Blog do Sakamoto

Consórcio de Belo Monte quer afastar procurador por causa de blog

Leonardo Sakamoto

A Norte Energia S.A. (Nesa), consórcio responsável pela construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Estado do Pará, entrou com uma representação no Conselho Nacional do Ministério Público contra o procurador da República Felício Pontes Júnior devido a artigos que ele publicou na internet sobre os processos judiciais envolvendo a usina.

A empresa quer que Felício, responsável por ações contra a obra, “seja afastado das ações referentes à Hidrelétrica de Belo Monte”. A Nesa também solicita que um link para o blog, existente no site do Ministério Público Federal, seja retirado ''sob pena de estar o MPF compactuando com a instigação de sérios e graves conflitos sociais''.

Apesar da petição da Norte Energia datar de março deste ano, o Conselho Nacional do Ministério Público a encaminhou à Corregedoria apenas no dia 26 de abril e esta chegou, na semana passada, ao Ministério Público Federal do Pará – que respondeu na sexta (6) e a tornou pública. A corregedora do MPF, Ela Wiecko de Castilho, vai agora decidir sobre a procedência dos pedidos da empresa.

De acordo com a Nesa, o blog Belo Monte de Violências “incita à violência”, “utiliza-se de informações privilegiadas”, tem o “nítido propósito de inviabilizar a construção da hidrelétrica de Belo Monte” e “desrespeita a autonomia do Poder Executivo, na medida em que expõe os atos administrativos dos órgãos competentes à execração pública, taxando-os de ilegais e irregulares”.

Em sua defesa para o Corregedoria, Felício afirma que “se esse pensamento vigorar, o governo não pode ser criticado, ainda que as críticas expostas no blog tenham como origem autos processuais. Se assim for, não só o direito à informação deve ser abolido, mas também o direito de expressão”. O procurador afirma que a Norte Energia parece estar se insurgindo “contra a natureza mesma da internet, veículo de comunicação que inaugurou a era do diálogo entre emissores e receptores de informação, revolucionando a comunicação humana”.

Também lembra que, apesar de ser o governo federal o criticado, a empresa é que toma as dores: “Peculiar o fato do ente privado Norte Energia S.A acusar tamanho ressentimento pela crítica a atos governamentais que lhe beneficiam. É até compreensível, ressalte-se, tamanho cuidado com a imagem governamental por parte da Norte Energia S.A, dado o custo da obra (R$ 25 bilhões, por enquanto), a intensa participação, direta e indireta do Estado no financiamento da obra e na própria composição societária da empresa, subvertido que foi o projeto original de Belo Monte, antes investimento da iniciativa privada, agora um híbrido não previsto na legislação”.

Por fim, Felício Pontes aponta que o blog da Presidência da República do Brasil tem um link para o blog do consórcio construtor de Belo Monte.

“Como justificar que um site do poder público faça link para o blog de uma empresa privada, se um site do Ministério Público Federal não pode fazer link para o blog de um procurador, especialmente quando tal blog nada mais faz do que reproduzir argumentos trazidos em uma série de ações judiciais?”, questiona em sua defesa.

A polêmica construção da usina de Belo Monte está deixando o governo brasileiro com os nervos à flor da pele. O último lance envolveu a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) que solicitou oficialmente ao governo brasileiro a suspensão do processo de licenciamento e construção do Complexo Hidrelétrico, citando o potencial prejuízo da construção da obra aos direitos das comunidades tradicionais da bacia do rio Xingu.

O documento da OEA afirma que o Brasil deve garantir que as comunidades indígenas beneficiárias tenham acesso a um estudo de impacto social e ambiental do projeto em um formato acessível tanto à sua extensão como no que diz respeito à tradução aos respectivos idiomas indígenas. A decisão da CIDH foi uma resposta à denúncia encaminhada em novembro de 2010 em nome de varias comunidades tradicionais da bacia do Xingu.

O governo federal já encaminhou resposta à Comissão afirmando que todos os pré-requisitos sociais foram cumpridos, mas não divulgou a íntegra da comunicação.

A íntegra da defesa do procurador pode ser lida aqui.

  1. Giuliano

    19/10/2011 18:48:50

    Achei esse vídeo legal sobre o assunto no Youtube e deixo aqui para você vê:http://www.youtube.com/watch?v=U2pJEW8PH5o

  2. tha

    13/05/2011 00:14:58

    Quem prende é Polícia, quem julga é Justiça.. o MPF é um defensor de direitos.

  3. Clóvis Eduardo Godoy Ilha

    11/05/2011 17:33:46

    Luiz Alberto, o asqueroso fala demais por não ter nada a dizer.Também acho que este espaço serviria melhor para debates de ideias, mas tem gente que não concorda com isso. Enquanto o asqueroso não se emendar, centrarei minhas ações no Garibaldo.Mudemos de assunto. Falemos, então, de Belo Monte.O asqueroso confia demais na evolução da ciência para a evolução dos nossos problemas cotidianos. Eu, que já fiquei alguns anos de vida enfurnado em laboratórios, posso dizer que as soluções requerem recursos financeiros, humanos e muito tempo.Há anos ouço falar de energia solar e eólica. São duas fontes de energia com muitas vantagens, gostaria muito que elas pudessem atender as nossas necessidades, mas o fato é que não atendem.Algumas poucas décadas atrás, não se ouvia críticas a hidrelétricas. Sempre as tive como uma fonte de energia limpa. Recentemente, li um dirigente de ONG admitindo que o problema de Belo Monte não reside na tecnologia empregada, mas no local de sua construção.Então, Luiz Alberto, Belo Monte envolve muito mais do que a escolha de uma fonte ou outra de energia, mas a discussão de um conceito. Afinal, os brasileiros podem, ou não podem, usar os recursos da Amazônia?Antes de aprofundar sua análise, verifique que as características operacionais previstas para Belo Monte minimizam o seu impacto ambiental. Mesmo assim, há quem se esforce em buscar argumentos para impedir sua construção.Dou um exemplo. Como a usina não inundará terras indígenas, já se fala em alteração do regime dos rios e no impacto na oferta de pesca na região.A disputa entre os que defendem e os que são contra a Usina ultrapassa nossas fronteiras. É fácil visitar páginas de ONG no exterior que exibem a proteção da amazônia dentro de seu portfolio. Essas organizações sobrevivem do que arrecadam e de seu poder de convencimento. Por isso, muitas vezes agem com pouca atenção às reais necessidades dos brasileiros, mas com voracidade na defesa de seus próprios interesses.A consolidação dos conceitos de somente preservar ou de utilizar os recursos amazônicos dependerá da opinião que for construída no nosso país. Essa construção se faz por vários meios, dentre os quais incluo este blog.Era isso o que tinha a lhe dizer.É claro que o asqueroso não poderia lhe dar esse recado, pois ele nem toca de ouvido; ele toca é de ouvir dizer; e, diga-se de passagem, toca muito mal.Abaixo o asqueroso!!!

  4. Maria Alice

    11/05/2011 09:17:59

    Leia-se, EREMILDO.

  5. Maria Alice

    11/05/2011 09:14:09

    Emeregildo,Fiz você esperar, foi não ? Desculpe. Cabra, fui me consultar, mas o médico disse que já melhorei. Ensinou-me que é um tipo de moléstia momentânea, daquelas que só se pega se chegar muito perto do agente causador.Quanto a sua doença terminal, tenha fé. Quem sabe, né?

  6. FDA

    11/05/2011 08:03:44

    Caro Luis AlbertoFique frio, que bom que vc esta de volta..Não há “encrenca entre o Clovis Godoy e o F D A”!O blog do Saka precisa também destes debates! Desta brigas de Ego’s narcísica...Eu adoro... Faz bem para a saúde, para a alma, para a inteligencia..Enfin um contraditor...Adoro debater com o Gugu que saiu enfim de sua Ilha..Já estou até me preparando para fazer uma entrada triunfal e poder enfim encontra-lo diante de tribunal!Um luxo!Portando não esquente faz parte do espetáculo...

  7. Jabre

    11/05/2011 07:45:04

    11.05.11 - 7:35Para crescer, o Brasil precisa de energia, muita energia. Pode obtê-la do petrôleo, uma fonte poluidora, como já faz, ou do átomo, que produz resíduos ainda mais perigosos e exije investimentos elevadíssimos. A energia éolica e solar podem dar a sua contribuição mas ainda estão em fase incipiente e também são caríssimas. Então, não vejo como não construir Belo Monte, para produzir esse item indispensável ao nosso desenvolvimento, inobstante o impacto ambiental que vai causar mas muito menos prejudicial à natureza de que a utilização das fontes que hoje usamos para movimentar as nn/atividades produtivas. Críticas? Sempre existirão, pelos mais variados motivos, de sorte que enquanto os linguarudos se esbanjam em mil impropérios e despeitos inexplicáveis, a obra deve seguir em frente, para o bem de todos.

  8. FDA

    11/05/2011 02:06:14

    O “vapor barato” Clovis Eduardo Godoy Ilha afirma“Que não há alternativa” para a Amazonia brasileira “senão construir Belo Monte”!Até ai, compreende-se o conflito de interesse que anima o Coronel vapozeiro barato...Interesse institucional. Não é a toa que não há alternativa para a Norte Energia S.A. (Nesa), o grupo é um consórcio responsável pela construção da hidrelétrica de Belo Monte.Não há alternativa para o Ministério de Minas e Energia que tem ligações com o Exército Brasileiro - Ministério da Defesa.Não há alternativa para o Ilha que é oficial Engenheiro Militar que trabalha nos projetos sobre a Amazônia: ele so esta defendendo os interesses de sua instituição.Têm mais...É evidente que o Ilha não precisa fazer “grandes exercícios de retórica”! Para isso seria necessário ele ter conhecimentos retóricos!E pra falar a verdade, depois de quando necessita-se de exercício de “Retorica” para defende seus interesses pessoais, para defender seu ganha pão quotidiano de oficial Engenheiro Militar!Militar é feito para obedecer “ordens” de seus superiores e não para fazer retorica, não é mesmo?Se não há alternativa para construir Belo Monte por quê o Brasil investe em pesquisas sobre as vantagens das energias solar e eólica? Será que o Brasil e o Mundo estão jogando dinheiro do contribuinte fora?Pobre Sakamoto, vive ai defendendo o meio ambiente! Recentemente fez um trabalho enorme de reflexão em um post para conscientizar os leitores das alternativas que apresentam as energias solar e eólica...Vai ter que parar com esse tipo de pedagogia informativa, viu!Por falar em informação, adorei as fotos que Ilha postou no seu Blog.Oh là là, o Coronel Ilha em seus trajes de camuflagem, o Ilha abraçando sorridente um belo homem iraquiano..Oh, meu Deus-Jesus-Maria-José, mas que foto é esta? O Coronel Ilha abraçando sorridente um homem iraquiano, o Ilha no meio de todos esses machos militares? Será isso a causa orgânica, biológica de seu “enjoo”!Nunca se sabe, não é mesmo, a ciência sempre fez milagres!

  9. Eremildo

    10/05/2011 21:50:19

    Mulher, vc. é doente!!!

  10. Luiz Alberto

    10/05/2011 20:25:16

    Alo Marilu...boa Noite.

  11. Luiz Alberto

    10/05/2011 20:23:42

    Hello people....i' backA encrenca entre o Clovis Godoy e o F D A ...e outros no Blog nos dá bem uma idéia do porque a construção de Belo Monte está gerando tanta confusão etc... e tal.Nós não conseguimos viver em paz com o vizinho...como admitir que pensem diferente de nós neste em em outros temas?Vamos ficar nos agredindo gratuitamente ou vamos conversar como pessoas civilizadas!!!!!Imaginem se tivéssemos envolvidos diretamente no projeto...ia ser uma briga de foice.Não sou padre ...nem pastor...mas rapaziada deem um tempo...o tempo sara as feridas.Acredito que somos uns malucos a opinar sobre algo relevante,e já vivemos épocas que não podíamos opinar como o fazemos agora...então,porque as agressões?Acho que estamos todos precisando fazer uma revolução humana e expor nossas idéias com serenidade...se não nos tornaremos doentes terminais.Um abraço fraterno a todos.

  12. marilu

    10/05/2011 19:44:52

    Boa noite Sakamoto!de novo esse monte que de belo não tem nada, porque algo tão simples como construir uma usina, num país que tem legislação e fiscalização propria, tem que causar tanta confusão? porque tem dinheiro ( e não é pouco) envolvido nisso. tem alguem pagando demais e tem alguem que não ta recebendo o que acha que é justo rsrsrrs portanto a choradeira é só pra fazer pressão mesmo! e a gente aqui tentando adivinhar as razões tão nobres de tão nobres pessoas rsrsrsrsrsrrsrs nada de novo no frontabs

  13. Clovis Eduardo Godoy Ilha

    10/05/2011 18:03:48

    O problema é que o Asqueroso se esconde no anonimato, mas gosta de acessar meu site, meu blog, etc.Como conheço a cabeça dos asquerosos, já prevejo uma ação de reparação na Justiça por danos morais.Imaginem a cena…Estou no tribunal, preocupado, o Juiz me encara com o olhar de reprovação.Entram no recinto o Asqueroso, acompanhado de sua noiva, Mary Lou, e de seu advogado, um ex-procurador da República com fama de mau.O juiz pergunta qual o motivo da queixa e o asqueroso se pronuncia:“Merritíssimo, eu fui ofendido por esse milico mal educado”O juiz, então, pergunta:- Sr Garibaldo, como foi essa ofensa?Asqueroso se levanta rapidamente e num fôlego diz:- Não senhorrr (forte sotaque francês). Eu não sou mais Garibaldo, sou Garibaud.- Como assim Garribaud?- Merritíssimo, meu nome se pronuncia Garribô… como Rambaud se pronuncia Rambô… Agora, sou Garribô, o senhorrr entendeu?- Mas o senhor mudou de nome?- Sim, Merritíssimo. Eu mudei de nome e de nacionalidade. Agorra sou Francês… Sou Filósofo formado na Sorbonne…. Mudei de país, de nome e de noiva. (troca dois beijinhos com Mary Lou)- Mas como foi essa ofensa, senhor Garribô:- Esse milico me chamou de medíocrre, de autorritário, de filósofo metido a besta. Disse que eu sou mau carráter, mal-educado em várias línguas e ainda falou mal do Sócrrates e do Alcebíades. Quero uma indenização de um milhão de francos por todas essas ofensas.- Mas, onde estão as provas?O advogado do Garribô, ex-procurador, procura, procura e procura em sua pasta. Nada encontra.O Juiz se cansa, dá o caso encerrado.Adeus GarribôMe livrei dessa porque não sou mais besta de chamar o Garibaldo pela sua sigla neste Blog. Agora eu o chamo de Asqueroso.Por causa disso, eu me livrei de mais uma cretinagem desse sujeito.Abaixo o Asqueroso!

  14. Maria Alice

    10/05/2011 17:24:09

    Caro elmo osvaldo kirsch,Eu estou fazendo um comentário para o Alan Souza (09/05/2011 às 16:32)e Maria Alice Foz (09/05/2011 às 15:54), lá de cima. Mas, quando vi ,cai aqui.Desculpe-me. Tchau.

  15. Maria Alice

    10/05/2011 17:13:39

    Meu caro, na boa: quando muito, trata-se de um pequeno equívoco (digitação rápida, falhas de teclado etc.) Mas, o mais difícil mesmo é contornar e/ou suprir imaturidades.Quanto a você xará ( sem raposa e sem entrar no mérito da questão em pauta), o seu raciocínio lógico se faz presente. É isso mesmo que não pode continuar aqui (ranço de ditaduras: tudo se esgueirando sob as sombras. Hum…e que tudo…cruuuzes ! )

  16. Clovis Eduardo Godoy Ilha

    10/05/2011 17:13:35

    Como prometi, não farei nenhuma referência a "vocêssabemquem".O sujeito é tão cretino que me causa enjôo.Então, a partir de agora, ele passa a ser o ASQUEROSO.

  17. Clovis Eduardo Godoy Ilha

    10/05/2011 17:09:16

    Em artigo publicado no O GLOBO, de 18 de abril, o procurador Felício Pontes Júnior, do Ministério Público Federal no Pará, tratou dos custos de Belo Monte e enfatizou as vantagens das energias solar e eólica.Os números apresentados naquele artigo foram pouco convincentes. Ele falou de uma usina solar, capaz de abastecer 1500 residências, que a Espanha e Alemanha produzem mais energia do sol do que o Brasil, tudo isso para criticar a construção da hidrelétrica. Para finalizar, Pontes pontou que, em Belo Monte, todos os custos socioambientais serão cobrados se a barragem vier a ser construída.Sem grandes exercícios de retórica, afirmo que não há alternativa senão construir Belo Monte. Digo isso por um motivo muito direto. O Brasil precisa de energia, rapidamente, com o menor impacto possível ao meio ambiente. A tecnologia atual não permite obter a energia necessária do sol ou dos ventos; e as outras formas de obtenção causam impactos muito maiores ao meio ambiente que a hidrelétrica.Não sei quais os motivos que levaram o procurador a formar fileiras com ambientalistas e representantes de ONGs, mas seus argumentos não me convenceram.Há muita discussão a respeito da construção da hidrelétrica, que motivou até ações junto à OEA. Nesse caso específico, o mesmo procurador afirmou, em matéria publicada no O Globo de 4 de abril, que há teorias de que a Corte Internacional de Direitos Humanos estaria no mesmo nível ou acima do próprio Supremo Tribunal Federal. Não sei o que o STF pensa a respeito dessa afirmação, mas me pareceu bastante estranha, ainda mais quando se verifica quem foi o autor da frase.

  18. danapada

    10/05/2011 14:42:50

    Cara MaraVocê tem alguma especialização na área para dizer isso ? Por favor compartilhe comigo. Como sou completamente ignorante no assunto gostaria de aprender com gente que sabe "que o impacto será terrível". Não guarde para você essas informações.Desde já agradeço.

  19. Ssmitth

    10/05/2011 14:05:39

    è muito hilário isso, o partido do "ex" antes defensor do MST e outros "sem" e agora ao lado dos "patrões" kkkkkkkkkkkkkkkk

  20. Maria Alice

    10/05/2011 12:35:32

    Meu caro, na boa: quando muito, trata-se de um pequeno equívoco (digitação rápida, falhas de teclado etc.) O difícil é contornar e/ou suprir imaturidades.Quanto a você xará ( sem raposa e sem entrar no mérito da questão em pauta), o seu raciocínio lógico se faz presente. É isso mesmo que não pode continuar aqui (ranço de ditaduras: tudo se esgueirando sob as sombras. Hum...e que tudo...cruuuzes ).

  21. Ademir José Ladislau

    10/05/2011 11:45:13

    Lamentavelmente todas as grandes obras do Brasil tem sido alvo de inúmeras polêmicas. Por que isto? Penso que isto acontece porque, infelizmente somos um povo socialmente fraco, totalmente desinformado e com pouco conhecimento de causa; tanto é que sempre continuamos elegendo para comandar o país, o que temos de mais podre em nosso meio político/partidário; e como a essa podridão (que sempre estamos elegendo) interessa apenas seus projetos particulares, acaba provocando conflitos e desvios de naturezas diversas (envolvendo a população incauta), para tirar de alguma forma, vantagens das obras. E o resultado final disso tudo é mais gastos financeiros e atrasos nos cronogramas de execução; ou seja: sobra sempre para o bolso do cidadão, que ao se envolver nos jogos políticos, sem saber o que de fato reclama, produz atrasos nos benefícios, que lhes são de direito, além de pagar muito mais por um serviço que deveria ser bem mais barato. É o preço cruel da nossa eterna incompetencia... fazer o que???

  22. Urbano

    10/05/2011 11:36:34

    O (segundo) maior erro da Constituição de 88 foi dar esse poder ao Ministério Público !! Agora esses procuradores cdf's se acham.Dr. Ulisses, volte e corrija esses erros!O tal Felício está abusando sim e deve ser punido, até com a demissão por justa causa, após um processo sumário.Para os curiosos, o maior erro de 88 foi estender o direito de greve aos funcionários públicos.

  23. Ademir José Ladislau

    10/05/2011 11:09:06

    Que Deus nos perdoe por tudo de errado que criamos, neste país continental. Essa é mais uma das questões conflitantes desse nosso país. De um lado a necessidade urgente, urgentíssima de produzirmos energia limpa utilizando o que temos com sobra (canais de água corrente); e sem essa energia, fatalmente o país estará subdimensionado em sua caminhada rumo ao progresso. Do outro lado o pensamento de primeiro mundo de proteção ao meio ambiente; na verdade o dito primeiro mundo nunca respeitou, nem respeita o meio ambiente, porque coloca em primeiro lugar, seu crescimento econômico. Só nós, brasileiros, criamos essa conduta de respeito e queremos manter o meio ambiente acima de tudo. Pensamento louvável; mas a sobrevivencia econômica pode, algumas vezes, ser mais importante para a coletividade. E aí, o que fazer: manter o meio ambiente e impedir o progresso ou pensar o contrário, como fazem as grandes potencias internacionais??

  24. danapada

    10/05/2011 10:45:28

    digo". ignorante".

  25. danapada

    10/05/2011 10:44:02

    Uai, e eu que pensei que a usina iria servir para fornecer energia para os brasileiros: luz elétrica para hospitais, casas e escolas; para empresas darem mais empregos , etc. Veja meu caro como sou ignoranmte, né não? Ainda bem que você está me abrindo os olhos.

  26. celso

    10/05/2011 08:53:46

    Impressioante a cara de pau desse Consórcio. Por que o medo do debate? Por que não querem discutir fielmente todos os pontons conflitantes do projeto? Se a obra é tão boa como divulgam, nada teriam a esconder! Ou, o lado escabroso é que impera nesta faraônica construção, que servirá para abastecer apenas os bolsos de alguns?

  27. Poder econômico das verdinhas

    10/05/2011 07:54:39

    Anúncio do Greenpeace no Estadão custou R% 275.000,00.

  28. Otávio

    10/05/2011 07:51:20

    Irônico? rs

  29. Otávio

    10/05/2011 07:09:42

    Isso, o "progresso", né, xará? O "progresso" justifica qualquer coisa: transgressao de direitos humanos, destruiçao ambiental, perverçao dos ideais de desenvolvimento sustentável...Aliás, o que você sabe sobre o que realmente vai aportar esta usina além do discursinho governista? Respondida esta pergunta, tente responder outra: dado o impacto e os benefícios que vai trazer, nao existe NENHUMA alternativa?Amigo, sério, te dou a chance de buscar se informar mais.

  30. FDA

    10/05/2011 04:16:46

    Um pequeno complemento de Informação!A Norte Energia S.A. (Nesa), não seria um consórcio responsável pela construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Estado do Pará? Ora, ora, e quem é que tem a liderança do grupo? Não é a Eletronorte?Mas não é a Eletrobras, que é uma concessionária de serviço público de energia elétrica? Não é a estatal Chesf que possuí 49,98% do consórcio?Não é Chesf que é vinculada ao Ministério de Minas e Energia? Não é o Ministério de Minas e Energia que esta ligada com o Ministério da Defensa Logo com o Exército Brasileiro - Ministério da Defesa ?Detalhe importante: o comentarista Clóvis Eduardo Godoy Ilha é Coronel Engenheiro Militar do Exército Brasileiro!Alguém aqui duvida que tal noticia afete o julgamento de alguém que defende interesses de projetos de Grande Porte na Amazônia brasileira?Alguém aqui duvida que tal noticia afete alguém que defende sua corporação profissional de Oficial Engenheiro Militar que trabalham nos projetos sobre a Amazônia? Alguêm aqui duvida que o Ilha defende interesses pessoais e institucionais?Eu não!Cuidado comigo Ilha, eu sou FDA , recite bem alto essa sigla e escute atentivamente a sonoridade de cada letra!

  31. FDA

    10/05/2011 02:59:16

    Ué,Vc deixou seu Blog Ilhando com (0) comentaristas para comentar baboseiras no blog do Saka?Jà vi tudo. O Ilhado vestiu seu velho “casaco de general, cheio de anéis” para descer no Blog do Saka e dar “ordens” aos comentaristas: “aconselho a todos a evitar qualquer tipo de resposta ao” FDA?Vem aqui “citar” os fatos e “me abstenho de expor qualquer juízo de valor a respeito desse assunto”.Ah bom? Quem é que vc esta querendo enganar aqui? O “Clovis”? O “Eduardo”? O “Godoy” ou o “ Ilha”do?Quem destes personagens julga que o Ministério Publico “ o Ministério Público da União” é “uma entidade a ser temida”?“Temida” por quê? Se não a julgas? No entanto, se a julgas, é por que tens medo? Oh, meu Deus, para um militar, para o “Coronel Ilha” ter medo é terrível não é mesmo? Ter medo de que?O que faz medo ao Coronel? Se tens medo é por quê redoutas de alguma coisa, receias “por órgãos governamentais”, receias pelas “empresas”, e mesmo pelas “simples pessoas físicas”?Ora, vejam só vcs, o que motiva o Ilha a comentar é o medo que seus interesses pessoais sejam constrangidos!Detalhe: e por quê existiria “simples pessoas físicas”? Será que na cabecinha do Coronel Ilha existiria “superioras pessoas físicas” , Pessoas superioras? Uh, já sei, o que redoutas é o principio de igualdade republicana é Isso? Ou quem sabe um Outro Superior?Ilha, vc só engana si mesmo. Saudosista da Ditadura, regime que tu não vivestes, fica ai a fanstamar uma época totalitária. Vens aqui dar “ordens” aos comentaristas”, esquecestes que a realidade brasileira é outra: o Brasil é uma Republica Democrática depois de 1984.A realidade é que a Constituição Federal assegura a todos o direito a liberdade da pessoa física, liberdade de expressão, liberdade de comunicação com quem quer que seja..Acorda Ilha, sai do teu isolamento! Se o meu "cancêr" é a liberdade de Ser e de Ter, o teu "cancêr" é o narcisismo mórbido de homossexual recalcado.No Brasil tem otimos especialistas para esse tipo de patologia narcissica, vai te fazer um bem danado!

  32. FDA

    10/05/2011 02:02:22

    EmUm comentário anterior já tinha relevado o problema que coloca a liberdade de comunicação na blogosfera.O fato é que a blogosfera tornou-se um poderoso divulgador de informações. Espionagem, sabotagem, infiltração, compartimentação de conhecimentos sensíveis, recrutamento, publicidade mentirosa, dissimulação, história cobertura, estratégia de manipulação, cyberterrorismo, guerra de informações, contra-inteligêncian, etc.A blogsfera esta cheia de “contadores de história”, de falsos “profiler”, de exaltadores de virtudes, “o Blog do Sakamoto” tem até” “virtudes”.Temas como estes, deveriam deixar o Ego do Saka lá pra cima.Por outro lado, eles me fazem pensar a fábula do Corvo e da Raposa de Jean de la Fontaine. O senhor corvo numa árvore empoleirado segurava no seu bico um queijo. A senhora raposa, pelo odor atraída, dirigiu-se-lhe mais ou menos com estas palavras :“Olá! bom-dia, senhor corvo, como sois bonito! Como me pareceis belo. Sem mentir, Vós sois a fénix dos habitantes destes bosques!”Com estas palavras o corvo não cabe em si de contente; e para mostrar a sua bela voz, ele abre o grande bico e deixa cair a sua presa.A raposa apodera-se dela e diz: "Meu bom senhor, aprendei que todo o bajulador vive às custas daquele que o escuta”!É fato, vivemos em um mundo de liberdade de comunicação, de sociedade de informação e as informações veiculadas na net dão o que falar. Um post que interpela o leitor como o post sobre os «movimentos» de divisão, de «independência», dos «separatistas» regionalistas brasileiro, é muito salutar para o espírito democrático interativa nacional.Mas para o contexto político nacional ele incomoda. Basta ler os 253 comentários para se convencer.Do ponto de vista internacional, os conflitos entre “identidade local” e identidade nacional, ou seja, o “Nós” de dentro versus o “Nos” de “Os de fora”, não faz muito sentindo.Fora do território nacional o brasileiro é brasileiro e ponto final. Saber se ele vem do Sud, do Norte, Nordeste ou de outra região, é uma outra “discussão” ou um outro “debate” que diria supérfluo para o Direito Internacional.E o Saka sabe muito bem disso. Ele conhece como ninguém o fenômeno “délit de sale gueule” (delito de discriminação) cada vez que ele se apresenta face as autoridades migratórias nos aeroportos e fronteiras internacionais..É... de repente, a blogosfera tornou-se uma fonte poderosa de informação, como não existe informação neutra, haja “processos judiciais”....

  33. Francisco Souza

    10/05/2011 00:44:08

    P/DEFENSOR DA NAÇÃOSUA OPINIÃO ANTES DE TUDO É DE ALGUÉM MAL INFORMADO E DE UM SEMI ANALAFABETO. SEU DISCURSO É PRECONCEITUOSO E DE MAL GOSTO, VISTO QUE DESRESPEITA UMA GRANDE PARCELA QUE ALÉM DE FAZER PARTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA, TEM DADO VERDADEIRAS LIÇOES DE VIDA PARA OS DITOS "CIVILIZADOS" - OS POVOS INDÍGENAS.VC É INFELIZMENTE DAQUELES IGNORANTES QUE APENAS REPETEM O QUE SE FALA POR AÍ. DEIXA DE SER ALIENADO E VAI SE INFORMAR MELHOR.INFELIZMENTE MUITAS DAS PESSOAS QUE ESTÃO A FRENTE DAS INSTITUIÇÕES E QUE GOVERNAM O NOSSO PAÍS PENSAM QUE NEM VOCÊ, POIS O QUE ESTÁ EM JOGO NA VERDADE SÃO OS INTERESSES DOS CAPITALISTAS QUE EM NOME DA GANÂNCIA E DE UM "FALSO DESENVOLVIMENTO", ESTãO A CADA DIA ACABANDO COM O QUE AINDA RESTA PARA AS FUTURAS GERAÇÕES. VC SABIA QUE ESSE DESENVOLVIMENTO QUE VC E TANTOS OUTROS DEFENDEM PODE COMPROMETER O FUTURO DOS SEUS PRÓPRIOS FILHOS E NETOS?OBS: TE ACONSELHO A PERGUNTAR A UM ÍNDIO O QUE VERDADEIRAMENTE SIGNIFICA DESENVOLVIMENTO...APOSTO QUE VAI SER UMA PESSOA MAIS SÁBIA.

  34. Wellington Antenor

    09/05/2011 21:23:23

    Enquanto existir "Sebastiões" como você, sabe-se com quais interesses, se prestando a interesses de BANDIDOS disfarçados de pessoa jurídica, como é o caso desta empresa/consórcio, fica difícil defender os interesses deste país como faz brilhantemente o honrado, valioso, e sempre atuante Procurador da República Felício Pontes.Ahhh... Meu nome é verdadeiro.

  35. Gelio Fregapani

    09/05/2011 20:27:58

    É impressionante como os ambientalistas, por vezes orientados do estrangeiro, empenham-se em evitar que nós, brasileiros, desenvolvamos e ocupemos a Amazônia.Deveriam perceber que se não ocuparmos outros a ocuparão, e que impedindo a construção de hidrelétricas, terão que ser construidas termelétricas ou mesmo usinas nucleares, muito mais poluentes, para suprir a demanda. Gelio Fregapani

  36. Andréa Saraiva

    09/05/2011 20:23:12

    A argumentação da defesa está perfeita. Mais um poderoso que se insurge contra o direito à informação em nome da perpetuação dos privilégios. Blogai e vigiai!

  37. Geraldo

    09/05/2011 20:22:49

    Há cerca de um ano, transitou na Internet uma mensagem dizendo que se o PT ganhasse a eleição presidencial de 2010, o Governo Federal iria criar o Estado de Carajás, desmembrado do Pará e cujo primeiro governador seria o mensaleiro Lula, pois ele já possuiria varias fazendas na área, em nome de terceiros. O projeto do referendo para o Carajás já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A usina de Belo Monte fica lá por perto e vai valorizar os "empreendimentos". E o Brasil quebrou em 2010 para bancar essa imprescindível eleição. Mas o Tesouro Nacional salvou a Petrobrás, o BNDES, muitas empresas amigas e a inflação real já está nos dois dígitos e continua subindo. Que coisa, hem?

  38. wagner gesser

    09/05/2011 20:22:32

    Interessante que quem não concorda com construção é 'anti-patriota'....me faz recordar: "Brasil ame-o ou deixe-o"Ufanismo sempre esteve ao serviço dos ditadores... de Direita e da Esquerda!!!

  39. Francisco

    09/05/2011 20:18:36

    Muito se tem falado de Belo Monte, mas até agora não vi quem fale com algum conhecimento de causa.São comentários sobre notícias de fontes variadas e comentários sobre comentários.Até agora não vi nenhum jornalista que conheça o projeto, o local do projeto e os reais impactos ambientais e para os povos indígenas.Como sempre vê-se um blábláblá inflamado, mas carente de qualquer conteúdo! Aliás a maioria dos blogs além de não ter conteúdo, não tem preocupação alguma com a realidade, são meros apanhados aleatórios e sem contexto.Escrever qualquer coisa que valha a pena implica em trabalho,muito suor e compromisso com a verdade! Fora isso é frivolidade, vaidade e oportunismo!

  40. Professor Luis

    09/05/2011 20:10:34

    O único interesse desses ecoxiitas (ongs, ecologistas, supostos defensores de indígenas etc.) é com o seu próprio bolso, não há no momento melhor negócio no Planeta Terra do que se dizer ecologista, que o dinheiro corre, de governos e empresas (estrangeiras principalmente) e o lobby corre solto no congresso também, somente extremamente ingênuos e crianças não enchergam isso, estão tentando de todos os meios é matar o futuro desse país, não salvá-lo. Fora com esses vendidos e antipatriótas.

  41. mara

    09/05/2011 20:03:43

    O que sei, é que o impacto contra a natureza será terrivcel!Mas onde tem dinheiro! este pessoal é podre!

  42. helioarruda

    09/05/2011 20:01:20

    Salvo estarmos sendo enganados durante mais de 30 anos em todos os estudos que foram feitos até agora sobre essa nova usina, devemos parar de perder tempo e iniciar a construção que certamente fará o desenvolvimento da região e melhoria considerável para uma grande parcela da população. Precisamos parar com tanta demagogia. Precisa dar um basta na inoperância dos orgãos envolvidos, normalmente ocupados por pessoas que só olham para o próprio umbigo. São raras as vezes que o governo tenta agilizar e dar sequência em alguma obra importante. Quando consegue, essas ongs só vem para atrapalhar.

  43. Ssmmith

    09/05/2011 19:37:05

    Essa vc copiou do "ex" kkkkkk

  44. Ssmmith

    09/05/2011 19:35:55

    Sakamoto sei que não gosta que palpitem sobre os novos temas para "post" mas já que o assunto é o papel do MP, pq não faz um post sobre esse tema:"Procurador gaúcho responsabiliza Lula por mensalão"Bem até que enfim alguém colocou os pingos nos "is" e responsabilizou o "cabeça" do esquema.

  45. Leon Schweitzer

    09/05/2011 19:32:02

    Como eu sempre digo:NUNCA SE SABE, JAMAIS SE SABERÁ!Esta é a grande verdade!!!

  46. Ssmmith

    09/05/2011 19:27:19

    tadinho do LS o PT tá mostrando a verdadeira face!

  47. Ssmmith

    09/05/2011 19:25:50

    O Pior é acharem que o PT tem a solução para a infra estrutura do Brasil kkkkkkkkSaiam dessa, do PT só vem porcaria, e nessa luta o PT está ao lado do Consórcio e não do MP, afinal como o "puder" muda os camaradas!O PT partido da copiação não tem projeto apenas desengaveta projetos de outros governos mesmo que sejam do período militar.Do jeito que vai daqui a pouco o partido da "copiação" começar a usar os antigos slogans do militares como: Brasil ame ou deixe-o.O Pt+Nesa não admite o contraditório, só os inocentes acreditam que o PT é democratico.

  48. Felipe

    09/05/2011 19:23:22

    O lugar apropriado para um agente político como um membro do Ministério Público Federal se manifestar é nos autos do processo, quando este existe. Mesmo que eventualmente não exista imposição legal para isso, seria o mínimo a se esperar. São atitudes irresponsáveis como estas (de vomitar o que pensa em qualquer lugar, a qualquer hora e utilizando-se de informações privilegiadas) que denigrem a imagem da instituição e levam muitos a pensar (mesmo que equivocadamente ou não) que os procuradores querem ser iluminados pelos holofotes. Lembrem que o Sr. Felício Pontes Júnior é Procurador da República e não jornalista. Se quer ser jornalista ou colunista tem de pedir exoneração porque ele não é pago para isso.

  49. NELSON SILVA FILHO

    09/05/2011 19:21:23

    EXCELENTE E IMPERDÍVEL OPORTUNIDADDE PARA PROMOVERMOS UMA AÇÃO POPULAR A NÍVEL NACIONAL ATRAVÉS DO BLOG QUE PÔS A BOCA NO TROMBONEE NOS DEU CONHECIMENTO DESTA " PODRIDÃO ENTRE AMIGOS CORRUPTOS " !!! PARABÉNS SAKAMOTO E VAMOS TROMBETEAR PELO BRASIL E O MUNDO À FORA !!!POR QUê NÃO DENUNCIARMOS ESTA MARACUTAIA GERADORA DE CAIXA 2 E ESTA AÇÃO ENTRE AMIGOS DA CORRUPÇÃO MENSALEIRA À MÍDIA INTERNACIONAl ????? VAMOS DEIXAR DE SERMOS CORDEIRINHOS INÉPTOS .... !!!! CHEGA DE CORRUPÇÃO !!!! VAMOS IMPEDIR A CONSTRUÇÃO DESTE ELEFANTE BRANCO !!!! ..... DESASTRE NACIONAL E MUNDIAL !!!

  50. spfc

    09/05/2011 19:19:29

    o mpf nao tem autonomia para prender ninguem.........

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso