Blog do Sakamoto

Lugar de índio é no zoológico?

Leonardo Sakamoto

Imagine uma casa de classe média brasileira, com seus utensílios e objetos, exposta em um circo no Japão para mostrar como vive aquela gente diferente do outro lado do mundo. Causaria comoção por aqui, não?

O Zoológico de São Paulo construiu uma oca indígena para abrigar uma exposição educativa sobre cultura, história e tradições dessas populações tradicionais. Segundo o seu site, “a proposta é estimular o respeito e a valorização do índio como um dos pilares culturais e étnicos do Brasil”. O projeto pode ter nascido da melhor das intenções, tocado por pessoas que acreditam que só conhecendo o outro é que conseguiremos difundir conceitos como tolerância e respeito. Contudo, a meu ver, o resultado é questionável, indo no sentido oposto e mostrando que o inferno continua povoado de boas intenções.

Afinal de contas, ao que estamos comparando as populações indígenas com esse tipo de exposição? Plantar a casa de alguém dentro de um local de exibição e estudo de fauna apenas reforça preconceitos, principalmente na cabeça de crianças e adolescentes, principal público do parque. Qual a diferença simbólica entre isso e um circo, em que se anuncia a apresentação de leões, macacos, elefantes e índios? Esse tipo de contextualização do tema reafirma determinados estereótipos que deveriam estar sendo combatidos com uma boa discussão sobre direitos sociais e individuais das comunidades tradicionais. Que, apesar de seu modo de vida diferente, não são a mesma coisa que bichinhos e plantinhas. Muitos menos um mundo bizarro a ser exposto em vitrine.

Onde seria travado esse debate? Na sala de aula, na família, na rua, no campo, no noticiário da TV, em uma praça pública. Não existe um local sagrado para isso, pelo contrário, ele deve estar em todo o lugar, assim como o ar que a gente respira, transversal como os direitos humanos.

Em exibição, deveriam estar os políticos e a elite rural que defendem a diminuição dos direitos dessas populações, sendo contrários à demarcação de territórios indígenas. Seria um serviço ímpar de utilidade pública: ver de perto para tentar entender essa espécie que tanto sofrimento causa ao seu semelhante. Seria, contudo, uma grande falta de respeito com os animais que vivem por lá.

  1. Manuel Gomes Junior

    19/04/2011 20:04:17

    BRAVO, BRAVÍSSIMO.

  2. Clara Beatriz Versiani

    23/10/2010 20:25:23

    Por certo acha se normal como achamos normal irmos a um local em nossa civilização para ver animais torturados dentro de jaulas , retirados a força de suas casas para serem expostos a filhotes de seres humanos.Isso não é considerado normal?Fui a um zoológico onde um dos macacos apertava o cadeado e olhava para mim. (Sei que para muitos . o que digo não passa de sentimentalismo barato)Mas o infeliz animal queria sair daquela jaula e era o que me pedia.Nunca mais voltei a zoológico nenhum e na época nada podia fazer.Parem de ir a zoológicos , façam campanha contra esse desrespeito monstruoso para comas outras formas de vida , só assim passaremos a respeitar outros seres humanos.E já que falamos nos índios , lembremos da Carta do Chefe Seattle que disse que pelas nossas atitutes de comprar e vender as vidas um dia destruiríamos o planeta. Ela já previa isso muito antes de nós ."Faça minhas suas palavras tudo que fere a terra ferirá também os filhos da terra."Por um mundo sem zoológicos JÁ !

  3. J.Indio

    15/03/2010 17:23:47

    E verdad..para akabar com o preconceito seria bom q tds os peconceituosos morressem..

  4. olivio jekupe

    11/03/2010 08:57:40

    FICAREI CONTENTE SE NESSA EXPOSIÇÃO ESTIVESSE MEUS LIVROS PARA QUE AS PESSOAS PUDESSEM APRECIAR MEU TRABALHO QUE CONTO HISTÓRIAS BELISSIMA.ARANDU YMANGUARÉ, IARANDU O CÃO FALANTE, VERÁ O CONTADOR DE HISTÓRIA, XEREKÓ ARANUDU A MORTE DE KRETÃ, 500 ANOS DE ANGUSTIA, AJUDA DO SACI, O SACI VERDADEIRO, LITERATURA ESCRITA PELSO POVOS INDIGENAS, INDIOGRAFIE, CONHECENDO UMA ALDEIA INDIGENA. ESSES LIVROS ESTÃO PUBLICADO AGORA TEM QUE CHEGAR NAS MÃOS DOS LEITORES BRASILERISO...OLIVIO JEKUPE.www.oliviojekupe.blogspot.com

  5. Wilson Matos

    09/03/2010 12:38:56

    Parabens Philip Henry, com esse seu pensamento mesquinho é que centenas de populações nativas foram dizimadas no Brasil, vc é forte candidato ao nobel da Imbecilidade. Pelo Seu nome sei que vc não BRASILEIRO. deve ser parente consanguinio do Hitler que gostaria de uma raça pura se achado o melhor de todos.Como Advogado Criminalista, possuidor de vários títulos que só interessam a voces, digo que O perdoo! Acredito que com mais quinhentos anos averemos de lhes ensinar os valores culturais milenares que transmitimos aos nossos filhos, por isso mesmo vcs falando que somos "donos" de tudo nos mantemos humildes em nossas aldeias, muitas aqui no MS, mas se parecem com campo de concetração.

  6. Wilson Matos

    09/03/2010 12:04:06

    Como Indio e Advogado militante na seara Criminal, devo lhes dizer na comarca de Dourados MS, 62 indigenas estão encarcerados como qualquer cidadão, pois a ninguem é dao desconhecer a lei. Todo o cesto tem suas maçãs podres, mas, não pode macular a CAUSA INDÍGINA.Ao contrario diriamos que antes de apredermos com os "civilizados" nossos povos não conhecia a CORRUPÇÃO MORAL.

  7. Wilson

    09/03/2010 11:38:42

    Luiz, como Indio eu perdoo a sua ignorancia, sim os meus antepassados ja perdoaram os seus, que quando aqui chegaram, perdidos desorientados, exalando mau cheiro foram recepcionados amistosamente o ùnico meio quilo de farinha produzido por eles foram dados aos seus antepassados, aturdidos e esfomiados.Mas, mesmo com esses navegadores trapalhões formamos uma grande nação, (Brasil). Para o seu governo nós produzimos, na época, o necessário para a VIVÊNCIA dos nossos povos, agora, voces "trabalhadores" produzem muito para a VIVÊNCIA dos Europeus e Norte Americanos, e, para a sobreVIVENCIA de suas proles.

  8. Gadelha

    08/03/2010 16:52:45

    Há muitos anos, a alemanha tem sido um país de imigração, inclusive de países africanos. O que em algum momento acarretou no nascimento de descendentes de africanos em solo alemão, falando alemão, vivendo costumes alemães. Do mesmo jeito que existem franceses de origem africana, espanhóis de origem africana (e brasileiros de origem africana). Nada mais. Exemplos conhecidos da seleção alemã de futebol são David Odonkor, Patrick Owomoyela e Gerald Asamoah. Se vc quiser pagar para ver, existem vários vôos do Brasil a várias cidades alemãs, a partir de uns 700 euros. Boa viagem.

  9. Yam

    05/03/2010 07:46:06

    Pro zoológico já zé roberto!!! Ala das antas pra vc....

  10. Yam

    05/03/2010 07:41:34

    Sem terra? Indios e MST já são maiores latifundiários deste país….possuem 15% do território nacional……sem terra é o c.....

  11. Yam

    05/03/2010 07:34:05

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk........mto bom, mto bom mesmo.....acho que deveriam expôr esquerdopatas no zoológico....talvez ao lado das antas, ou dos chimpanzés....

  12. Yam

    05/03/2010 07:26:11

    É isso aí Felipe, esquerdopatas desejam, gostam e incitam a luta de classes e o preconceito o tempo todo, só não vê quem não quer. Eles são os reis do preconceito.

  13. Yam

    05/03/2010 07:21:53

    alemão de origem africana? esse eu pago pra ver!!! Tá em exposição aonde???

  14. Li Lee

    04/03/2010 16:25:46

    O problema é que ninguém faz nada. Quando alguém faz, aparece o coro dos descontentes dizendo que a tal ação não é suficiente. E continua todo mundo sem fazer nada "suficiente". Gente mais chatinha não?Parabéns ao Zoológico por fazer alguma coisa. Não interessa onde esse Espaço estivesse, nunca estaria bom, porque empreendedores, existem poucos, mas críticos...nossa mãe!

  15. Robson

    04/03/2010 16:04:19

    então vc tenta colocar uma lei que vai fazer nos respeitar! indios ficam bravo pq, os políticos são verdadeiros ladrões, bandidos, corrupto e marginais, que roubam vcs e todos nóis. vc vê o maior números de indíos presos no Brasil? quem estão presos na prisão é vcs, brancos, políticos......vc é muito muito louco da cabeça......filha da puta....

  16. Robson

    04/03/2010 15:53:13

    Vc é um verdadeiro preconceituoso, quem tem ser motro é vc filha da uma puta....

  17. Josival - AL

    04/03/2010 00:27:43

    Só faltou colocar o Senador Aldo Rebelo dando aulinha contando historinha dos índios. Eu heinnnn, que loucura!

  18. MARKUS

    03/03/2010 23:41:56

    Pow, qualquer pessoa que discorde do Salamotozinho e reacionario ne. Essa atitude sim e reacionaria. Na verdade vc disse bem quando fala que o autor consegue reduzir os temas, isso ele faz com extrema competencia. Se ser reacionario e ser parecido com Paulo Francis, Nelson rodrigues ou qualquer outro livre pensador, estou dentro. Reacionario que reage aos tolos, a mesmice desse coral esquerdoide que voce Jose Roberto infelizmente faz parte. Voce deve ser de esquerda e nao reacionario e deve torcer para o venezuelano Chavez! E viva a revolucao bolivariana ehheheheheheh

  19. José Roberto Silveira

    03/03/2010 21:04:00

    Sakamoto, parabéns pela lucidez. Discordo dos comentários que falam em superficialidade. É fantástico como você consegue reduzir algo tão complexo a um texto fácil de ser entendido por todos.Ignore os reacionários!Abraço.

  20. MARKUS

    03/03/2010 19:56:06

    Sakamoto, eu pensei que este tipo de raciocinio simplista e obvio que voce parece ter era uma coisa ocasional, mas nao, vejo que e uma constante. Claro que e importante uma exposicao como esta, ninguem em sa consciencia acha as tolices que vc afirmou em relacao aos indios. E uma homenagem entenda como tal. Entender como os indios vivem (no caso atual melhor dizer, como eles viveram, pois eles estao em franco processo de aculturacao) e importante amigo. Esse evento foi criado para que o debate va para outras esferas, como vc mesmo sugere (tv, etc...). Me espanta o quanto vazio e seu discurso, e olha, nem vem dizer que so porque acho isso sou a favor do desmatamento, matanca indiscriminada de animais, escravidao etc, por favor... Apenas acho vc muito fraco como jornalista e pensador do momento atual, mas vc e obrigado a escrever suas ideias neste espaco, e o que acontece e que acaba demonstrando a falta delas (ideias). Aqui vai tema que acho apaixonante como sugestao para voce> Queria saber se c acha que pessoas que hoje dizem que lutavam contra a ditadura, de fato queriam a democracia no Brasil. Qual sua opiniao (to falando a tua opiniao, nao vale ler no manual socialista antes heheh). Abracao

  21. Rosi Alves

    03/03/2010 19:43:11

    - Sakamoto, parabéns pela colocação!!!...só uma curiosidade, um zôo da Inglaterra agora tem uma fazenda vertical como uma atração à parte. A fazenda vertical é um projeto de sustentabilidade do próprio zôo e matéria obrigatória de segurança alimentar nas universidades de arquitetura.

  22. Conselho Indigenista Missionário CIMI

    03/03/2010 01:45:34

    Resposta à Roberto Cotesllo em seu questionamento (acima) : " Não entendi. vocês estão indignados com o Sakamoto por ter feito essa denúncia? ".Cimi SP= ao contrário, o texto de Sakamoto traz uma reflexão importantíssima. Gostamos da crítica.

  23. Conselho Indigenista Missionário

    03/03/2010 01:44:03

    Resposta à Roberto Cotesllo em seu questionamento (acima) : " Não entendi. Vocês estão indignados com o Sakamoto por ter feito essa denúncia?".Cimi SP= ao contrário, o texto de Sakamoto traz uma reflexão importantíssima. Gostamos da crítica feita por ele.

  24. Joao Milani

    03/03/2010 00:42:01

    O problema, minha boa gente, não é o espaço de discussão. É colocar uma oca, uma casa, em um local que simbolicamente pode gerar interpretação equivocada. Como o Sakamoto disse, a intenção foi boa, mas o resultado questionável.

  25. breno

    02/03/2010 18:54:28

    Leonel, não te conheço, percebi que escreveu defendendo o Sakamoto.Minha ofensiva talvez tenha sido em função de estar indignado com a repetição da mesma história - quem produz é nefasto, faz parte de uma elite de aproveitadores mal intencionados.Posso lhe afirmar que existem muitos produtores corretos e trabalhadores, que pagam impostos, respeitam as leis, sofrem com o clima, respeitam o meio ambiente e os trabalhadores, pagam corretamente os impostos, sofrem com as multinacionais e por isso não engolem o termo "elite" quando é utilizado de forma pejorativa.As vezes o que causa indignação é a vala comum em que todos os envolvidos com a produção de alimentos são colocados - bandidos exploradores, destruidores da natureza e defensores do trabalho escravo, que execram índios.Produtor é diferente de fazendeiro, que é diferente de ruralista, que é diferente de especulador de terras, etc.O que posso dizer ao Marcelo Job o "...só maneja..." dele é muito simplista e dá idéia de que quem planta não tem valor e também que ele não sabe o que fala, mas sabe do que gosta de comer.Vamos assim criando animosidades onde elas não deveriam existir e fugimos do drama dos indígenas.Sakamoto vá em frente, você tem um belo currículo. Procure separar o joio do trigo.

  26. Equipe de Educação Ambiental - Fundação Parque Zoológico de São Paulo

    02/03/2010 16:37:33

    Atualmente os objetivos de um zoológico vão bem além da simples exposição de animais para o lazer e o entretenimento do público visitante. A conservação, através do manejo adequado das espécies, a pesquisa científica e, principalmente, a educação, são aspectos fundamentais a serem contemplados por estas instituições.Dentro desse contexto, a Equipe de Educação Ambiental do Zôo de São Paulo vem buscando ampliar o leque de assuntos tratados em suas atividades educativas, para conscientizar a população e despertar o respeito por todas as formas de vida do planeta.O Espaço Abaré foi criado com o intuito de, por meio de um resgate cultural, mostrar como é possível viver de forma harmônica com a natureza, utilizando de maneira sustentável os recursos que ela nos oferece. Além disso, é um local onde professores podem encontrar subsídios para seu trabalho em sala de aula, já que, de acordo com a LDB de 10/03/2008, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.

  27. Roberto Cotesllo

    02/03/2010 13:41:38

    Não entendi. Vocês estão indignados com o Sakamoto por ter feito essa denúncia?

  28. Roberto Cotesllo

    02/03/2010 13:40:59

    Não entendi. Você está indignada com o Sakamoto por ter feito essa denúncia e, ao mesmo tempo, indignada com os comentários contrários ao Sakamoto? Não gostou que ele denunciou?

  29. Ceci

    02/03/2010 13:33:32

    Não somente a matéria como muitos dos comentários me deixou indignada, sou indígena do Nordeste mais precisamente da Bahia, o que piora ainda mais a discriminação com estes povos tradicionais, não sou acadêmica, mas sei o sufuciente para me colocar diante de pessoas desinformadas a respeito das tradições indígenas e desumanas ao tentar descaracterizar nossos direitos que garante nosso território que é conquistado a grandes esforços, pois seja a massa rural ou urbana quando elitista ao mesmo engajamento lutam pelos seus próprios interesse o capital o que provoca efeitos catastróficos nas pequenas populaçãoes. Podemos ter contatos e saber muito sobre a natureza, mas isso não nos faz de animais irracionais, somos seres pensantes, articuladores, intelectuais sabedores do bem o do mal, a evolução ou a estagnação da nossa sociedade não nos faz melhor ou pior, mas nos torma capazes de nos defender e buscar com afinco o que nos pertence ação que muitos acomodados da sociedade não faz, reeinvindicar seus direitos, então não reclamen quem os fazem, faça.

  30. Conselho Indigenista Missionário SP

    02/03/2010 12:25:55

    A matéria nos deixou indignadas com o modo como são tratados os povos originários de nosso país. Valeu o que você ressaltou com respeito aos direitos humanos e a luta pela terra.Para muitos, é mais fácil colocar em vitrine o exótico, do que enxergar a dura realidade em que vivem estas populações, sem terra, sem assistência dos órgãos responsáveis nas mais básicas necessidades, e enfrentando todo tipo de violência.É mais conveniente para eles tratar de temas que não atingem a raiz do problema do que fazer o enfrentamento da dramática situação da falta de terra e do genocídio que povos indígenas vivem no Brasil.Cimi Grande SP

  31. Marcelo Job

    02/03/2010 12:25:03

    Desculpe mas quem produz é a Terra em que tu plantas, tu só maneja a coisa toda, hhhhmmmm gerência ???????

  32. Li Lee

    02/03/2010 12:18:55

    Concordo com o Marcus, abrir a discussão foi um acerto, porém discordo com a comparação. Quando eu soube desse "Evento" no Zoológico, tive (muito) interesse mas ainda não tive oportunidade de visitar. Tenho ascendência indígena e infelizmente pouco sei a respeito de meus antepassados, será uma oportunidade de buscar minhas raízes. No Museu do Forte São João em Bertioga tem uma oca completa, eu visitei, adorei e não faria diferença alguma se estevisse lá, no Zoológico de São Paulo ou em um dos Museus Guggenheim.

  33. Leonel Ribeiro

    02/03/2010 00:02:47

    Caro Breno,Em nenhum momento o Sakamoto enquadrou produtor como bandido. Ele criticou a "elite rural que defende a diminuição dos direitos de populações, sendo contrária à demarcação de territórios indígenas". Em nenhum momento enquadrou produtor como bandido.Não entendi sua ofensiva. Você faz parte da elite citada? Por que a agressão desqualificando o texto?Att,Leonel

  34. Felipe Koury

    01/03/2010 23:19:01

    Peço licença ao jornalista Sakamoto para responder ao Lúcio Flavio de tal.Postei o comentário expondo meu pensamento, se ele é divergente do seu, aceite e contraponha se argumentos tiver.

  35. breno

    01/03/2010 20:25:46

    Lucio Flávio, não sou fazendeiro, nem quero ser, mas vivo da produção de alimento para os que estão na cidade.Tamanho não é documento, existem sem terras assentados produzindo e os que não conseguem produzir, grandes proprietários eficientes e outros especuladores.Procure adquirir conhecimento para saber a diferença entre, ruralista, fazendeiro e produtor.A discriminação dos que trabalham produzindo alimentos, julgando todos como bandidos, nefastos, etc é desprezível. Não é Sr. Sakamoto ?Como disse o Elísio mais acima "Respeito não se pede de joelhos".

  36. Palmerio

    01/03/2010 13:59:20

    que mundo esse cara apareceu , vai ler outra coisa, coisa best...

  37. Lucio Flavio

    01/03/2010 10:51:39

    Breno, você tem quantas centenas de hectares de terra? Se for fazendeiro, pelo menos tem desculpa. Se não, é só um defensor barato de ruralista.

  38. breno

    01/03/2010 10:23:51

    Sakamoto, com seu curriculo você não poderia escrever tão mal. Preconceituoso.Saia do seu confortável ninho e vá conhecer quem planta e cria neste país.Enquadrar produtores como bandidos é sinal de pouco conhecimento.Sobre os índigenas, são alegres, companheiros, convivo muito bem. São pessoas especiais e merecem respeito.Sobre políticos.... os bons são raros como os jornalistas capazes.

  39. Elísio Almeida

    01/03/2010 09:29:11

    Respeito não se pede de joelhos.Se "seu povo", como você diz, é tão bom, por quê não vão à luta como voce fez?Larguem a cachaça e vão à luta.

  40. Elísio Almeida

    01/03/2010 09:25:19

    Por isso tudo o índio está acabando...

  41. Elísio Almeida

    01/03/2010 09:23:18

    O atual governo federal fez pior ao criar um enorme zoológico na Serra do Sol.Só não pode visitar…Nem Stalin teria feito melhor.

  42. Rodrigo

    01/03/2010 09:17:11

    Vale lembrar que um índio inicialmente é um silvícola. A FUNAI está preservando uma aldeia na região amazônica que supostamente está isolada e que preserva todos os costumes originais sem acesso a qualquer tipo de civilização exceto o avistamento de aeronaves. Acredito que transferir a oca para um museu seja mais adequado. O problema visto é apenas o local que ela foi colocada.

  43. Elísio Almeida

    01/03/2010 09:15:37

    O atual governo federal criou um enorme zoológico na Serra do Sol.Só não pode visitar…Nem Stalin teria feito melhor.

  44. Elísio Almeida

    01/03/2010 09:14:09

    Vá para os EUA e veja se els vão te enxergar como branca...Lá você é latina, não branca. Não importa que você seja da cor do leite.

  45. Elísio Almeida

    01/03/2010 09:10:43

    O atual governo federal fez pior ao criar um enorme zoológico na Serra do Sol.Só não pode visitar...Nem Stalin teria feito melhor.

  46. FERNANDO NARUMIYA

    01/03/2010 09:01:21

    GOSTEI MUITO DO TEXTO. PARABENSMORO NO JAPAO HA 20 ANOSNESSE PERIODO VI MUITOS ATOS DE PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇOESQUE PODEM SER COMPARADOS A ESSE REFERENTE AOS INDIOSNO MEU CASO AQUI, EU E MUITOS OUTROS BRASILEIROS SOMOS OS INDIOS !!!!!!!!!!!!!!

  47. Wiliam Sawaki

    01/03/2010 08:21:01

    Ok, é errado.Mas quem no mundo pode servir de exemplo para essa questão?Americanos que dizimaram os indios?Ingleses que oprimiram os aborigenes australianos?Espanhois que....melhor nem comentar...Ou nós, que graças a deus ainda temos tribos que nunca tiveram contatos com a civilização?Acho que o problema principal não está no modo como vemos os indios e sim o que é melhor para eles!!!

  48. ANTONIO

    01/03/2010 07:52:45

    O raciocínio é o seguinte: Índio (o "coitadinho"), não pode botar no zoológico (suprema ofensa). Já a "elite rural" (os malvados), pode (eles merecem). Qual é a diferença, do ponto de vista da razão e da lógica, aceitar que se coloque alguém num zoológico porque faz parte da "elite rural" e não aceitar a mesma coisa porque a pessoa em questão é um índio?Este bom-mocismo de araque não engana mais ninguém, não é mesmo?Sakamoto, você acha que há alguém querendo tirar direitos dos índios? Pois você está absolutamente correto: EU sou uma dessas pessoas que gostariam de ver os índios sem direito a chacinar brancos e ficarem impunes, sem direito de invadir prédios públicos, sequestrar e torturar brancos (como eu) e ficar impunes, sem dirito de contrabandear ouro e outros minerais nobres e ficarem impunes, sem direito de explorar madeira predatoriamente e abrigar verdadeiras quadrilhas (o MST, por exemplo), e em troca ganharem aviões, Hilux e outros mimos, sem direito a estuprar brancas (como minhas irmãs) e ficarem impunes...E, para finalizar: não vá ficar muito chocado mas eu já vi, com estes olhos que a terra há de comer, no Natural History Museum, em Nova Iorque, uma exposição de animais extintos e em extinção em que era retratada uma família típica de classe média branca. Muito bacana. E não me senti ofendido e nem vi ninguém indignado.

  49. Delei Duarte

    01/03/2010 06:51:14

    K k k k k k k k k kk.......Uau ha ha aha shuauuauauauakkkkkkkkkk.....Voce tem odio do cara, so porque ele e' politicamente correto.Tambem nao gosto muito dos politicamente corretos e me bolei de rir ao ler seu comentario. Tem umas tiradas maneiras.Mas o Sakamoto argumentou corretamente. Nao esta certo transformar seres humanos em atracao de zoologico. Indios sao seres humanos iguais a voce. Ou seja, voce e' igualzinho a um indio.

  50. Palmerio

    01/03/2010 06:04:53

    é a nova forma de ensinar, ENJAULADOS !!!!!!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso