Blog do Sakamoto

Eucalipto. Salvador da pátria ou deserto verde?

Um grupo de 15 trabalhadores, incluindo dois adolescentes de 16 anos, foram libertados de uma plantação de eucaliptos em Buritis (MG). As vítimas estavam em instalações precárias, sem sanitários ou água potável. As camas eram improvisadas, mas também não tinham lá muita utilidade, uma vez que o direito ao descanso semanal regular também não estava sendo cumprido. Alguns trabalhavam há 90 dias sem receber.

O flagrante do Ministério do Trabalho e Emprego e da Polícia Federal foi promovido há mais de um mês, mas a notícia foi divulgada só agora. O proprietário não compareceu para efetuar o pagamento das verbas recisórias e ignorou a fiscalização. Em outras palavras, os trabalhadores ainda não receberam nada. O Ministério Público do Trabalho está agindo para garantir o direito dos libertados, como informa Antônio Alonso Vera Jr, aqui da Repórter Brasil.

Há tempos a expansão do complexo agroindustrial alicerçado na monocultura em larga escala de árvores exóticas vem sendo objeto de pesadas críticas feitas por movimentos sociais, por organizações não-governamentais e procuradores do Ministério Público Federal. Vão na contramão do discurso de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social defendido por empresários e integrantes do próprio governo, que sintomaticamente preferem chamar a silvicultura de “reflorestamento”, como se devolvesse a cobertura vegetal original, com sua biodiversidade, a um local desmatado.

A silvicultura tem avançado sobre territórios ocupados tradicionalmente por povos indígenas, quilombolas e camponeses, além de gerado consequências negativas para o meio ambiente, como a redução da biodiversidade e esgotamento de corpos hídricos, nas áreas em que as plantações de pinus e eucalipto têm fincado raízes em larga escala. Essas informações e outras abaixo são de relatório sobre os impactos socioambientais da expansão da monocultura do eucalipto e do pinus no país, realizado pelo pesquisador Carlos Juliano Barros, do Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis da Repórter Brasil, que será lançado em breve.

Com cerca de 6,5 milhões de hectares de Norte a Sul do país (pouco mais de um quarto da área reservada às lavouras de soja), as plantações dessas duas espécies abastecem principalmente indústrias de papel e celulose, fábricas de móveis e de produtos de madeira, além de siderúrgicas que necessitam de carvão vegetal para alimentar seus altos-fornos. Noves fora a parte que vira lenha e aquece a pizza nossa de cada dia.

De acordo com o relatório, esse segmento do agronegócio nacional, que gera 640 mil empregos diretos e cujo valor bruto de produção alcançou no ano passado R$ 51,8 bilhões, conta com vultosos financiamentos desembolsados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e goza de bastante prestígio perante a linha de frente do governo federal. Tanto é que a Secretaria de Assuntos Estratégicos, órgão diretamente ligado ao gabinete da Presidência da República, vem coordenando estudos para o lançamento da chamada “Política Nacional de Florestas Plantadas”, plano com medidas para mais do que dobrar a área da silvicultura, nos próximos 20 anos.

Os empresários do setor de silvicultura afirmam que as denúncias de que o eucalipto consome muita água e seca rios e córregos são um mito. Porém, estudos científicos apontam que monocultura em larga escala e mal manejada de eucaliptos pode, sim, gerar pesados impactos hidrológicos. Plantações muito vastas e adensadas de variedades de árvores exóticas que crescem muito rapidamente podem sim comprometer fontes hídricas. Assentamentos rurais no Vale do Paraíba, realizados em antigas fazendas de eucalipto, e que penam para produzir, que o digam.

Enquanto isso, na atual “lista suja” do trabalho escravo, cadastro do governo federal que relaciona os empregadores flagrados usando esse tipo de exploração, há 20 produtores de pinus e eucalipto. Casos de extrema degradação são mais comuns entre os fornecedores de madeira para a indústria moveleira e de lenha para caldeiras industriais, mas houve entrada na lista de escravidão em florestas plantadas para a produção de insumo siderúrgico. No setor de celulose e papel, terceirização do corte gera jornadas de trabalho excessivas que aumentam risco de acidentes e doenças crônicas.

Desde a década de 1970, acirrados conflitos fundiários envolvendo a antiga Aracruz Celulose – atual Fibria – e populações indígenas e quilombolas tiveram repercussão na mídia. Seguindo o exemplo dos tupiniquins e guaranis que reconquistaram suas terras, populações camponesas do território do Sapê do Norte ainda lutam por titulação de territórios tradicionais invadidos pelo eucalipto.

A pedido da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a Justiça proibiu novos plantios de eucalipto em três municípios do Vale do Paraíba. Eles só serão autorizados mediante a realização prévia de estudos de impacto ambiental. Denúncias de plantios em topos de morro e beiras de rios, consideradas áreas de preservação permanente pela legislação ambiental, constam das ações movidas.

Na região de Três Lagoas (MS), está sendo erguido o maior complexo agroindustrial de papel e celulose do mundo. Incentivos fiscais e flexibilização da legislação ambiental ajudam a atrair empresas do setor. Na área rural, avanço do eucalipto já impacta sobre produção de alimentos. Na zona urbana, fluxo migratório desordenado para alimentar obras do parque industrial faz com que operários sejam alojados em lugares precários, onde 50 pessoas dividem um banheiro.

Enfim, o eucalipto é chamado por muita gente de boa fé como herói, por substituir a mata nativa na produção de carvão para a siderurgia por exemplo. Em tempos nos quais usineiros do setor sucroalcooleiro são chamados de “heróis” pelo ex-presidente da República, não me abisma que alguém tente tornar uma monocultura como algo digno de reverência por si. Ninguém nega a importância dessa cultura para a nossa vida, bem como a da soja, do algodão, do dendê e de uma série de outras exploradas pelo agronegócio e pela pequena agricultura familiar.

O problema é como se produz. E em cima do lombo de quem.

Compartilhe:
Comentários

103 Responses to “Eucalipto. Salvador da pátria ou deserto verde?”

  1. Vinicius disse:

    O trabalho escravo é mais visto onde não há grande fiscalização estatal, como meios rurais ou latifúndios. O meu ponto é: há como parar o trabalho escravo mantendo as mesmas relações de produção/modo de produção?

    Somente a fiscalização seria uma maneira de evitar uma situação latente (o trabalho escravo), mas não seria a garantia de acabar até mesmo com o pressuposto de uma suposta escravidão em prol da produção. A fiscalização seria como um superego aos latifundiários e etc.

    • Neiva disse:

      A que tipo de modo de produção vc está se referindo? uma específica ou uma geral como o capitalismo?
      O que mantém a escravidão é em primriro lugar o desequilíbrio econômico e a concentração de capital e terras.Tudo isso fica muito claro no Congresso quem faz as leis é a bancada ruralista e empresarial (que estão intimamente ligadas) e acabou, eles tem maioria esmagadora de parlamentares e influência política.
      Não entendi seu último paragrafo, poderia explicar por favor?

      • Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
        Olá! Cara Neiva, a questão NÃO é ideológica de caráter capitalista! A questão é: Que tipo de políticas há e investimentos existem concretamente para MUDAR essa realidade? Políticos apoiados no voto ESCRAVO obrigatório direto, com a ficha limpa, IMORAL e INÚTIL, pois, ILEGAL e inconstitucional É, ainda, com a LISTA FECHADA escolhida por CACIQUES políticos MUMIFICADOS. Veja: O problema NÃO é capitalista ou comunista é de VERGONHA NA CARA DOS ELEITORES/AS que devem EXIGIR uma MUDANÇA POLÍTICA PARA VALER e que o VOTO seja FACULTATIVO.
        Observe: A CORRUPÇÃO e, IMPROBIDADE tem ORIGEM no LAR, na relação entre PAIS e FILHOS. Quando o CABRA chega lá no TOPO, ele, ela, refletem aquilo que foi APRENDIDO. Não na escola. Na VIDA, escola da VIDA e, com as RAÍZES plantadas pelos FAMILIARES.
        A ficha limpa é um GOLPE na DEMOCRACIA, é PIOR que o Ato Institucional de número 5 da DITADURA MILITAR. RAZÃO: Na DITADURA MILITAR os alvos tinham ROSTO. Na ficha limpa, pelo CASUÍSMO, nem rosto possuem, SÂO COVARDES!
        Esse é o mote e, questão problema. O que a sociedade REALMENTE QUER? Note: O CNJ faz campanha até em redes de televisão, redes nacionais, e, sabe para quê? Para investigar JUÍZES/JUÍZAS —SEM ORDEM JUDICIAL! Isso além de IMORAL é ILEGAL e como a Constituição Federal proíbe TRIBUNAIS DE EXCEÇÃO, ainda, o CNJ pratica INCONSTITUCIONALIDADE. Apelos MORALISTAS. Isso é RIDÍCULO!
        Observe: Se: A CORRUPÇÃO, CHANTAGEM e, IMPROBIDADE começam, em CASA, NO LAR. Por onde devemos começar a CORREÇÃO e APONTAR LIMÍTES?
        Bom, vou ficando por aqui!
        OBRIGADO! OPINIÃO!

      • Vinicius disse:

        A fiscalização seria só uma maneira dos, por exemplo, latifundiários, autocontrolarem, mas não faria uma mudança nas estruturas da sociedade, tornando a escravidão, impensável (da mesma forma que a escravidão por conta da etnia é impensável). A existência do aparelho repressivo induz à existência de algo que deve ser organizadamente/formalmente reprimido.

        E, se o que mantém a escravidão é a concentração de capital e terras, não se trata de um problema do capitalismo em-si (associado à configuração cultural do Brasil e etc)?

      • Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
        Olá! Caro VINICIUS! Vinicius disse: 01/12/2011 às 9:03. Muito Boa sua colocação e argumentação. A escravidão NÃO se mantém pelo CAPITAL. A escravidão se mantém pelas FALSAS promessas perpetradas pelo ESTADO permissivo com GOVERNOS ILEGÍTIMOS. Observe: Ontem, o Ministro TÓFOLI do STF e já anteriormente outros Ministros como o AYRES BRITO e OUTROS, Celso Mello e outros, tem buscado ASSEGURAR por todos os meios. AS LEGAIS e INCONSTITUCIONAIS, tentativas, ILEGAIS, IMORAIS E, FASCISTAS, dos POLÍTICOS e do EXECUTIVO, parte dele, em CENSURAR a atividade de IMPRENSA E COMUNICAÇÃO. A CENSURA É A ARMA COVARDE de uma SOCIEDADE COVARDE, IRRESPONSÁVEL e INCONSEQUENTE. Portanto, a saída é pela LIBERDADE e DEMOCRACIA. Então: Como sair da ESCRAVIDÃO ou TENTATIVAS de ESCRAVIDÃO? Exemplo: Constatada ou, constatado pela FISCALIZAÇÃO TRABALHISTA OU NÃO, existência de TRABALHO ESCRAVO, ato continuo, DEVE SER EXPROPRIADO da PROPRIEDADE e GRAVADOS os BENS do TITULAR DA PROPRIEDADE seja JURÍDICA OU FÍSICA. Sempre respeitando à posteriori da expropriação, o devido processo legal a que estará sujeita. Com isso, vai diminuir esse ABUSO. E, note: ESCRAVIDÃO ou condições ESCRAVAS no campo ou meio URBANO é CRIME INAFIANÇÁVEL. É CANA!
        Quem decide isso NÃO é a JUSTIÇA, a JUSTIÇA fará CUMPRIR! Entretanto, é o CONGRESSO NACIONAL E O EXECUTIVO quem devem agir e imediatamente. Pergunto: O CONGRESSO NACIONAL e o EXECUTIVO AGEM?
        Essa associação à configuração CULTURAL NO BRASIL é nos dias de hoje, NÃO explicativa desse fenômeno escravidão. É desculpa para o Congresso Nacional e o Executivo, simplesmente NÃO FAZER! Não fazer o quê? A expropriação IMEDIATA.
        Ora, se, se expropria propriedade URBANA e residencial com a alienação fiduciária. Não há explicação para Não expropriar quem PRATICA CRIME COM SUA PROPRIEDADE RURAL.
        Pergunto: A imprensa consegue enxergar isso? E dar de Páu em cima?
        O Judiciário SEM provocação Não pode AGIR! O cidadão comum Não tem acesso ao STF ou STJ diretamente. Então: Políticos TÊM! O Executivo, TÊM! ONG’S e Sindicatos, TÊM! A OAB-BR TÊM! Pergunta: Qual será a razão de NÃO FAZEREM? Conivência? COOPTAÇÃO? IMPROBIDADE, pois, muitos são FAZENDEIROS, pequenos ou grandes? Então: Como afirmei acima, dar um ar IDEOLÓGICO é um grande equívoco. A coisa é mais em baixo!
        OPINIÃO!

      • Neiva disse:

        Oi sr.Santa Maria!
        Talvez não se lembre de mim, mas nós já discutimos uma vez sobre a questão da expanção de aeroportos, o trem bala e até sobre BM (bom, BM não tenho certeza se foi com vc).
        Queria muito discutir os temas que o senhor abordou, mas isso demanda tempo e agora eu estou com pouco, não vai dar pra falar muito hj, mas assim que der respondo a seu comentário.
        Se quiser discutir em torno comigo sobre isso me dá uma resposta que logo voltarei aqui com minha opinião e questionamentos sobre o assunto.
        Um abraço!
        Ah! e vc que é a favor de BM acho que vai gostar desse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=JhYd48tQav4&feature=player_embedded

      • Vinicius disse:

        Ricardo, boa tarde.

        Mas, vc não acha que tudo que descreveu, inclusive as instituições que comentou, não são representações ideológicas, ou melhor, não tem função ideológica? Acho que aqui começamos a desvirtuar.

      • Neiva disse:

        Vinicius,
        Gostei muito do seu comentario! autocontrole da elite, sim esse é o problema.
        Mas nada é tão simples nem tão complexo quanto parece.Eu não posso dizer ”a culpa é do capitalismo levantemos nossas bandeiras comunistas e tudo se resolverá” não, não é tão simples.
        O povo tem o poder legítimo, nós somos o Estado a questão cultural/histórica sesmarias, lei de terras, tudo nos trouxe aqui onde apesar de estarmos numa democracia não exigimos, nem reinvidicamos nossos direitos, se o fizessemos isso impediria o autocontrole das elites e traria equilibrio ao nosso Congresso, precisamos disso mas para tanto, o povo tem que ter conhecimento desse poder, que ele, nós somos o Estado.
        Por isso existem 33 pessoas na bancada da educação e 273 na bancada empresarial.Não é interessante para eles ter pessoas, digamos, inteligentes aqui.
        O melhor a se fazer na minha opinião é adquirir e disseminar o máximo de conhecimentos possivel e trocar ideias e opiniões com as pessoas, se apoiar ou ir contra algo saber oq e pq, só assim podemos mudar esse país.
        Um abraço.
        Obrigada, espero continuarmos a discussão.

      • Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
        Olá! Cara NEIVA, como vai, falamos sim, anteriormente. Muito Bom e SOU favorável a BELO MONTE! E, fico disponível com certos hiatos em trocar idéias. Obrigado Neiva!
        Olá! Caro VINICIUS, sem dúvida em tudo há algo ideológico envolvido. Sempre fazemos opções. Quando falam em ações AFIMATIVAS, natural há carga ideológica envolvida. Inclusive a função da propriedade é uma ALUSÃO diferenciada ao reconhecimento anterior de simples propriedade TOTAL. A idéia que imagino é: Desprovida do ranço capitalista, comunista e socialista, digamos, PUROS. A mescla INTELIGENTE dessas manifestações, SEM CHAVÕES, é isso ou é aquilo, é o que acredito mais, Positivo ou Positiva, para o momento. Para NÃO fixar em uma coisa ÚNICA! Há total compatibilidade do Capitalismo com o Socialismo e até com o Comunismo. Ex: Nessa crise internacional, os EUA, terem interferido nos BANCOS e SEGURADORAS, é uma espécie de mistura capitalista com comunismo puro. Deu socialismo MÉDIO, onde, a sociedade NORTE-AMERICANA, optou ou foi obrigada a pagar a conta de maneira igualitária. É mais ou menos nesse sentido que desqualifico o que chamo de ideologias puras, POIS, hoje, estão misturadas.
        OPINIÃO!

    • Pedro disse:

      Olá,
      Admiro seus comentários, sempre com uma opinião isenta da influência do grande capital e independente da grande mídia.
      Mas acho que é necessário colocar em perspectiva esta sua opinião sobre os eucaliptos. Tenho um alqueire de terra, e depois de perder dinheiro tentando plantar hortaliças, plantei eucaliptos. Respeitei sempre uma distância maior do que a recomendada em relação à beira d’água, e, logicamente, como todos os outros pequenos plantadores que conheço, não passo nem perto de trabalho escravo – e acho pessoas como Ronaldo Caiado e Kátia Abreu (Bolsonaro também) aberrações da extrema direita brasileira.
      Penso que é importante colocar o “outro lado” do agronegócio brasileiro, em que os grandes produtores não tem o menor respeito pelo meio-ambiente, mas ao colocar tudo como “farinha do mesmo saco” você passa uma imagem de radicalismo que acaba por afastar as pessoas de pensamento médio, a maioria da população, que acabam por desconsiderar suas opiniões como as de alguém à parte da realidade (não é minha opinião sobre você) brasileira.
      Conheço produtores que estão inseridos no agronegócio que tem grande preocupação ambiental, infelizmente ainda são minoria, mas estão plantando sementes que frutificarão no fututo.
      Um abraço,
      Pedro

      • Pedro disse:

        Ainda sobre as plantações de eucalipto e pinus e meio-ambiente, talvez fosse legal que os interessados lessem uma matéria que saiu na (ótima) revista Unesp ciência, edição de outubro de 2011 – http://www.unesp.br/revista , em que foi feita uma pesquisa no horto florestal de Assis (Cerrado biodiverso cresce embaixo de pinus) que mostra que sob os pinus há uma diversidade de espécies maior do que em região de mata fechada.
        E, ainda sem desconsiderar os potenciais males que a monocultura causa ao meio-ambiente, gostaria de contar um caso pessoal:
        Cresci na cidade de Águas de Santa Bárbara, região de campos. No final do ano, as famílias saíam para o campo, adultos e crianças munitos de sacolas, e se espalhavam em busca de cajus, ou cajuzinhos, que davam em uma espécie de arbusto rasteiro, nada a ver com o caju de árvore; pois uns anos atrás saímos na época do caju pelos campos da região, eu, dois irmãos e um amigo, e só encontramos pastos cultivados com braquiária, nada de cajus ou gabirobas, outra frutinha típica. Por sugestão do amigo, fomos procurar no horto florestal, plantado com pinus. Foi ali, embaixo das árvores de pinus, que encontramos seis ou sete pés remanescentes, os únicos que encontraríamos. Então volto a dizer, vamos relativizar as opiniões.
        Ah, e caso alguém tenha conhecimento técnico e interesse, seria muito inportante que se fizesse um trabalho para preservar e tentar salvar o cajuzinho do campo, a partir daqueles poucos pés lá do horto de Águas de Santa Bárbara.
        Pedro

      • Neiva disse:

        Pedro, se estava se referindo a mim, não tive a intenção de generalizar.Rural nunca, jamais = a algo ruim pro país. Mas a bancada ruralista não representa todo tipo de produtor e sim a minoria latifundiaria que governa segundo seus interesses.
        Só uma pergunta plantar eucalipto não é prejudicial para o pequeno agricultor? Um hectare empregado para produção de hortifrutigranjeiros rende R$ 12 mil por ano, enquanto um hectare plantado com eucalipto rende R$ 395 anualmente.
        Um abraço.
        http://fazendacampoalegre.blogspot.com/2010/01/quando-o-eucalipto-e-um-mau-negocio.html

      • Cora disse:

        então pedro, o caso é específico e tem a ver com o manejo., como ficou bastante claro. em áreas úmidas, já não vale, já q o pinus encontra condições ideais de desenvolvimento e é uma espécie agressiva. os fragmentos de cerrado precisam de manejo tb. andando pelo interior do estado, percebemos q as bordas dos remanescentes de cerrado estão tomadas por trepadeiras, q podem inviabilizar o desenvolvimento de espécies menos tolerantes à sombra. enfim, precisamos de mais pesquisas para compreender o comportamento de áreas florestais, principalmente após a interferência humana.

  2. VINICIUS BORGES/Cuiabá, MT disse:

    Boa tarde, Saka. Já ouvi falar que uma plantação de 1 hectare de cânhamo (o arbusto da folha da maconha) pode produzir, em papel, o equivalente a 3 ou 4 hectares de eucalipto. Ou seja, se for exatamente isso, é mais ecologicamente correto e viável que o eucalpito, que é extremamente predatório à natureza. Mas…. do cânhamo vem a maconha, maconha é droga,…….

    • Neiva disse:

      O eucalipto é muito mais muito rentável meeeeesmo.Onde viu isso Vinicius, se der manda um link a imprensa gosta de imprecionar..
      Um abraço.

      • Pedrão disse:

        Neiva, você é professora de que em Minas Gerais?

      • Neiva disse:

        Pq Pedrão? é mineiro tb??? professor? de onde brotastes?
        Não sou professora não. Mas apoio a reinvindicação pelo comprimento do piso e sou contra a lei do subsídio que vai acabar com a educação por aqui.
        Té mais.

    • marilu disse:

      Vinicius, boa tarde!

      eu sempre desconfiei que a maconha não poderia ser assim só do mal né não? já que tudo tem o lado bom tbm rsrsrsrsrrs pq então a coitadinha da maconha ficar relegada ao segundo plano? rsrsrsrsrrsr pode até ser mentira mas que é engraçado pensar no assunto isso é!

      abs

      • O Asno disse:

        Cara Marilu:
        ao que parece,
        a maconha é a salvação nacional e internacional.
        Outro dia falou-se aqui que o óleo da maconha era várias vêzes mais rentável que o petróleo,
        e que podia tranquilamente substituir o petróleo,
        e que de resto extinguiria a Petrobrás, a estatal de petróleo do Chavez,
        e também a OPEP.
        Agora já se fala que a maconha é várias vêzes mais rentável que o eucalípto na produção de papéis.
        Nesses dias vão descobrir que a maconha substituirá sobejamente o trigo, o arroz, o feijão e a soja…
        e também para estes casos
        serão apresentados “relatórios”, “estudos”,
        e claro, as “verdades” dos “politicamente corretos”,
        as quais são como os dogmas da idade das trevas,
        não podem ser contrariados, devem ser aceitos como verdadeiros, aprioristicamente,
        como se fossem postulados, como se fossem axiomas,
        sob pena deLLes ficarem em estado de muita fúria furiosa.
        Aliás,
        se porventura houver a liberalização da maconha,
        far-se-á papéis da maconha com baixíssimos custos,
        e com aludidos papéis far-se-á também charutos de maconha,
        e far-se-á também biocombustível de óleo de maconha,
        e
        finalmente as pessoas conduzirão seus possantes carrões
        fumando grandes charutos de maconha,
        enrolados em papel de maconha,
        cujos carros serão movidos à óleo de maconha.
        Quer dizer:
        só maravilha maravilhosa!
        Enfim, o mundo ficará sempre mais azul.
        Agora,
        mesmo ficando bem azul por causa da altíssima produtividade da maconha em quase todas as atividades dos terráqueos nacionais e internacionais,
        nesses casos,
        é melhor andar com cuidado pelas calçadas,
        olhando sempre para todos os lados,
        para cima,
        para baixo,
        e para trás também,
        porque vai que um desses carrões duplamente movidos à maconha -
        o motorista fumando maconha e o motor funcionando com óleo de maconha – de repente sobe a calçada…
        enfim,
        com a liberação da maconha não haverá mais a monocultura do terrível e devastador eucalípto,
        ter-se-á em seu lugar a SALVÍFICA monocultura da maconha…
        interessante… sei… sei… claro… claro… entendi… entendi…
        eita!
        Deu sede de bom senso e conhecimento,
        vou ali tomar água fria de cacimba,
        depois volto para dizer mais asnerias das MONOCULTURAS,
        porque asneiras sempre haverá de haver.
        Só isso, viu?

        Ei! É muita… é muita cavilação cavilosa… sei não… sei não… sei não…

      • O Asno disse:

        Cara Marilu:
        amei seu texto.
        Deixei um “pequeno” comentário
        que foi contido nas barreiras quarentenárias.
        Enfim, parabéns!

      • Victor disse:

        Marilú…a super interressante já tinha tratado sobre esse assunto da maconha…inclusive as velas dos barcos que descobriram o Brasil eram feitas da fibra do canhamo…

        Abraço…

    • rena disse:

      Poderia se conseguir uma maconha em laboratório com baixíssimo nivel de THC, portanto infumável, e aí ser usada como subistituto. Os EUA usavam cânhamo parar fazer papel até 1930.

  3. JOTA CAMPO GRANDE MS disse:

    Esse tipo de trabalho e mais comum doque se pensa! isso não muda pelo simples fato desse país ser o rei da impunidade.Os politicos não querem mudar o codigo penal,porque pode sobrar para eles.Não adianta ficar discutindo o sexo dos anjos.O problema do Brasil se resume na falta de punição severa, a todos aqueles que pratica qualquer tipo de crime.

    • Neiva disse:

      O problema do Brasil são um bando de pessoas assistindo rede globo, achando tudo uito triste e tudo muito lindo e não fazendo nada.
      São pessoas reclamando que a greve dos professores pedindo pelo cumprimento do piso está atrapalhando o trânsito.
      É gente que se incomoda mais com o aumento do IPI do que com a educação precária que temos aqui.
      Impunidade só existe por que todo mundo adora uma televisão e odeia colocar os pés pra fora de seu círculo seguro.
      Um abraço

      • Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
        Olá! Neiva! Neste ponto, concordo com você em parte! Há programas na televisão que são criados apenas para ENGANAR O POVO! Não só na GLOBO como em outros canais, igualmente. Hoje, a pouco, assisti na Globo News uma entrevista onde estavam o Médico Celso Antonio Rodrigues da Silva e o Secretário de Vigilância Jarbas Barbosa. Fazendo campanha contra o Fumo de Tabaco. O interessante é que: Como sempre nas DITADURAS e em nosso caso NA DITADURA CIVIL COMUNISTA que se avizanha, ambos, trazem como apelo, REDUÇÃO nos Direitos CIVIS do Cidadão Brasileiro. Querem TUTELAR o cidadão, como se não tivesse o direito do LIVRE ARBÍTRIO. Foi uma entrevista interessante. É como se o BRASIL e no BRASIL não existisse LEI. Não existisse a Constituição Federal e NÓS brasileiros fossemos DESPROVIDOS de inteligência. O Congresso Nacional aprovou uma LEI INCONSTITUCIONAL ou MEDIDA INCONSTITUCIONAL sobre o TABACO NO BRASIL. Espero que a Presidente Dilma NÃO assine ESSE LIXO APELATIVO ELEITOREIRO dessa casa MEDÍOCRE. E VETE, permitindo os FUMÓDROMOS, como previsto na Lei Federal, sobre TABACO. Impossível e ilógico em uma NAÇÃO em que se produz, comercializa, distribui, exporta e arrecada impostos, proibir os nacionais cidadãos de utilizar o produto. TABACO LEGAL. Ainda, proibir algo que é LEGAL. O SERRA ERROU, O secretário Jarbas Barbosa é um filhote de DITADOR e ambos, Médico e Secretário da Saúde São FILHOTES DA PIOR E MAIS MORTAL DITADURA CIVIL já vista. O Médico chegou ao ABSURDO de insinuar que o Fumante é um SUICIDA, DEVERIA esse MÉDICO VELHO CAQUÉTICO ser PRESO. E o Secretario de Vigilância do Governo deveria ser DEMITIDO, por DESRESPEITAR A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL. Esses dois ANALFABETOS, FASCISTÓIDES em DIREITO deveriam retornar para a ESCOLA e de preferência na UNIÃO SOVIÉTICA ou IR PARA CUBA, onde o POVO precisa de PASSE para andar na RUA. É com tristeza que vejo, a GLOBO, reproduzir uma campanha ILEGAL e INCONSTITUCIONAL e NAZISTA além de FASCISTA na televisão, em REDE NACIONAL. A OPÇÃO de FUMAR é do FUMANTE. O Estado não tem nada a ver com isso! Campanhas PODEM! PROIBIR NÃO PODE! É um ENORME ERRO! A Dilma vai, se assinar essa MENTIRA, do quadro 4 da OMS. Quebrar a Cara nas URNAS como aconteceu com o SERRA! E, cometer o maior ATENTADO À DEMOCRACIA e ao LIVRE ARBÍTRIO, direito de cada um. Estamos vivendo em UMA preparação para uma DITADURA CIVIL COMUNISTA! É TRISTE! OPINIÃO!

    • marilu disse:

      Chesterton, boa tarde!

      o link é ótimo!!!!!!!!!!! que humor mais refinado rsrsrsrrsrs adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      abs

    • Neiva disse:

      Nossa! boa idéia! vamos continuar tendo uma economia dependente! vamos continuar escravizando pessoas e mantendo-as burras a ponto de caçar largatos com cachorros!Porque não? precisamos mais é disso mesmo! é essa gente que serve de mão-de-obra barata, é essa gente que elege esses empresários celulosos.
      Tecnologia? educação? Pra quê? pro Brasil crescer? pra ficar rico e independente?
      Ha!Não, claro que não.
      Servir de indústria de base pro mundo é mais legal! Fiquei sabendo que é até refinado!

    • roberto disse:

      um bicho a mais ou a menos não faz falta né. como o sujeito não deve saber diferenciar espécies ( a não ser as de eucalipto, porque nessas ele pareceu expert) para ele não faz diferença se uma espécie desapareça contanto que ele tenha sua folha sulfite.

      se há possibilidade de salvar espécies, é importante conciliar tanto a produção, quanto a sustentabilidade do meio ambiente. a gente sabe que dá, o problema são as posições intransigentes de cada lado.

      afinal, se a industria de celulose é tão grande, faz diferença no caixa pagar os trabalhadores direito ?

  4. Mendonca disse:

    Um absurdo. Um absurdo!! A maioria dos jovens estao na miseria; trabalho estravo em varios cantos do pais; preconceito e mais preconceito; políticos ridículos aceitos por nós, Sociedade….sinceramente, não há mais jeito. Não há. E nem adianta tentarem me convencer de que o mundo é belo…não mesmo!

    • Mendonca disse:

      O ser humano é um lixo. Tenho medo da nossa natureza.

      • marilu disse:

        Mendonça, boa tarde!

        nós não somos tão feios assim não, pelo menos não todos! tem muita gente boa no mundo, tem muita gente trabalhando em voluntariado, com assistencia social de verdade, sem ONGS, sem governos, sem verbas.
        eu sei que tem dias e que tem noticias que nos fazem desacreditar, mas não devemos, é imperioso que façamos a nossa parte, todos os dias.
        quando vc ficar assim tão descrente da raça humana, eu te sugiro visitar algum hospital do cancer e conhecer de perto o trabalho que os voluntarios fazem: é emocionante!

        abs

      • Neiva disse:

        Sugiro que vc pare de reclamar, vá as ruas protestar não só pelos seus direitos, mas sim também dos tantos outros que fazem parte dessa nação.
        Principalmente estude, pesquise sobre o que quer combater.Se pegar de jeito nos livros ouvir e conhecer as pessoas vai ver que ha sim, muito oq se fazer.
        Um abraço.

    • JOTA CAMPO GRANDE MS disse:

      Gosto de pessoas que vai direto ao assunto.Realmente ta muito dificil! uma país que a justiça não aproveita nem o pouquinho de bom do codigo penal,um povo que aceita esses politicos canalhas e corruptos, e ainda continuam votando neles.Um povo que se mata por futebol! jamais um país desse vai chegar a lugar nenhum !!

      • Mendonca disse:

        Logo estaremos no Carnaval e depois na Copa do Mundo….ai a galera fica feliz feliz…..

      • Neiva disse:

        Falô e disse.Temos que botar um bom livro na mão desse povo, precisamos despertar nas pessoas o interesse pelo país e po elas mesmas.
        Na escola vejo gente dizendo que não liga pra política, mas tem professores que quando falam, meu Deus! não sei oq acontece as pessoas escutam se interessam refletem e debatem, isso tem que sair da salade aula e de dentro das casas tem que lotar as ruas e contagiar o mundo.
        Pena o tempo de duração de sociologia, geografia e história serem 50mn, mas quando se toca uma pessoa vc sabe que ela leva isso consigo e discute com os demais isso vai crescendo aos poucos, o Brasil experimenta a ”democracia” a pouco tempo.

  5. Chesterton disse:

    não me abisma que alguém tente tornar uma monocultura como algo digno de reverência por si. Ninguém nega a importância dessa cultura para a nossa vida,

    chest- se ninguem pode negar a importancia, ela é digna de reverencia por si. Há um erro lógico aí.

  6. marilu disse:

    Sakamoto, boa tarde!

    tá então que agora o monstro do lago ness da vez é o eucalipto???????????? mas é só botar ordem no barraco: plantadores só podem plantar assim e colher assado, e dá-lhe fiscalização séria e competente, e bota vagabundo na cadeia, que a coisa por si só se aguenta!
    e quanto aos trabalhadores libertados que ainda não receberam suas verbas rescisórias eu insisto no ponto das tais multas que não se paga, se quer cobrar tanto que fica sem receber nada, ta faltando coerencia, bom senso de todos os lados.
    como que um grupo fica tres meses embrenhado no mato, trabalhando de sol a sol, sem direito a descanso nenhum, sem receber nada????????? sem agua, sem banheiro, sem transporte, sem comunicação, sem comida???????????????? nem o gato que contratou os cara ia lá? e mesmo assim eles continuaram trabalhando de domingo a domingo!
    que pelo menos a imprenssa local divulgue muito o nome desse contratante, para que outros não caiam na mesma armadilha né?
    essa coisa de aliciamento pra trabalho escravo, seja como prostituta ou trabalhador rural me lembra sempre a historia do golpe do bilhete premiado: é velho, é sujo é infame, a gente pensa que todo mundo já sabe como termina, ms volta e meia cai um!
    abs

  7. Tião Medonho disse:

    Uma amiga, colega de trabalho, alta funcionaria de órgão federal, chega ao trabalho de manhã, muito feliz; ele é preservacionista, consumidora “consciente”, defende praticas das empresas “sustentáveis” e estultices afins..ela está feliz pq ouviu na noite anterior um diretor do setor celulose da vale do rio doce dizendo em entrevista a uma Míriam Leitão ou outro suíno desses por aí que a Vale não fazia mais nem uma folha de papel que não fosse de floresta replantada, de eucalipto; ela estava convencida que o mundo estava salvo por isso;… quando eu disse a ela que, se de fato fizessem isso era pq simplesmente já haviam destruído toda floresta nativa do país e substituíram tudo por oceanos de eucalipto, como de fato fizeram…virou inimiga.

    • Neiva disse:

      O que me mata são aquelas propagandas de carros e biocombustíveis.Mas tenho que admitir, ano passado eu poderia ter uma reação semelhante.
      Um abraço.

  8. Treponema Pallidum. disse:

    Sakamoto quando escreveu sobre jornalismo, jornalistas e propaganda fez uma reportagem muito boa, porque tinha ao menos conhecimento de causa, mas quando escreve sobre meio ambiente ou produção rural é um caso lastimável. Repete sempre aquele “segundo estudos” e alguns ainda feitos por alguem da repórter Brasil, por favor, fala sério!
    E quando faz o jogo do lobby do papel como essa reportagem chega a ser patético, se igualando aos “cientistas” da Via Campesina e MST. Deich me live!

  9. Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
    Os comentaristas NÃO precisam se preocupar! Vai ficar MUITO PIOR! Logo, após aprovação do Código Florestal. Que em verdade, retira floresta e, reduz a água para BEBER no futuro! Questão de TEMPO! Os mais jovens vão conviver com isso! As alterações nas áreas preservadas e para menos e nas margens dos rios vai causar sérios danos no abastecimento de água potável. Aquela que a gente BEBE com a MERDA possível, atual! Chamada coliformes fecais!
    Infelizmente, a redução produzida nas margens dos rios, salvo engano, para 15 metros de cada lado. Será um DESASTRE e um DESASTRE até para o AGRONEGÓCIO. POIS, a produção em geral depende de água!
    Insisto, e ainda, em TEMPO, que deve ser no mínimo de 50 metros de cada lado, isso nas áreas urbanas e lindeiras e, no grande AMAZONAS, de 500 a 1000 metros de cada lado a área a ser preservada. Não sendo assim, vai faltar água para BEBER!
    Esse assunto envolve uma série de interesses, água RUIM, valor maior nas contas, e, compra de água, água RUIM, envolve produtos químicos e bioquímicos além, dos do agronegócio. É muita GRANA. E o POVO. Pro povo a gente inventa a FICHA LIMPA, OBRIGA a VOTAR em quem o Sarney MANDAR, pelo VOTO ESCRAVO OBRIGATÓRIO DIRETO, e, desqualifica a JUSTIÇA, com apelos MORALISTAS. E aí, TUDO BEM!
    A discussão sobre trabalho escravo no campo passa por MUDANÇAS sérias em POLÍTICAS FUNDIÁRIAS e POLÌTICAS de cunho ELEITORAL de RAÍZ!
    Esse Código Florestal é um ATRASO e, será deletério para o BRASIL.
    OPINIÃO!

  10. Ted Tarantula disse:

    “A Amazônia inteira quer derrubar a floresta. Principalmente o pessoal que vive lá mesmo. O único jeito seria diminuir a população. Não existe desenvolvimento sustentável. É uma besteira completa. Enquanto a população crescer, você não vai negar comida. Enquanto tiver gente e gente fazendo mais gente, como você vai comer sem plantar, sem matar os bichos que estão por lá?”

  11. MOTO_SERRA_DE_PRATA disse:

    hihihi..
    Estudos feitos por quem..? De que ONG.? Tenha dó né Sakamoto..
    Alface gasta muito mais água que eucalipto, umas 30 vezes mais.. A história que eucalipto “seca” o solo, é mito sim..
    Só que eucalipto retira de 10 – 15 ton de CO2 da atmosfera por ano(Isso para os que bradam que o CO2 é o malvadão do “aquecimento global”).. Floresta consolidada (Amazônia, cerrados, mata atlântica) não retira nada(Tira de dia, devolve de noite)..
    Além de celulose e papel, agora poderemos produzir pellets, em substituição de toras de madeira para aquecimento de casas.. Além de fazermos etanol da casca do eucalipto, resina, remédios, desinfectantes, carvão, etc..
    Eucalipto é tudo de bom..

    Abraços.

    • Cleiry disse:

      é, e não precisa de moto serra algum para cortar…

      “aquecimento de casa”… e etc?

      • MOTO_SERRA_DE_PRATA disse:

        Cleiry..
        Não precisa de motoserra, o corte é feito com um máquina que tritura tuuuuuudo..
        Aquecimento de casa na Europa, nos EUA, é claaaaaaaro.. kkk..
        - Gostou do meu método para matar ratos..??

        Abraço.

    • Neiva disse:

      Motosserra, e aí? desculpa, não vou me acostumar com Motoca, trampolim? mas se são dados e referencias que vc quer, sobre o impacto do eucalipto aqui vão alguns: http://ciflorestas.com.br/arquivos/doc_impacto_eucalipto_12148.pdf http://www2.camara.gov.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/estnottec/pdf/2004_12.pdf Este último mostra os pontos positivos e negativos: http://www.cgu.unicamp.br/energia2020/papers/paper_Couto.pdf
      Foi um prazer ajuda-lo,
      Um grande,
      Abraço

      • MOTO_SERRA_DE_PRATA disse:

        Neiva, acho que você não leu os textos que me mandou né.!!??
        Esse texto da “minha” UFV é ótimo:

        - “Os grandes projetos florestais promovem o aumento na receita municipal, pela arrecadação de impostos, a melhoria na infra-estrutura rural, por meio da construção e manutenção de estradas de rodagem, a melhoria do sistema de comunicação e o favorecimento da dinâmica da economia regional”
        - “De fato, o maior efeito significativo das plantações de eucalipto na hidrologia local, é o mesmo causado por qualquer outro tipo de cobertura florestal”
        -”A monocultura do eucalipto tende a se comportar como qualquer outra espécie ou floresta natural no que se refere à dinâmica solo-água”
        -”A biomassa, de origem florestal, é uma forma de energia limpa, renovável, equilibrada com o meio ambiente rural e urbano, descentralizadora de população, geradora de empregos (tanto no meio rural como nomeio urbano) e criadora de tecnologia própria.”
        -”Atualmente o setor florestal brasileiro oferece 700 mil empregos diretos e dois milhões indiretos (Revista Granja, 1998; COUTO & DUBÉ, 2001). Além disso, o setor florestal contribui com uma receita da U$ 40,2 bilhões, ou aproximadamente 5% do PIB brasileiro (Gazeta Mercantil, 1997).”
        -”os impactos ambientais das florestas de eucalipto DEPENDEM, fundamentalmente, das condições prévias ao plantio – i) bioma de inserção; ii) densidade pluviométrica; iii) tipo de solo; iv) declividade dos solos, v) distância das bacias hidrográficas – e das técnicas agrícolas empregadas (densidade do plantio, métodos de colheita, presença ou não de corredores biológicos e atividades consorciadas).”
        -”generalizações abstratas sobre o tema (tais como “O eucalipto seca o Solo”) devem ser recebidas com ressalva ou, preferencialmente, substituídas por assertivas técnicas contextualizadas”
        -”A atividade silvicultural com eucaliptos não exclui do sítio onde é realizada a possibilidade de outras formas consorciadas de produção”
        -”o ressecamento do solo em florestas de eucalipto depende não somente do consumo de água pelas plantas, mas também da precipitação pluviométrica da região de cultivo.”

        Então, dona Neiva, volta pra greve vai..!! Não fale do que não entende, nem poste links que você não leu..

        Abraço.

      • Neiva disse:

        Greve nas férias?
        Tenho que admitir, rolô uma preguiça, errei, devia ter só colocado argumentos contra, mas coloquei todos os artigos que eu tinha aberto pra pesquisa a favor e contra.
        Bom, o ponto é: segundo os dados, depende principalmente da proximidade com as bacias e com a pluviosidade, então concorda que a monocultura em MG, SP, BA e CE, por exemplo, (tem que prestar bastante atençao naquele mapa, existem ciclos e ciclos, epocas e épocas) não é uma coisa boa?
        O eucalipto não é nativo daqui, desmatar cerrado e plantar isso, não é uma coisa legal, os trexos que vc colocou estão generalizando, falando de tendencias, que é algo relativo, é o mesmo que dizer ”o mato tem a tendencia crescer como as outras plantas”, não é bem assim.
        Realmente, infelizmente não tenho conhecimento da área, tenho que pesquisar, estudar mais, isso não me impede de querer trocar informações e expor as minhas.
        Mas até agora, nada conseguiu me convencer que desmatar mata nativa pra plantar materia-prima pra obter celulose é uma coisa boa.
        Obs: ñ sou dona
        Abraço

      • MOTO_SERRA_DE_PRATA disse:

        Neiva..
        A monocultura tem seus “prós” e contras.
        Como, pra mim, os “prós” são maiores e melhores que os contras, devemos minimizar os contras e apostar nos “prós”. É como eu expliquei anteriormente, cerrado nativo não fixa CO2 da atmosfera, o eucalipto fixa enquanto cresce.

        Pra mim você só colocou artigos “pró”, nos míseros parágrafos que eles se dizem contras, aí sim, há um tipo de tendencia, de achismos, aqui um exemplo(Veja esse “trexo” como você disse):

        ”generalizações abstratas sobre o tema (tais como “O eucalipto seca o Solo”) devem ser recebidas com ressalva ou, preferencialmente, substituídas por assertivas técnicas contextualizadas”.
        Ou seja, em áreas onde a pluviosidade natural não passe de 400 mm anuais, o eucalipto tende a retirar mais água do que o sistema consegue repor naturalmente, NÃO PLANTE EUCALIPTO NESSAS ÁREAS “HORA BOLAS”.
        Plantas exóticas não são necessariamente ruins, o arroz possui o “centro de origem” na Oceania, a uva na Eurásia, só pra citar uns exemplos.

        Bom você admitir que não tem conhecimento da área, falta estudar bastante, eu passei 5 anos estudando só cultivos e não sei tudo ainda. kkk.

        Abraço.

      • Neiva disse:

        Tudo bem Motosserra, valeu pela correção trecho.
        Parece simples, mas se dá lucro, vc acha mesmo que as pessoas vão respeitar? com ou sem índices de pluviosidade adequado, vai ter gente querendo plantar.
        Seria ótimo se eles plantassem eucalipto nas áreas vazias, já desmatadas.O ruim é que a maioria desmata pra depois plantar.Aí é fod*
        Abraço.

      • MOTO_SERRA_DE_PRATA disse:

        Neiva.
        É outra coisa que questionei com outra comentarista. O problema é cumprir a Lei, as diretrizes, os Zoneamentos Agroclimáticos.
        Eucalipto é bom porque não tem restrições quanto à fertilidade do solo a ser plantado, ele se da bem do jeito que tiver. Então ele vem sendo usado em projetos de recuperação de áreas degradas por todo o país, desde áreas de pecuária, até áreas de mineração ou garimpo.
        Desmatar pra plantar eucalipto é ruim.!!?? Sei não, eu acho mais prejudicial desmatar pra plantar soja, do que plantar eucalipto. Porém sou a favor dos dois plantios, sem restrições por demais severas.

        Abraço.

  12. Edu disse:

    O poder de polícia nesse país é uma porcaria.

    Há leis, elas não são cumpridas e não há punição.

    • Ted Tarantula disse:

      impressionante como depois de tudo ainda se acredita em “policia” para a solução dos males do mundo…parece que é mesmo como se diz: não aprendemos nada e não esquecemos nada..

  13. JOSE MARIO HRP! disse:

    DESERTO VERDE……….

  14. JOSE MARIO HRP! disse:

    Zeraram mais um lider de pequenos proprietários e agricultores lá na amazonia……..
    E La Nave vá!

  15. Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamato!
    Observem como os discursos são INCOERENTES, falo dos governantes.
    Incentivam e aproveitam em IMPOSTOS da DESGRAÇA do POVO. E DITADORAMENTE, criam LEIS para CENSURAR, IMPEDIR, PROIBIR os direitos individuais e coletivos e difusos, metadireitos de cidadania e sociais.
    O STF está no caminho correto e o Ministro Tófoli ontém foi muito BEM. Em NÃO permitir a CENSURA disfarçada à IMPRENSA e MEIOS DE COMUNICAÇÃO. Espero que os demais Ministros APÓIEM o Ministro TÓFOLI.
    Inegável, em um Estado Democrático e de Direito o ESTADO deve indicar, sugerir, informar alertar. JAMAIS, PROIBIR. PROIBIÇÃO é coisa DE BABACAS FACISTÓIDES! DITADORES DA PIOR ESPÉCIE.
    OPINIÃO!

  16. JOSE MARIO HRP! disse:

    A Algaroba parecia ser um grande remédio, mas olha o que o homem e suas estripulias pode fazer:
    http://www.cpatsa.embrapa.br/imprensa/noticias/projeto-da-embrapa-vai-definir-manejo-para-evitar-invasao-da-algaroba-no-ambiente-semi-arido/

  17. JOSE MARIO HRP! disse:

    Comentários em moderação de novo?????

  18. Antonio M disse:

    O tal deserto verde atribuído ao eucalipto é mito. O trabalho escravo pode ser em qualquer área e misturar alhos com bugalhos que é desonestidade intelectual pois qualquer tipo de monocultura mal-feita é prejudicial, até se for monocultura de alface. Se eu encontrar até coloco aqui mas, pesquisas feitas em Piracicaba mostravam uma plantação de eucalipto em volta de uma fonte natural de água e que era monitorada a 50 anos e a fonte nunca secou. E a plantação de eucaliptos com criação de animais e outras culturas, impedem o esgotamento por monocultura.
    Falar mal do eucalipto é a doutrina de esquerdopatas doutrinados.

  19. Antonio M disse:

    E estão falando mal da Vale porque foi privatizada e não tem mais cabide de empregos para a companheirada, como tem a Petrobras. E a Petrobras além de vender caro a gasolina (que ainda importa) andou vendendo terreno para ministro, escondendo e desviando informações de produção da P50, e nenhum esquedopata reclama.

    • Cleiry disse:

      Não seja ingênuo… Não é uma questão de falar “mal” ou “bem”. É preciso analisar as consequências para e economia brasileira. Fui contra a venda da VALE e sou contra os cabides de empregos em QUAISQUER órgãos públicos, seja universidade ou petrobras…

  20. Carlos H. I. disse:

    Toda a discussão é salutar, porém deverão sempre atender a princípios técnicos dos segmentos envolvidos, ouvindo os profissionais da área envolvida e a isto agregar a questão social, ambiental e econômica.

    Convido a acessar o link,

    http://chefehurucai.blogspot.com/2011/11/190-milhoes-de-engenheiros-florestais.html

  21. Mauro Ruy disse:

    Caro Sakamoto,trabalho no setor de Celulose e considero muito equilibrada sua abordagem sobre o Eucalipto e destaco um ponto que você mencionou que serve para resumir um pouco a tese sobre o mito de que o Eucalipto seca o solo e retira seus nutrientes. Não é o Eucalipto quem seca o solo e sim a MONOCULTURA, é sabido cientificamente que muitas espécies consomem mais água que o Eucalipto, entretanto não são objeto de prática de monocultura.O Eucalipto sempre carregará consigo este estigma porém uma vez que as pessoas tem acesso à informações técnicas,novas reflexões são feitas sobre as práticas de silvicultura e um ponto que surge neste momento é: O aspecto da inconsistência da legislação é mais grave que o mito. Com restrições legais não seria possível, em tese,praticar a MONOCULTURA mas estamos no Brasil e existem muitos interesses por trás que sustentam este modelo inadequado.
    Trabalho numa empresa que possui Áreas de Proteção Permanente em 40% de suas propriedades e isto é uma evolução no setor comparado às práticas do passado. Há espaço para mais práticas sustentáveis neste negócio.

  22. Emerson disse:

    Olha, o próprio nome do artigo começa errado: ou 8 ou 80. E não é assim. A natureza não tem receita de bolo meu amigo. Processos históricos também são contados apenas de acordo com o interesse pessoal. Da forma como é colocado, todos devemos viver como índios doravante (e não estou fazendo colocação pejorativa para com a cultura indigena). Não pode isso, não pode aquilo, não pode aquele outro. Há um comentário iteressante aí em cima: basta existir um regramento para a atividade com a devida fiscalização, e ponto final. Agora, ser simplesmente contra, mas não abdicar dos produtos e sub-produtos da cultura florestal (como o papel higiênico) é hipocrisia. É perfeitamente viável ecologicamente o plantio, a condução e a exploração tanto do pinus quanto do eucalipto. Convido a estudarem mais as culturas e as técnicas atuais de cultivo destas espécies. Sem conhecimento, é tolice opinar, ou má fé mesmo.

    • Cleiry disse:

      Pois é, Emerson… somos todos hipocritas e capitalistas. Agora, ninguém para para pensar que cada vez mais são criados produtos sem necessidades… epa: são criadas em nós necessidades de produtos desnecessários… e o lixo aumenta e o consumo aumenta e o reflorestamento aumenta.
      E, acredite, se vivessemos comos “índios” saberiamos que a natureza dá dia a dia o que a gente precisa. Não é necessário acumular…
      Acho até que quem não tem receita de bolo não é a natureza, mas sim a cultura nossa de cada dia. Não existe madeiramento politicamente correto…

      Sugestão I: http://www.coisasmiudasegraudas.blogspot.com/2011/11/novo-codigo-florestal.html#links

      Sugestão II: http://www.coisasmiudasegraudas.blogspot.com/2011/11/zeitgeist.html

      Agora, fora as sugestões, quero dizer que infelizmente a floresta tem sido dia a dia dizimada e as notas fiscais saem com o título de madeira de reflorestamento.

    • Antônio disse:

      Parabéns mais uma vez ao Sakamoto e ao importante comentário que vejo aqui do EMERSON. Muitas pessoas aqui só veem os pontos de vista por achismo. Porém Emerson existem também complicações com eucalipto na Amazônia. Eu que sou daqui desta região posso falar por conhecer e ver técnicas utilizadas. O eucalipto é mais conveniente e contamina o solo para as espécies regionais.
      Deve-se considerar que o maior bem da Amazônia é a sua biodiversidade.

      • Treponema Pallidum. disse:

        Antonio:
        Os chamados reflorestamentos na Amazonia dificilmente poderão ser implantados com plantas nativas salvo no chamado enriquecimento florestal.A árvore nativa é rala nas matas amazonicas e as espécies são muitas, portanto o plantio de uma unica espécie tem uma tendencia de a mesma ser atacada por doenças fungicas e de insetos até dizima-la porque não tem as outras arvores de outras espécies para servirem de hospedeiras ou repelentes de pragas que atacam uma espécie específica.Prova disso são os plantios de seringueira que foram um fracasso na Amazonia, minimizando-o o desastre com enxertos. Já em outra região onde ela era exótica como na Malásia e Indonésia, onde não havia as pragas existentes na Amazonia, a seringueira se desenvolveu plenamente.
        O mesmo acontece no inverso. Espécies da Malásia e Indonésia como a Teca são altamente viáveis na Amazonia em monoculturas sem ser utilizado o chamado enriquecimento florestal. O eucalipto é outro exemplo. Enquanto espécies levam 50 a 80 anos para seu pleno desenvolvimento na Austrália de origem, no Brasil não passam de 20 anos.
        O mesmo é valido para o cedro australiano, o plátano europeu e as pínáceas das America do Norte etc.
        Portanto quando, refuto que o sr. Sakamoto não tem a menor noção do que está escrevendo e a grande maioria de seus leitores também não, a ponto de alguns acharem a reportagem “ótima”, estou apenas constatando fatos, sem desmerecimento de suas qualidades como jornalista, mas uma certa coragem em emitir sua opinião enfática sôbre assuntos dos quais não tem a menor noção e nem desejo de pesquisa.
        O reflorestamento é o grande salvador do aquecimento global provocado pelo homem segundo alguns, porque absorve o carbono através da fotossintese e não vilão como muitos imaginam que seja.

  23. Cláudio T. J. Padua disse:

    Já que fazer o manejo e explotação de nossos recursos de fauna é um “crime” muito mais odiado pela sociedade, resta aos produtores rurais o uso alternativo do solo par culturas exóticas, como café, cana de açucar, pastagens de brachiária, soja, milho, etc… Destas culturas, a silvicultura de eucalipto é, de longe, a que mais trás beneficios ao pequeno produtor e o que mais mitiga condições indesejáveis para os recursos edáficos, hidricos e faunísticos decorrentes da implantação do uso alternativo do solo. Outra, eu também quero ser quilombola e indio para pegar um belo talhão da Fibria….

    Caso deseje informações menos românticas e desavisadas me mande um e-mail.

    sds,

    Cláudio

  24. sabio disse:

    finalmente um texto decente parabens

  25. Brar Soler disse:

    Belo Monte ou eucaliptos. Qual você escolhe? Nem um nem outro. A escolha é usina eólica ou energia solar, certo? Ainda não.

    Deve-se levar em conta o prejuízo que esse tipo de energia acarreta. Os postes eólicos ocupariam uma área quatro vezes maior que Belo Monte. A energia solar ocuparia área maior.
    A vantagem desses dois sistemas é que a cada dia ficam mais econômicos. Mas essa também é sua desvantagem, vão ficar obsoletos logo.

    O termo “energia limpa” a rigor, não existe. Seria um moto contínuo. Energia não se perde nem se cria só se transforma se houver um acréscimo de entropia (desorganização do sistema e do meio).

    A própria natureza por si só se “polui”. Exemplo: No início as águas eram totalmente limpas (doce). Depois de bilhões, as chuvas foram dissolvendo até rochas, entre outras coisas e desaguando no mar. Esse calcário dissolvido é transformado em conchas assim como muitas outras substâncias dissolvidas são transformadas pelas diferentes formas de vida. Cientistas dizem que foi desse caldo (e de outras coisas) que originou a vida
    Toda forma de vida se alimentou dessa “água suja” que veio da terra, menos o sal. Não existe forma de vida conhecida que consuma sal. Por esse motivo o mar ficou “poluído” de sal. Ad infinitum, ou daqui a bilhões de anos, a tendência é o mar se transformar em mar morto. O Homem acelera o processo de entropia. Tudo que usa energia aumenta a entropia. Uma geladeira diminui a entropia dentro do sistema, mas aumenta a do meio ambiente. É impossível fazer uma geladeira que não aqueça o meio ambiente.

    Os fenômenos da natureza só podem acontecer na direção do aumento da entropia. Só pode haver transferência de energia se houver aumento de entropia. Uma máquina que não aumenta a entropia, não pode ser patenteada, porque viola essa lei, não funciona.

    Um ecólogo radical sabe que a natureza funciona com “trocas” de energia e aumento de entropia. A natureza assim como homem, procura sempre o caminho de menor entropia. Isto quer dizer o seguinte: a natureza procura sempre obter melhor relação de energia útil sobre a energia gasta.

    A roda (por exemplo, a bicicleta) permite que se ande uma maior distância com menos gasto de energia sobre uma superfície lisa (asfaltada). Mas mesmo o computador (“ordinateur” em francês) emite mais calor (desordem) do que ordem. Os Países Baixos, sem montanhas e florestas naturais (que freiam o vento) lugar perfeito para energia eólica, abandou o sistema, devido a área ocupada pelo mesmo.

  26. Celso disse:

    O que é duro de aguentar hoje em dia é o tom esquerdista latino-americano desse post.
    Palavras chaves como camponeses, quilombolas e povos indígenas são usados à exaustão em textos como esses.
    Esse tipo de ideologia jurássica só subsiste ainda na América Latina, ou seja, estamos sempre na rabeira de pensamentos mais avançados.
    Ideologias como essa ameaçam a nossa integridade territorial , vejam o caso Raposa Serra do Sol, nossa produção de alimentos, empregos e a nossa própria viabilidade como país.
    Vejam que não estou defendendo trabalho escravo, que é execrável. Não é por culpa de meia dúzia de imbecis, que todos tem que pagar e definir as plantações de eucalipto como uma praga.
    Temos que prender esses feitores e eliminar essa chaga no Brasil.
    Tendo uma política clara e definida, sem jeitinho brasileiro, para as áreas de plantações de eucalipto, poderemos conviver com elas sem problemas, ajudando o Brasil a avançar.
    Se fosse por esses ideólogos de terceira categoria, que acham que pessoas como eu não sabem de nada e eles sabem tudo (pois eles tem uma visão social , claro!) metade do Brasil seria terra de quilombolas e estaríamos importando comida do mundo inteiro!
    Mas nesse caso não teria problemas, pois estaríamos reconhecendo as legítimas reivindicações dos povos oprimidos e o problema de comida seria responsabilidade do governo.
    Ao invés de fazer política latina, vamos pensar no Brasil do futuro, com o direito das pessoas respeitado, todas as pessoas, e sem definições do que é certo e errado definidos pelos esquerdóides que tem dinheiro , carrão e moram em palacetes.

    • Cláudio T. J. Padua disse:

      Bom comentário.

    • Neiva disse:

      Não, a maioria da ”comida” produzida aqui não vai pra nossa mesa, vai pro resto do mundo.
      Somos da America latina, vc querendo ou não e ao invés de falar como Pero Vaz de Caminha, eu sugiro que pence bem ou se informe mais meu amigo.
      Abraço…

  27. lima disse:

    Não aguento nem mais olhar para a imagem de um pseudo intelectual, que pode até deter algum conhecimento em alguma área específica, mas não tem sabedoria. Não vou mais perder meu tempo lendo nada por aqui!! UOL, por favor respeite nós cristãos, pelo menos como consumidores que somos!!

  28. Pedrão disse:

    Ah, desculpe! Pelo seu apoio à greve dos professores em Minas, tão veemente, achei que pertencia à nobre classe do magistério.

    Você viu que o Professor Anestesia fez “barba, cabelo e bigode” com os professores, não foi? Suicídio eleitoral para o PSDB em Minas.

    Mas eu pergunto: até que ponto a motivação daquela greve não era política? Veja que o Lula fez questão, quando veio a Minas, de conhecer a “Bia”, aquele doce de pessoa, petista chefe do sindicato.

    • Cleiry disse:

      O “PADRÃO” seria a educação ser melhor. Para isso os professores deveriam ter tempo de investir nos estudos e também se atualizarem… e, para isso, o professor deveria ter tempo e ganhar umas três vezes mais do que ganha. Pelo menos 3X. E aí apoiar a greve deveria ser entendido como APOIAR a educação dos próprios filhos. Afinal, não é só nas escolas primarias que o ensino tem sido sucateado, também nas universidades… e os professores são formados nas universidades….

      • Neiva disse:

        Cleiry,
        O piso já é baixo e eles estão pagando abaixo dele.
        É uma pena as pessoas não verem isso! se elas se unicema educação no Brasil ia ser diferente, o Brasil sereia diferente, mas eles precisam de gente burra pra votar neles e o povo gosta de uma rede globo da vida, que mostra uma reportagem dizendo ”professores deviam ganhar mais”, mas não falam, não emitiram nenhuma palavra sobre a greve em MG,CE,RO,SC e PR, estes tem professores recebento salário completamente irregular.
        Abração.
        Nossa! vc e Pedrão me fizeram muito feliz agora!

    • Neiva disse:

      Pedrão!não pessa desculpas homem! achei ótimo vc tocar no assunto.Vc conhece a Bia?
      Tava tudo tão cheio e corrido que só deu tempo de uma professora me apresentar a ela, trocamos poucas palavras, tinha gente chamando ela por toda parte, minha professora de sociologia estudou com ela, acho que ela a conhece de perto, me falou dela, disse que ela tinha pulso firme, não desestiria fácil.Acompanho o blog dela, parece que é durona mesmo.
      Se tem motivação política? não sei, tenho que refletir sobre isso.Mas a greve foi boa, ver gente unida e conhecer pessoas novas foi ótimo! descobri umas dívidas que o governo está metido 61 bi (ñ entendo d economia, ñsei se é normal), principalmente pra Cemig, conheci um senhor que trabalhava pro governo batemos um longo papo, fiquei sabendo que a educação é a que menos rebe remuneração média por orgão ou secretaria (ele me deu uns papeis).Passo os números pra vc depois se quiser.
      Vc sabe da lei do subsídio? se o Anestesia quisesse ter uma boa imagem nunca teria feito essa lei, todos acham que acbou, o gov investiu pesado em propaganda, gastou muitos $$$ pra chamar o sindicato de mentiroso e os professores de loucos e preguisosos.
      Não tem mais gente falando da greve, meus profss e colegas ñ comentam nada (particular também!).Huumm..classe média burguesa, com sua vida pacata, costuma a se importar mais com lady gaga e tempo nublado com a educação do país..puff ñ q seja só a classe média, mais é que pra mim é + evidente (e doloroso).
      Tomara que repitam ano que vem, tomara que niguém abaixe a cabeça.
      Obrigada.
      Aquele abraço!

  29. Mauro Ruy disse:

    Aos polemistas de plantão sugiro a leitura dos artigos do site http://www.celso-foelkel.com.br.
    Quem sabe ajude na formação de uma massa crítica de qualidade para os debates e quebre esta visão inflexível sobre a criação de valor na produção florestal sustentável.
    Boa leitura!!!

  30. Maria Alice disse:

    Olá Sakamoto !

    Esse negócio do pessoal “não saber” o limite entre o trabalho decente e o trabalho escravo, hum, sem comentários.

    Quanto à eucaliptocultura, ela também tem o seu lado virtuoso, o problema como sempre está na ganância e na sua madrinha: a ausência de uma cultura de fiscalização no país. Coisas dessa nossa Cultura Antiética, visto que “a priori” já se sabe que algumas coisas precisam ser respeitosamente observadas, mas, que, simplesmente são ignoradas Falo de coisas tais como a distância que deve ser observada das nascentes; da observância de técnicas adequadas nas plantações, de forma a não prejudicar o estoque de água no solo e no lençol freático; da exploração só ser praticada após a rotação ecológica; e, ainda, da necessidade das cascas do tronco serem deixadas no campo, para evitar o empobrecimento do solo. Abraço.

    Em tempo: ah, uma outra coisa que não podemos esquecer é que em regiões mais áridas, a quantidade de água consumida é muito, muito grande , e, assim sendo, há a necessidade de se implantar um gigantesco e$quema de irrigação.

    • MOTO_SERRA_DE_PRATA disse:

      Oi Maria Alice.
      Eucalipto irrigado.? Você poderia me dizer onde isso acontece.? Aqui no Maranhão há de 1 a 2 regas em plantios, excepcionalmente feitos, nas épocas de seca, no geral há plantio de mudas com um gel que acumula água, e depois do pegamento da muda, não há mais necessidade de irrigação.
      Lamentavelmente, no Brasil, se não há fiscalização, não há cumprimento das regras, das leis.
      Porém, hoje, a maioria das empresas florestais têm Certificação Internacional, quanto ao relacionamento com comunidades, sustentabilidade, proteção ambiental, etc, etc..

      Abraço..

      • JOSE MARIO HRP! disse:

        Maranhão, terra do tiozinho Sarney?
        ÔCHE!

      • Maria Alice disse:

        Caro Moto Serra de Prata,

        Você provavelmente deve estar falando do meu EM TEMPO. Eu não estava falando de plantação florestal, pensava em fazer um rápido paralelo entre agricultar e florestar. Estava com pressa e não saiu o termo agricultar . Eu nunca soube de plantação florestal sendo irrigada, e você ? (risos) Assim, lá vai o EM TEMPO completo:

        EM TEMPO: ah, uma outra coisa que não podemos esquecer é que em regiões mais áridas, para agricultar, a quantidade de água é muito, muito grande , e, assim sendo, há a necessidade de se implantar um gigantesco esquema de irrigação.

      • MOTO_SERRA_DE_PRATA disse:

        hihihi..
        Verdade Maria Alice, meu comentário foi sobre seu “em tempo”, e eu não conheço florestas irrigadas também..
        Mas, gigantescos sistemas de irrigação, ser forem nos sistemas de irrigação por gotejamento, ou micro-aspersão(Mossoró-RN, Açu-RN, Petrolina-PE), maximizam o uso da água, e reduzem o gasto de água e energia, sendo muito interessantes em locais que a água é escassa.

        Abraço.

  31. Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
    Pelo que entendi parece que o Código Florestal NÃO permite autuação! Um código dúbio nesse TEMA, Olá! Caro MOTO_SERRA_DE_PRATA disse:
    01/12/2011 às 22:01. Seguinte: Vai gerar mais IMPUNIDADE. Ai, Não precisa nem de fiscalização.
    Infelizmente, digo, infelizmente, esse Código Florestal será um desastre.
    Outro desastre foi o discurso do Ministro Joaquim Barbosa sobre a Ficha Limpa. Ontem, ADC 29, ADC 30 e ADI 4578. O Ministro Tófoli pediu vistas. Espero que ele contra argumente de maneira CONTRÁRIA à Ficha limpa.
    Enquanto, o STF não decide sobre esse LIXO JURÍDICO, Lei 135/2010, continuarei classificando-a como: ILEGAL, INCONSTITUCIONAL, CASUÌSTICA, IMORAL, ILEGÍTIMA, GOLPISTA, FASCISTA e NAZISTA. OU seja, TUDO DE RUIM para o BRASIL!
    OPINIÃO!

    • MOTO_SERRA_DE_PRATA disse:

      O Srº está completamente equivocado.

      • MOTO_SERRA_DE_PRATA disse:

        E, não coloque palavras que não existem nos meus comentários, eu não disse, o que o Srº está dizendo que eu escrevi.

        É MENTIRA SUA COLOCAÇÃO SOBRE O QUE ESCREVI..

        Solicito-lhe que não use meu nome para seus comentários..

        Abraço.

      • Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
        Olá! Caro Moto Serra De Prata, num primeiro momento Não entendi sua observação. Lendo Melhor o que escrevi, aí, compreendi. É que ao mencionar e copiar seu NOME, anexando-o, fiz uma inversão, é verdade! Esclarecendo: Concordei com sua opinião sobre fiscalização. E, amplie sua observação, correta, dizendo que o atual código florestal, contém uma dubiedade exatamente quanto à fiscalização. Lamento, pelo erro da inversão! Valeu! Obrigado! Opinião!

      • MOTO_SERRA_DE_PRATA disse:

        Tudo bem Santa Maria, sem problemas..
        Abraço.

  32. Stéphano Diniz disse:

    Discordo da sua forma de abordagem.

    O Eucalipto é uma planta. Uma árvore. Apenas isto. E o fato de ela não ser do Brasil é apenas geopolítico. Uma planta nativa da argentina é “menos exótica” no Rio Grande do Sul do que uma nativa da Amazônia. Existe preconceito demais sobre plantas exóticas.

    Quanto à escravidão: a culpa é do Eucalipto? Ele não torna ninguém escravo. São os homens. Não só em cultura de Eucalipto, mas em outras culturas agropecuárias, e até mesmo em indústrias, muitas vezes téxteis. Temos sim que combater a escravidão. Na eucaliptocultura, na cultura de milho, soja, nas fábricas. Sem colocar a culpa na soja, no milho, nas fábricas e no.. Eucalipto.

    Quanto ao fato de secar o solo: estudos mostram que qualquer cultura adensada de rápido crescimento exige bastante água do solo. E que soja, milho e feijão exigem mais água por biomassa do que o eucalipto. Estudos mostram que até matas ciliares retiram bastante água do solo. Curioso, não? Se manejado corretamente, o Eucalipto é muito, mas muito mais conservacionista do que qualquer, isso mesmo, qualquer cultura agropecuária que você imaginar. Pesquise mais, leia mais “estudos” antes de criar verdades absolutas. Um estudo do IPEF mostrou que mata ciliar retira uma baita quantidade d’água do solo. E aí, vamos ser contra ela também?

    Não entendi a crítica sobre o fato de o Eucalipto reduzir a pressão sobre matas nativas. Foi mesmo uma crítica? Afinal, em áreas já degradadas por outras atividades, planta-se o eucalipto (ele nasce em lugares degradados e ajuda a recuperar o solo, sabia? Tem “estudos” sobre isso). Este eucalipto recupera o solo, ainda evita que se retire a mata nativa para fazer carvão, madeira e laminados, além subprodutos. O que tem de errado nisso?

    Agora o que eu acho: existe bastante falta de informação sobre eucalipto. Se bem manejado, é uma alternativa espetacular. Se mau manejado, de fato causa prejuízos ambientais. Mas que o maneja é o homem. Então vamos nos preocupar com o homem. Se uma pessoa esfaqueia a outra, a culpa não é da faca. É da pessoa que a usou de forma errada.

  33. Maria Alice disse:

    EM TEMPO 2: esqueci de também lhe retribuir o abraço.

  34. Rodolfo Soares de Almeida disse:

    Faço minhas as palavras do Stéphano Diniz.
    Devemos parar de analisar a Cultura ou a Espécie, pois já se é conhecido suas potencialidades como espécie e cultura, e devemos pensar melhor nos modos de cultivo. Creio que a MONOCULTURA seja a real vilã do meio agropecuário. No monocultivo o produtor é refém das leis mercadológicas ficando sujeito a venda de um único produto, a população crescente que necessitará tanto de alimentos( entenda-se alimentos por carne, e vegetais) como de madeira, em grandes quantidades,exigirá grandes áreas para suprir com suas necessidades, e o meio ambiente sofre pressões pela falta de biodiversidade, compactação do solo, entre outros tantos problemas ambientais que conhecemos. LOGO esse modo de cultivo não é interessante por esses motivos citados e muitos outros. Como solução a essa problemática há formas de produção alternativas e rentáveis como a PRODUÇÃO EM SISTEMAS SILVIPASTORIS E AGROSILVIPASTORIS que resumidamente são as junções das três necessidades de produção ( pasto para carne, alimento, e madeira) em um único sistema de produção OTIMIZANDO assim a terra que é um dos nosso bens mais preciosos; alem de oferecer mais segurança mercadológica ao produtor pela variedade de produtos a ser comercializados, a sociedade com a produção eficiente do sistema, e o meio ambiente com a diminuição das pressões nas áreas de fronteiras agrícolas.

  35. Hey pessoal, serão os EUA muito, muito melhor ficar com Assad da Síria ?

  36. Wow, your weblog is extremely fascinating!

  37. Wow, your weblog is really interesting!