Blog do Sakamoto

Favoritos em 11 estados assinam compromisso contra escravidão

Leonardo Sakamoto

Candidatos a governos estaduais de todas as unidades da Federação foram convidados a aderir à Carta-Compromisso contra o Trabalho Escravo ao longo da campanha. O documento, elaborado pela Frente Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, acabou sendo assinado por 26 candidatos ao cargo de governador. Ao todo, líderes nas pesquisas de intenção de voto em 11 estados (Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo e Sergipe) se juntaram ao compromisso.

De acordo com a cientista social e jornalista, Thaís Brianezi, que coordenou a coleta de assinaturas, a carta apresenta obrigações como não apoiar empresas que tenham utilizado mão-de-obra escrava ou infantil e a garantia de que o candidato irá renunciar ao eventual mandato caso seja descoberto o crime em suas propriedades.

A carta é um protocolo de intenções e não tem força legal, mas é uma forma do eleitorado cobrar seus representantes – o que se torna importante em uma eleição em que ''programa de governo'' foi peça de ficção.

Segue a lista dos candidatos a governo que assinaram, por estado:

Amazonas
Omar Aziz – PMN
Alfredo Nascimento – PR

Bahia
Jacques Wagner – PT
Marcos Mendes – PSOL

Ceará
Cid Gomes -PSB
Lúcio Alcântara – PR

Goiás
Marconi Perillo – PSDB

Espírito Santo
Brice Bragato – PSOL

Maranhão
Roseana Sarney – PMDB
Jackson Lago – PDT
Flávio Dino – PCdoB

Mato Grosso
Wilson Santos – PSDB

Mato Grosso do Sul
Zeca do PT – PT
André Puccinelli – PMDB

Minas Gerais
Hélio Costa – PMDB

Pará
Simão Jatene – PSDB
Ana Júlia Carepa – PT

Paraíba
Ricardo Coutinho – PSB

Paraná
Beto Richa – PSDB

Piauí
João Vicente Claudino – PTB
Wilson Martins – PSB
Sílvio Mendes – PSDB

São Paulo
Paulo Bufalo – PSOL
Geraldo Alckmin – PSDB
Celso Russomanno – PP

Sergipe

Marcelo Déda – PT

Em âmbito nacional, conforme já divulgado aqui, assinaram (em ordem de adesão): Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Ivan Pinheiro (PCB) e Dilma Rousseff (PT). A carta nacional foi enviada a todos os candidatos e foram realizadas gestões com suas coordenações de campanha pela adesão.

  1. Zanoni

    02/10/2010 08:37:37

    Operação muito conveniente, às vésperas da eleição.

  2. Soraia

    01/10/2010 20:58:22

    Oi Márcia Valéria,não levo a mal seu comentário. Só não tive tempo para traduzir o conteúdo que compartilhei. E, interessantemente, estou mesmo estudando questões identitárias que associam língua e nação...Abraço,

  3. Urbano

    01/10/2010 18:48:12

    Um candidato como o Hélio Praga do Egito Costa assinar essa lista adianta alguma coisa?

  4. Marcia Valéria

    01/10/2010 18:42:33

    Ola SoraiaDe todas as formas de desrespeito ao que representa a cidadania brasileira é aquela em que nossa língua não é reconhecida como expressão de amor ao nosso país, a nossa nação. Não leve meu comentário ao lado oposto, pois não odeio ou repudio outro idioma, só acho que estando em um blog brasileiro, onde brasileiros de uma maneira geral lêem seu conteúdo, nada mais natural do que o uso de nosso idioma portugues-brasileiro para reafirmar nossa identidade sócio-cultural e nos reafirmarmos (apesar de tudo) como nação.

  5. Soraia

    01/10/2010 17:08:34

    Ludmilla,obrigada por comentar. Não entendi a "educação dos animais"... Agora que de boas intenções o inferno está cheiiiinho...E penso haver uma diferença entre o superman catarinense e o rescue team of an environmental group. Se de um lado temos aqueles que resgatam/libertam, do outro lado temos aqueles que são resgatados/libertados. O caso narrado por você me fez pensar naqueles que não querem/recusam ser "libertos" do que os "prende" e podem agredir, ferir e/ou matar, seus "libertadores" super bem intencionados.A aceitação ou não dessa recusa continua transformando a vida dos envolvidos na situação, não é?Concordo com você: triste cena.

  6. Fernando

    01/10/2010 16:16:48

    Trabalho escravo : e o sujeito ainda acredita na tal senhora do Pará Carepa é gente boa porque assinou este documento ???...Esta é a maior prova de que este documento NAO VALE NADA , a não ser se transformar em mais uma ferramenta de politização partidária do sr Leonardo aí ... Pará, o maior Estado da Federação em termos de trabalho escravo !!! E a Da Carepa assina ( afinal assinou tanta barbaridade durante 4 anos que mais uma mentira não vai fazer cócegas ).Sinceramente : eu não sei se o Dr Sakanagem é grande mal- intencionado ou se é apenas mais um babaquinha mesmo !

  7. Raissa

    01/10/2010 15:08:06

    Moisés, a Marina tbm não assinou (nem o Serra). Sintomático?

  8. Miriam

    01/10/2010 14:32:04

    O que eu faço se meu candidato não está nessa lista? Mando um e-mail para ele? Você tem certeza que colocou todo mundo? Não falta ninguém?

  9. Maria Alice

    01/10/2010 13:54:26

    Leia-se, Olá SAKAMOTO !

  10. Maria Alice

    01/10/2010 13:52:31

    Olá Sakamo !Gostei das boas novas. Antes um protocolo de intenções, do que nada, não é verdade ? Os meus candidatos nessa eleição assinaram. Ufa! Tem um que eu já votei, aqui em São Paulo, que depois que foi ficando careca, foi ficando omisso. Quando penso nele, lembro daquele desenho do "moita" dos cursinhos. Explico: aquele que ficava olhando em cima do muro, com dois fiapos de cabelo em pé. Este não assinou, mas ainda bem que não voto mais nele. Pelo visto, ele aderiu a ideologia dos que $ó querem o puuuder. Disse. No mais, abraços.

  11. Maria Alice

    01/10/2010 13:25:25

    Antonio,O velho rabugento de 30 anos, foi figura de linguagem. há, há, há !Pelo que pude depreender, o Roberto Dias não teve essa intenção.Ele sabe que quem tem alma jovem, é jovem até com 100 anos. Caso contrário, se é velho até com 20 anos. Na minha leitura, ele quis também questionar o fato de que o Rogério, apesar de 30 anos, não vota por quê ? Tipo: sarcasmo cidadão. Diz aí, Roberto, se a minha leitura está certa ou não. Ou seja, foi isso ?

  12. Ludmilla

    01/10/2010 13:24:04

    Nossa, que bonitinho !!Aqui em SC houve um caso de um infeliz que tentou fazer o mesmo, mas o animal não era tão cordato, tampouco parecido com um ser humano, como os animais estado-unidenses. Acabou atacando o moço, que perdeu o braço direito e a perna direita da coxa pra baixo.Cena triste.

  13. Blog do Sakamoto

    01/10/2010 13:11:42

    Gi, tudo bem?Valeu pela visita. Concordo com você. É que eu estava fora e deixei passar alguns mais, digamos, mal educados.Já avisei aos leitores que podem me xingar à vontade, mas respeitem as outras pessoas e, principalmente, não adotem a ignorância como instrumento de debate.Beijo grande!

  14. Ronaldo

    01/10/2010 13:00:53

    É preciso dar um "recicle" geral nesta coluna. Saka?

  15. Rebeca

    01/10/2010 12:55:19

    Não me deterei aos comentários relativos aos canditados, pois seria uma discussão inútil, desvirtuando o tema.Acredito que alguns já ouviram falar, mas não custa repetir: o Ministério Público do Trabalho está fazendo um abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo. Dentre outras punições a quem praticar este crime, está prevista a perda da propriedade, sem direito a indenização.Link para o abaixo-assinado: http://www.trabalhoescravo.org.br/abaixo-assinado/Acredito que se trata de uma medida bem rígida.

  16. José Carlos

    01/10/2010 12:42:01

    Gostaria de saber da Dilma,o por que de ela assinar essa intenção se a mesma não cumprirá,pois se realmente quer acabar com essa vergonha,coloque um dos seus candidatos a Senador pelo Rio de J,aneiro ,Jorge Piccianni e seus dois filhos tbm(candidatos a deputado federal e estadual respectivamente),conforme divulgou a TV Globo,na cadeia,pois ele é o que mais contribui para essa vergonha,pois em suas fazendas só há trabalhor escravizado,conforme foi divulgado no noticiário local da Tv Globo,logo abafado ,pois amigo de Sérgio Cabral ,não pratica esses atos(rsrsrsr).Me envergonho de nenhum candidato do meu estado ter assinado esse acordo,moo no estado do Rio de Janeiro.

  17. Gisela Rao

    01/10/2010 12:41:30

    Querido, bom estar ao seu lado na home :) Eu acho que vc deveria moderar comentários. Tem gente que pega muito pesado. Bad Karma. Beijos

  18. Antonio

    01/10/2010 12:40:21

    Cara , 30 anos pra vc é velho? Nossa vc tem quantos anos?

  19. Marcos

    01/10/2010 12:34:31

    Iniciativa extremamente besta dessas entidades. É contundentemente óbvio que todos vão assinar. Essa assinatura não vale nada... só faltava alguém não assinar após tomar conhecimento do conteúdo.Daqui a pouco eu vou propor que candidatos assinem, também, compromissos contra:1) Pedofilia2) Assassinatos em massa3) Tráfico de drogas4) Erradicação do analfabetismo5) Aumento da renda do trabalhador6) Apedrejamento de mulheres grávidas7) Estupro de crianças de 4 anosAlguém se negaria?????Essas entidades são formadas por meia dúzia de desocupados que só querem a luz dos holofotes e garantir mais verbas (e mais rendimentos para essas pessoas) para continuarem sustentando-se de unanimidades e causas universais.Não por falta dessas "cartas" que ainda há escravos no Brasil.

  20. Mateus Nach

    01/10/2010 12:29:55

    Gente, tem um pessoal nervoso aqui, hein?

  21. maria rubel

    01/10/2010 12:14:18

    Sinceramente parece tudo meio sem saida . Tudo obscuro nesse mund de politicagem, ACHO MESMO Q. ESTA TUDO UMA BADERNA, nesse pais com tantas coisas pra resolver...so gostaria de saber se existe algum interesse verdadeiro desses candidatos q. assinaram contra a escravidao, tem uns nomes ai q. e complicado acreditar...mesmo assim quero ser otimista , mto mesmo....bjoss pra todas as boas ideias aqui.

  22. Soraia

    01/10/2010 10:53:41

    Para os comentaristas Moisés, Rogério e Roberto Dias (por causa do abraçar um golfinho) e para o Sakamoto,li pela manhã uma "notícia" que me emocionou. Vou compartilhá-la com vocês. As vezes, conectamos com umas frequências que nos "prendem". A experiência de "ser liberto" e de "libertar" pode nos conectar com uma experiência "estética" que muda nossas vidas definitivamente. A "notícia":...The Whale...If you read a recent front page story of the San FranciscoChronicle, you would have read about a female humpback whale who hadbecome entangled in a spider web of crab traps and lines. She wasweighted down by hundreds of pounds of traps that caused her tostruggle to stay afloat. She also had hundreds of yards of line ropewrapped around her body, her tail, her torso, a line tugging in hermouth. A fisherman spotted her just east of the Farallon Islands(outside the Golden Gate) and radioed an environmental group forhelp. Within a few hours, the rescue team arrived and determinedthat she was so bad off, the only way to save her was to dive in anduntangle her. They worked for hours with curved knives andeventually freed her. When she was free, the divers say she swam inwhat seemed like joyous circles. She then came back to each andevery diver, one at a time, and nudged them, pushed them gentlyaround as she was thanking them. Some said it was the mostincredibly beautiful experience of their lives. The guy who cut therope out of her mouth said her eyes were following him the wholetime, and he will never be the same. May you, and all those youlove, be so blessed and fortunate to be surrounded by people whowill help you get untangled from the things that are binding you.And, may you always know the joy of giving and receiving gratitude.Um abraço,

  23. Geraldo Magela

    01/10/2010 10:26:24

    Quem sabe muito bem definir um político de um ladrão é o antenado e iluminado Millor Fernandes. O político você escolhe para lhe roubar por quatro anos e o ladrão é quem escolhe você para vítima. oU SEJA SINÔNIMOS PERFEITOS.

  24. Roberto Dias

    01/10/2010 09:51:33

    Primeiro, você deve ser uma pessoa bem mal educada. Na internet, letras maiúsculas são comumente usadas para gritar. Então, a menos que você seja histérico, ou esteja em um surto psicopata, sugiro que aprenda a ser portar. É equivalente a comer com garfo e faca ou com as mãos.Segundo, o analfabetismo político, mal do qual você sofre, é uma doença. Ou seja, passível de ser tratada. Todos somos políticos e vivemos na pólis, nos relacionamos, interagimos. Você faz política ao gritar em um blog. Se você está infatisfeito com seus representantes políticos, aí é outra coisa. Tem liberdade para não fazer nada e seguir reclamando da vida, feito um velho rabugento de 30 anos. Ou fazer algo. O não-fazer nada por consciência é política. O não fazer nada no seu caso é analfabetismo político.Cresça!

  25. Rogerio

    01/10/2010 09:20:20

    CARA TENHO 30 ANOS E SEI O SUFICIENTE DA VIDA PARA SABER O QUE É CERTO E O QUE É ERRADO!!!SE VC GOSTA DE DROGAS, FAÇA BOM PROVEIRO DELAS, MAS DEPOIS NÃO RECLAME QDO LEVAR UMA BALA PERDIDA NESSA CIDADE DE NINGUEM!!!QUEM DEFENDE LEGALIZAÇÃO DE DROGAS É VAGABUNDO!!!E QUEM DEFENDE POLITICO TB.AGORA VC NÃO SEI QTOS ANOS TEM, MAS NÃO DEVE SER SUFICIENTE PARA SABER NADA DISSO!!!

  26. Roberto Dias

    01/10/2010 09:17:51

    Cara, quantos anos você tem?Tem jeito que é um militar reformado da reserva no Rio de Janeiro. Aqueles que passeiam em Copacabana no fim de semana com saudade dos tempos da Gloriosa...Cruzes.Exerça sua cidadania. Abrace um golfinho.Abraços.

  27. Tiago Machado

    01/10/2010 08:46:31

    Discordo de você, Jota. "Canalhas" são aqueles que não participam de uma ação como essa. Pelo menos os que participaram reconhecem que se deve trabalhar em cima desse tema. E aqueles que fugiram da raia? Pense nisso.

  28. Moisés

    01/10/2010 08:45:18

    Voto no Gabeira aqui no Rio e gostaria de saber por que meu candidato não aderiu à iniciativa. Ele não foi comunicado? Só pode ser. Uma pessoa íntegra como ele não faria isso, participaria de qualquer ação assim.Aguardo uma resposta do meu candidato.

  29. Rui Costa

    01/10/2010 08:43:10

    Básico. O tal do Mercadante passou longe do documento. Isso é que é estar aliado ao lado social?

  30. jotacampo grande ms

    01/10/2010 07:55:19

    ISSO É UM ABUSURDO. ACABEI DE VER AGORA NO JORNAL MAIS TRABALHADORES ESCRAVOS, SENDO RESGATADOS PELA POLICIA NUMA FAZENDA NÃO ME LEMBRO O ESTADO.NÃO DA PARA ACREDITAR QUE TODOS OS DIA ESTAMOS VENDO ISSO, AI ESSA JUSTIÇA BRASILEIRA QUE É UMA PORCARIA O MAXIMO QUE FAZ É FAZER ESSES CANALHAS QUE ESCRAVIZAM A OS TRABALHADORES, SÓ PAGAR SEUS DIREITOS TRABLHISTAS.TINHA ERA FICAR PRESOS NO MINIMO 50 ANOS.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso