Você consome transgênicos, mas não te dizem nada
Leonardo Sakamoto
O Ministério da Justiça instaurou processos administrativos contra empresas de alimentos por terem descumprido regras de rotulagem de produtos que contém ingredientes transgênicos. De acordo com o governo, foi encontrado mais de 1% de organismos geneticamente modificados em mercadorias que usam milho ou soja em sua composição – quantidade em que a rotulagem é necessária. Isso descumpre o Código de Defesa do Consumidor e um decreto federal que exigem essa informação.
Segundo matéria na Folha de S. Paulo e no Valor Econômico de hoje, empresas afirmaram que não podiam se pronunciar porque não foram notificadas (ah, vá! Só por isso?), negaram a situação, informaram que analisarão o caso ou não se pronunciaram.
Da mesma forma que a obrigação de estampar que o tabagismo mata nos maços de cigarro, a exigência de rotulagem de produtos que contenham transgênicos também é alvo de furiosas reclamações.
Parte das empresas de publicidade e da indústria afirma que toda essa movimentação é um atentado à liberdade de expressão. Mas, ao usar essa justificativa, o que elas acabam defendendo é o direito de ficar em silêncio para não se expor diante à sociedade. O problema é que essa omissão de informações acaba sendo um atentado contra a liberdade de escolha. Como é possível decidir se não há informação suficiente para isso nos rótulos dos produtos? Atentado à liberdade de expressão fazem eles com esse comportamento.
Esse “capitalismo self-service” brasileiro, em que não se cumprem todas as regras do jogo, mas, pelo contrário, deixa-se de lado o que não convém, irrita muito. Pois apesar de haver dúvidas sobre os transgênicos para a saúde do consumidor e para o meio ambiente, não se está proibindo nada, apenas exigindo que seja informado se esse tipo de produto foi usado. Se alguém não se importar em consumir, ótimo, compre, frite um bolinho de milho. Mas se não quiser, este tem o direito de saber.
Ter informação é fundamental para poder exercer a cidadania. Afinal de contas, comprar é um ato político, pois ao adquirir um produto você dá seu voto para a forma através da qual uma mercadoria foi fabricada e mesmo o que ela representa. Seria importante, por exemplo, que toda a carne viesse com informações sobre sua fazenda de origem. Dessa forma, o consumidor poderia decidir se vai considerar apenas os fatores preço e qualidade na hora da compra ou se elementos como desmatamento, trabalho escravo, ocupação ilegal de territórios indígenas também influenciariam. Quanto mais informação tivermos, mais liberdade teremos ao tomar uma decisão.
Outra batalha que ainda não terminou – e sobre a qual já falei neste blog – é a obrigação de anúncios publicitários de produtos gordurosos ou com muito açúcar de trazerem informação de que seu consumo em excesso pode trazer doenças cardíacas, hipertensão, diabetes. Tempos atrás, a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação afirmou que alimentos e bebidas como refrigerantes e sucos concentrados não estão previstos como itens que podem receber advertências (como álcool e tabaco), que publicidade teria que ser normatizada por lei federal e que isso não vai dar certo porque a ação não educa o consumidor.
Incrível como é sagrado o direito dos operadores de mercado de ter toda a informação do mundo, mas pedir dados para o cidadão comum, mesmo que sejam migalhas, é um pecado.
Reproduzo, abaixo, a lista do Ministério da Justiça de marcas e produtos que deveriam conter a rotulagem, mas não cumprem:
Adria Alimentos do Brasil: Biscoito recheado tortinha de chocolate com cereja
Alimentos Zaeli: Farinha de milho Fubá Mimoso
Bangley do Brasil Alimentos: Biscoito de morango Tortini
Bimbo do Brasil: Bolinho Ana Maria tradicional de chocolate
J.Macêdo: Mistura para bolo de coco Dona Benta
Kraft Foods: Biscoito recheado Trakinas
Nestlé: Biscoito Bono de morango
Nutrimental: Barras de cereais Nutry
Oetker: Mistura para panquecas Salgatta
Pepsico do Brasil: Baconzitos da Elma Chips
-
Isaac Kojima
29/03/2011 14:16:06
OGM é diferente de hibridização. Os organismos transgênicos são modificados dentro em seu genótipo, retirando ou colocando genes de acordo a vontade do pesquisador. Na hibridização, trabalha-se dentro do fenótipo, buscando certas características para as plantas. Colocar um gene de uma bactéria X, num milho A é diferente de cruzar o milho A com milho B.
-
Isaac Kojima
29/03/2011 14:10:59
Várias pessoas apontaram falaram apenas das consequências (ou não) de se comer transgênicos. O que poucos pensaram são nas consequências econômicas e políticas dos transgênicos. Empresas como a Monsanto trabalham com uma lógica perversa, monopolista, onde o agricultor sempre será dependente de seu produto. Talvez para o grande produtor isso não seria um problema. No entanto, o pequeno produtor ficar a mercê da empresas de biotecnologia representa a escravidão, uma vez que ficará dependente de um produto caro. E no fim, quase não resta opções quando a Monsanto, Basf e outras empresas saem no mercado, comprando outras produtoras de sementes, reduzindo a oferta a meia dúzia de grandes 'players'. E estas fazem de tudo para manter seu oligopólio: processam produtores que porventura tenham guardado parte da produção de grãos para o plantio na safra seguinte, comprar governos para que seus produtos seja aceitos, contratam mercenários para espionar ONGs. Isso sem contar a contaminação de produtos não transgênicos e uma redução considerável da diversidade agrícola e alimentar.
-
GENI
27/03/2011 10:28:30
marilu disse:18/03/2011 às 10:40Você tá em todas heim anciã?!hihihihihihihihi
-
Jarles
20/03/2011 22:01:16
Olá Sakamoto,Venho por meio deste parabenizar seus brilhante texto, os quais contribuem positivamente para a formação intelectual de seus leitores. A partir do momento que a lesgislação não for severa na execução de suas leis e a quantidade de agentes fiscais para que estas sejam obedecidas, sempre haverá este desrespeito, quem acaba sendo prejudicado é a sociedade. Observa-se que em virtude algumas brechas na lei e na fiscalização existem pessoas júridicas vendendo gato como lebre.
-
Priscila
20/03/2011 17:53:14
Sakamoto, tô viciada no seu blog! Os comentários são riquíssimos, embora sejam diferentes opiniões. Adoooro. Se todo mundo dissesse a mesma coisa seria muito chato.Viva a diversidade!Por que o vira-latas é o cachorro mais forte? Porque é uma mistura de raças, sobrevive a todos os atropelamentos diários, às mazelas das ruas, aos milhares de germes, os mesmos que matam os "poodles" das madames, depois de inúmeras tentativas de salvamento dos médicos veterinários.Viva os vira-latas! Viva a informação! Viva a liberdade de expressão!Viva a mistura! TAMU JUNTU E MIXXTURADO!Bjs
-
Matheus
20/03/2011 00:12:53
Traquinas!!!! Oh não!!!!!!
-
Zé
19/03/2011 19:12:55
grinpiss é aquela empresa de vende terror?sócia da wwf, braço político da família real britânica, por acaso dona de MUITAS ações de empresas de mineração e outras do tipo...
-
Luiz Alberto
19/03/2011 09:10:11
Presado FDA...bom dia.Acho ótimo que tenhamos a nossa disposição o que talvez possamos chamar de "imprensa alternativa",centrada na internet.Considero o espaço deste blog como forma democrática plurarista onde se permite que internautas façam um conttraponto entre o pensamento único e o pensamento crítico,naturalmente com as excessões de praxe.A história recente do Brasil indica que só agora estamos tendo a oportunidade de externar aquilo que realmente somos e aonde possivelmente chegaremos,mesmo usando pseudônimos como biombos.Certamente dest enorme liquidificador surgirão gerações mais críticas,o que será ótimo pro nosso país.Bom final de semana.
-
Luiz Alberto
19/03/2011 08:16:13
Onde grafei me dis...substititue por diz...deve ser a ressaca.
-
Luiz Alberto
19/03/2011 07:53:58
Caro sem perdão...bom dia.Me dis ai compadre...cumé que vc descobriu que eu sou chegado a dar umas beiçadas na marvada? Transgênicas ou não?ta perdoado....abs.
-
Maria Alice
18/03/2011 19:50:31
Oi Marilu !Então, se é assim, eu imagino quando você tiver aquele Teclado Projection Keyboard ( a laser) que projeta em mesa. Aguardareiii.Boa Noite ! Abraços.
-
marilu
18/03/2011 14:31:55
Sem perdão, boa tarde!talvez vc só estranho um pouco o primeiro gole, mas depois rsrsrrsrs nem vai perceber a diferença!abs
-
marilu
18/03/2011 14:30:22
Maria Alice, boa tarde!é o teclado novo, rsrsrsrrsabs
-
FDA
18/03/2011 12:53:44
Caro Luiz Alberto,Gostei muito de sua colocação e analise. Sai um pouco do conflito “progressistas X reacionários” que ignoro completamente mas que importa! O importante é que se vc encontrou uma ressonância.Minha critica ao post vai mas no sentido que a asserção junta dois paradigmas distintos, ato de comprar e ato político, deveriam ser dissociados.Concordo com vc: nada justifica comportamentos humanos norteados em ações de violência ou destruição! Alguns movimentos de contestação europeus compreenderam muito bem que toda ação cidadã passa antes de tudo pelo um ato politico. O exemplo de Joseph Bové é revelador: o sindicalista agrícola, preso em 2002 por destruição de bem público e privado, hoje é um deputado europeu com um excelente trabalho politico sobre a consciência ecológica.Boa continuação...
-
Maria Alice
18/03/2011 12:07:52
Olá Marilú,É isso ai ! Aliás, aqui cabe um destaque: ultimamente, você anda colocando os “pingos nos is”. Gostei.
-
sem perdão
18/03/2011 11:45:13
Mandou bem Marilu, bom dia.Só espero que a minha cachaça geneticamente modificada continue gostosa.
-
marilu
18/03/2011 11:39:26
Bom dia Sakamoto, eu te amo!geneticamente modificada ou não, a vida segue seu curso, tem coisas que fazem mais mal que isso: passar fome, cracolandias instituidas em esquinas de cada cidade, politicagem, roubalheira,prostituição infantil,analfabetismo funcional, professor agredido dentro de sala de aula, enchentes e quedas de barreiras todo ano no mesmo lugar, e por aí vai!isso sim é que me mata todos os dias, silenciosamente,cotidianamente!abs
-
Luiz Alberto
18/03/2011 11:38:18
Oi Marilu...uma ótima sexxxxxxxxxta feira pra vc tbém.Fofa...vou sugerir um programa inusitado pra vc amanhã.Como vc deve morar num lugar onde pode-se apreciar o céu à noite,que tal dar uma olhada na lua que segundo os astrônomo estára no seu ponto mais próximo da terra.Dizem eles que é um espetáculo que vale a pena conferir,especialmente no caso de pessoas românticas e doce como vc.Aproveite para degustar umas tortillas de milho ou trigo(tanto faz...são transgênicos mesmo). acompanhadas de um bom chiante.Um ótimo fim de semana.
-
sem perdão
18/03/2011 11:26:05
Luiz Alberto , antes do petisco no "mosca frita" não podemos esquecer de uma cachaça que ninguém é de ferro.Marilu, Bom Dia. Coma a coxinha sem culpa, hehehe.
-
Clóvis Eduardo Godoy Ilha
18/03/2011 11:20:50
Prezado Hans LauxenGostaria de fazer um breve adendo ao seu comentário.Primeiro, vou tratar de uma notícia já velha. Em 2007, o Greenpeace denunciou a presença de arroz transgênico na cerveja Budweiser.A notícia está em http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/greenpeace-adverte-beba-budwe/Xiii!!! Tem gente bebendo transgênico há muito tempo e não sabe.A segunda notícia é que, recentemente, uma jovem senhora, que também é dirigente da filial brasileira de uma ONG holandesa deu uma entrevista em que admitiu que, por falta de opção, muitas vezes se vê obrigada a consumir produtos transgênicos.A entrevista está em http://mywave.com.br/entrevista/entrevista-greenpeace-gabriela-vuolo.Em resumo. Os transgênicos realmente já fazem parte de nossa alimentação.Hans Lauxen, deixo-lhe meus cumprimentos.
-
marilu
18/03/2011 10:40:00
Luiz Alberto, bom dia!eu adoro comer coxinhas nos botecos, rsrsrsrsrs porque nem sempre podemos fazer td de maneira sustentável, politicamente correta e etc e tal, rsrsr porque se não, a gente ia superpovoar o céu, né não?abs
-
Luiz Alberto
18/03/2011 10:23:45
Presado FDA...que bom que não fugiste da raia.Vc tem razão...isto está se transformando num jogo dos progressistas X reacionários.E os ânimos esquentam mais ainda quando se sabe que a biogenética é aplicada amplamnte por empresas trasnacionais,e para ambientalistas isto é como se o demo estivesse por de tras delas.Mas vamos viajar um pouco sobre o assunto...tomemos o milho como exemplo,que é um organismo muito complexo(tem aproximadamente 60 mil genes,que são unidades que distinguem um organismo de outro).Este cereal originário da América Central segundo historiadores,sofreu mutações genéticas numa seleção natural para se adaptar a novo ambiente,quando por exemplo passou a ser cultivado na Europa e EUA etc...,é claro que num processo menos invasivo.A ciencia portanto só acelerou etapas.Isto porém,não justifica comportamentos humanos inadequados,como por exemplo a ação de entidades como o MST ,Liga Campesina etc...,que violentamente destruiram laboratórios de pesquisas como se isto fosse resolver a questão.Igualmente não se justifica a atitude de empresas de alimentos que sistemáticamente descumprem leis que exigem dar informações de seus produtos a consumidores.Parece que o que esta faltando é o bom senso no trato desta questão contrversa.Na minha humilde ótica,estes alimentos fazem menos estragos que as coxinhas que eu como aqui no "mosca frita",o boteco da esquina.Um abraço.
-
JM/HRP/OOOOPS/LULA!!!!
18/03/2011 10:16:21
Não engrenou o pao!
-
Clóvis Eduardo Godoy Ilha
18/03/2011 10:01:45
Ághata,como representante da galera ingênua, acho que devo lhe oferecer algumas informações adicionais.1. O Boletim 529, de 04 de março de 2011, da ASPTA, disponível em http://www.aspta.org.br/por-um-brasil-livre-de-transgenicos/boletim/boletim-529-04-de-marco-de-2011, informa sobre a mudança nas regras da União Europeia para a importação de grãos ou farelos contaminados por transgênicos não autorizados no Bloco.2. É curioso que essa flexibilização ocorra ao mesmo momento em que o Presidente Sarkozy sugira ao G20 que adote medidas para conter a alta de preços das commodities, dizendo que se nada for feito haverá o risco de revoltas populares contro o preço dos alimentos. (Ref: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/01/24/nicolas-sarkozy-apresenta-agenda-do-g20-com-foco-em-commodities-923590516.asp)3. Há mais de cinco anos que a OMC, pressionanda pelos EUA, insiste que a Europa abandone as restrições a transgênicos. (Ref http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/pressionada-pelos-eua-omc-ins/)4. A Europa sempre se manteve firme contra os transgênicos, mas, agora, nem tanto...5. Na última década, ONGs europeias realizaram intensa campanha contra os transgêncios. É possível verificar todas as notícias veiculadas por uma dessas ONG em http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/6. Agora, essa campanha esfriou.UE????Ághata, finalizo deixando-lhe meus cumprimentos formais.Cumprimento também o Dr. Sakamoto, que permite que eu acabe fazendo meu blog dentro do Blog dele.Obrigado, Sakamoto.
-
Clóvis Eduardo Godoy Ilha
18/03/2011 09:28:07
Joe Brasil, tem duas coisas me deixam indignado. A primeira é quando nós somos alvo das ações de grupos internacionais que só querem nos prejudicar; a segunda, é de gente que não cumpre as regras.Posso até dizer que tudo se resume a uma questão de respeito. Queremos ser respeitados, mas também temos que respeitar.Quando uma empresa não cumpre a legislação trabalhista, ela:- prejudica os seus empregados;- se prejudica, porque, mais cedo ou mais tarde, ela sofrerá a devida penalidade; e- por fim, ela prejudica todo o povo brasileiro, pois seu desrespeito à lei oferece motivos para reclamações de organizações internacionais.Resumo da ópera:- quem segue as regras tem que ser protegido;- quem não as segue, tem que ser punido.O Hans Lauxen falou, no seu comentário de 17/03/2011 às 21:01, da falta de efetivos e previsão orçamentária dos órgãos de fiscalização. Temos que considerar isso, também. O governo só oferece condições para as ações que julga prioritárias. Então, ele deve ser convencido da importância dos órgãos de fiscalização do Ministério do Trabalho.Para terminar, valeram o seu comentário e o do Hans Lauxen!
-
VOVÔ do HRP
18/03/2011 08:17:15
Essa porcaria de transgenicos nem para o que se dizia servirem servem!As pragas não respeitam trangenico ou normais, masi!Palavra de Emater e Embrapa entre outros!
-
joselitus_maximus
18/03/2011 07:36:35
Mr X, é ÓBVIO que além de transgênicos,orgânicos existem NÃO-ORGÂNICOS SEM TRANSGÊNICOS também.Seriam TRÊS CATEGORIAS DE PREÇO, míope.Mr X fala mal da classe média, pelo jeito é pobre que vota em patrão.
-
Danapada
18/03/2011 07:20:48
" Comprar é um ato político". Essa é uma boa piada.Vou lembrar disso hoje a noite quando tomar minha cervejinha. Vou aproveitar e fazer um discurso.Será que o Sakamoto sabe que há muito tempo se consome produtos geneticamente modificados. Que o tomate e o milho, por exemplo, como conhecemos hoje sofreram intervenções ao longo dos anos?
-
Ciro Lauschner
18/03/2011 07:13:36
A polemica contra os transgênicos no Brasil é uma grande "contribuição" do MST ao debate nacional. Os transgênicos já existiam há muito tempo, até quando o "departamento científico" do MST alegou invasões porque supostamente estaria combatendo latifundiários que estavam plantando soja transgênica. De verdade tinha a famosa "barreira de importação" da Europa contra produtos agricolas de outros países, entre outros produtos , os transgênicos, sob a alegação de que não haveria estudos conclusivos sobre seus efeitos sobre o consumo humano.Esses mesmos "estudos não conclusivos" flexibilizaram e na prática desapareceram, quando se iniciou o uso de farelo de soja na ração animal, bem melhor que o farelo de ossos que vinha da Austrália, e que provocavam o mal da vaca louca.Junto com o farelo de soja, havia a necessidade de importar milho como o outro componente majoritário da ração animal.E como os americanos vendem a cadeia pronta e não apenas o farelo, eles passaram a consumir margarina, oleo e outros sub produtos da soja transgênica e os "estudos" não detectaram problemas à saude.Nessa reportagem não é citado nada sobre a EMBRAPA que está fazendo pesquisas sob os produtos transgênicos há muitos anos, inclusive em associação com transnacionais, como a Monsanto, além de outras e que poderia conntribuir com conhecimento de causa sobre o assunto.Mas acho inportante todo mundo estar consciente, porque a continuar a crise de alimentos a solução para o aumento de produtividade será a dessiminação da transgenia agricola ou o desmate das florestas do planeta para dar lugar a agricultura e pecuária.Face a isso dificilmente haverá algum cidadão preocupado com rótulos nos produtos.
-
Gobiel
18/03/2011 06:56:53
Mesmo com o código do consumidor, essas empresas ensiste em não fazer o correto. Fico muito chateado com essa informação, uma vez que esse biscoito da Adria é um dos que meu filho mais gosta, eu comprava sem saber desse detalhe.... Obrigado pela informação.
-
FDA
18/03/2011 04:41:18
Prometi ficar só lendo e uruobservando..Mas tem coisas que não passam. Concordo com o Saka: “ter informação é fundamental”, là onde a coisa se complica é de ver como o autor, articula sua crítica contra as empresas de publicidade e da indústria para defender a “liberdade de expressão”, no “poder” de “exercer a cidadania”!A questão principal é de saber se devemos confundir ato mercantilista com ato político na pratica virtual.Os comentários do blog são reveladores desta confusão existente entre mercantilismo e politica. Que lemos? Ter informação é fundamental por que existe uma convergência de interesses individuais: o post é “Ótimo texto”: uns justificam outros não.Ou, ter informação é fundamental por que é um meio de expressar divergências, ou seja, a informação é a expressão de uma luta de classes (Marx), da eterna “história” da “consciência de classes” (Lukacs): quem “diferencia” “entre transgênicos e orgânicos é a classe média, pobre come o que for mais barato!”Dá pra notar que em uma sociedade que se afirma como “pluralista”, a colocação dos comentários é de uma pobreza miserável: para uns, o Saka foi, é e continuara sendo “um gênio”, para outros, um impostor!O problema é que se seguimos esse modelo de cidadania virtual no exercício da consumação e da politica, o que teríamos é um contrato fundamentando em interesses partidarios: interesses privados (direito de expressão pessoal norteado na exaltação de uma autoridade informativa) ou interesses de uma “classe” social: em oposição a autoridade informativa: o Saka.Em consequência, se levarmos em conta a proposição do Saka “comprar é um ato político”, ato mercantilista e o ato politico se confundem. Aqui, o modelo mercantilista seria o da “boa” ou da “má” informação dada ao consumidor, logo o modelo político seria do “bom” ou do “mau” governo.De outra parte, se ao “adquirir um produto você dá seu voto para a forma através da qual uma mercadoria foi fabricada e mesmo o que ela representa” a questão é então de saber por quê os consumadores-eleitores não poderiam adquirir um produto político com a compra de voto? Por quê consumadores-eleitores não poderiam comprar uma “boa” mercadoria politica, fabricada por “nos” mesmos?Alguém aqui lembra do “escândalo do mensalão” 2005/2006? Não, Saka, mais uma vez a sua tese alienante, que vc reitera sem parar “comprar é um ato político” é um perigo para o exercicio da cidadania e para a Democracia virtual...
-
Gerci Monteiro de Freitas
18/03/2011 01:40:23
Sakamoto,Ótimo texto, como sempre. Só uma dica; por que você não tenta uma boquinha junto ao MinC? A Maria Bethânia conseguiu. Ela vai captar R$ 1,3 milhão no mercado para criar os seu "SUPER BLOG". O seu Blog é ótimo, quem sabe você não consegue dar uma enclementada nele, afinal de contas R$ 1,3 milhão é muita grana, mas se você conseguir 1/3 disso me chama pro churrasco.Brincadeiras à parte, eu queria parabenizá-lo pelo belo trabalho que você faz na Reporter Brasil, é um trabalho digno de louvor. Só uma sugestão de pauta para o seu blog; que tal abordar a situação dos povos no oriente médio, parece-me ser este um tema relevante.Abraços.
-
Roberto P
18/03/2011 01:06:03
Informação técnica não garante a felicidade do consumidor. Isso quem tem poder pra produzir são os conceitos da marca. Mas informação técnica nos livra dos riscos de não mais produzirmos o que consumimos. A origem dos produtos se afastou de quem os consome. Nada mais justo que poder conhecê-la, bem como questionar seus métodos.O capitalismo não é o Diabo. Pecado é ter que engolir todo o seu pacote pra fazer parte dele. A bandeira do progresso só é branca porque é lavada com OMO, porque muito sangue já escorreu em sua causa. Só queremos o direito de questionar as partes desse processo e, sem culpa, também desfrutarmos de conforto, tecnologia e o que mais ele proporcionar.Avancem na pesquisa agrícola. Mas nos contem com franqueza sobre cada conquista. Que ela não favoreça apenas alguns. Poucos.
-
Cleusa Alves
17/03/2011 23:40:29
Sakamoto , vc é um gênio !Realmente esta guinada de voltar a assuntos bem "verdolengos e eco-interessantes" foi uma boa saída! Nada a falar , vamos falar do nada , né mesmo ?E esta de que o público deve ter o direito de ter informação nos rótulos ...e comparar este direito com o direito do sufrágio universal , o voto ? Puxa que sakada... !!! Então a gente pode admitir que algo que ninguém nunca provou que faz mal tem de vir expresso e formalizado como um compromisso de culpa bem grande nos rótulos , mesmo que depois que se prove e a gente descubra que não fazia mal... mas o político que mente antes da eleição e depois faz o contrário , este a gente aceita ? Inda mais se for dos nossos , né Saka ? Gêeeeenio !Aliás , se for dos nossos pode continuar mentindo que a gente esquece o passado dele pra ele...Bom , vamos falar mal dos transgênicos , assim atingimos o dito agronegócio... para , por contraposição falar mentiras - que na nossa boca viram verdades absolutas - dos assentamentos , largados às traças , mas que produzem a rapadura do Zé Rainha.. e bonés ( como tem boné do MST por aí , heinh ? Acho que batata, tomate , alface , feijão , arroz , mandioca eles não sabem produzir! Mas , bonés, isto eles sabem !Muito boa , mesmo ! Como é que eu não entendi ainda : pagou , levou ! Nossa consciência não está à venda , mas a gente até aluga ela caso paguem muito e em dia ... pra dizer a verdade , nem precisa ser muito não , só em dia !Com você , chuchu , aprendi que o patrão (e a tia patroa ) manda(m) !E eu , sensibilizada continuo a bradar alto : Sakamoto , amo vc , fofinho!
-
Vivi
17/03/2011 21:32:23
Não, o seu mundo que é verde, de alfafa.
-
Ághata
17/03/2011 21:29:40
...essa galera é tão ingênua...Que eu saiba, a Europa só flexibilizou a entrada de transgênicos por causa da pressão dos Estados Unidos e de uma ameaça de retaliação, caso continuassem muito rígidos.Sério mesmo que vocês comentam qualquer notícias sem ao menos pensar no contexto político, econômico e social...?Isso é que é viver num mundo cor de rosa mesmo.
-
Chesterton
17/03/2011 21:18:01
transgenico x fome.
-
Ághata
17/03/2011 21:12:14
Me dá um ódio isso.Leio todo o rótulo dos produtos que compro e vivo vendo todo tipo de informação questionável e confusa... Me mata de raiva.A governo permite que a nossa alimentação perca a qualidade cada vez mais em favor do lucro de empresas e ainda vemos a mídia colocar a culpa do aumento de casos de diabetes, hipertensão e por aí simplesmente no indivíduo porque este não está se alimentando direito! Criancinhas obesas, hipertensas e doentes? A culpa é toda dos pais.
-
Hans Lauxen
17/03/2011 21:08:59
Os transgênicos têm pouquissima resistência da população em geral.Os que são contra, normalmente por causas ideológicas ou por desconhecimento. O trigo argentino que o Brasil consome há muito tempo vem transgênico.Mas a verdade foi o que Godoy Ilha disse: Os europeus subitamente flexibilizaram e "estudos" afirmam que o milho e a soja já podem entrar em muitos paises da europa.Antes os estudos diziam o contrário.Interessante como êsses paises europeus trocam suas conclusões rapidamente. Se eles produzissem soja o transgênico não seria problema.Acho que deve rotular sim e eu comeria só transgênico por birra.
-
Hans Lauxen
17/03/2011 21:01:12
Eles não vão poder ir lá porque falta gente, não tem efetivos, vai ser a explicação. Pode esperar.Também pode haver aquela -Estamos sem previsão orçamentária_
-
Joe Brazil
17/03/2011 20:46:55
Desculpe o meu comentário não estar de acordo com o artigo, mas não poderia deixar de dar a minhão opinão sobre esse assunto:A revolta dos trabalhadores da Usina Jirau em Rondônia foi por causa das más condições de trabalho, baixos salários e principalmente por causa do surto de malária que vitimou de morte alguns trabalhadores sem que as empreiteiras tomassem qualquer providência.Isso não é caso de polícia, mas do MINISTÉRO PÚBLICO DO TRABALHO E DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.Os trabalhadores estavam totalmente insatisfeitos, mal-tratados, por isso houve a destruição do canteiro de obras.As empreiteiras praticam trabalho escravo, para que os trabalhadores se revoltassem dessa forma?Apoio totalmente o que os trabalhadores fizeram, porque as empresas quando chegam nas regiões menos desenvolvidas querem explorar os trabalhadores, pagando sub salários, dando más condições de trabalho, por causa do esteriótipo que a mídia do Sudeste cria, de que são miseráveis e por isso querem escraviza-los.Falta o Ministério Público do Trabalho dar uma “voltinha” nos canteiros de obras dessas empreiteiras que constroem as tão necessárias usinas hidrelétricas, que é causa de integração nacional, povoamento do vazio demográfico e afasta a cobiça internacional da Região Norte, além de produzir energia elétrica.
-
Mr X
17/03/2011 20:43:41
Concordo com a Vivi! Quem se preocupa em diferenciar entre transgênicos e orgânicos é a classe média, pobre come o que for mais barato!Por outro lado, não sei se transgênicos são bons ou ruins (não acho que sejam assim tão terríveis), mas acho bom que se saiba quando foram utilizados ou não. É melhor saber o mais possível sobre a procedência e conteúdo dos produtos que comemos.
-
Joe Brazil
17/03/2011 20:04:18
Nas latas de óleo de soja , tem o emblema de transgênico de modo a confundir o consumirdor.Tem o desenho e logo em seguida a frase: "aprovado".O desinformado pensa que transdgênico é coisa boa, por causa da palavra "aprovado".Também nas caixas de margarina, onde tem a descrição das vitaminas, incluem o percentual de gordura trans, confundindo também o consumidor desinformado ou os adolescentes que pensam que a gordura trans é boa, por estar no rol das vitaminas.
-
Clóvis Eduardo Godoy Ilha
17/03/2011 19:39:05
Há décadas que se consome produtos transgênicos.Eles fazem mal? Acho difícil. Até o momento, os relatos de danos à saúde não foram suficientemente convincentes.Até pouco tempo, as filiais brasileiras das ONG europeias realizaram intensa campanha contra os organismos geneticamente modificados. Agora, essa campanha esfriou. Por que será?Será que foi porque as commodities estão com preços elevados e os europeus agora pagam muito caro pela sua comida?Recentemente, a União Europeia flexibilizou suas rígidas restrições contra a importação de alimentos transgênicos.Em todo o caso, os patrões europeus podem ficar satisfeitos. As filiais brasileiras de suas ONG, aliados a várias autoridades, conseguiram dificultar muito o avanço da biotecnologia no Brasil. Parabéns!O Princípio da Precaução nos precaveu de sermos uma potência na engenharia genética. Os patrulhamentos ideológicos foram muito bem executados. Mais uma vez, parabéns!Por fim, abordemos o assunto em pauta: a rotulagem. A minha opinião é que tem que rotular mesmo! Assim, todos saberemos que os óleos de soja Lisa, Soya, as sopas Knorr, o Bis, os achocolatados e muitos e muitos outros produtos contém transgênicos.Milhões de braslieiros consomem esses produtos há décadas, sem saber que eles contém organismos geneticamente modificados.O povo brasileiro tem o direito de saber de TODA A VERDADE!
-
chris
17/03/2011 18:13:48
Saka, voce foi no ponto: comprar é um ato político poderoso. Numa sociedade consumista onde o poder da grana engole tudo, o poder do consumidor é a forma mais efetiva de pressao, pesa muito mais do que protestar nas ruas ou na internet.Esta é uma briga que vale a pena, nao só pela rotulagem mas também rastrear os parceiros comerciais de quem comete crimes ambientais ou atentados como aquele defensor dos DH que vc postou recentemente (É Severino o nome dele?).
-
luizpereira
17/03/2011 17:41:00
isso é ser oposicao só por ser oposicao ou voce nao concorda com o direito de sermos informados sobre o que comemos??
-
Vivi
17/03/2011 17:09:05
"Esse “capitalismo self-service” brasileiro, em que não se cumprem todas as regras do jogo, mas, pelo contrário, deixa-se de lado o que não convém, irrita muito."Na verdade, temos capitalismo de compadres, com o governo "fomentando" o desenvolvimento. E a isso se dá o nome de patrimonialismo.Quanto aos transgênicos, acho que foi no começo do século passado que um político alemão disse que se o povo alemão soubesse como é feita a salsicha ou linguiça...E como você pretensamente defende os direitos humanos dos pobres deveria saber que a maioria deles é analfabeto funcional e não tem condições de ler embalagens, muito menos entendê-las, então aqui você está se dirigindo à classe média - para cima, os chamados burguesinhos , que tanto odeia.
-
Paulo
17/03/2011 17:06:42
Ótimo texto!
Leia os termos de uso