham falar: “ah, mas foi o partido tal, ah, mas o outro era pior”, todos eles são LIXO

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u625745.shtml
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u625323.shtml

    Isto é só um exemplo do q temos comando nosso país a anos e anos, entra sigla, saí sigla, cria-se sigla, os partidos e seus políticos no Brasil são a maior praga que já tivemos, e praga só se resolve matando.

  96. Sérgio disse:

    Olá Saka

    Você mais uma vez mobilizou a comunidade.

    Sempre que vejo uma negociação do Itamaraty, lembro de uma tese que assisti sua defesa (década de 90, IE – UFRJ). Tenho a brochura por aqui mas não achei para dar os devidos créditos. Foi defendida com muita firmesa e conhecimento sobre as barreiras não tarifárias que as exportações sofriam na época e ainda não foram retiradas.

    O que será imposto nos EUA ao Friboi, é o que deveria ser feito aqui para evitar a fusão Perdigão/Sadia. Quem vai pagar a conta é o produtor integrado, ao ter sua margem de lucro reduzida.

  97. Mendes disse:

    E ALGUEM FEZ A LIÇÃO DE CASA PARA DOMONAR O MUNDO??
    A EUROPA FEZ ENQUANTO AINDA DOMINAVA O MUNDO?
    OS EUA FEZ ?
    O JAPAO?
    A CHINA E INDIA ESTÃO FAZENDO?

  98. Que gracinha esse texto do Sakamoto. Ficamos nós aqui que nem um bando de babacas jogando conversa fora, dando o maior ibope ao “pseudo comunista”. Pronto é tudo que o IG precisa para continuar pagando o salárioo dele.Do que ele está falando e em cima do qual estamos degladiando?. Do fato de a FRIBOI e a BERTIN terem se tornando uma das maiores players no mercado mundial da carne. Ambas tem problemas? Que ótimo. Quem não as tem?
    Continuo depois.

  99. marcelo batista disse:

    AO Sr.Mendes..
    concordo plenamente contigo…
    tenho defendido a produção e o produtor, mas que tenhamos conciencia que por causa de hum ou outro que não respeita a natureza, a maioria não pode ser penalizada.
    para mim ninguém conhece e entende eprotege mais a natureza do que o produtor.
    infelizmente ECOTERRORISTAS, estão tentando acabar com a produção no Brasil, com a desculpa que são a favor da natureza.
    Mas não são , sao sim a favor daqueles governantes e financiadores de suas delinquencias.
    A muitos interressados que o Brasil não se desenvolva, e hoje o meio mais fácil para tentar isso é o ECOTERRORISMO.

  100. marcelo batista disse:

    A minha luat tem sido pelo bom senso.

    todos os que desejam ver um paÍs desenvolvido, produzindo o suficiente para abastecer o Brasil e ainda alimentarmos o mundo, mas que também tenham consiencia de que para isso a natureza é nossa aliada,
    para todos os que sabem que para preservar na sua terra para que os outros usufruam , o produtor tem que ser remunerado.
    para todos os que não aceitam o dominio de ONGs extrangeiras e governos ditando o que devemos fazer ou produzir.
    para todos os que respeitam o produtor , que é um herói, em produzir com poucos recursos, pouca infraestrutura, e ainda fazer do país um dos maiores produtores de grãos.

    o lema é…

    NATUREZA SIMMM..

    ECOTERRORISMO NÃOOO…

  101. marcelo batista disse:

    VOU CONTAR UMA HISTORINHA RÁPIDA…
    moro em Goiânia,…aqui no centro da cidade, quem conhece sabe, tem uma estátua, erguida ao triunfo dos Bandeirantes.bravos desbravadores que financiados pelo governo, servidos por escravos, sairam de SP com destino Brasil adentro. Ninguém tira o méito de tais desbravadores que ajudaram a colonizar o interior do país, muito agradecido a eles pelo belo estado de Goiás que ajudaram a colonizar.

  102. marcelo batista disse:

    Continuando…

    pois é nada tenho contra os colonizadores, merecem sim estátuas.
    o problema é , e os novos bandeirantes?
    pessoas que a 30, 20 ou 15 anos deixaram para trás suas vidas tranquilas e se puseram a desbravar o norte do país.
    estes novos bandeirantes, nunca tiveram a ajuda do estado, se antes tinham escravos para carregar ate suas comidas, os novos bandeirantes são escravos de si mesmos, fazendo o papel que todo brasileiro deveria se orgulhar, povoar e manter para o Brasil terras cobiçadas por todo Mundo, não pelas florestas, como dizem os ECOTERRORISTAS, mas pelas riquezas incomensuraveis que lá existem.
    Mas infelizmente aos novos bandeirantes não existem estátuas, pelo contrário, junto com a Globo-crise, os Ecoterroristas liderados pelo doente do MINC, chamam tais bravos de BANDIDOS.
    por isso meu lema é..
    NATUREZA SIMM..
    ECOTERRORISMO NÃOO..

  103. Zé Brasil disse:

    Para cada atividade econômica protegida no hemisfério Norte, tem uma ONG aqui no Brasil dizendo que tal atividade causa IMPACTO AMBIENTAL, com o intuito de proteger os seus produtores. Exemplo é a carne, a soja, o camarão, papel, o algodão etc. etc. Por que tanto interesse das ONGs – Organizações Neo governamentais (como dizia FHC)- internacionais pela amazônia e pelo cerrado? Será que é para que o Brasil não se torne uma grande potência? Não concorra no agronegócio internacional? Os EUA foram condenados pela OMC por causar prejuízos ao Brasil com subsídios aos seus produtores que desmataram a América do Norte para plantar algodão, não vi ninguém falar disso por aqui.

  104. Zé Brasil disse:

    Deu no “Financial Time” 14-04-2008 que os EUA INCORPORARAM NOVAS TERRAS para produção agrícola e terão um lucro líquido de U$ 92,3 bilhões de dólares na atual safra. Os EUA podem incorporar novas terras e nós não? SERÁ QUE SOMOS MAIS RICOS QUE OS EUA?
    Ou essa política radical ambientalista é para evitar a concorrência internacional no agronegócio? Enquanto eles aumentam suas áreas, mandam ONGs profissionais (os caras vivem disso) para doutrinar os brasileiros a não produzirem e eles permanecerem hegemônicos e mais ricos.

  105. MOACIR VIANA disse:

    Li o artigo e não vi nada a censurar, a não ser que o nome não tem muito ver com o assunto tratado na matéria.
    Quanto a passivos por acaso adquiridos na transação, isto é normal em qualquer negócio, agora, é só administrar e resolver os problemas.
    O desmatamento vai continuar existindo, só que, é preferível cada vez em menor ritmo. Para o desmatamento não ocorrer de fato, os brasileiros deveriam se retirar para a Europa, de onde vieram, caso isto fosse possível. Mesmo assim, se isto fosse viável, ainda ocorreria desmatamento, ou seja, é inevitável. O certo é já termos em mãos uma política para implementar o reflorestamento, e a preservação de florestas.

  106. Zé Brasil disse:

    Quase metade da população brasileira não tem rede de esgoto, aponta Pnad
    18/09 – 10:00 – Redação

    Por que as ONGs não se preocupam com isso? Resposta: porque não tem importância geopolítica, nem comercial.

    O Brasil aumentou em 1,4 ponto percentual sua rede coletora de esgoto em 2008, mas, mesmo assim, quase 50% da população ainda não tem acesso a esse serviço. Na região Norte a situação é ainda mais alarmante e somente 9,5% dos domicílios estão ligados a uma rede de coleta. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  107. marcelo batista disse:

    Para Zé Brasil…

    é isso mesmo zé, coisas do tipo, esgoto tratado, reciclagem do lixo, limpeza urbana, aterros sanitários, e outros, estão dentro das cidades, onde está consolidada uma ocupação bem mais difícil de ser apropriada pela força ou comprada.
    Já o imenso vasio da Amazônia, é alvo bem mais fácil de ser apropriado ou comprado, mas que não ache o povo mal esclarecido, que o interesse deles é na mata que lá existe. Como eu ja disse lá existem reservas minerais e biológicas incomensuráveis.
    Se esses ecoterroristas estivessem mesmo interessados no meio ambiente, estariam mais preocupados com aquilo que falei acima. ou então como disse o Zé estariam boicotando os USA, pelo avanço liberdo da área agricola.

  108. marcelo batista disse:

    O problema é que aqui existe uma mídia e uma ala política que são cupinchas dos americanos, não vê o caso dos aviões que o Lula esta comprando. Por uma questão estratégica ele negocia com a França, os americados do Brasil estão dando chilique por que acham que devemos continuar refés dos EUA. assim como bate, palmas pelo desenvolvimento deles e crucificam o nosso. Cabe ao governo ser mais estadista e ao povo se esclarecer melhor sobre esses assuntos.
    E o lema é..

    NATUREZA SIMM…

    ECOTERRORISMO NÃOOO…

  109. Lombardi . disse:

    Sakamoto.

    Penso que a solução se dará pela própria natureza.

    Como um fruto podre ‘animal ou vegetal’ cai por terra e volta ao ciclo.

    Assim será o destino deste ínfimo planetinha.

    O buraco é mais embaixo, e não perdendo a oportunidade:

    Pode ser um buraco NÊGRO.

  110. Nogueira disse:

    Me dei o direito distorcer o tema abordado ao ver os comentários.

    Já ví que no Brasil tem mais pessoas para criticar que para realmente fazer alguma coisa, aqui todo mundo quer ser intelectual quando o assunto é solucionar os problemas corriqueiros desta nação mas poucos colocam a mão na massa de fato.

    Neste sentido eu odeio debate, pra que rodear uma mesa e ficar falando em solução, não precisamos de notas em jornais comentando discussões de ONGs, precisamos de atitudes , coisas concretas.

    Os estudos estatísticos só só confirmam o que já sabemos, sua finalidade é servir de insumo aos meios de comunicação que cada vez ganham mais dinheiro com a desgraça alheia.

  111. marcelo batista disse:

    Para Mané…
    tu és mané mesmo hein..
    escreve ai pô.
    só não escreve asneira.não é proibido pensar não, põe pra fora algo mais útil.

  112. Agenor Almeida disse:

    Tem um tal de Marcelo Batista, frequentador deste blog , que é uma legítima anta batizada.

  113. marcelo batista disse:

    Será que o Agenor Almeida é que é o mané? parece.

  114. marcelo batista disse:

    só pode o conteudo dois dois é igual, classificação : zero.

  115. orlando jurua disse:

    Os assessores do Lula que lhe orientam em suas decisões poderiam muito bem lhe orientar melhor quando o assunto é meio ambiente ,para que o Brasil não seja ultrtapassado pelos fatos,e pela nova realidade do mundo que este governo teima em não ver ,apesar do movimento poro Marina Silva ter alterado um pouco a configuração da fala do Lula que esta começando abordar o meio ambiente,porque antes era desenvolvimento qa qualquer custo ,esperamos que mude para melhor.

  116. orlando jurua disse:

    Ze Brasil, essa dos EUA,incorporarem mais tera para a produção agricóla ,no sentido de provocar uma disputa ,para ver quem poduz mais ,é esta corrida que esta levando o nosso planeta pro buraco ,tem que haver raconolisação ,de todos ,a corrida desenfreada pelo desenvolvimento não tem volta ,o desenvolvimento tem que ser em bases cientificas,,caso contr´rio teremos que procurar outro planmeta ,para destruir porque este já era..

  117. orlando jurua disse:

    Batista Sinpronio ,voce quer o que de um pais cujo presidente é analfabeto funcional ,o que não reduz a sua capacidade de penssar e comunicr e se fazer entender ,temos que respeitar a capacidade de cada um comunicar nem todo tiveram a oportunidade ser intelectual como tu .

  118. orlando jurua disse:

    Marcelo Batista ,os mesmos bandeirantes que foram a procur de ouro e esmeralda ,e tão logo se esgotou esta riquesa ,partiram ,ficando apenas a escória das minas ,agora os bandeirantes modernos estão desbravando terras novas ,e assim que se esgotarem a capacidade de produção,tambem partiram ,pra onde?,Ja não existira mais terra pura,apenas desertos . Então meu caro chegou a hora de se apoiar naciencia e na racionalisação para um desenvolvimento auto sustentavel,não é mais como antigamente..

  119. Mario Filho disse:

    Sr. Sakamoto. Por favor não permita que comentários preconceituosos ou brigunhas de adolecentes possam desviar a ideia principal de seu blog, em outras palavras não dê espaço para pessoas como o Sr. Marcelo Batista fale besteiras por intermedio de seu Blog.

  120. Ronaldo Silva disse:

    Pessoal,

    Sou novo por aqui e percebi alguém corrigir o outro por causa da gramática. Uma tremenda falta de educação, pois se o sujeito entendeu o que estava escrito não precisava expor a outra pessoa.

    Sugiro que os comentários passem por moderador, já que falta educação aos usuários.

  121. Érika disse:

    Sakamoto. de fato precisamos cuidar de nossas prioridades imediatas antes de querer dominar o mundo . Nossa liçãod e casa não foi feita. Você é belíssimo, além de muito inteligente !

  122. marcelo batista disse:

    Sr Jurua..

    o sr. está enganado. A procura de esmeralda e ouro do passado não é igual ao desenvolvimento da agropecuaria de hoje.
    Os garinpeiros do passado , a quem nos erguemos estatuas, não recompunham as áreas degradadas e nem tão pouco os minerais, esgotando assim em curto prazo o uso das áreas.
    Já a agropecuária é completamente diferente, uma vez que as áreas degradadas podem ser recuperadas a qualquer tempo. E uma área de terra para produção só se esgota se não houver tecnologia, não sei se es de SP, mas se for vá ao seu interior e verás terras cultivadas a mais de 200 anos.
    A produção, o produtor conciente nunca foi e nunca será o resposável pelo aquecimento global ou a destruição do planeta.

  123. marcelo batista disse:

    Para Mário …
    coloque ai algo inteligente, criticar sem ter conteudo é burrice.

  124. marcelo batista disse:

    Pra Petrôni o vilela…

    A única coisa que vc sabe é escrever direitinho?
    é melhor a ignorância no escrever que a do pensar.

    Se tiver alguma capacidade além de ficar corrigindo o português dos outros , coloque ai e enriqueça o debate, seria mais útil nesse momento, professor.

  125. marcelo batista disse:

    Como conseguir proteger as florestas?

    uma idéia seria:

    Hoje em dia temos o georreferenciamento por satélite, que permite o governo ver tudo dentro de uma terra, sabendo de quem ele é. è o cpf da terra. Se o governo disponibilizasse meios para que todos tivesses suas terras tituladas e georreferenciadas, partiria dai um programa de aproveitamento do que é produtivo e preservação do que tem pouca produtividade. explico.
    Cada bioma do país teria determinado a área total para preservação. Na Amazônia se voltaria a area de 50% de reserva que é o que sempre existiu por lá.
    Continua… tá mané.

  126. marcelo batista disse:

    continuando.
    defenida a área de preservação de cada bioma, equipes preparadas e honestas, estariam junto as outras equipes do governo , atestando o potencial de produção de cada propriedade. É lógico que é um trabalho longo, mas se bem feito seria algo pra todo sempre.
    então peguemos o cerrado como exemplo:
    é definido que tem que se ter 20% de reserva nas propriedades deste bioma. O que acontece hoje: em toda propriedade tem que se ter 20% de reserva , isso vale para uma terra rocha altamente produtiva quanto para o chamado cerradão de pedregulho de baixissima produtividade.
    continua..

  127. divaldo disse:

    Caro Sakamoto, creio que a lição de casa, além de estar noutras circunstâncias, próprias das nossas diferenças da aplicação do desenvolvimento, está em duas simples frases que voce citou acima.
    Está no segundo parágrafo do seu comentário que diz:
    Já se ouviu em outro momento, verde oliva, e a visão daquele desenvolvimento, de fazer crescer o capital ( o tal do bolo) para dividí-lo com a população, nunca se concretizou.
    Pelo contrário, quando algo assim acontece, o povo sistematicamente herda o passivo e não os lucros.
    O problema da lição de casa é este, a gritante falta de distribuição de renda que há no país, onde os ditos nacionalistas querem somente prá si os lucros deixando para o povo viverem apenas e tão somente das conquistas fúteis que não lhes favorece em nada.
    Sabem quando vai se concretizar isto??
    Nunca, jamais porque prá que dividir se a geração da riqueza foi de quem a produziu?
    E, sem ela como pode a empresa obter mais lucros?
    Este é o pensamento do empresariado, quando eles já pensaram do outro jeito? Também nunca e nem faz parte da sua filosofia.

  128. marcelo batista disse:

    continuando.
    pela nova proposta como seria?
    os 20% de reservas passariam a serem pensadas pela totalidade do bioma.como?
    o trabalho que farião os pesquisadores atestando a produtividade da terra é o que valeria. é lógico que alguém quisesse contestar isso poderia.
    Algumas regras basicas teriam que universalmente serem respeitadas, como proteção das nascentes e serras muito ingremes. A diante.
    o ponto seria que cada propriedade teria um tratamento específico. A terra de altissima produtividade teria que ser explorada na sua totalidade, obedecendo apenas as regras universais. Ja terras de média produtividade obdeceriam a 50% de reserva , já terras de baixa produtividade teriam que ser totalmente preservadas, levando-se em consideração se os proprietários morram no local ou não , para terem área de subsistencia.
    se o proprietário da terra altamente produtiva não tiver condição de torna-la 100% utilizada em 10 anos por exemplo , teria que vender o que não for capaz de produzir. seria uma reforma agrária natural ao longo dos anos.
    mas como converser os que teriam que ter suas terras declaradas para reserva? Pagando. É lógico que não seria justo alguém deixar sua propriedade fabricando oxigênio para o mundo e não receber nada por isso. seria calculado o que a terra produziria se explorada , e se faria um cálculo aproximado para o pagamento ao produtor, que agora seria produtor de oxigenio.

  129. marcelo batista disse:

    Os proprietários das áreas de reservas teriam como obrigação o cuidado das mesmas, denunciando exploradores irregulares, acerando para evitar queimadas, ou seja sendo fiscal do governo, diminuindo-se assim os gastos autíssimos que hoje temos com o Ibama e afins.
    Quando você remunera alguém que faz algo pelos outros , não se está explorando e nem tirando dessa pessoa o direito sobre o que é seu, como acontesse hoje, quando o proprietário rural é obrigado a cuidar do oxigênio para aqueles que não estão nem ai para o meio ambiente, e não recebe nada por isso, pelo contrário, ainda tem que pagar imposto sobre o que não produz.
    qual a finalidade dessa proposta? preservar e produzir, sem fisiologismo, sem hipocrisia, sem radicalismo de nenhuma das partes e sem a interferência de ONGs ou governos extrangeiros em nossas divisas.
    Produzir na terra boa, onde quer que ela esteja, no cerrado, na amazÔnia, e preservar onde não compensa produzir.
    Uma coisas eu digo, se fazendo isso, poderia se economizar os milhões que são gastos hoje em mega-operações para a tv que o Minc faz. teriamos milhres de fiscais produtores lutando para preservar aquilo que seria a sua fonte de renda. Esse seria o único modo de selar a paz entre produção e meio ambiente.

  130. marcelo batista disse:

    Para Petrônio..
    O professor tem muita coisa ai para corrigir, se quiser.

  131. Open Media Pamphlet Series disse:

    Já se passou algum tempo, mas ainda vale o esclarecimento:

    “Como norueguês, observando de fora o debate sobre o sistema de saúde americano, não posso deixar de rir. Parece que a palavra “socialismo” tornou-se um palavrão. Na Noruega, acabamos de reeleger um governo “socialista”. Isso não significa que vivemos num país comunista. Temos aqui um capitalistmo total, e somos possivelmente o país mais rico do mundo per capita. Mas decidimos deixar o estado prover assistência médica para todos os habitantes.
    Permitir que empresas privadas de seguro tomem decisões que visam a maximização de seus lucros na relação paciente-médico, é quase antiético para nós. Na Noruega, você recebe o mesmo tratamento não importa se é um bêbado das ruas ou o presidente de uma grande empresa. É assim é que deve ser. Diz-se que mede-se o sucesso de um país pela maneira que ele trata os seus cidadãos”- Gjert Myrestrand.
    http://leiajunto.wordpress.com/2009/09/19/obama-e-socialista-quatro-opinioes/

    http://www.nytimes.com/2009/05/14/business/global/14frugal.html

    http://theimpudentobserver.com/world-news/is-socialist-norway-a-shining-example-marx-was-right/

  132. José das Quantas disse:

    Tem aí um tal de “mendes” que é outro analfafurioso da internet. Cada tipo, argh…

  133. José das Quantas disse:

    Agora o “pensador” do 2º grau está defendendo o ensino deficiente no País ? Mea culpa ?

  134. Boi disse:

    Muuuuuuuuuuuu para o Kaka.

  135. Pero sí e pero no... disse:

    Perfeitamente, o Brasil deve cobrar Royalties pela Amazônia, afinal o Mundo tem interesse na preservação dela e do clima, se devastar tudo aquilo, El niño e La niña não apenas se tornarão El Gigane e La Estrondosa mas também irão se casar e reproduzir…e tenho dito!

  136. Mluisa disse:

    O desvato da Amazonas, já está pagando seu tributos,
    no próprio Brasil,com suas enchentes,isso é só o come
    co; nao é questoes nem de trilhoes; coitado do cego que nao quer ve.

  137. Marcos disse:

    Me impressiona a que ponte chega a ignorância humana.

  138. Cheio de Fome disse:

    tava quase lá, pecou apenas por querer rotular parte dos partidos cheios de lixo humano, acrescente as 3 siglas citadas o PT, sem vergonha ou medo algum, pois são todos iguais, sem exceção e o PT é um lixo assim como todos os outros citados. Não esconda siglas culpadas por lixo político, já q é pra dar nome aos bois.

  139. Cheio de Fome disse:

    no canadá o governo dá educação ao povo, por isso o povo qdo chega na hora de votar sabe diferenciar quem presta e quem não presta.
    Isso jamais vai acontecer aqui no Brasil, pois os coronéis sempre deixam os familiares para dar sequência a política no país.
    Já pensou se isto ocorre no Brasil, quem vota no Sarney, no color, no FHC, no Lula, na Marta, no maluf entre outros? Quem atura calheiros, severinos, entre outros fdp atuando em brasília?

  140. Cheio de Fome disse:

    concluo então q vc anda a pé, mora numa casa de palha, sem energia eletrica e sabe-se lá como acessou a internet, ah, jamais foi em um churrasco, suponho tbm que seja a mesma conduta adotada em toda sua família.

    Agora se quer jogar 100% da culpa nas empresas tudo bem, se isto te consola, acabamos com o consumo de carne, as empresas irão a falência e os fazendeiros que invadiram as terras, pra onde irão? será q vão plantar arvores para termos um planeta melhor ou será q vão plantar arroz ou qquer outro produto que gere consumo e garanta assim o dinheiro tão almejado?

    Cabecinha pequena a sua hein?

    exemplo prático para crianças com 3 anos capazes de entender: dor de dente, vc tem dor de dente todos os dias da sua vida, mas não vai tratar a causa, apenas fica tomando anti-inflatório diariamente, estou certo? trate (remediando) dos problemas apenas na ponta final, reze para ter sucesso….

  141. Macunaíma disse:

    Esse Cheio de Fome é um troller. Essa gente me dá uma preguiça.

  142. Nihongô disse:

    Por que você está comentando em um blog de terceira, então, Mauro?

  143. Mluisa disse:

    Oi,Mauro, qual é sua origem? De onde voce veio?
    é existe diferenca entre gente e gente.O direito da palavra é
    livre se mora-se em uma democracia,sem precisar ser
    amedontrado; look at you back. Quem sabe se alguém nao esta olhando at you back Mauro!!!

  144. Alternativa Correta disse:

    1 ( ) Aumentar
    2 ( ) Multiplicar por quatro
    3 ( ) Estabilizar
    4 ( ) Diminuir
    5 ( ) Dividir por quatro
    6 (x) Flutuar de acordo com a necessidade e o consumo

  145. Observador da Lage, as muié das lage e os cara nos churrasco nas tardes disse:

    O preço da carne vai aumentar quando os países importadores comprarem e vai diminuir quando eles reduzirem as importações, porém a tendência é que ocorra aumento dado que todos produtores estão se adequando para a carne verde ou orgânica, e os abates também, assim além de valorizar (aumentar o preço por causa da qualidade) ainda vai ocorrer o aumento das exportações, mas com o tempo pode ocorrer uma diminuição quanto ao que se imagina com relação ao consumo interno por ocasião do maior poder aquisitivo dos pobres que agora já compram carne também e fazem churrasco todo fim de semana que eu sei…

  146. Cheio de Fome disse:

    1. não edite meus questionamentos, coloque o mesmo na íntegra, faltou a parte:
    “será q vão plantar arvores para termos um planeta melhor ou será q vão plantar arroz ou qquer outro produto que gere consumo e garanta assim o dinheiro tão almejado?”

    então cite vc o equilíbrio ideal

  147. Lucas Serrano disse:

    Isso ae Roger..
    Nao me excluo de quem faz isso ou coisa assim…isso faz parte de um baita sistema complexo…vindo de seculos de crescimento inconsequente e sem planejamento nenhum…mas cabe a nossa geração corrigir os erros do passado..e essa correcao nao vai vir xingando o blogueiro aqui e rebatendo sem reflexao as criticas de quem se preocupa com o meio ambiente….

    Vejo um monte de gente aqui totalmente preconceituosa (com relacao ao “japones” que posta) e com uma atitude totalmente blindada de ouvir opinioes ou coisa parecida….eu entendo que a ideia dos posts do cara é questionar fatos que ele enxerga como sendo consequencia do mundo “Lixo” que vivemos hoje….Dai chega uns cara e manda ele pro inferno pq ele é um japa de merda e etc etc etc….

    Mas e aí??? O que eles estão fazendo para salvar o planeta???

    Eu nao estou aqui jogando 100% da culpa nas empresas como sugeriram nesse caso….só acho que se as pessoas (na forma de uma empresa ou nao) vivesse e agissem corretamente….preocupando-se com o meio ambiente e nao unicamente em enriquecimento, nao precisariamos nem de policia, nem de vigilancia…nem de nada….

    O problema é todo mundo só se preocupa com o dinheiro…..sempre o dinheiro…e fica cego para as outras coisas….

  148. Cheio de Fome disse:

    de acordo com o texto do blogueiro, a culpa é das empresas que se uniram, o governo não aparece nos textos desse bloguista, qdo aparece, fala somente de governos que convém a ele, não cita todos os envolvidos

  149. Dr. Explica tudo... disse:

    Simples, isso é explicado psicologicamente, porque somos os derrotados, somos os colocados à esquerda, os deserdados, os fracassados, os frutos matados, as plantas secas, os pobres, os ignorantes, os excluidos…etc. e assim passamos a ter preocupações ‘globais’ ou ‘blogais’, quando perdemos a identidade pessoal e particular, nos tornamos uma massa em busca de identidades, uns se identificam como ecoterroristas, outros como terroristas de verdade, mas simplesmente por perder a identidade ou não se destacar as pessoas buscam essas preocupações, já os que são vencedores, primeiros colocados à direita, os que tem herança, elite social, os frutos maduros, as plantas viçosas, os ricos, os ilustres e intelectuais, os Homens da situação, estes são singulares, personalidades, únicos, astros, expoentes, destaques, influentes, história….so por isso enquanto a gente tá ai soltando palavras ao vento, eles estão lá agora, no luxo, mordomia, bem bom e seus escravos e lacaios continuam destruindo, devastando, poluindo e matando.

  150. Cheio de Fome disse:

    então se o fernandinho beira-mar conseguir um empréstimo do BNDS e assim aumentar o tráfico de drogas, o governo se isenta de ter emprestado dinheiro a traficante? pois não compete o governo entrar nos méritos de onde o dinheiro será aplicado?

  151. Victor Hugo disse:

    Outro babaca… Pra quê ele lê esse blog afinal se não concorda com a tendência? Vai ler um blog de extrema direita… Engraçado o lula dizendo que provavelmente todos os candidatos a presidente ano que vem serão de esquerda, nenhum de direita… a direita morreu.

  152. Dr. Sabe Tudo disse:

    roger2, para construção dos apartamentos e casas foi necessário derrubar, mas agora o que resta já não suporta desmatar, tu podes perceber as alterações climáticas que estão ocorrendo? o Brasil já tem até Tornado, daqui a pouco é terremoto e erupção vulcânica…so falta o brasileiro ficar inteligente néh? ;)
    Mas não faça isso, ao inves de invadir e derrubar mato pra fazer um barraco, porque não entra num plano habitacional e adquire um imovel?

  153. Victor Hugo disse:

    Não acho. Concordo com ele. Se você acha, é outro babaca…
    A verdade é que essas mega fusões estão indo sempre na direção de um monopólio ou de um oligopólio e que eu saiba isso nunca beneficiou ninguém. Tá aí o google pra provar que o monopólio da microsoft prejudicava mais do que ajudava…
    Já juntaram a sadia com a perdigão. Logo logo a gente só vai ter um fornecedor. Democracia em se tratando de negócios envolve ampla concorrência. Se os concorrentes se juntam, é cartel, mas no caso de fusão, é só monopolio. Aí fica tudo legal, né?

  154. Cheio de Fome disse:

    pois é, o Brasil tá mundo bom pro marketing do companheiro. Ele quer bancar seguranças para outros países em conflito porém os conflitos internos seguem diariamente em várias capitais de nosso país (salvador, rio, SP só como exemplos).
    Ele fala que o mundo tem de acabar com a miséria no planeta mas não educa o povo de seu país para deixar de ser miserável.
    Para os aposentados faltam dinheiro na hora dos reajustes, mas para os fdps dos banqueiros e políticos sempre se acha dinheiro na calada da noite dentro do senado.
    Para a saúde, não bastam os impostos pagos pela população, querem criar novo imposto para a saúde, similar aquele da CPMF q era provisório e durou anos e anos, aquele mesmo q era criticado pelo PT enqto oposição porém mantido por um bom tempo enqto situação…enfim, este “É O CARA”, idolatrado pelos trouxas que estão em situação confortável, naquele sonho de robin wood.

  155. Cheio de Fome disse:

    pois é, mas o bacaninha pegou para Cristo a fusão das empresas citadas, quem sabe o pq? Se as empresas estão contra as Leis, que façam cumprir, se estão nas Leis e estas são atrasadas e ou coniventes com descasos ambientais, que se mudem elas….agora pq o mané não pega pra Cristo quem deveria impedir o desmatamento e consequentemente os envolvidos nisto? Nego fala o q convém contra quem quer sem explicar seus reais motivos e sem analisar a causa na raiz. Sequer deve ler os comentários dos leitores deste blog, entra 1 ou 2 vezes nisto aqui, escreve a redaçãozinha dele, põe na net e assim faz por “merecer” o salário e o nome dele em um portal de internet.

  156. Cristiane S Carvalho disse:

    Assino embaixo.

  157. Cheio de Fome disse:

    quem apelou foi vc, não precisa ser nem Hugo Chavez nem Evo Morales para ter as rédias do próprio País, Deus nos livre. De companheiros já basta o Lula, não traga + deles não, tenha compaixão. Se socialismo fosse bom….qual país socialista é exemplo neste mundo? O sistema pouco importa, se quem está no topo é sempre corrupto, q adianta ser socialismo, monarquia, ou put$%¨&….enqto tivermos estes senadores safados, estes deputados safados, estes sindicalistas safados, estes partidários safados, vai ser tudo a mesma merda.

  158. Cheio de Fome disse:

    o lucro deles vem do consumo das pessoas q comem carne e ou arroz….
    o sentido do comentário dele, foi que cara banca o politicamente/ecologicamente correto mas na prática é tão incorreto como todos nós…só isso q ele quis dizer

  159. Pensador disse:

    Oi Cris, há quanto tempo!

    Diminuir os lucros é uma idéia, mas infelizmente creio que utópica…seria muito difícil controlar o percentual de lucro ao longo da cadeia de produção e comercialização, ainda mais que tentariam de todo o jeito enganar a fiscalização.

    E acho que resolveria por um tempo, mas a longo prazo o crescimento populacional voltaria a exigir maior quantidade de empregos.

    Enquanto não estabilizarmos o crescimento da população ou o reduzirmos a números administráveis, vai ser difícil…acho que precisamos de uma nova ética de redistribuição de renda não tão baseada em “trabalho” (que na imensa maioria dos casos na verdade é confundido com emprego em nível de semiescravidão) e muito mais em “trabalho” com resultados humanísticos / artísticos / culturais ou científicos, e em paralelo precisamos urgentemente mudar nosso urbanismo à base de asfalto e concreto, nossas tecnologias poluentes baseadas em recursos e produtos não-renováveis (o descartável não degradável por exemplo) etc…o espaço é muito restrito aqui, isso seria papo para muitas e muitas páginas da net…mas não acho infelizmente que as “instituições” vão conseguir se adaptar em tempo hábil…tem uma frase de Voltaire, que gosto muito: “Os governos e países agem de forma equilibrada e madura, assim que esgotam todas as outras alternativas”.

  160. Cheio de Fome disse:

    magina, isto no Brasil? Ué, tenho lido aqui comentários dos visitantes q nunca o Brasil teve um governo tão bom, q o povo nunca teve tanta auto-estima, nunca um governante olhou tanto para o povão!!! Tem certeza q tá falando do Brasil Chirac?
    Tava quase acreditando nas coisas q lia aqui….não me diga q era tudo mentira? Tem outra cpmf mesmo a entrar em vigor? e a poupança vai ser tarifada para aqueles coitados q levam anos para conseguir alguma renda, renda essa q os bancos demoram 1 mês para adquirir? Poxa, não vou conseguir me aposentar se morrer antes dos 100 anos? q balde de água fria Chirac, tava quase virando companheiro militante….

    Pois é meu amigo….pra alguns aqui basta o presidente falar q veio do povão q tá tudo certo.

  161. Cristiane S Carvalho disse:

    Me diga um país em que o governo não “bate no próprio povo”. É utopia achar q um governo será 100% povo. Ou 40% ! Qto a regimes militares, sabemos de onde partiram, não?

  162. Cheio de Fome disse:

    Mas qdo querem ver os “créditos” ae sim é válido citar o presidente e ou governo federal. Quem é “O Cara” q leva os méritos?
    O SUS, é Estadual ou Federal? Educação Superior, está bacana em nosso País? Não se desviam os recursos Federais antes de serem repassados aos Estados e Municípios? Imposto de renda, vai pra Receita FEDERAL ou ESTADUAL? Vc vê retorno dos impostos que vc paga? As estradas Federeais, são bacanas? As fronteiras de nosso país são monitoradas e defendidas decentemente pelo exército? O senado e a camara aprovam leis que visam o melhor para o povo ou para a política? O imposto da saúde q querem colocar novamente para pagarmos, é federal ou estadual? a questão da aposentadoria?
    É tudo uma cadeia, uma reação em cadeia.
    Então se os méritos são ligados diretamente ao queridinho companheiro, os problemas tbm tem de ser ligados, nada + justo.

    Todos são culpados pelos problemas, ninguém possui integralmente a culpa por algum problema, tudo se tem uma origem e um final, e na maioria dos casos a origem é causada por um e o final sobra pra outro.

    Do jeito q fala o governo federal está fazendo a parte dele muito bem feita e os culpados de todos os problemas são o Estado e o Município.

    Tem de se saber dividir os méritos, mas tem de se saber tbm dividir as culpas.

    O presidente culpado não é somente o Lula, são todos q passaram até então por lá, todos são culpados, mas daí culparem todos exceto o queridinho não me desce.

  163. Cheio de Fome disse:

    não me misturo a ladrões, por isso não me envolvo e não irei me envolver com nada que partilhe ambiente com políticos. O máximo q posso fazer é comprar uma metralhadora e entrar atirando em todos no congresso, isso irá limpar anos a anos de corrupção q assombra nosso país.

  164. Mendes disse:

    isso cheio de fome, eu te ajudo, vamos mandar bala em Brasilia, e em Sao Paulo tambem. Eles usaram e abusaram do seu ambiente e se desenvolveram, agora querem que as comunidades mais afastadas fiquem paradas como estão, no atraso, sem renda e no atraso.

  165. Mané disse:

    O cheio de fome vai comprar uma metralhadora ! e menor pode ?…

  166. Cheio de Fome disse:

    e qual nação socialista é exemplo bom?

  167. Mendes disse:

    Estado minimo?? hahaha
    abocanha 38% do PIB.
    Tem fiscalização e burocracia em tudo que se faz.

  168. Cristiane S Carvalho disse:

    Jaime, leio sempre os comentários por aqui, e na maioria das vezes concordo com os seus. Se pegamos pesado em outra ocasião, com certeza foi por um mal entendido, como vc disse.

  169. Cheio de Fome disse:

    1. Noruega tem o regime de MONARQUIA

    2. Dados de 1 de janeiro de 2008 revelam uma população de pouco + de 4.737.000 de habitantes (sabe fazer as contas de qtas vezes mais o Brasil tem de população)

    3. Socialismo pleno dos livros não me interessa nenhum um pouco, quero na prática. Nos livros o capitalismo tbm é bacana, assim como as monarquias e todos os outros sistemas políticos.

    4. Se socialismo fosse real e tão bom como vc prega existir, com certeza absoluta teriam “aguentado” a pressão e estaria em plena atividade de sucesso.

    5. A Venezuela está caminhando para um abismo na mão deste mané do Hugo Chavez, assim como Cuba se encontra há anos (ou acha Cuba bacana tbm). Ou acha q o povo de lá tá se dando bem? quem se dá bem é quem é cordeirinho das ordens dele, quem tem poder ($$$) para financiar as asneiras que ele faz. Deus nos livre virarmos algo parecido com a Venezuela.

    Como já citado várias vezes por mim, não me importa se é capitalismo, monarquia, socialismo, comunismo, se tiverem os mesmos fpds de políticos no comando, vai continuar tudo a mesma merda. O problema não é o sistema e sim quem está no topo do sistema.

    A solução é “fácil”, alguns brasileiros revoltados literalmente com toda essa put%¨& se arma e sai matando os políticos corruptos 1 a 1, deixando bilhetes escritos: MORREU PQ ERA POLÍTICO CORRUPTO, QUEM SERÁ O PRÓXIMO?

    Ae quero ver essa zona toda continuar, quem tem C* tem medo meu filho, enqto não mexer com eles fisicamente não irão parar com essa vida. Uma vez q está provado q mesmo mexendo moralmente, eles não se importam, talvez pq não tenham moral mesmo.

    O problema é q o ladrão pé de chinelo neste país rouba o pobre coitado assalariado, mata gente humilde que trabalha de verdade, se ao menos eles fossem um pouquinho espertos iriam fazer justiça com as próprias mãos.

    Mata um político e deixa esse bilhetinho q tu vai ver o impacto q irá causar. ;)

  170. Cheio de Fome disse:

    onde está falando que noruega é socialista?
    já achou o resultado de qtas vezes mais temos de população do q eles?
    qto aos problemas de países socialistas, não me interessa, meu país já tem muito problema. invés de ler sobre os problemas dos outros, procure por soluções para os problemas de seu país.

    o problema não é onde eu quero chegar, mas sim onde querem nos levar, essa é a questão, sacou o drama?

  171. Mendes disse:

    Sr Open, Cuba é uma merda graças a seu dirigente. A Noruega é um pais pequeno e um suscesso capitalista, onde petroliferas capitalizadas do mundo inteiro extraem petroleo dentro de regras claras.
    Porque reclamam de embargo americano , se não gostam da globalização. O bloco socialista sempre ajudou aquela fracassada ilha e não resolveu nada.

  172. Cheio de Fome disse:

    não me misturo com ladrões, se a questão fosse ter preço, seria traficante, ganha-se + com um pouco de empenho e não precisa estar socialmente vestido, dar entrevistas etc….

    A solução q vc disse de conscientizar, de transformar o povo em seres pensantes e questionadores, seria possível dando educação ao povo, desde os primeiros anos na escola, algo q nem este governo e nem nenhum outro em nosso país fez ou irá fazer, seja ele capitalista, socialista, monarquia, sendo q os ilustres “comandantes” vão ser os mesmos corruptos de sempre.
    Eu tbm pego metrô e nele temos 1 problema, porém com várias origens, cito algumas: povo sem educação, malha metroviária insuficiente e muita gente em nossa cidade (entra naquela questão de muitos migrantes em SP). Analisando estes 3 exemplos, podemos culpar SOMENTE o governo estadual? Na minha ótica não, ele tem a parcela de culpa dele, mas tem tbm todo o pepino na mão. Será q se as pessoas tivessem educação, a cidade não estivesse transbordando de pessoas e de migrantes e a malha fosse um tanto maior, não estaria entre aspas “tolerável” a situação do metrô?

    A mesma propaganda q mostra o cara branco e rico “sabendo” mais do q o pobre, mostra tbm o pobre do lado do povão “resolvendo” em comícios e debates todos os nossos problemas, e não resolveu, mas o povo compra a idéia de ambos, quem fizer + propaganda leva. Pq tanto o branco rico como o pobre que fala estar do lado do povão são corruptos, o poder faz isto com as pessoas.

    Então enqto o Brasil for um país em q o povo sofrido não faz algumas justiças com as próprias mãos, os q tem dinheiro, os q tem mídia, os q tem lábia, vão estar no poder por anos e anos.

  173. Cheio de Fome disse:

    os bons exemplos sim, basta ter gente honesta com poder, o q eu diria ser quase impossível por aqui.

    Mas política, religião e futebol rendem um bom pano pra manga e estamos aqui entrando em méritos que o autor deste blog em momento algum se lembrou de citar, pra ele convém falar os finais apenas. O ínicio e o meio não interessa ele, talvez pq possa ir contra algum patrocinador dele e ou alguma costa quente.

    Usa-se ele a mesma “birra” q teve nesse tópico para com as empresas contra o governo, seja o atual, o passado e ou o futuro, daria + resultado.

  174. Mluisa disse:

    Menos que a pessoa sabe,é mais fácil de ter uma certa
    opiniao!

  175. Mluisa disse:

    Nao estou na altura em entrar em detalhes.
    Nao estou defendendo,os americanos nem os europeus,
    MAS no caso do Brasil nao esqueca que foi ele que abriu as portas mesmo!

  176. Mendes disse:

    Sr Marcelo, eu estou neste meio e nao vejo produtores que não se preocupam com a natureza. Além disto eles se preocupam com o abastecimento.
    Apos adquirir uma propriedade, aplicar toda economia, as vezes economia de geraçoes, para produzir alimentos, eles respeitam as Preservações Permanentes ele se depara com uma canetada de mais 20% da sua area para Reserva Legal, acando sozinho assim, com mais uma area de reserva. Hoje alguns proprietarios adquirem propriedade ja explorada ha décadas e são culpados pela falta da reserva legal.
    No norte ainda foi pior, do dia para noite as reservas de 50% da area adquirida viraram 80% com uma simples canetada. Arcando o produtor sozinho com a responsabilidade ambiental.
    Enquanto isso, por aí, esta cheio de gente saindo do shoping refrigerado, chupando sorvete, dirigindo carro escuro com ar ligado e reclamando do aquecimento global.

  177. Mané disse:

    marcelinho natureza, mas que beleza…

  178. Alfredo Correia disse:

    E o certo é : “podem voltar a ser macacos”… Anjinho…

  179. Pensador disse:

    Concordo, minha cara, aliás, acho que nos próximos 30-50 anos a natureza vai fazer exatamente isso com a maior parte da humanidade…infelizmente, quando desequilibramos o clima, a resposta vem com muito mais força em cima dos mais pobres (e como tal mais indefesos)…são as impiedosíssimas leis da seleção natural em ação, e o que temos visto até agora é só aperitivo perto do que virá daqui p frente.

  180. Mané disse:

    Marcelinho : Sua historinha foi tão rápida, que ficamos sem saber onde você quiz chegar… O bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva (é o cidadão da estátua que fica na Praça do Bandeirante) descobridor de Goiás e daí ?…

  181. Petrônio Vilela disse:

    Esse cara envergonha Goiânia ! Como é burro, seu !….

  182. Mané disse:

    Tu continuas não sabendo nada. Deixa ficar assim mesmo que não incomodas ninguém. Quietinho aí no seu canto, sem abrir a boca, tá ?

  183. Mané disse:

    marcelo batista comprou uma gleba de terras aqui no blog ? so tu é que falas, latifundiário da internet !…

  184. Lombardi . disse:

    Uai cumpadi ! eu num sô intelectuar não, num mi chami dessas coisa primódi qui si arguem ovir num fica bem prum caipira quinem eu ! He he he.
    Eu só dô meus pitaco morde quê eu achava que nesses tar de bróqui a gente pudia adiscutir e prosear i quem sabe numa dessas tenpestadi di ideias caia um bão curisco sobre nossas cabeça e ajude a arresorver pelo menos uma parte dos pobrema.
    Eu querdito mais na natureza nas pranta e nas frô mais quem sabe numa reviravorta dessas os home podi consequir arguma coisa di mió.
    Inté a vorta.
    Por sinar a Noqueira é uma bela arve.

  185. Mané disse:

    O mais útil que você consegue por pra fora cheira muito mal, ó lixeiro da internet…

  186. Alfredo Correia disse:

    Marcelo , o escatológico de plantão ! Certas figuras que querem aparecer mas o máximo que conseguem é emanar o mal cheiro que trouxeram das entranhas maternas…Argh…

  187. Petrônio Vilela disse:

    Marcelo : “O radicalismo de alguns fazem mal…”, pelo amor de deus, filhote, faça um cursinho de alfabetização urgente. Assim, não há internet que aguente !…

  188. Zépindura disse:

    “O radicalismo de alguns fazem mal…” “dezafio”… “no que diz respeito a…”, “essses…ponha…vais…” Esse goianinho é muito fraquinho mesmo ! Muito ignorante e pretencioso. Capiau , fique sossegado no seu pasto, comendo o que gosta. Na internet não !

  189. Alfredo Correia disse:

    Seu “geito” não tem jeito, ó moralista de subúrbio !…

  190. Zépindura disse:

    De subúrbio não ! Da roça mesmo…

  191. Alfredo Correia disse:

    O que mais me espanta é a profundidade de seus comentários. ..

  192. Batista Semprônio disse:

    Nunca vi tanta asneira derramada com um português de semi-alfabetizado… Barbaridade…

  193. Mendes disse:

    Ainda existe idiotas por aqui querendo intimidar e desmerecer um comentário por erros ortográficos ou coisas do gênero ? Vai se catar Sr Batista.

  194. Batista Semprônio disse:

    Mendesinho :
    O certo seria : “ainda existem idiotas…” Agora “erros ortográficos ou coisas do gênero” é de lascar.
    Não preciso me catar : a senhora sua genitora faz isso para mim com muita categoria.
    Tchau, anjinho…

  195. Petrônio Vilela disse:

    Esse cara envergonha Goiânia ! Como é burro, seu !….

  196. Batista Semprônio disse:

    Orlandinho :
    cumuniquice avontade seu jurua. Seja feliz ou qualquer coisa assim, e que deus te perdoe por tanta ignorância !…

  197. Mendes disse:

    Não cite Deus nas tuas baixezas sua BatistAnta.

  198. Batista disse:

    Mendesinho : Não sabia que deus (assim mesmo com d minúsculo) era propriedade sua. Quanto às minhas baixezas, tenho um lugarzinho para você debaixo do tapete do banheiro. Está às ordens, mendesinho…

  199. Batista Semprônio disse:

    Agora denunciar a ignorância (escrever deturpando e enxovalhando a língua pátria também é ignorância) virou “falta de educação”. Falta de educação (de escola, de informação) é escrever errado, é falar errado.
    Toda lingua nacional tem suas regras feitas para que todos possam se entender e se comunicar de forma clara e limpa. Não basta se fazer entender vagamente.
    Se nossos escritores, músicos, artistas se expressassem caòticamente haveria beleza no seu trabalho ?
    Imaginaram se num jogo de futebol cada jogador jogasse do jeito que bem entendesse, sem obedecer às regras do jogo ? Seria um espetáculo digno de ser apreciado ? Haveria espetáculo ?
    Pensem nisso ronaldos, orlandos e assemelhados…

  200. Mendes disse:

    BatistAnta vá para um blog da ABL

  201. Batista disse:

    mendesinho :
    vá, simplesmente. Você vai encontrar o pra onde…

  202. Cheio de Fome disse:

    pedido em vão, o dono do blog não lê os comentários deixados aqui, sequer sabe das opniões e muito menos das briguinhas. O q interessa a ele é rotatividade do blog, qualidade e ou debates ele desconsidera totalmente.

  203. Aroeira disse:

    A quem possa interessar : esse tal de marcelo batista é um goianinho adolescente, que se julga muito sabido mas não passa de um caipira bobalhão. Gasta horas e horas na internet, em vez de tentar terminar o seu curso primário (mal feito até agora…)
    Opina sobre todos os assuntos e só diz bobagens ou repete coisas de almanaque…
    É uma dessas pragas da internet com a agravante de ser um capiau metido a besta.

  204. Aroeira disse:

    A quem possa interessar : esse tal de marcelo batista é um goianinho adolescente, que se julga muito sabido mas não passa de um caipira bobalhão. Gasta horas e horas na internet, em vez de tentar terminar o seu curso primário (mal feito até agora…)
    Opina sobre todos os assuntos e só diz bobagens ou repete coisas de almanaque…

  205. Pensador disse:

    Aroeira,

    Por que tanta agressividade? O Marcelo apresentou uma idéia detalhada de uma possível alternativa para resolver o problema. Não agrediu ninguém, foi educado, apesar do Português com falhas. Oxalá todos os adolescentes fossem tão engajados e buscassem criar alternativas para nossos problemas como ele, não acha?

    Marcelo, sou professor de 2.grau, e dou-lhe meus parabéns independentemente do mérito de sua idéia, mas por te-la enviado para nossa apreciação. Continue engajado, acertando ou errando, é de jovens como vc que nosso país precisa.

  206. Batista disse:

    Mendesinho : Não sabia que deus (assim mesmo com d minúsculo) era propriedade sua. Quanto às minhas baixezas, tenho um lugarzinho para você debaixo do tapete do banheiro. Está às ordens, mendesinho…