Blog do Sakamoto

"Obras [contra enchentes] não ficam prontas em 24 horas" E em 20 anos, dá?

Leonardo Sakamoto

“Obras não ficam prontas em 24 horas.”

Quando vi a frase do governador de São Paulo Geraldo Alckmin, destacada pelo Uol Notícias, juro que não acreditei. Pensei que era brincadeira, que ele ia fazer um “Há! Peguei vocês!'' logo na sequência.

Até entenderia se ele usasse outra historinha. Sei lá, que Poseidon espirrou em cima da cidade, que a Fundação Cacique Cobra Coral partiu para uma vingança por algum calote dado pelo governo, que São Pedro deixou as portas do céu abertas enquanto jogava uma pelada. Ou, pior, que alguém esqueceu de pendurar o Teru Teru Bozo japonês na árvore antes do início do verão.

Mas ele falou sério, referindo-se ao problema como se não tivesse nada a ver com aquilo. Mas o senhor já foi governador! E o seu partido comanda o Estado há 16 anos. Vai precisar de quanto mais para adotar as obras necessárias que cabem ao governo? Mais quatro, oito? Isso sem contar a prefeitura, que está na mão do maior aliado de seu partido. Segundo reportagem de Maurício Savarese, no Uol, a chuva da madrugada provocou a morte de 13 pessoas no Estado – na contagem até agora. Como é que explicamos isso para essas famílias? Mais duas eleições e aí a coisa engrena?

O fato é que planejar a região metropolitana de São Paulo é algo que aparece só no tempo das chuvas. Na seca, tudo isso vai evapora.

É fato que grande parte dos problemas nunca serão totalmente solucionados, pelo menos não com a nossa classe política e nossa mentalidade cidadã de comemorar o curto prazo e o conforto aparente. Mas há como garantir que vidas não sejam levadas pela falta de políticas de habitação e saneamento. Ou seja, não basta dragar rios (aliás, ação que foi praticamente deixada de lado por um longo tempo) e construir piscinões enquanto jogamos contra em outras ações. Criamos uma faixa nova na Marginal Tietê para a alegria dos nossos carros e, só agora, vamos começar a compensar a área verde perdida?

A natureza pode pegar qualquer um desprevenido, ainda mais quando ela vem com fúria. Mas o nível do impacto é pior quando encontra terreno fértil em descaso.

  1. Diogo

    27/01/2011 13:33:55

    Boa Léo... kkkSe não dá pra resolver em 24 horas, será que, com mais 140.160 horas é o suficiente???Bando de brincalhões esses tucanos!!!

  2. Rose

    17/01/2011 11:04:47

    Devo sempre me lembrar "O povo têm o governo que merece, então enterremos nossos mortos, choremos nossas mazelas e continuemos a caminhar e colher os frutos amargos de nossa ignorância"...

  3. marcio

    16/01/2011 21:40:00

    Assistindo a um canal de noticias japones, a nhk,o prefeito, que perdeu a eleicao devido a os seus desmandos disse na epoca em que foi eleito.`` fui eleito graças à voces, mas voces tbem tem responsabilidades por terem votado em mim``Imagina se um politico diz isso no brasil.Nunca mais é eleito.

  4. Marica Valéria

    16/01/2011 20:02:30

    Só um adendo,Não repara nos erros de portugues não...Tô tão cansada de ler que perdi a paciencia com as correções ortográficas...vá...'se liga na essência' e não na minhas touperices do português... valeu?

  5. Marica Valéria

    16/01/2011 19:51:53

    Alexandre...Olha, tem horas que suas mensagens são impagáveis,KKKKKKKKKKKKkKKKKKKKKKKKKnão parei de ri até agoraInsano, difícil de acreditar que vc parou mesmo, mas admito que sua mão deve lhe coçar um pouco pra dar aquela urubuzadinha nos blogs, não?...que boa atitude esta...daqui a pouquinho é a minha vez de deixar de vez estra trolha de internet, embora eu ter diminuido minhas participações por aqui já ajudou bastante...Acho que psicodependência virtual só passa com comprimidos filhinho, e eu tô procurando um pra sair daqui de vez e não consigo...Pelo jeito, nosso amigo FDA, tá dando um tempo nisto aqui tbm, ao ritmo que andam os posts e os comentários, dá até nó no estômago, só bobeirite aguda, 'nêgo' não tá pra brincadeira. O pessoal tá apelando pra tudo, viste que até chingar por código é a amostra que o povo tá forçando uma barra pra 'deslanchar' a baixaria geral...Cheguei um tempo aqui dos meus filhos pedirem comida e eu não conseguir escutá-los...olha só que louca...Mas aí, segura bem sua onda e fique na boa ca(l)ma de casa, mas não esqueça hein, estudar nunca é demais...Pra completar, esqueça os consertos tbm, se desligue e quando conseguir, me explique como fazer(rsrsrsrs)...Meu pai era como vc (ele faleceu a 8 anos), adorava consertar as coisas. Ele era técnico de máquinas de contabilidade na decada de 70/80 após desistir da carreira de mecânico de avião na aeronáutica...passava o tempo a montar e desmotar as 'belezinhas' e só teve tempo pra nós mesmos depois que se aposentou (trabalho 30 anos na Olivett do Brasil).Mas importante que a família é não desistir de nós mesmo, insano, se é que me entende...Dizem que os malucos se entendem, como já tive 2 maridos que queriam me internar no hospício, mas consegui fugir a tempo...acho que pelo menos maluca de pedra eu ainda não sou, mas vou ficar se não sair desta net de vez...Grande abraço em vc e na esposa, bem como seus subrinhos, espero que eles cuidem bem de vc, porque vc precisa...Olha, e como!!...Outra, não deixe seu celular de lado nesta época do ano, sua família pode precisar de vc numa hora que menos espera...Olha lá hein, te cuida!Até mais ver Insano Alexandre Proftel...

  6. Proftel

    16/01/2011 12:30:56

    Márcia Valéria:Olha, estou mesmo ausente na Rede e essa não é só uma preocupação sua. Ontem mesmo meus filhos reclamaram que nem no msn tenho entrado (eles moram em São Vicente-SP).No fim do ano "orkuticidei", "Facebookcidei" e "MySpacidei", fiquei só com a conta jurássica do Messenger (criada na época que "hotmail" era "MicrosoftNetwork" (MSN) num notebook com acesso discado do "Super 11").Provavelmente é "crise cibernética" ou que seja, também desabilitei dois dos três celulares que utilizava diariamente (fiquei só com o Motorola que não tem frescuras de "abrir" ou "escorregar" (o que sobrou é um daqueles que parecem barra de chocolate diamante negro pequeno).Outra atitude tomada foi a de desligar o celular (o único que sobrou) ao fim do expediente de sexta-feira e religar o desgraçado só quando chego na segunda pela manhã (quem quizer falar comigo que use o fixo de casa ou ligue prô celular da patroa - ela filtrará as ligações (hehe)).É difícil fazer isso? Sim, é.Por outro lado, estou muito menos estressado, consertei várias coisas que haviam por fazer aqui em casa (sou tipo do cara que tem seis caixas de ferramenta que vai desde paquiímetro à marreta passando por furadeiras, serras tico-tico etc.).Resumindo, "perdi o tesão" com todos esses "recursos sociais midiáticos" existentes.A conclusão é que minha família, minha casa e meu serviço são mais importantes, não podem ficar em segundo plano como estava ocorrendo.Um pouco lhe parafraseando:Sou da minha família e mais ninguém…Atenciosamente:Alexandre.

  7. RODOLFO DE PAULA FERLIN GUALDA

    15/01/2011 23:21:03

    SEUS ASSUNTOS SÃO OPORTUNOS , SEM SER MAÇANTES. PARABENS

  8. Marica Valéria

    15/01/2011 09:09:16

    Insano de Pedra,Entenda, podemos viajar o mundo inteiro e não sairmos do lugar sem verdadeiramente compreender as pessoas...Disse apenas que tu não podes ter escamas por ser uma espécie de presença ectoplasmática devido a postar comentários e não aparecer para dar respostas, como tens feito ultimamente comigo...Ou seja, coisinha sábia, seus comentários não tem alma que o vivique, proftel, fantasminha insano camarada...Portanto, não adianta dizer algo como criar escamas na costas, porque não se cria escamas nas costas de um ser que não existe no blog, teoricamente falando, entendeu? ou prefere que desenhe (hehehe)Só um adendo...O que que houve com aquelas entradas 'triunfais' tua no blog a achincalhar os outros, hein? Tá ocupado pacas...A sensação que tenho ao lhe dirigir a palavra é que estou diante de algo não físico, dado que nunca sei quando vais resolver responder-me...menino maluquinho...caixinha de surpresas do blog...Te cuida menino, que a 'coisa' dessas chuvas tá feia...Se liga, insano Proftel Alexandre...obs: Que história é esta de confreira, sabes que não ligo pra isto...Sou do mundo e de ninguém...Até mais ver...

  9. Paulista Indignado

    14/01/2011 20:02:49

    Hj Sexta feira, RJ Mais de 540, não é salário Mínimo não, são 540 Mortes até agora, e o cabral vem com a conversinha fiada do molusco, a Culpa é do morador que Morreu, até por que ele não pode mais se defender, né?no ano passado foram mais de 260 Mortes,Cabral na 1ª entervista disse na época: ainda bem que aqui tem pac, pac????? e o molusco disse: a Culpa é dos moradores as encostas, Pior elegeu a dilma e reelegeu o cabral, será que o cabral está certo???e ainda querem falar mau do Alckmim? vão catar Coquinhos

  10. Proftel

    14/01/2011 20:01:30

    Márcia Valéria:Se você não conhece expressões regionais (ou gírias regionais) não é minha culpa ó infeliz.Deixa eu te contar o seguinte: Quando chove muito aqui no Centro-Oeste o povo fala "-Se chover mais é só jogar sal nas costas que cresce escama.".Claro que os naturais sabem que só há escama em peixe de água salgada.Se trata d'uma expressão que assimilei aqui.Márcia Valéria, viage mais, fará bem pr'a sua alma, te juro.Bração aí.:-)

  11. André

    14/01/2011 14:00:58

    O Alckmin mentiu quando disse que só dá pra resolver em vinte anos? NÃO, infelizmente. Que os governos passados poderiam ter feito algo pra prevenir é fato, mas vale salientar que muitas áreas hoje consideradas de risco não eram até uns 10~15 anos atrás, e além disso muitas pessoas constroem casas em lugares que SABEM ser de risco. A solução pra isso é simples, basta investir na habitação em locais seguros. O DINHEIRO QUE VAI SER JOGADO FORA PARA O BRASIL SEDIAR A COPA PODERIA RESOLVER O PROBLEMA, MAS APOSTO QUE ENTRE CANCELAR A COPA E RESOLVER ESSE PROBLEMA GRAVE, 90% DA POPULAÇÃO BURRA VAI PREFERIR O FUTEBOL... FAZER O QUE.

  12. KK

    14/01/2011 10:30:02

    Nunca vi esse blog bombar tanto. E olha que o "post" foi desstamanim.

  13. sandro cholt

    13/01/2011 21:36:07

    Rafa : você faz parte da matilha , meu caro... dá pra te sacar de longe! Onde é que estão os reconhecimentos sobre as falhas do Governo Federal e dos aliados ? Larga a mão de servilista , senhor chapa-branca !

  14. Rafa

    13/01/2011 17:28:21

    Ele falou post atrás. Lê lá.Se souber ler, é claro.

  15. Leandro Oliveira

    13/01/2011 15:43:31

    É o seguinte: Sakamoto 'tá aqui só para isso mesmo. Confundir. Vai averiguar nada pois não tem moral para isso.

  16. Leandro Oliveira

    13/01/2011 15:40:03

    Sakamoto não é jornalista, nem analista nem coisa nenhuma. É um vendido. Se não de fato, um vendido moral e intelectual.

  17. Leandro Oliveira

    13/01/2011 15:38:13

    Ah, é sim. Ele acompanha o Uol.com.br/Folha de São Paulo e diz assim: "esses aí não sabem o que os esperam". Aí vai direto para as encostas cariocas.Esse Sakamoto é intelectualmente corrompido. E isso que ele faz não é análise, é proselitismo político. Sem vergonha.Que Deus ajude os desassistidos nesta desgraça!

  18. Leandro Oliveira

    13/01/2011 15:33:13

    Ah Rodrigo, é que tem quem fique feliz só com os desastres de São PAulo...

  19. Manolo

    13/01/2011 15:23:28

    356 mortes segundo o que eu li no blog do Roberto Jefferson.

  20. Sadala

    13/01/2011 13:54:51

    Sakamoto não vai falar nada não? Mais de 300 mortos no Rio de Janeiro e a Dilma liberou apenas 770 milhões de reais pra o PAÌS INTEIRO enquanto que SÂO PAULO, ALCKIMIM liberou 880 milhões de reais SÓ PARA O ESTADO DE SÃO PAULO. E olha que o governo federal fica com 80% das riquezas de São Paulo e o estado de São Paulo só 20%. Não vai falar nada não da incompetência do PT????? E o lula molusco que tá lá no Guarujá tomando uma cachacinha as nossas custas? Não vai falar nada sakamoto????? Que espécie de jornalista você é??????

  21. B. Braren

    13/01/2011 13:52:27

    277 mortes na contagem até agora. Como é que explicamos isso para essas famílias? Mais duas eleições e aí a coisa engrena?

  22. roberto

    13/01/2011 13:48:32

    nao sou das humanas. não tenho lado politico, para mim psdb e pt sao horriveis, porém isso não isenta nem um nem outro de fazerem as obras necessárias. se em 16 anos eles não conseguem planejar, então é incopetencia, ou nao ?se alguns comentáristas se doem por criticas, então que ajudem o governo a fazer melhor.

  23. Danapada

    13/01/2011 13:34:30

    Liga não Sandro , essa gente não tem vergonha na cara. A ideologia cega o pensamento. Assim como o Sakamoto, Cristiane padece de desonestidade intelectual, como já postei aqui. Se cairem de quatro não levantam mais. A gente tem que desenhar as coisas para entenderem. Assim como o autor do blog fiz Pós em Ciências Políticas. Conheço essa raça. Leram os clássicos mas não entenderam nada.

  24. Manolo

    13/01/2011 12:51:43

    Chapa branca.Os mais de trezentos mortos no Rio foram vítimas do descaso tucano. Ouvi de fonte fidedigna que São Pedro é tucano de carteirinha.

  25. Ricardo Santa Maria Marins

    13/01/2011 12:09:39

    Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!Inicialmente, gostaria de me solidarizar com os Cariocas. A coisa não é fácil.Chamo atenção das autoridades e do Congresso Nacional de que o Código Florestal, no quesito recúo das margens de rios córregos e distanciamento das praias está ERRADO. Precisa ser revisto e Não pode ser aprovado do jeito que está.Chamo atenção para o TRABALHO DE PREVENÇÃO.Chamo atenção para a necessidade de RETIRADA OBRIGATÓRIA das PESSOAS e DERRUBADA desses BARRACOS e CONSTRUÇÕES IRREGULARES, invasões em áreas iminentes em que há risco.Ano passado foram mais ou menos 50 mortos. Pelo jeitão da coisa chegará ou ultrapassará 500 desta vez! Na região serrana do RIO!Santa Catarina é outro PEPINO.O Código Florestal que está para ser aprovado - Precisa ser revisto!Há assuntos não amadurecidos.O discurso político e a ausência criminosa nas ações poderáproduzir TRAGÉDIAS piores.Os políticos estão pela irresponsabilidade na EXECUÇÃO das ações necessárias e por evitar o enfrentamento cara a cara com o problema produzindo cada vez mais TRAGÉDIAS.Não adianta fingir que está TRISTE depois. Depois JÁ ERA. Vira caso de Polícia.Repito a NATUREZA não tá nem aí. Ela, NATUREZA, quando decide vai e TOMA E RETOMA. Cabe ao planejamento e Estrategia, ANTES, PREVER, e criar os mecanismos de MINIMIZAÇÃO DE E DO RISCO.Hoje, e desde quase sempre o que EXISTE é DISCURSO eleitoral para enganar o eleitor e cidadãos.Tchau!!!E, novamente, lamentamos o ocorrido embora fosse PREVISÍVEL!Até!!!

  26. Ana Lucia

    13/01/2011 11:16:10

    O Haiti é aqui.Tragédias humanas são responsabilidades de quem pratica política separatista, racista e excludente.Analisando a história do Brasil sabemos quem criou as áreas de risco, onde as populações pobres construiram suas casas, por ausência de política habitacional (pobres enviados para periferias à margem de direitos sociais à que tem direito), foram colocadas as margens das áreas de ricos, para servirem aos 10% que concentram a renda do país.No Brasil do pós abolição criaram área de risco (com miséria, marginalização e ausência de políticas publicas que garantam dignidade). Os pobres são estimulados por campanhas publicitárias a consumir para lucros dos capitalistas, sem observância destes para a questão ambiental. E quando ocorre a tragédia culpabilizam as vítimas e a natureza.É o vício de estereotipar e marginalizar a pobreza, para distorcer a realidade.É vergonhoso e desumano ouvir entrevistas que parecem não entender que centenas de vidas mais uma vez estão soterradas na lama.Mortes de crianças, mulheres, idosos, lares destruídos.Para os ricos é a política do crescimento e desenvolvimento para os pobres diante de mais esta tragédia é o caos ou a herança maldita, com origem na maior desigualdade social do mundo. (O Brasil é um dos dez páises mais desiguais do mundo).Na América Latina só Bolívia e Haiti ficam piores em cálculos de indice de desigualdades.http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/07/brasil-permanece-um-dos-mais-desiguais-do-mundo-apesar-de-progresso-diz-onu.htmlhttp://www.pnud.org.br/milenio/

  27. Rodrigo Silva

    13/01/2011 10:57:08

    Sakamoto,Você ainda não exalou a felicidade com a tragédia do Rio. Por quê?

  28. Michel

    13/01/2011 09:18:46

    Ah... eh verdade não teve ruas inundadas no Rio...O que vi na televisão foram efeitos especiais do Hanz Donner...O problema é que pau que bate em Joao não bate em Jose...O pior tipo de pessoa é aquela que se diz imparcial mas não é...

  29. roberto

    13/01/2011 09:05:12

    porque encosta descendo é movimento geologico e não tem nada a ver com enchente em rua. putz, se vc não sabe a diferença que adianta discutir ?

  30. Lucas

    13/01/2011 07:43:39

    Sendo perverso...20 mortes em 40 milhoes de habitantes....257 mortes em 16 milhoes de habitantes....Agora convenhamos, o problema dá-se devido a erros crônicos de ocupação do solo... Associado a chuva excessiva, má educação da população em geral, falta de investimentos em medidas preventivas e muitas vezes impopulares...etc...

  31. Leandro Oliveira

    13/01/2011 07:24:36

    E aí Sakamoto, os desastres no Rio não valem um post? 'Tá parecendo mais petista (por querer acusar demotucanos) que analista... Toma tento rapaz!

  32. Manolo

    13/01/2011 07:02:56

    257 mortes no Rio de Janeiro.20 em São Paulo.Com a diferença que o Rio recebeu fartas verbas do governo federal.

  33. marcelo lopes

    13/01/2011 01:19:03

    Compare o funcionamento dos amas com qualquer serviço de saúde pública do brasil, especialmente o do Rio. É muito melhor, ou muito menos pior. Sem estardalhaço, sem maravilhas, porque não foi o Duda Mendonça que bolou, mas gestores de hospitais de boa qualidade, que entendem do riscado e adaptaram para a realidade e as limitações da coisa pública.

  34. João

    13/01/2011 01:12:35

    É td dor de cotovelo contra SP.

  35. marcelo lopes

    13/01/2011 00:59:48

    O velho ressentimento contra o trabalho. São Paulo é "formiga" não é "cigarra", e isso incomoda. Brasileiro não gosta de quem cresce trabalhando. O Rio está recebendo, só pra variar, uma chuva de dinheiro público, o resto a natureza fornece (petróleo e belezas naturais). Será que essa fórmula é replicável para os outros estados? Vai ter petróleo-Lula-Cristo redentor pra cada Paraíba, pra cada Alagoas? Falar grosso com os EUA é fácil hoje em dia, a dívida do governo brasileiro é toda interna!! Queria ver essa megalomania na época em que nossa moeda era confeti.

  36. Márcia Valéria

    13/01/2011 00:53:59

    Criando escamas nas costas?E desde quando fantasma tem escamas?Só aparece pra falar das tragédias, Insano sumido desaparecido...OBS: Espero que todos os seus amigos estejam bem...mas vê se te cuida insano, que o mar não está pra peixe mesmo...Um abração aí

  37. marcelo lopes

    13/01/2011 00:38:31

    Faltou dizer que o município S.B.C é um dos mais ricos do brasil, que a Geografia ajuda (bota o Marinho lá em São Caetano ou Mauá, pra ver se ele elimina as enchentes...) e o governo federal tratou SBC como vitrine. Só isso.

  38. Márcio

    12/01/2011 23:40:26

    Cada população tem o administrador que merece...ainda mais quando o candidato é eleito por voto público...engole por mais 4 anos São Paulo. E viva o masoquismo.

  39. sandro cholt

    12/01/2011 23:31:20

    Onde está você Cristiane Amaral Bertolino? Reparei que seus comentários indignados no post começaram a rarear quando começaram a chegar as notícias do RJ... por que será ?

  40. Marcos

    12/01/2011 23:15:13

    Reportagem da Folha:” Se propaganda é a alma do negócio, não à toa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrará o mandato com uma aprovação popular recorde de 83%, segundo pesquisa do Instituto Datafolha. Em oito anos de mandato, Lula gastou pouco mais de R$ 9,3 bilhões dos cofres públicos no intuito de manter a sociedade informada sobre os atos de governo – em valores corrigidos pela inflação. Um balanço preliminar da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), divulgado na última semana, informa aplicações de R$ 1,1 bilhão em publicidade neste ano, apenas até o início de dezembro, uma média diária de R$ 3 milhões.”Enquanto isso no mundo real , fora da mídia contratada, o governo Lulla, destinou R$ 137 milhoes, em 08anos, para obras de prevençaõ contra enchentes, ou seja 0,014 % do orçamento de publicidade.Garanto a voces uma coisa , com30% dos gastos de publicidade do governo Lulla, eu o Tiririca ou qqer outro abestado :- mudava o excesso de chuva pro Nordeste e acabava de vez com qqer período de seca- Transformava o Tiete e adjacencias no maior parque aquático do mundo com ou sem chuva- e teria o nome candidato a premio Nobel da Paz ou canonização no Vaticano

  41. Marcos

    12/01/2011 23:13:08

    Reportagem da Folha:" Se propaganda é a alma do negócio, não à toa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrará o mandato com uma aprovação popular recorde de 83%, segundo pesquisa do Instituto Datafolha. Em oito anos de mandato, Lula gastou pouco mais de R$ 9,3 bilhões dos cofres públicos no intuito de manter a sociedade informada sobre os atos de governo – em valores corrigidos pela inflação. Um balanço preliminar da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), divulgado na última semana, informa aplicações de R$ 1,1 bilhão em publicidade neste ano, apenas até o início de dezembro, uma média diária de R$ 3 milhões."Enquanto isso no mundo real , fora da mídia contratada, o governo Lulla, destinou R$ 137 milhoes, em 08anos, para obras de prevençaõ contra enchentes, ou seja 0,014 % do orçamento de publicidade.Garanto a voces uma coisa , com30% dos gastos de publicidade do governo Lulla, eu o Tiririca ou qqer outro abestado :- mudava o excesso de chuva pro Nordeste e acabava de vez com qqer período de seca- Transformava o Tiete e adjacencias no maior parque aquático do mundo com ou sem chuva- e teria o nome candidato a premio Nobel da Paz ou canonização no Vaticano

  42. sandra clist

    12/01/2011 23:07:10

    Apenas para informação : mais de 250 mortos entre Nova Friburgo , Teresópolis , Petrópolis ... Cadê o post ?Mais uma : Rodovias Federais como a Fernão Dias ( aquela que tem pedágio baratinho , baratinho ) com uma cratera que tomou 3 pistas de uma rodovia que acabou de ser reformada e reconstruída ! Cadê o post ?Mais uma informação : Dilma acabou de liberar cerca de R$ 770 milhões para as enchentes ... Em SP , só de valores do governo do Estado , serão mais de R$ 880 milhões... Cadê o post ?Puxa , será que o Buda de Papel vai fazer um post daqueles que misturam um português paupérrimo com aquele jeitinho metafórico de botequim do ex-presidente para falar sobre isto ?Ou será , Sakamoto ( parodiando sua escrita ofensiva aos mortos e desabrigados das tragédias ) que precisaremos de mais 20 mil posts para resolver o seu problema : a absoluta falta de vergonha nesta sua cara , henih ?

  43. sandro cholt

    12/01/2011 22:57:21

    Apenas para sua informação , mané : a progressão continuada é obra do grande " pedademagogo " Paulo Freire , um ícone petista . Este modelo foi implementado pela gestão petista de Erundina... por aí se vê que além de ignorante de algo tão básico para se fazer uma crítica , parece que lhe falta algo mais ... seria caráter ?

  44. Lucas

    12/01/2011 22:55:48

    Se fu petista!!!

  45. sandro cholt

    12/01/2011 22:53:29

    Interessante : o blogueiro mudou de assunto tão logo as informações do RJ começaram a chegar , murchando as pretensões de se inciar agora a campanha para prefeito de 2012... E aí, Sakamoto ?Vai ficar sem blog sobre o RJ ?E aí , sr leviano ? Não vai falar nada sobre a catástrofe que se repete no Estado de Cabral ?

  46. claudio tonid

    12/01/2011 22:49:57

    Seu texto Luis Paulo representa tudo o que sempre quisemos falar. O que parece excesso é , na verdade , a expressão das pessoas que vêem panfletários como o " dono do blog" usando de um espaço privado ( pago , pelos internautas ) para fazer politicagem da mais baixa categoria.O blogueiro não fala do RJ porque é da base aliada petista; não fala dos problemas de segurança pública em Salvador , porque é petista a administração há mais de 8 anos;não fala de Amapá , pois eram aliados os que chafurdaram nos valores dos cofres públicos; não fala de Recife - a cidade mais violenta do NE - porque é administração aliada da situação.Por mais que queira transformar qualquer assunto em críticas aos governos de oposição , os paulistas e paulistanos - gente que ama este Estado e esta cidade - continuamos a dar bananas a esta corja de canalhas .Parabéns Luis , somos todos paulistas e devemos iniciar de imediato , movimento para tirar do provedor este tipo de gente... queremos análise , crítica séria , não palhaços panfletários , nem gente que tem , no mínimo , interesses inconfessáveis para escrever o que escreve.

  47. A.T.da Silva

    12/01/2011 21:20:58

    Caro Sr. Sakamoto: Espero ansiosamente suas *imparciais* opiniões e críticas sobre a tragédia que está acontecendo com nossos irmãos do estado do Rio de Janeiro. Até a última contagem, os mortos passam de 239 e, os desabrigados já são muitas centenas. A natureza não é filiada a nenhum partido político, mas nada melhor do que a desgraça alheia para dar início a uma calorosa (cínica) discussão político/partidária, não é mesmo? E agora, a culpa é da chuva ou do governo Cabral/Lula/Dilma? E agora, a culpa é dos eleitores ou da chuva? Agora ficou difícil responder, não ficou? Acho que é uma boa hora para esquecermos nossas ideologias e começar a pensar em como nós BRASILEIROS podemos ajudar nossos irmãos em todo o BRASIL. Minhas condolências à todos as pessoas que perderam entes queridos e, desde já, dentro de minhas modestas possibilidades, procurarei ajudar os que estão sofrendo. Saudações.

  48. Marcos

    12/01/2011 20:59:42

    Escandaloso, chamativo e indignado o título do post do blog.Posso sugerir ao autor pesquisar um pouco alem do partido dos ora ocupantes dos cargos de governador e prefeito do estado mais rico da nação , as causas das pseudo-tragédias das chuvas e enchentes em São Paulo ? Poderia verificar em que condições o esgoto de Guarulhos é despejado no Tietê por várias administrações dos PTralhas na prefeitura ? Poderia verificar no orçamento das obras executadas contra enchentes , qtos R$ a administração FEDERAL, dos PTralhas disponibilizaram ? Será que é mesmo uma tragédia, "14 mortes" decorrentes de construções TOTALMENTE irregulares em áreas de risco ( vide Mauá ! )? Poderia o autor, verificar o número de mortes ( se é que esse é o parâmetro ) que ocorreram no Rio de Janeiro da administração aliada dos PTRALHAS , no mesmo período , em decorrencia das chuvas ?Ocupaçôes irregulares, loteamentos clandestinos SEMPRE originados e apoiados por associações de "luta'" e entidades de classe não tem nada a ver com isso ?Cá entre nós, apenas 14 mortes, é pra se comemorar !!!Como dizia o saudoso Vicente Matheus -" Quem entra na chuva é pra se queimar "

  49. João

    12/01/2011 20:58:26

    Não acredito no que li. Caraca, pior é quem PAGA (dinheiro do trabalho dos cidadãos) pro CACIQUE COBRA CORAL prever o tempo (GOVERNO DO RIO DE JANEIRO)!! Não percebe a incoerência da tua posição Sakamoto?

  50. João Paulo

    12/01/2011 20:37:15

    Tem quase 300 mortes no estado do Rio e o pessoal aqui ainda fica com essa baboseira de PT x PSDB. Que tal pararmos de teclar e fazer doações??

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso