Blog do Sakamoto

Tem gente em festa com a morte de Saramago

Leonardo Sakamoto

Os comentários que saíram no jornal oficial do Vaticano “L'Osservatore Romano'' sobre Saramago mostram que a igreja católica realmente não mudou muito nos últimos séculos. A diferença foi o verniz de modernidade para se adaptar aos novos termpos: os ritos de inqusição não são mais em latim e, agora, são divulgados por meios de comunicação para todo o planeta, instantaneamente.

Imaginei mesmo que algum cardeal ou bispo iria aproveitar o passamento do escritor para dizer que ele, um comunista comedor de criancinhas, levava a cabo uma cruzada contra o cristandade. Creio que o próprio, se pudesse ver tudo isso, iria pedir que mais bravatas fossem ditas e se divertir muito – da mesma forma que nos fez rir – dos dogmas e de seus defensores.

Em uma das tiras do personagem “Deus'', do cartunista Laerte, um desregrado e ateu chega ao céu e é bem recebido pelo todo-poderoso. Uma outra, que seguiu todos os mandamentos, vê a cena e reclama que teve uma vida de abnegação enquanto o novato viveu na esbórnia mundana e acha injusto que ambos dividam o mesmo céu. No que Deus retrucou algo do tipo: “o mesmo não, eu criei um céu para pessoas legais como ele que está logo ali ó''.

Se existisse algo sobrenatural como o céu, Saramago iria para o cantinho do pessoal legal enquanto parte considerável da estrutura da igreja ficaria na sala de espera (me vem à mente a imagem criada por Ariano Suassuna no Auto da Compadecida para ser bem exato).

Será que o “L'Osservatore Romano'' quando define Saramago como um intelectual aprisionado em sua confiança profunda no materialismo histórico, não percebe que não está criticando, mas fazendo o maior elogio possível ao homem? Se mais pessoas fossem assim, o mundo seria um lugar melhor para se viver.

O Evangelho Segundo Jesus Cristo foi um dos melhores livros que já li do autor, pela provocação. Por isso, seria difícil imaginar que a igreja não iria sapatear sobre as cinzas do homem que transformou em literatura de qualidade o fato de Jesus ser humano (e ter feito amor com Maria Madalena) e deixado a entender que o problema não era o diabo mas alguém mais acima?

Bem, não quero usar este espaço para gritar com aqueles que não escutam. E a humanidade merece seus dias de luto por ter perdido Saramago – mesmo que alguns não percebam isso.

Mas se a igreja usasse a mesma virulência instantânea com a qual atacou o escritor para criticar os padres comedores de criancinha, o papa Ratzinger não teria que, agora, pedir tantas desculpas ao mundo.

  1. Saramago no Osservatore Romano e no Amálgama

    31/01/2011 15:59:09

    [...] devia ter causado surpresa a ninguém. Se você quer ler alguma coisa sobre aquilo lá, sugiro o post de hoje do Leonardo Sakamoto, jornalista com experiência na lida com latifundiários que escravizam e desmatam, políticos que [...]

  2. Maysa Leão

    18/12/2010 17:41:40

    Concordo absolutamente com o que foi tratado no post, acho inclusive, desrespeitosa a postura da igreja, em relação aos ateus e agnósticos que são deveras discriminados. Discriminação encontrada em comentários como o de Abulafia, que associa o ateísmo à amargura e desesperança no mundo, enquanto sabe-se que grande parte das guerras, injustiças cometidas contra pessoas como no caso Shakiné advém de fanatismos religiosos. Então, meu caro, Abulafia embriague-se do que te dá esperança e conformismo. Triste é perceber pelos comentários que certas coisas nunca mudam e nunca irão mudar. Sabe-se de toda imundície e de toda barbárie praticada pela ICAR. Contudo, pouco é dito. Pedem perdão por conta dessas atrocidades e fim. É como se o assunto devesse ser encerrado para sempre. Se torna velado e a instituição imaculada novamente. Isso me lembra o que ocorre em eleições, onde as massas meramente esquecem toda a injustiça que tem sofrido, todo o absurdo que os governantes praticam por se conformarem com discursos que pregam a estagnação. As barbáries continuam, os abusos também. Alguém mencionou uma crítica ao estilo de vida levado por Saramago nos últimos anos. Pois seria uma contradição, vindo de um comunista. Essa é, de fato, uma crítica, digamos, relevante. Quase todo o resto exprime estupidez e intolerância. Vi aqui, pessoas defenderem a ICAR como defenderiam a si próprias, a rogar pragas. E não consigo deixar de ver que essas pessoas direcionam essas críticas para sua própria estupidez! Resguardadas as minhas opiniões pessoais a respeito da fé, procuro respeitar a crença e os valores de cada um, mas confesso que é difícil aceitar que não tenham havido evoluções significantes no modo de pensar das pessoas e que, por enquanto, continuamos vivendo na nossa moderna era medieval.

  3. Global Voices em Português » Brasil: Crítica à posição do Vaticano sobre a morte de Saramago

    04/07/2010 23:22:48

    [...] Sakamoto critica a posição do Vaticano sobre a morte do escritor português e prêmio Nobel José Saramago. Ele [...]

  4. Global Voices in English » Brazil: Critic to Vatican’s position on the death of Saramago

    04/07/2010 21:51:48

    [...] Sakamoto criticizes [pt] Vatican's position on the death of portuguese Nobel Prize winner José Saramago. He says [...]

  5. Antonio

    29/06/2010 14:07:38

    O Verdadeiro Senhor Jesus Cristo, (não o cristo do evangelho herege do Saramago), ja explicou quem vai para o céu e quem vai para o Inferno ...É só ler o Evangelho de João (o verdadeiro por favor), Capitulo 3.Quem Crer no Filho de Deus, Jesus Cristo, não sofrerá julgamento, estará Salvo ... e no Paraiso ..Quem não Crer no Filho de Deis, Jesus Cristo, TAMBÉM NÃO PRECISARÁ de julgamento, pois já está condenado naturalmente ....Tão simples quanto isso, quer gostem, Laerte, Saramago ou quem quer que seja ...

  6. Adriano

    28/06/2010 14:59:40

    sakamoto, vc é um verme

  7. hoellish

    25/06/2010 15:11:08

    Os ateus são sempre os chatos,bobos,feios e tem cara de mamão.E os que se acham "salvos",iriam pro céu,caso ele existisse,mas COM ESSA ARROGÂNCIA TODA?

  8. hoellish

    25/06/2010 15:08:27

    José Antônio.O Rodrigo esta apenas SUPONDO .Esta dizendo que o deus bíblico ,caso existisse seria cruel.Quando vc esta fazendo uma suposição,não significa que acredite nela,esta apenas ilustrando para melhor apresentar as contradições que não são deles.

  9. hoellish

    25/06/2010 14:57:06

    Quem é o Vaticano pra julgar alguém mesmo???Se hipocrisia matasse,eles cairiam fulminados.O exemplo que uma instituição está em ruínas é quando começam a "chutar cadáveres".

  10. Luiz Carlos Teixeira

    25/06/2010 12:58:48

    Prezada Izabel: Não se espante por ter Sakamoto o titulo de doutor e dizer tantas asneiras como faz o "japa", ele aprendeu no "cursinho" de Dr que quanto mais "asneiras" se diz da Igreja maior é a reputação do "Dr".Acreditando nisso e de "patas" juntas SAKA desfere coiçes e patadas na Igreja .Pena que ele como um virús se aloja no corpo da Igreja e a ataca covardemente.Como um virús quer leva-la a morte.Pobre e blasfemador Sakamoto, vai ter o mesmo fim que Saramago e a Igreja seguira seu curso como já havia prometido o Filho de Deus. O ódio de Sakamo e seus seguidores nada abala a fé dos que confiam nas promeças de Cristo.

  11. Luiz Carlos Teixeira

    25/06/2010 12:44:18

    Ao Rodrigo: Você é um ótimo exemplo de um ateu ignorante e bajulador de assassinos socialistas.Fique com Sakamoto, Saramago e vai ser mais um belo "esterco" para sua materialista e breve "existencia".Alias espero que você não ache muito quente o lugar para onde ,acredito, que vai viver sua eternidade. Alias ,sobe no barco do Sakamoto assim chegam mais rápidos na eterrrrniddaddeeeeeeeeeeeeeeee.

  12. Luiz Carlos Teixeira

    25/06/2010 12:30:34

    Ao Fabio: Mas eis ai um carinha parecido com o "japa" Sakamoto, critica o Brasil(SAKA critica a Igreja), mas não tem coragem e ombridade de abandonarem seus conformismo.Ou seria covardia???????

  13. Jorge Antunes Aguiar

    25/06/2010 12:25:42

    Ao José Antonio:Brilhante seu comentario, já temos muito autores mediocres escrevendo "lixo" que são chamados de literatura.Mediocres e loucos como Saramago temos aos montes por ai , sua morte pelo menos vai reduzir um pouquinho essa mediocridade levada a publicações "lixo".Já foi tarde.

  14. julia d'amore

    25/06/2010 00:16:18

    Eviva! Saramago morreu! Foi tarde! Que o Diabo o leve a ele e à literatura esdruxula e sem graça desse mentecapto dos infernos. O Vaticano deveria ter feito um Grand Gala!!!

  15. Luiz Carlos Teixeira

    24/06/2010 19:34:56

    Ao El Vilela: O senhor deseja que Saramago VÁ em paz, mas não disse para onde......eu só desconfio para onde ele já foi, mas não tenho certeza.O senhor sabe? O senhor disse que ele merece todo nosso "respeito", me exclua dessa por favor.O senhor e SAKAmorto "babam" e rasgam elogios a esse verme que hoje está bem acompanhado de seus irmãos(vermes) em baixo da terra

  16. Jorge Antunes Aguiar

    24/06/2010 15:33:49

    Saramago morreu, que Deus o tenha. Mas ele não acreditava em Deus. Que sua pobre alma possa ser salva. Mas ele não acreditava em alma, salvação, céu, inferno.... Bom pelo mesnos para esterco ele serve? Nisso ele acreditava

  17. Hector

    24/06/2010 12:51:07

    Ao Ricard, sim, para dar aulas em uma Universidade CATÓLICA deve-se respeitar a doutrina católica, já que tal Universidade possui vínculo com a Igreja Católica que a rege (existem documentos sobre isso)...Quanto à dizer que os casos de pedofilia por padres é incomparável com outras "classes", se quizer posso enviar a seu e-mail fontes de jornais locais e fontes policiais sobre casos de pedofilia envolvendo pastores protestantes, rabinos judaicos, e outras "classes" de pessoas em número tão alto ou superior ao de padres... agora a perguntar que não quer calar: Por que será que só se noticiam casos de pedofilia por padres?? Estranho não??

  18. Eu

    24/06/2010 11:33:04

    É fácil falar mal da Igreja quando ela paga seu salário sem reclamar, não?

  19. Eduardo Gomes

    24/06/2010 09:02:48

    Pra que vou querer conhecer mais sobre Saramago e seus problemas com o Catolicismo?Quem do Catolicismo se preocupou em querer fazer duelo de polêmica contra este senhor, como outrora o grande jesuíta Pe. Leonel Franca se dedicou em suas obras a refutar o protestantismo e os erros modernos?... Não conheci ninguém que quis ter duelo com Saramago! Sua obra nem foi sequer objeto de análise crítica por parte da Congregação para a Doutrina da Fé.A resposta é simples: SARAMAGO NUNCA TEVE CAPACIDADE DE SER INIMIGO DA IGREJA!

  20. Hoellish

    24/06/2010 01:11:07

    É quando vejo pensamentos como esse,que ainda tenho esperanças na humanidade.Chegará o dia,em que ser um livre pensador não será uma ofensa ou razão para pena.

  21. Izabel

    23/06/2010 22:35:08

    Como pode um jornalista e doutor afirmar ser fato (!!!) que Cristo teve relações sexuais com Maria Madalena? Que tipo de profissionalismo é este, caro doutor? Espera-se de alguém com sua qualificação que não afirme por fatos informações que são meramente fruto da imaginação de alguns escritores de ficção.

  22. marco bento

    23/06/2010 18:34:58

    sao uns pedofilos,isso sim

  23. Fabio

    23/06/2010 16:12:38

    Vendo os comentários dos cristãos neste artigo publicado pelo nosso amigo, me deixa com mais certeza e mais medo, de um dia ter que voltar para o Brasil.Desde qdo este deus citado na bíblia, é o deus criador de tudo e de todos?Desde qdo este deus é o correto?Desde qdo as pessoas que nw acreditam neste deus, são infelizes?É uma grande falta de conhecimento e noção, dizer tais coisas. Já que existe muitos países, crenças e religiões que acreditam em outros deuses, nações que são considerados ateu, como Japão, Suíça, Dinamarca e outros países com uma alta porcentagem de ateus, que são um exemplo para o mundo. Onde nw existe violência e impunidade.Agora vejo exemplos como Brasil, EUA e outros países considerados cristãos, onde a violência e a impunidade toma conta.Agora qual povo é mais feliz? rs Qual povo vive melhor?Vejo exemplos de países religiosos, seja ela cristã ou muçumana, seja qual for... onde são os piores países para se morar.Abrem suas mentes!

  24. Nakashima

    23/06/2010 01:23:02

    "Comedores e destroçadores de almas" Acredito que você precisa urgentemente banir filmes de terror da sua lista. Isto está lhe deixando um pouco sem noção. Julgamento barato não tem valor coleguinha..

  25. Carlos Lago

    23/06/2010 00:12:44

    Se deus existisse sentiria vergonha da ICAR e do que andam fazendo em seu nome.

  26. Rafael Melo

    22/06/2010 22:41:20

    Quem vc acha q é p/ recomendar alguém a fazer alguma coisa, seu estúpido, sem educação, arrogante e prepotente?Se vc tem os seus posicionamentos e crenças, bom p/ vc. Eu tenho os meus, e vc, sr. Leonardo Bruno, q se camufla atrás desse seu pomposo nick, e como homem d imprensa, exijo q respeite os meus.A interpretação q vc dá aos jornais q lê não pode nem deve ser igual a d tds. Vc não é dono da verdade, embora acredite q seja. A verdade q vc absorve do q lê e consome é diferente da q eu apreendo. E não abro mão dela, principalmente se for por imposição d um ser ditatorial d pensamento e mesquinho d conduta democrática como vc.

  27. mente sana

    22/06/2010 22:10:48

    Palavras, ai, palavras, que estranha potência a vossa....Umas elucidam, outras corroem, outras ofendem e muitas se digladiam sob a égide da liberdade, do respeito às palavras alheias. Palavras que são as pontes entre as mentes maravilhosas dos homens, os quais , salvo algumas exceções, desconhecem o poder da delicadeza, da beleza do que deveria estar contido nos corações dessas mentes brilhantes." A boca fala do que o coração está cheio".Li com surpresa todas as opiniões até então. Saúdo as que conseguiram manter a ética, de que tanto falam os ateus. Para além da razão, importa saber exalar o perfume humano. Que as nossas palavras consigam transitar entre o racional e o belo.

  28. José Antonio

    22/06/2010 21:30:50

    Caro Alberto, lê novamente o texto do Rodrigo e irás perceber que é contraditório. Ao mesmo tempo que diz que Deus não existe afirma menos de uma frase abaixo que Deus não é fiel. Pobre Rodrigo. Os ateus são assim, postulatórios, ou seja, Deus não pode existir. O argumento de que Deus não existe parte sempre da premissa de que Deus existe. Chega a ser risível.

  29. José Antonio

    22/06/2010 21:23:26

    Wellington, muito própria a tua manifestação. O problema é que esses intelectualóides perdem a razão e vão muitas vezes contra aquilo que defendem quando resolvem atacar gratuitamente a Igreja Católica. A propósito, será que quando atacam a Igreja não estão verdadeiramente revelando o que são, ou seja, intolerantes, obscurantistas e totalitários? O professor doutor Sakamoto poderia pelo menos ser coerente e não dar aulas nesta instituição que se orienta por um pensamento do qual ele é totalmente contrário. Se é desonesto intelectualmente em suas críticas pelo seja honesto em sua postura.

  30. José Antonio

    22/06/2010 20:09:17

    Não pelo fato de sua morte, mas porque teremos menos livros ruins para ler.

  31. maria ines

    22/06/2010 18:06:03

    Sakamoto, essa do aborto foi uma sakada. Ainda bem. É isso mesmo, acho que o Serra, até então meu candidato, foi terrível ao dizer carnificina. Coitado, foi só pra não espantar os eleitores católicos. Mas fodam-se todos. Estamos aí abortando e a saúde pública não nos atendendo. Não, assim não, Serra!!!!

  32. Jones

    22/06/2010 15:55:01

    Diz o comentarista "Uma instituição com mais de dois mil anos de existência" como se isso fosse o passaporte para o pleno acerto ou o pleno perdão. Esquece-se que a Igreja de 2000 anos, perseguiu, obrigou, torturou, roubou e matou em nome de DEUS. Hoje, come criancinhas, e escondem a sujeira debaixo das batinas.SANTA IGNORÂNCIA!!!O vaticano precisa ser criticado sim, e muito mais do que o é, mesmo a despeito dos religiosos honestos que não são poucos.

  33. Alberto Rodrigues de Oliveira Neto

    22/06/2010 13:17:19

    Rodrigo, porque você não O vê, não quer dizer que Deus não exista. A luz continua existindo mesmo diante de cegos.

  34. Denize

    22/06/2010 13:15:44

    gente, até Freud enfiaram no meio... e o pior: nada a ver com nada!aff...E mais, to fudida! acho que vou ter que sair da PUC também, só pq não sou católica...

  35. Rosi

    22/06/2010 11:04:35

    Na verdade, não deveríamos perder tempo discutindo isso. Se há alguma coisa que realmente não interessa é a opinião da igreja sobre Saramago. Ganharíamos mais, muito mais prazer com certeza, conversando sobre a obra maravilhosa que ele nos deixou.

  36. Rosi

    22/06/2010 10:54:33

    Seu argumento é muito frágil, se chega a ser um argumento. O fato de outros profissionais, professores, médicos e etc também cometerem pedofília em nada se equipara às acusações que tem sido feitas à igreja romana. Esta sabia, pela sua hierarquia, do que acontecia e acobertava. Você conhece casos de acusação de pedofília a médicos ou professores que não foram levados à justiça? Nesse caso, é sua responsabilidade denunciar isto.Observe o número de pedidos de desculpa que a igreja romana tem realizado ao longo do século XX e verá do que as pessoas estão falando.

  37. Rodrigo Freitas

    22/06/2010 09:51:00

    Largue a mão de ser bitolado. Eu já li Irmãos Karamasov diversas vezes e nem por isso deus passou a existir. O que Aliocha tem a ver com a existência deste ser estranho e sacana. Como deus não existe, importa é que ser humano se preocupa somente com ele e com o mundo que habita. Largue mão de deus e busque o mundo. deus não é fiel, deus é cruel, pobres cristãos!Força no leme, sakamoto! Não tema atravessar o mar de ignorância religiosa!

  38. Verónica

    22/06/2010 09:42:39

    Você é ótimo!!! Como eu concordo com você em todos os textos que aqui tenho lido!!!! Adorei muito!!!Saramago foi um escritor muito bom. Ele, sempre crítico com as injustiças da igreja e de outros tipos, defendeu seus ideais até a passada sexta feira.Compartia muitas idéias com o português, especialmente as relacionadas com a igreja (uma instituição que domina de jeito que nem dá para a gente perceber e que se aproveita de maneira cínica da fé de todos os que acreditam num deus 'todo-poderoso'. A minha pergunta é que se tão poderoso é, por que é que seguem acontecendo atrocidades no mundo? Se fosse quem de usar seu poder para ajudar aos fieis, seguro que Jonas agora estava jogando futebol, mas tristemente não é assim).O seu falecimento é uma perda para a literatura pero também para a filosofia contemporânea.

  39. Verónica

    22/06/2010 09:37:56

    Você é ótimo!!! Como eu concordo com você em todos os textos que aqui tenho lido!!!! Adorei muito!!!Saramago foi um escritor muito bom. Ele, sempre crítico com as injustiças da igreja e doutros tipos, defendeu seus ideais até a passada sexta feira.Compartia muitas idéias com o português, especialmente as relacionadas com a igreja (uma instituição que domina de jeito que nem dá para a gente percever e que se aproveita de maneira cínica da fé de todos os que crem num deus 'todopoderoso'. A minha pergunta é que se tão poderoso é, por que é que seguem acontecendo atrocidades no mundo? Se fosse quem de usar seu poder para ajudar aos fieis, seguro que Jonas agora estava jogando futebol, mas tristemente não é assim).O seu passamento é uma perda para a literatura pero também para a filosofia contemporánea.

  40. Rodrigo

    22/06/2010 08:34:58

    Hipácia de Alexandria Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força.Resumindo é isso que a maioria das igrejas fazem.E o amigo imaginário das grandes religiões.Ameaças de tortura eterna a seu semelhante, somente alguns "deuses" podem proporcionar esse sentimento maravilhoso a seus seguidores. TRISTE.

  41. Pedro

    22/06/2010 08:12:37

    Os patrulheiros ideológicos não toleram críticas aos seus ídolos de barro. Não é porque o Saramago morreu que eu vou passar a concordar com as suas idéias equivocadas e admirar o seu estilo de redação espalhafatoso.

  42. JOTA

    21/06/2010 21:58:31

    sakamoto concordo em parte com vc .a igreja catolica tem seus pecados e não são poucos. mais tambem o sr saramago não tem rasão em tudo,aliais acho os itelctuais ,imortais muito pedantes, arrogantes.geralmente se acham dono da verdades e da rasão, não é bem assim.

  43. jota campo grande

    21/06/2010 21:47:39

    SAKAMOTO ACHO Á IGEJA CHEIA DE FALHA. JA FUI CATOLICO PRATICANTE HOJE NÃO SOU MAIS, POR MUITAS COISAS QUE ACONTECEM NA IGREJA CATOLICA.QUANTO AO SARAMAGO ELE COM CERTEZA TEM SEU MERITO, MAIS QUE ACHO GRAVE É DAR AO INTELECTUAIS O MERITO DE TUDO. O SARAMAGO COMO TANTOS OUTROS ESCRITORES IMORTAIS, ELE NÃO SABE DE TUDO OU FAZEM TUDO CERTO.MUITOS DELES SE ACHAM MUITO MAIS DO QUE É NÃO TEM NENHUMA HUMILDADE.

  44. Jamilly

    21/06/2010 20:40:48

    Uauuu...Polêmico o post de hoje...Válido pelo debate.Mas, como disse Cato: ..."velha e impossível,essa de analisar a produção artística das pessoaspela sua posição ideológica".Saramago foi grande em sua obra.E para mim, uma perda.Mas sua obra...como de tantos outros escritores será eterna.Vamos aproveitar para conhece-la.

  45. Jamilly

    21/06/2010 20:40:29

    Uauuu...Polêmico o post de hoje...Válido pelo debate.Mas, como disse Cato: ..."velha e impossível,essa de analisar a produção artística das pessoaspela sua posição ideológica".Saramago foi grande em sua obra.E para mim, uma perda.Mas sua obra...como de tantos outro escritores será eterna.Vamos aproveitar para conhece-la.

  46. Felipe

    21/06/2010 20:05:52

    Wellington, você errou no tom de sua crítica. Acontece que até os católicos hão de convir, as delcarações do jornal foram uma gafe, inoportunas. o problema é tofa a estrutura arcaica papal. É simples. A igreja católica não se modernizou, ficou para trás. Isso na verdade é ruim, lembrando que não sigo religião nenhuma, apenas minha fé, porque abre espaço para o fanati$$$$$$mo dos neo-petencostais.

  47. Gerci Monteiro de Freitas

    21/06/2010 19:15:59

    Cleide, calma, não fique triste, você está assim só porque tocaram no calo do PT e gangue? Relaxa!

  48. Gerci Monteiro de Freitas

    21/06/2010 19:10:46

    Que Besteitra! Quanta bobagem em tão poucas palavras!

  49. Bosco

    21/06/2010 18:55:31

    Se você acha que foi apenas um escândalo de pedofilia na igreja eu te aponto varios Padres de Teresina que não fazem parte dessa inofensiva estatistica na qual você você transformou esse hediondo crime, os quais continuam a praticarem abusos impunimente. Desfilando em super mercado com seus namoradinhos. Quanto as outras pessoas, que praticam crimes, elas são punidas pela justiça e não são padres, não tem a responsabilidade de educar as crianças indefesas.

  50. Gerci Monteiro de Freitas

    21/06/2010 18:51:48

    Prof. Claudemir, se karl marx fosse vivo nos dias de hoje, muitos de seus pensamentos seriam revistos, como muitos de seus conceitos foram revistos, especialmente se tratando de Hegel, acho que isso o senhor deve ter ensinado para seus alunos. Karl Marx e Engels eram pessoas inteligentes e teriam o tino, o time para perceber quando suas teorias não se enquadram bem na prática, pense bem professor, só os inteligentes têm o poder aceitar novas teses e rever seus conceitos, Karl Marx já deu prova disso e os senhor como professor deve saber disso, se não sabe eu tenho dó dos seus alunos.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso