Blog do Sakamoto

Aberta a Temporada de Abraço ao Eleitor

Leonardo Sakamoto

Abrace um voto!

Esta reaberta a Temporada de Abraço ao Eleitor, quando os nossos representantes políticos abandonam a roupa formal, arregaçam mangas de camisa ou substituem o salto pela sandalinha e vão às ruas trocar suor com o povo. As fotos na mídia já mostram o hercúleo esforço de certos pré-candidatos para enlaçar donas de casa, pedreiros, agricultores rurais e ambulantes, em um refrega que vale vaga em outubro. Façam um exercício e percebam nessas fotos e imagens como o abraço é incompleto, duro, constrangido com aquele penduricalho popular no pescoço.

Lembro, há muito tempo, de um político que dizia que não ficava no meio da refrega porque não gostava do cheiro do povo. Não creio que toda a classe política evoluiu desde então, apenas aparou arestas, tomando um banho mais demorado no final do dia. Afinal de contas, quem quer ficar com odor de gente que trabalha no corpo? Os que melhor incorporarem a política do ''lavou, tá novo'' se darão melhor. Como sempre.

Para muitos, inclusive, será a única dose de realidade que terão nos próximos quatro ou oito anos.

  1. Marcelo

    01/03/2010 16:53:21

    É verdade Sakamoto,Sem falar nos beijinhos nas crianças, pena que as pessoas não falam o que pensam nessas horas, querem mais é fazer média e as vezes pedir alguma coisa de interesse próprio.

  2. Maria Alice

    28/02/2010 20:45:07

    Olá Sakamoto !Isso não começou agora...vem de há muito.Há um programa de entrevistas na televisão, nas noites de domingo, por exemplo, com um ótimo profissional, que em decorrência dessas coisas estranhas deve ter um arquivo de entrevistas hilariantes.Das duas uma: ou certas pessoas têm constituições excessivamente frágeis, facilmente moldáveis em ambientes complicados ( leia-se, meio ambiente com valores invertidos ), ou elas devem ter alterações genéticas seríssimas, haja vista que são muito estranhas ( leia-se, doentes ).Digo isso pela destreza com que elas mentem, ininterruptamente. É de impressionar . As contradições pululam, estão ai para quem quiser ver – a todo o momento – mas, elas nem se preocupam se a máscara pode cair ou não. Selas só se abatem quando as iguais se afastam.Sinceramente, não acredito que seja normal uma pessoa conseguir carregar consigo um grau tão elevado de compulsão à mentira.Está certo que ganhar a vida se esforçando para atingir metas é tarefa árdua, mas daí optar por viver uma vida atolada em mentiras e conchavos , sem se incomodar com nada ( inclua-se até a própria família) , tomo esses comportamentos estranhos, visto que tais escolhas devem ser bem mais desgastante.Obviamente, a seriedade do fato passa despercebida (ou não tem a análise que deveria ) pela grande maioria ( e coloca maioria nisso !) Esta gosta de alimentar suas mentes com idéias fantasiosas (em geral, ludibriando sua própria auto estima). Daí o acolhimento total de sentimentos do tipo “ quem “engana” pouco é ladrão ( e deve ser punido), mas quem “engana” muito é inteligente e, por isso, merece ser considerado um Barão.” Acredito fazer parte de uma cultura colonialista.Em síntese, ainda vai levar bastante tempo...há de se ter paciência...o passo é tal qual o de uma formiguinha ( em gíria juvenil brincalhona: “ o bagulho é muito doido e o sistema é muito lento”)...enquanto isso... No mais, ponto e pronto.

  3. Claudete Maria

    28/02/2010 19:48:15

    O jogo da politica é interessante. O cidadão que vota e não é formador de opinião, gosta do " abraço " e principalmente se o candidato lembrar do nome dele, isso é fato. O eleitor formador de opinião, que recebe o " abraço", tem uma lista de interesse por tras.Esse é o jogo, se elege quem mais "abraça"!!!

  4. JOTA

    28/02/2010 12:11:52

    SAKAMOTO È VERDADE,QUE OS POLITICOS NÃO GOSTA DO CHEIRO DO POVO,TRABALHEI MUITO TEMPO COM POLITICOS,TODO DIA DEPOIS DA CAMINHADA,DE ABRAÇOS, APERTO DE MÃO, TAPINHAS NAS COSTA ELES CHEGAM EM CASA ,A PRIMEIRA COISA QUE FAZ È TOMAR UM BANHO RAPIDO COM MEDO, DE ALGUMA COISA QUE O ELEITOR POSSA TER PASSADO PARA ELES. AMIGO SAKAMOTO È DE DAR PENA COMO O POVO È ALIENADO POLITICAMENTE, EU NO LUGAR DELES EM VEZ RECEBER UM ABRAÇO EU JOGAVA PEDRA NESTES PILANTRAS,HOJE GRAÇAS A DEUS NÃO TRABALHO MAIS PARA ESTES LIXO.

  5. JOTA

    28/02/2010 11:53:40

    È VERDADE SAKAMOTO.TEM MUITA GENTE JÀ PENSSANDO NO QUE VAI PEDIR, ESTE POVINHO IMBECIL QUE CADA ELEIÇÃO, ACHA QUE VAI RESOLVER SEU PROBLEMAS, E CADA ANO QUE PASSA A COISA FICA PIOR PARA ELES, SE NÃO PAGAR NÂO VOTA AI NÃO TEM SAUDE ,EDUCAÇÃO, JUSTIÇA ETC UM POVO QUE NA SUA MAIORIA NÃO QUER ESTUDAR TER UMA PROFISSÃO DIGUINA, PARA NÃO PEDIR ESMOLA PARA NENHUM GOVERNO, MAIS INFELISMENTE NÃO È ASSIM QUE PENSSA A MAIORIA.

  6. MARKUS

    28/02/2010 11:29:41

    Ufa! Enfim alguem inteligente neste blog!!!

  7. MARKUS

    28/02/2010 11:26:08

    Ileniel querido, só uma coisa o que é "Mona"? Imagino que deva ser algum jargão que vc usa com sua turma, isto não serve para se referir a mim, certo? Se vc pegar o teor do texto ele conclui (ou deduz) que o povo é malcheiroso. Mas o que esperar de uma pessoa que usa a imagem de um macaco? Vc pode usar a sua decantada realidade social "monistica" (he) no seu zoológico entre os animais do seu sexo. O Justo Veríssimo (como vc é um macaco vou explicar, é o personagem que o Chico Anísio representa desde os anos 70 e agora está no Zorra Total) já dava este papinho há muito, nao precisamos de um "cientista social" pra isto. Achar que o povo brasileiro é fedorento, que não merece assédio e atenção dos políticos, isso sim é falta de realidade social. Isto é obrigação numa democracia. Ah, mais uma coisa se escreve "excepcional" tá? Mas isto foi só um mico, cria vergonha e põe cara de gente aí. No seu caso "Mona" se aplica perfeitamente, consulte o dicionário que você vai ver tá macaquita?

  8. redação se liga forta

    28/02/2010 10:53:03

    Gostei de suas materias e peço a permissão apra colocar algumas em meu blog, dando a devida fonte, claro... Depois veja com calma o que acontece aqui em Fortaleza sobre a campanha política... Ja tem gente declarando que DILMA ja ganha em proimeiro turno e os jornais locais só falam nisso.. kkkkkkk kd a fiscalização eleitoral ???www.seliga.fortal.zip.net

  9. angelo leite pereira

    28/02/2010 06:28:11

    ILINIEL,REALMENTE O FUTURO ASSUSTA ,MARINA ESTA "verde'',O GOVERNADR DOS MINEIROS NAO E ''TEIMOSO'' E NEM ''CHATO'' DE FICAR INSISTINDO ,AS OPÇOES SAO AS MESMICES .DILMA NAO EMPOLGA NEM ADEPTO DE SEICHO-NO-IE E SERRA NAO APREENDEU A SOMAR ,SERRA ''O UNICO''.

  10. Palmerio

    28/02/2010 02:24:49

    Sakamoto, esse cara deve tar de brincadeira e ou veio e ou está em MERCURIO, é desse tipo de gente sem informação , limitada que o BRASIL TA CHEIO.Agora quer botar culpa no governo, é o bicho pro dentro do mato catando abobora

  11. ileniel

    28/02/2010 01:06:05

    E uate concordo com vc sem reclamar, mas, vamos em frente, fazer nossa parte, aos poucos a coisa vai mudando... se nao podemos deixar um mundo melhor deixemos pessoas melhores!

  12. ileniel

    28/02/2010 01:04:49

    Huuum.... Noooofffaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!Cria vergonha... sua demencia deve ser um tamanha exepcional, sem contar o espaço oco na sua cabeça, isso demonstra que vc é um tanto quanto despido de realidade social...Mas vai la mona!

  13. Carlos M.

    28/02/2010 00:23:35

    É Sakamoto, 2010 é um ano BOM para o povo. Já tiveram carnaval e ainda terão Copa do Mundo e eleição. Pelo menos todos serão bem mais lembrados do que em anos NORMAIS. Aja cesta básica e promessas. Como no Antigo Imério Romano, o povo continua sendo contido na bas do pão e circo. Atualmente mais circo do que pão. Por isso que ano de eleição acaba sendo bom.Parabém pelo seu Blog. Vale a pena!

  14. Juliano Santos

    28/02/2010 00:05:55

    E tem muita gente no Brasil que ainda acredita em político. Quando falo mal do Lula, por pouco não apanho.Estamos tão acostumados com a desgraça que o mínimo que algum político faz ja o torna rei. Só sei que os banqueiros e grandes empresários estão cada vez mais ricos, e isso vem desde o FHC e só aumentou com o Lulalá.Enquanto isso, a saúde e a educação só afundando, mas, pensando bem, pra que educação e saúde se temos o bolsa família?

  15. jose

    27/02/2010 23:51:19

    O Brasileiro merece o politico que tem, permite tudo isso sabendo da da safadeza

  16. MARKUS

    27/02/2010 23:48:57

    Nossa, ainda bem que tem gente que admirou seu textinho chulo sobre os odores da populacao carente. Olha, pra seu governo eu acho o cheiro do povo brasileiro, principalmente comparado com outros ate de primeiro mundo, muito bom. Por nossa cultura, tomamos banho diariamente. Mau cheiro, isso ninguem gosta, de pobre ou rico. Ficar distante (digo um politico) e ate sinal de certo respeito ao eleitor. Fico bobo como esses raciocinios bobinhos exalam as pencas em vespera de eleicao. Como vc terminou o textinho, como sempre.Continue, quem sabe vc melhora.

  17. ileniel

    27/02/2010 23:31:47

    concurso publico para gargos eletivos?????putz... esta eu quero saber me adiciona no msn e vamos conversar, isso me deixou com sarna de tanta curiosidade, quero saber suas observaçãos acerca disso...ileniel@hotmail.com

  18. ileniel

    27/02/2010 23:30:23

    passado e presente concordo...mas, o futuro, este assuta...

  19. ileniel

    27/02/2010 23:29:25

    http://www.prahoje.com.br/florbela/Ai está, vai ler poesia então....

  20. ileniel

    27/02/2010 23:26:06

    alto lá.. como não temos direitos humanos? e os cabras que defendem os bandidos? tem crachás do que?hahahaha!Abraços!

  21. ileniel

    27/02/2010 23:24:33

    ... Eu mesmo ja preparei minha lista de pedidos para esta eleição...1º Que se matem...2º Dossiê completo com as contas da porra dos meus impostos roubados estão...3º Que eliminem os pupilos antes de se matarem (isso é importante)......Brincadeiras a parte, o que você diz é conciso, mas, para um povo que se agrada e contenta com um vale sei lá o que da vida... e outros que se contentam achando que está tudo bem, por que ele consegue se beneficiar com a desgraça alheia, fica complicado. Faço a minha parte, mas, cada vez que olho para meu titulo copreendo mais a expressão ZONA ELEITORAL!

  22. renato

    27/02/2010 23:22:40

    Mew, vc é a cara do Rodrigo Tabata...

  23. Fernando - SP

    27/02/2010 22:50:19

    Sakamoto, tenho lido alguns de seus comentários e lhe dou parabéns. Entretanto, entendo também que seria muito importante para esclarecimento dos leitores comentar como são feitas (dirigidas) as Pesquisas Eleitorais. Especialmente porque tais pesquisas para atender interesses deste ou daquele candidato, obedecem determinados municipios, nível de escolaridade, classe econômica, e especialmente, onde se tem o maior número de pessoas atendidas pelas BOLSAS ASSISTENCIALISTAS DO GOVERNO.

  24. rodrigo

    27/02/2010 22:50:13

    Por isso que nessa epoca eu procuro não me expor pra não ter que encontrar esses safados. Pegar nas mãos deles eu não pego, e ser grosseiro eu acho feio, por isso aqui em Fortaleza eu evito andar nas ruas, porque se existe um povo safados são esses politcos.

  25. Katia Ennes

    27/02/2010 22:34:23

    Caro Leonardo..Tenho acompanhado seus posts e fico feliz de jovens como vc não se equivocarem, buscando futilidades para alvo de suas vidas, mas o enganjamento pelo bem do seu irmão. Um ato de muito amor o seu.Qto a política, pauta deste comentário, infelizmente esse é o quadro que se apresenta no Brasil, mas com certeza há de mudar, pois existe pessoas empenhadas em fazer isso, inclusive eu.Creia, o Brasil pode ter uma nova cara se o povo exercer a sua cidadania e fizer boas escolhas, a partir da visualização de atos que qualifiquem os seus representantes.Sei ques somos ainda incultos quando o assunto é política, mas também somos o povo mais adaptável, criativo e crente na força da transformação do que qualquer outro povo. È nisto que aposto e é isto que fará a diferença em Outubro de 2010.Se duvidas, dê um crédito a essa própria dúvida e potencialize o dom natural de todo ser humano: ter esperanças de algo melhor!

  26. wanderley

    27/02/2010 22:09:18

    Infelismente o povo perdeu seu interesse politico, Brasil virou carnaval, futebol, cada um por si e DEUS por todo, mais devemos lutar e ensinar, o povo a pensar e lutar, para qua classe politica melhorewanderley madeira adão

  27. Hans Lauxen

    27/02/2010 22:00:51

    Espero que o povo não seja otário para eleger êsses que se felicitam com a morte dos outros em um pais que não tem Direitos humanos. Esses hipócritas que aqui posam de santo, mas para quem não tiver opinião igual aos donos da verdade, pode matar que é só alegria!

  28. Maurinho

    27/02/2010 21:39:55

    O povo que não seja otário mais uma vez de ceder votos em troca de favores de bairrismo, promessas de campanha que nunca se realizam, pois os "Eleitos" somem após as eleições, para angariar fortunas em prol de si mesmos. E tenho dito. Fora dinheiro na cueca e nas meias, além dos bancos.

  29. maria aline gomes

    27/02/2010 21:23:14

    angelo leite pereira, rolei de de rir!!Marina de uma nota só, aércinho viaja viaja e viaja!!

  30. Lucia - Sem acrescentar nada

    27/02/2010 20:59:02

    Lindissimo !!!Primeira voz no blogg e ja consta nos favoritos ... sem palavras para completar ou perfume Frances que faça a diferença ...

  31. weric

    27/02/2010 20:57:14

    Olá td bem? Gostei desse comentário, e vou postar em minha coluna, mais vou deixar seu link e seu nome na minha coluna, pra que todos continuem ascessando.obrigado mega abraço sakamoto

  32. angelo leite pereira

    27/02/2010 20:18:30

    concordo,porem discordo da generalizaçqo ,pois, AECIO,MARINA sao exceçoes .OS DOIS SAO POLITICOS SEM FINS LUCRATIVOS ! SAO POLITICOS DE RESULTADOS! TEM PASSADO PRESENTE E FUTURO !

  33. Blog do Sakamoto

    27/02/2010 19:55:01

    Sueli, tudo bem?Eles foram retirados por causa do tamanho. Textos gigantes dificultam o livre o debate no blog. Se forem bem menores, eles podem entrar.Abraços.

  34. suerly gonçalves veloso

    27/02/2010 19:32:37

    O autor do blog retira as poesias. Deve ter ligações com sua colonia em Mogi. Por sinal eles não respeitam direitos humanos.

  35. PÓ - LITICOS

    27/02/2010 19:19:14

    Tomara que aquele que chamou os aposentados de"VAGABUNDOS" não consiga se erguer novamente, pois ainda continua falando asneiras por ai!!!POREM, O ATUAL GOVERNO COM OS ESCANDALOS / CONTRADIÇÕES JA PASSOU DA HORA DE ACABAR,votei neles durante 18 anos e não escondo a munha decepção ,principalmente quando nada deixou para o trabalhador assalariado(a politica de aumento do salario minimo era o "minimo" que poderia fazer),MAS FOI ESPERTO EM ENDOSSAR O FATOR PREVIDENCIARIO DANDO UM GOLPE QUE NEM NOS GOVERNOS MILITARES SE VIU IGUAL! E A REPOSIÇÃO DAS PERDAS DOS JA APOSENTADOS!!! ENTRE PT E PSDB, TOMARA QUE SURJA UMA TERCEIRA VERTENTE A TUDO ISTO QUE ESTA AI !!!

  36. Palmerio

    27/02/2010 19:18:37

    RAPAZ ME PREOCUPA É QUE O POVO NUNCA PARECE PREPARADO, E, NÃO É QUE JA EXISTE ESPECIALIZAÇÃO NO ASSUNTO, COISAS DA POLITICA, ENFIN APREDAMOS.

  37. LEONOR BRITO DE OLIVEIRA

    27/02/2010 19:04:16

    è tens razão vai começar a safadeza, mas tem gente que gosta e já está até pensando o que vai pedir...........

  38. Osmar

    27/02/2010 19:03:51

    ...as raposas famintas vão sair à caça das carniças....e o pior é que elas sempre encontram restolhos, tem sempre um masoquista querendo se f...

  39. Osmar

    27/02/2010 18:56:32

    Para mim os cachorros só existem porque ainda não chutamos as suas bocas. Alguém pode me provar que políticos não são vagabundos?

  40. Maria Alice

    27/02/2010 18:52:06

    Sergio Mendes,Eu lhe compreendo.Sendo assim, dá para você me excluir dessa?! Desde já, obrigada.

  41. Luiz C. Palanca

    27/02/2010 18:25:24

    Não prescisei ir para a escola para aprender que o poder corrompe , já está tudo dominado .Que tal aprendermos um pouco de política , já podemos começar aprendendo a votar e também exigindo nossos direitos de cidadâo .

  42. sergio mendes

    27/02/2010 18:19:56

    Se me enganas uma vez o canalha e você, se me enganas outra vez o canalha e você, se me enganas mais uma vez o canalha e você; se me enganas a vida toda o canalha sou eu..... cada povo tem o governo que merece, que expressa a sua cara, a sua moral....

  43. ANIBAL DOS SANTOS FILHO

    27/02/2010 17:47:45

    Tudo está previsto.

  44. luiza

    27/02/2010 16:03:57

    ESTOU ESTUDANDO PARA CONCURSO DA FUNAI < GENTE TEMOS QUE TER NOÇÕES DE VÁRIAS PROFISSÕES< SÃO APROXIMADAMENTE UMAS DEZ... TIVE UMA IDEIA PORQUE NÃO ACABAR COM O VOTO <E FAZER CONCURSO PÚBLICO <PARA VEREADORES,PREFEITOS PRESIDENTE DA REPÚBLICA ...... PENSO QUE TALVEZ ASSIM SERIA MELHOR.

  45. luiza

    27/02/2010 15:39:17

    Sakamoto,Parabéns é isto mesmo suor de povo trabalhador é ruím ,mas o dinheiro que geram para sustentar a classe ,deve ser bom , pois politico nem de câncer morre pois tem médico , este povo mau cheiroso infelizmente não tem saúde , educação ,moradia ,migalhas para comer ,pois tem que sustentar os POLITICOS MAIS CAROS DO MUNDO, TA NA HORA DE MUDAR.

  46. suerly gonçalves veloso

    27/02/2010 15:35:24

    Tem um eleitorzinho teimoso em Minas que Serra lá irá abraça-lo. Será que ajuda? Mas é só mídia ou m. Serra sabe que antes só do que mal acompanhado. Daí porque não ouve partido, não ouve a ninguém.

  47. suerly gonçalves veloso

    27/02/2010 15:33:37

    Tem um eleitorzinho teimoso em Minas que Serra lá irá abraça-lo. Será que ajuda? Mas é só mídia ou m. Serra sabe que antes só do que mal acompanhado. Daí porque não houve partido, não houve ninguém.

  48. Joao Ricardo

    27/02/2010 13:05:26

    Sakamoto, belo e curto texto. Disse tudo.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso