Blog do Sakamoto

Denúncia de fraude no exame de alunos de São Paulo

Leonardo Sakamoto

Depois do vexame do governo federal com o vazamento e tentativa de venda de questões do Enem, agora aparecem fraudes do Serasp, o sistema de avaliação de matemática, língua portuguesa, história e geografia usado pelo governo paulista. A denúncia partiu da repórter Ana Aranha, especialista na cobertura de educação da revista Época.

Como a avaliação premia financeiramente as escolas melhor colocadas, há professores e diretores que deram uma ajudinha para os alunos acertarem as questões. Até apagar respostas e refazer provas para aumentar a nota média da escola teria acontecido. Ocorre que as fraudes, se vantajosas para os educadores, também o são para o governo estadual, que vai poder mostrar em ano eleitoral o salto de qualidade que a área viveu sob a atual administração. Ou alguém tem dúvida que, daqui a alguns meses, os resultados do exame vão aparecer no horário eleitoral em comparativos do tipo “veja como São Paulo é melhor do que…”

Segue um trecho da matéria:

Em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, uma inspetora afirma ter visto professores passar cola aos alunos na prova de matemática. Rozenaide Silveira, que trabalha na Escola Estadual Benedito Aparecido Tavares, conta que ouviu um aluno reclamando no corredor. “Ele disse que as professoras estavam ajudando a 8a série C”, afirma Rozenaide. Ela diz ter visto as professoras fazendo contas na lousa e conversando sobre as questões com os alunos. Seu relato foi confirmado por três alunos da turma. “A professora explicou como fazer os cálculos”, diz uma aluna. “Elas iam em cada mesa ajudar”, afirma outra. “Teve uma que eu nem chamei. Ela chegou, virou a página da prova e disse como resolver a questão. A prova estava difícil, acho que só acertei essa.” Rozenaide diz que avisou a coordenação e foi orientada a fazer “vistas grossas”. Ela registrou tudo em uma carta enviada à diretora.

Diante da situação, o poder público deveria cancelar o exame. Mas se a prova funcionasse como deve muita gente sairia perdendo pelas razões já expostas. Talvez isso explique a inexplicável declaração do secretário estadual e ex-ministro da Educação, Paulo Renato Souza: “Se o caderno vazado estivesse nos jornais, o exame seria cancelado”. Afe!

Caminhando por esse ponto de vista torto, o grupelho que tentou vender a prova do Enem também causou um problema localizado, uma vez que as questões não apareceram no Programa do Gugu e, por isso, o exame não deveria ter sido adiado como efetivamente foi.

Provavelmente, as escolas denunciadas pela reportagem vão ser investigadas e punidas. Mas quem lida com o tema sabe que esses não são casos isolados, mas espalham-se pelo estado (vale dar uma olhada nos comentários sobre matéria de Ana no site da Época). Um sistema criado exatamente para gerar esse tipo de distorção, contando com uma estrutura de fiscalização falha, em que professores da própria escola aplicam provas aos alunos – o que não poderia acontecer em hipótese alguma – pensando nos frutos financeiros. Mas se os docentes ganham algumas migalhas, o bônus político de uma boa avaliação para o governador Serra será bem maior. Portanto é dele a responsabilidade em combater as fraudes, tendo a coragem de cancelar o exame ao invés de jogar o problema para baixo do tapete.

E garantir que nada aconteça com pessoas como Rozenaide Silveira, a funcionária da escola de Franco da Rocha que teve coragem de dizer publicamente o que estava errado e que, provavelmente, sofrerá retaliações por isso. Já disse mais de uma vez: enquanto premiamos jogadores de futebol, nadadores e atores de TV como heróis nacionais, os heróis de verdade vivem na penumbra da sociedade por ela maltratados.

  1. Harlei Cursino Vieira/Harlei DJ

    16/06/2011 09:49:22

    Eu paguei R$ 300,00 referente à primeira mensalidade do curso, já mandei diversos emails e até agora não liberaram a senha e o login de acesso para o início do curso na Unitec Virtual - Universidade Tecnológica Virtual.

  2. karine

    11/05/2011 17:19:47

    Olá! Gostaria de informações sobre FACULDADE UNITEC VIRTUAL, é verdade que el é mesmo uma farça? Ao falar com a atendente ela me disse que o custo total do mestrado em saúde é de R$ 900 e que poderá ser feito em até seis meses, além de o TCC ser uma monografia, bem diferente dos outros mestrados. Peço que se vc tiver alguma informação sobre essa Instituição me avise por favor! Grata!

  3. Silvio

    02/12/2009 17:52:54

    Esse é o governo do PSDB que leva a eduação a sério, a educação de São Paulo já é uma Fraude por si só. talvez seja isso que o governo queria, para sua campanha para presidente.

  4. Marilda

    29/11/2009 12:19:25

    DENÚNCIA, a Universidade UNITEC VIRTUAL e uma farsa, não tem registro nenhum. Liguei no MEC eles ja estão investigando esta UNIVERSIDADE junto com o Ministério Público Federal -MPF. NOVA FORMA DE GOLPE NO BRASIL. A OAB mandou oficializar o MEC para saber quem são os professores que assina pela Universidade Tecnológica Internacional.

  5. Rose Ap

    28/11/2009 19:41:58

    O SARESP É UMA GRANDE PALHAÇADA, VISTO PELO CRITÉRIOS QUE UTILIZA COMO CORREÇÃO PARA AS AVALIAÇÕES DE 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, OS MEUS ALUNOS QUE SÃO EXCELENTES PRODUTORES FICARAM MUITO PREJUDICADOS, POIS O ESPAÇO QUE FOI DESTINADO A REESCRITA FOI INSUFICIENTE E OS PROFESSORES FORAM IMPEDIDOS DE DAR UMA FOLHA A PARTE PARA A CONCLUSÃO DA REESCRITA, SENDO ASSIM NÃO FOI POSSÍVEL OS ALUNOS CONCLUIREM SUAS REESCRITAS E ATINGIREM TODOS OS QUESITOS EXIGIDOS PELA QUESTÃO 5.1. OS ALUNOS QUE TEM DIFICULDADES PARA FAZER REESCRITA LEVARAM VANTAGEM SOBRE OS BONS ALUNOS. UM ABSURDO!!!!!!

  6. carlos

    27/11/2009 19:53:50

    Sobre a denuncias da diretora de Franco da Rocha, já foi encaminhado a diretoria de ensino da Região inúmeras denuncia, é o ditado antes tarde do que nunca

  7. fog

    24/11/2009 18:23:53

    Ah! Então tá, viu?

  8. Tiago Ferreira da Silva

    24/11/2009 00:53:11

    São em avaliações como essas que os políticos se baseiam para mostrarem que fizeram alguma coisa durante o governo.O papel da mídia e da sociedade é fiscalizar essas manipulações para não ser manipulado lá na frente. Em um exame para colegiais e estudantes do ensino fundamental, no mínimo é necessário que seja realizado em outro local que não seja a escola em que estudam. E outra: com um agente do MEC.Mas, do jeito que as coisas andam, é capaz de até o MEC querer passar cola aos estudantes para ser bem avaliado pela gestão governamental.E a melhoria no ensino não deixa de ser uma mera utopia.

  9. Reginaldo Gadelha

    23/11/2009 23:44:25

    Oi Sakamoto, tou te cobrando uma matéria sobre a Blogueira Cubana que foi espancada pelos asseclas de Fidel Castro-Raul Castro.Ou vc não fala sobre isso ?Estamos aguardando...

  10. Bocó-de-mola

    23/11/2009 22:16:57

    PÔ Ciro, leia Veja , O Globo, A Folha, o Estadão. Voce saberá de tudo...o que ELES querem.Preferimos gente séria, na Internet.O PSDB parece que está mantendo o SBIM-Sistema Brasileiro de Idiotização em Massa, implantado pela ditadura, com ajuda da grande mídia, em 1969/70 destruindo a educação no Brasil.Estamos formando universtários , que saem por ai com um diploma na mão, sem saber nada da profissão em que supostamente se formaram.Milhares de jovens compram diplomas, pensando que isso garante alguma coisa. Talves garanta no serviço público e só para os já descendentes da atividade.

  11. Notas: eu falo “risco de vida”, sim. E daí? | Livros e afins

    23/11/2009 16:41:30

    [...] Denúncia de fraude no exame de alunos de São Paulo – Escolas com melhores pontuações seriam beneficiadas. Logo… [...]

  12. Ciro Lauschner

    23/11/2009 10:53:37

    Quem leva a sério blogs como esse namarianews?Só se for super partidário do PT ou do sindicato dos professores. Fazer campanha eleitoral durante anos enche o saco.Tá aí uma das razões que o PT não faz governador em S.Paulo. Quem suporta isso?

  13. Denúncia de fraude no exame de alunos de São Paulo | Alessandrolândia

    23/11/2009 10:51:05

    [...] Denúncia de fraude no exame de alunos de São Paulo – Escolas com melhores pontuações seriam beneficiadas. Logo… Tags: denúncia, educação, ensino, exame, fraude, livroseafins, prova, serasp 23/11/09 | 06:00 | (0) Comente! [...]

  14. Uki

    23/11/2009 09:37:35

    Loucura! E a educação vai indo pro brejo.

  15. Silva

    22/11/2009 21:40:49

    Sakamoto, vc esta cheio de dedos como a repórter. Tem que descer o sarrafo nos tucanos que adoram um dois pesos duas medidas.

  16. Roberto Locatelli

    22/11/2009 19:17:55

    Antes de mais nada, lembremo-nos que o vazamento da prova do ENEM foi responsabilidade da gráfica da Folha de São Paulo, que quebrou procedimentos de segurança constantes EM CONTRATO com o MEC.Quanto ao tal SARESP, o Nassif publicou denúncias gravíssimas feitas pelo blog NaMaria News (http://namarianews.blogspot.com/2009/11/saresp-2009-o-rescaldo.html) mostrando que:1) misturaram a prova de português com a de geografia;2) escolas ficaram sem provas;3) escolas ficaram sem gabarito de correção e corrigiram de qualquer jeito as questões;e outras bagunças. Ou seja, foi um verdadeiro caos.Se Serra queria um retrato da Educação em São Paulo, conseguiu.

  17. Aldrin Iglésias

    22/11/2009 18:14:56

    Não entendi a resposta do Secretário Paulo Renato Souza.De qualquer forma, cancelar o exame seria algo meio constrangedor de mais. Politicamente talvez não fosse tão bom. Pode ser essa a avaliação.Abraços

  18. Ciro Lauschner

    22/11/2009 13:33:21

    Acho que antes de mais nada cabe uma investigação mais criteriosa do que apenas a palavra da Rozenaide, que se verdade for que o governo Serra quer auferir louros, a reciproca também é verdadeira, ou seja, tem gente querendo desgastar o governo do Estado ou mais especificamente seu governador.

  19. Marcus

    22/11/2009 11:52:02

    sou a favor da denúncia de qualquer tipo de fraudes, mas que eu saiba - foi assim na escola em que trabalho como Agente Escolar - os professores aplicadores vem de outras escolas, não são docentes onde aplicam a prova.

  20. Tweets that mention Denúncia de fraude no exame de alunos de São Paulo | Blog do Sakamoto, por Leonardo Sakamoto -- Topsy.com

    22/11/2009 11:39:18

    [...] This post was mentioned on Twitter by Leandro Rodrigues, megamini. megamini said: Denúncia de fraude no exame de alunos de São Paulo http://is.gd/512i2 [...]

  21. Suleiman

    22/11/2009 10:41:15

    Que bizarro. Estranho a Epoca ter dado só uma pagina.

  22. Henrique 56

    22/11/2009 08:12:46

    Essa tia vai ser demitida, mas ela é porreta.

  23. Komparato

    22/11/2009 08:11:51

    Paulo Renato tem a plumagem tucana, ou seja, a soberba e o orgulho, sem a capacidade técnica de gestão de muitos membros do partido. Foi um péssimo ministro da educação e um secretário autoritário.Que o final do mandato lhe seja leve...

  24. Giu

    22/11/2009 08:10:10

    "E garantir que nada aconteça com pessoas como Rozenaide Silveira, a funcionária da escola de Franco da Rocha que teve coragem de dizer publicamente o que estava errado e que, provavelmente, sofrerá retaliações por isso. Já disse mais de uma vez: enquanto premiamos jogadores de futebol, nadadores e atores de TV como heróis nacionais, os heróis de verdade vivem na penumbra da sociedade por ela maltratados."Falou e disse, Saka!

  25. Alvaro Ramos

    22/11/2009 08:09:31

    Gostaria que o governador se posicionasse sobre isso demitindo esse secretário de meia tigela.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso