Blog do Sakamoto

Justiça condena fazendeiro por escravizar 59 no Pará

Do Ministério Público Federal no Pará:

O fazendeiro Avelino de Déa, dono da fazenda São Sebastião, em Itupiranga, no Pará, foi condenado a sete anos e dez meses de prisão por escravizar 59 trabalhadores. A sentença, do juiz federal Cesar Otoni de Matos (processo número 2009.39.01.001493-9), foi assinada em novembro mas só chegou agora ao Ministério Público Federal em Marabá, autor da denúncia penal. Também foi condenado o capataz José Henrique Vanzetto, a cinco anos e sete meses de prisão.

Os 59 trabalhadores foram libertados em operação do grupo móvel de fisalização do governo federal em setembro de 2007. Na fazenda, que contava com 3 mil cabeças de gado, os trabalhadores foram encontrados na limpeza do pasto e na construção de cercas. Alguns chegaram a dormir em cochos.

“Os trabalhadores eram submetidos a condições as mais indignas de trabalho: não havia banheiro no local onde laboravam e pernoitavam, o qual distava vários quilômetros da vila mais próxima; não havia depósito de lixo; a água para beber era retirada do córrego, barrenta e com gosto de ferrugem e também utilizada pelo gado, que nela defecava; dormiam muitos em barracos de palha sem paredes laterais, onde conviviam com cobras e escorpiões, chegando alguns a dormir em cocho próprio para alimentação de bovinos”, enumera a sentença judicial.

Além de tudo, ainda faltavam equipamentos de proteção individual, mesmo para quem trabalhava aplicando venenos e havia exploração da mão de obra infantil. O juiz, corroborando os argumentos do MPF, não admitiu a alegação dos réus “de que não forçaram ninguém a aceitar o trabalho”.

“O fato de cidadãos pobres e humildes aceitarem a indigna sujeição a tal tipo de condições – o que fazem em razão da absoluta falta de alternativa para garantia da própria subsistência, como confessado nos autos – não autoriza outrem, valendo-se da privilegiada posição de detentor do conhecimento e do poder econômico, literalmente lucrar com a miséria e desgraça alheias”, diz a sentença.

Por causa de atenuantes, os réus terão o direito de cumprir a pena em regime semi-aberto. Ainda cabe recurso da sentença.

Essa notícia divulgada pelo MPF não deixa de ser um alento. Afinal de contas, condenações criminais por trabalho escravo no Brasil são raras – a despeito de iniciativas importantes, como a da Vara Federal de Marabá, que condenou 27 fazendeiros, em março de 2009, de uma só vez. As sentenças foram assinadas pelo juiz federal Carlos Henrique Haddad e se tornaram referência no meio jurídico.

Alguns exemplos de casos de condenações em que a punição, digamos, ocorreu e não ocorreu:

O fazendeiro Gilberto Andrade, do Maranhão, foi condenado pela Justiça Federal em 2008, mas recorreu da sentença (de 14 anos de prisão pelos crimes de trabalho escravo, ocultação de cadáver e aliciamento de trabalhadores) em liberdade até falecer.  Ele foi quatro vezes reincidente no crime. Também no Maranhão, a Justiça Federal considerou Alcídes Reinaldo Gava e José Milton Campelo culpados por trabalho escravo. A sentença saiu em 2008 e previu a pena de 3 anos e meio de reclusão. Porém, foram substituídas por penas restritivas de direitos.

Colaborou Bianca Pyl, da Repórter Brasil.

Compartilhe:
Comentários

103 Responses to “Justiça condena fazendeiro por escravizar 59 no Pará”

  1. Caçador de pitbulls disse:

    Mas o Pará não é administrado pelo PT, da presidentA Dilma? Que coisa, hein japonês?

    • Al Catoia disse:

      Talvez por isso tenha acontecido o que aconteceu.
      Já pensou se fosse administrado pelo DEM do Ronaldo Caiado?

      • Cleiry disse:

        Atualmente o governo do Pará é do PSDB (Simão Jatene) e não do PT. O anterior foi do PT (Ana Júlia Carepa).

      • JOTA CAMPO GRANDE MS disse:

        NOSSA!! ESPERO QUE O POVO DE GOIÁS, NUNCA DE UM MANDATO DE GOVERNADOR AO CAIADO. E O POVO DO TACANTINS, NUNCA DE UM MANDATO DE GOVERNADORA A KATIA ABREU.

    • Cleiry disse:

      Atualmente o governo do Pará é do PSDB (Simão Jatene) e não do PT. O anterior foi do PT (Ana Júlia Carepa).

      E presidenta consta na norma culta da língua portuguesa. Não entendi o destaque. E não penso que o dono do blog seja japonês, mas sim brasileiro.

      Fora isso quero dizer que, apesar de muitos já estarem acordados aqui nesse blog, a minha “cola” de hoje é a seguinte: leituras para acordar “o boi” – é que dizem que se os bois soubessem do poder que possuem juntos eles não seria guiados por um cachorro seguido de um homem montado a cavalo.

      Nos endereços abaixo (um blog) você poderá ler sobre vários assuntos de interesses públicos ou poderá apenas saber o que acontece na internet. Como o fato de a internet correr o risco de ser fiscalizada na fonte.
      Alguns textos estão “linkados” e basta verificar o link para saber que não se trata de vírus. Apenas de indicações de leituras.

      Sobre trabalho para mudanças: http://www.blogcidadania.com.br/2011/12/pf-intimara-datafolha-ibope-sensus-e-vox-populi/

      Sobre um possível Mundo Novo (ou Novo Mundo) leia: http://coisasmiudasegraudas.blogspot.com/2011/11/zeitgeist.html

      Sobre o futuro da educação: http://coisasmiudasegraudas.blogspot.com/2011/11/aula-de-matematica-e-mail-enviado-e.html

      Sobre a vida humana e as afrontas feitas por ela, na natureza e na própria humanidade: http://coisasmiudasegraudas.blogspot.com/2011/11/novo-codigo-florestal.html

      Sobre salários e carta de demissão: http://coisasmiudasegraudas.blogspot.com/2011/10/carta-de-demissao.html

    • O Asno disse:

      Ainda bem que todos foram libertados e passam bem.
      Ainda bem que todos foram salvos do trabalho, digo, do trabalho escravo.
      Ainda bem.
      Ainda bem que doravante, quando doutra feita os pobres dos trabalhadores arranjarem outros empregos rurais,
      nunca mais vão fazer suas necessidades fisiológicas ao ar livre, no mato,
      mas sempre em banheiros dignamente limpos e azulejados.
      Ainda bem que eles doravante também nas suas casas não vão mais pegar água de córregos e cacimbas para o uso doméstico.
      Realmente,
      uma pequena atitude e o mundo sempre ficando cada dia mais azul.
      Maravilha maravilhosa.
      Na fazenda onde trabalhei com minha família quando era pequeno,
      pelo visto, acho que eu e toda a minha família éramos escravos por opção,
      porque
      quando estávamos no campo, trabalhando, não dava tempo de ir em casa para tomar água nem fazer outras cousas,
      aí fazíamos tudo no campo, tomávamos água de cacimbas mesmo,
      com o cuidado de sempre abrir pequenas cacimbas nas margens dos córregos e dos rios, esvaziando-as das primeiras águas.
      Mas maravilha.
      Agora tudo está bem e todos estão libertos e salvos.
      Eita!
      Essa vidinha do campo é muito diferente da vidinha dos apartamentos azulejados e acarpetados das cidades…
      é muito diferente… é muito demais diferente…
      talvez com o tempo o campo fique todo azulejado e acarpetado,
      com banheiros azulejados e limpinhos a cada hectare das fazendas…
      contudo,
      todavia,
      entretanto,
      meu receio
      é que quando o campo ficar assim com um banheiro azulejado a cada hectare, ainda apareça alguém querendo fazer suas necessidades ao ar livre…
      ai se aparecer tá de sakinajem… tá de sakinajem…
      só pode… só pode…

      Eita!
      Deu sede de bom sendo e de conhecimento da realidade do campo,
      vou ali comer capim trangênico e tomar água fria de cacimba,
      depois volto para dizer mais asneiras CAMPESINAS,
      porque asneiras sempre haverá de haver.

      Ei! É muita, viu? Muita demais da conta… cavilações… sei não… sei não…

      • Cora disse:

        é claro, né? pq o contratante iria preocupar-se em fornecer água potável? pq iria preocupar-se em fornecer acampamento com condições adequadas e dignas? se os caras querem ser explorados, pq não explorá-los, né? como sempre, vc foi jenial.

      • Welington Gaetho Escola disse:

        Asno,

        Está tripudiando sobre o sofrimento alheio? Gasta seu tempo fazendo galhofas, em um blog, sobre pessoas que foram libertadas de trabalho escravo, o que é isso? Que tipo de ser humano tem tal atitude?

        Esse foi um maiores despautérios que já presenciei nesse “espaço virtual.” Saiba que você provoca o asco de muitos que aqui frequentam, com tal postura!

        No seu “achismo”, pensa que todos aqui vão achar “graça” de sua conduta desumana? Está querendo fazer o chamando humor negro. Vai apresentar uma comédia dessas do tipo Stund up, cara.

        Em um palco você pode fingir que está falando de algo fictício, aqui estamos debatendo sobre fatos reais, isto é, são seres humanos de verdade que estão expostos à condições degradantes de sobrevivência.

        Quer dizer o sr. Sakamoto relata que pessoas bebem água suja, não tem onde fazerem suas necessidades fisiológicas, dormem ao relento. Recebendo todo tipo de tratamento desumano.

        E você vem para cá nos afrontar demonstrando seu sentimento de total INDIFERENÇA para com o relatado pelo blogueiro.

        E não me venha dizer para não ler seus comentários, pois se você os está publicando aqui, há uma grande possibilidade de serem lidos, então tenha no mínimo a decência de aceitar as críticas.

        EM UMA DEMOCRACIA QUEM FALA O QUE QUER, PODE OUVIR O QUE NÃO QUER.

        Bom, como ASNO, você já consegue ler e escrever é um fato que podemos considerar como um grande avanço! De acordo com sua linha de racicínio, ops, um equíno é capaz de raciocinar? Que dúvida? Deixa pra lá! Eu sei é que você conseguiu juntar letras, que viraram palavras, que por sua constituíram frases. Enfim, escreveu um texto. É importante dizer que foi um dos escritos mais esdrúxulos que eu vi passar por esse blog.

        O que se esconde por trás desse “texto” que faz uma “brincadeira” com uma realidade tão atroz? Você pensa que vai passar despercebida, por todos, tal postura? Crê que os leitores/comentaristas são tolos?

        Os trabalhadores escravizados não iam encontrar uma realidade melhor do que esta mesmo, então o melhor seria que ficassem submetidos aquela situação, porque, pelo menos, tinham o que comer e beber.

        É isso que você realmente pensa. Seria muita presunção e arrogância dizê-lo de forma direta, você o faz fingindo estar brincando com o blogueiro e com os comentaristas.

        Por mim você pode continuar fazendo esse tipo de coisa, por aqui. Mas fique sabendo que a mim você não está enganando! OUVIU, Asno?

        PS. Seu nickname não poderia ser mais apropriado!

      • JOTA CAMPO GRANDE MS disse:

        ASNO ! COMO VC É RIDÍCULO!! FAZENDO IRONIA COM COISA SERIA.CONHEÇO MUITA GENTE QUE TRABALHOU, E TRABALHA EM FAZENDAS E NÃO SÃO ESCRAVIZADOS. AGORA TA CHEIO DE CANALHAS COMO ESSES DO PARÁ, PELO BRASIL A FORA QUE ESCRAVIZAM SEM DÓ NEM PIEDADE. VC É METIDO A INTELECTUAL, MAIS NÃO PASSA DE UM IMBECIL!!

      • O Asno disse:

        Culto e ilustrado Welington Gaetho Escola:
        “ab initio”, quero parabenizá-lo pelo comentário
        que considero simplesmente brilhante!
        Também aproveito a oportunidade para agradecê-lo,
        na qualidade de asno,
        todos os eloquentes elogios que o ilustrado me fez,
        inclusive quando disse que já sei juntar letras.
        As vezes eu também penso que já sei juntar letras… as vezes…
        talvez eu saiba juntar letras,
        talvez,
        talvez porque fiz LETRAMENTO
        pelo método da pedagogia do “achatado e oprimido”.
        Esse método de LETRAMENTO é incomparavelmente o melhor do mundo,
        foi adotado pelos países mais desenvolvidos do mundo,
        e porque adotaram aludido LETRAMENTO do “achatado e oprimido”,
        então hoje são os países mais desenvolvidos e prósperos do mundo.
        Enfim, fiquei muito feliz.
        Todavia,
        contudo,
        entretanto,
        pensando aqui com meus botões,
        conclui que não o mereço seus eloquentes elogios,
        porque não passo dum asno.
        Ao contrário,
        o ilustrado e culto senhor,
        de nome britânico,
        e talvez de linhagem real,
        entendo que mereça todos os encômios e elogios que me fez,
        em face da sua vasta, incomensurável e inquestionável cultura,
        diante da qual, recolho-me à minha
        insignificância insignificante de simples asno.
        Pois bem.
        Eu e minha família fomos campesinos,
        e pelo visto éramos todos escravos de nós mesmos, por opção,
        porque tomávamos água de cacimba,
        e quando estávamos trabalhando no campo
        fazíamos tudo no campo,
        porque a casa ficava longe das plantações
        e do gado, e não dava tempo nem de ir em casa.
        Contudo,
        em face da modernidade moderna da hodiernidade,
        as vezes sinto receio de que quando houver
        um banheiro limpo e azulejado a cada
        hectare, de cada propriedade rural de toda a terra,
        ainda assim alguém invente de fazer no mato e não no banheiro.
        Eu apenas receio… receio… receio…
        Só isso, viu?

        Ei! É muita solidariedade… é muita demais da conta…
        pelo andar da carruagem nesses dias num vai ter mais “achatado e oprimido”, e o mundo ficará mais azul ainda… ainda bem… ainda bem…

      • O Asno disse:

        Caro Jota Campo Grande MS:
        ia esquecendo-me de você.
        Você também foi brilhante, ou melhor, brilhantíssimo!
        Sempre muito culto… muito…
        Obrigado por suas palavras, por seus cultos e judiciosos comentários.
        Nunca nos abandone,
        porque se nalgum dia nos abandonar,
        a cultura culta ficará um pouco menor neste glorioso blog.
        Ah! Ia esquecendo de dizer que
        você não é um imbecil, viu?
        É não!
        Por favor acredite em mim!
        Estou dizendo que você não é um imbecil,
        mas provavelmente um homem sábio, culto e muito educado!
        Eita!
        Estou desidratado de bom senso.
        Vou ali tomar água fria de cacimba e depois volto
        para dizer mais asneiras dessa terra envelhecida e feia…
        feia como alguns de seus habitantes…
        porque asneiras sempre haverá de haver.
        Só isso, viu?

    • Felipe disse:

      Vc não sabe nem ler jornal né, é administrado pelo PSDB

      • Caçador de pitbulls disse:

        Ha, me enganei! O PT administrava o Pará quando teve o caso daquela menina que ficou presa numa cadeia para homens e serviu de “diversão” para os malandros…

      • carla buchman disse:

        Verdade!!! O PT administrava o Estado quando ele se tornou a referência mundial de zelo na administração e na saúde, Justiça.Este problema agora é do PSDB , então tá ! Como este blogueiro é pilantra…da pior espécie.

    • Mauro disse:

      Não se pode esquecer dos doze anos que o PSDB esteve no poder paraense. principalmente do massacre de El dourado, autorizado pelo tucano Almir Gabriel, pré-canditato à prefeitura de Belém.

      • JOTA CAMPO GRANDE MS disse:

        NÃO ADIANTA DEFENDER PSDB OU PT, NÃO DA PARA SABER QUAL DESSES DOIS PARTIDOS É MAIS MALIGNO !! SÃO TUMORES DA PIOR ESPÉCIE.AINDA TEM MAIS CÂNCER /PMDB /DEM/ PPS/PDT/PP/ ETC

  2. Lanna disse:

    É bom saber disso, porque eu penso que o Pará nunca fez o menor esforço pra dar fim ao trabalho escravo que há em muitos municípios como Marabá. E caçador de Pitbulls, o governador daqui é o Simão Jatene do PSDB, que já foi vice do Almir Gabriel (aquele que era governador daqui quando houve o massacre de 19 sem-terra em Eldorado dos Carajás, lembra?)

    • carlos bent disse:

      Num dá pra lembrar porque o ” massacre” foi aquele em que os sindicalistas incitaram as pessoas para morrerem e saíram de fininho , né não ?

      • MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO) disse:

        Isso mesmo, foi isso mesmo Carlos.. Foi esse “massacre” aí..
        Pena o Stédile, o José Rainha, o José Maranhão não estar lá, eles não gostam desse negócio de roça, acampamento, o negócio deles é mansão, ar condicionado, caros hotéis, etc..

        Abraço.

    • Caçador de pitbulls disse:

      Desculpa a falha, mas é que não costumo ficar atento a notícias de lugares muito afastados da civilização…

  3. Renê disse:

    Oi Sakamoto

    As motosseras para quem não sabe, funcionam com motor de até 70 cilindradas, algo pouco menor que os motores de motocicletas. E assim como as motocicletas, são movidas a gasolina

    por isso a solução para o desmatamento passa pela a regularização das motosserras através de um controle semelhante ao das motos e carros: Registro em orgão competente (Detran), emplacamento e lacre. A motosserra já deve sair da loja emplacada, e com registro do dono, só assim saberemos quantas motosserras existem no território nacional, e quem são os proprietários.

    Além disso, elas devem ser equipadas com rastreador de localização, semelhante aqueles que as seguradoras colocam nos carros. Assim essas motosserras com GPS poderão fornecer aos orgãos competentes a localização onde estão sendo usadas, e desse modo os desmatadores seria flagrados no exato ato do desmatamento

    • O Asno disse:

      Brilhante!
      Você tem toda a razão, melhor não poderia ser.
      Você só esqueceu
      se é que esqueceu,
      e nem sei se esqueceu,
      de propor o implante de um chip em cada pessoa da terra,
      porque talvez fique até melhor de controlar tudo,
      inclusive um chip para cada foice,
      para cada faca,
      até para cada faca de mesa e de sobremesa,
      para cada machado,
      para cada serra e serrote manuais,
      e por precaução, um chip para cada pedra da terra,
      para evitar
      que façam usos indevidos de machados e de facas de PEDRAS.
      Afinal, 1984 nem tá tão longe assim de acontecer.
      Enfim,
      essas idéias geniais somente contribuem sempre para o mundo ficar cada dia mais azul.
      Porque cada dia estamos vendo
      o desmatamento sempre diminuindo,
      sempre nascendo menos seres humanos, hoje só temos 8.000.000.000,
      e sempre diminuindo a pressão do crescimento demográfico.
      Enfim de novo,
      todas as pespectivas apontam somente para um mundo cada vez mais azul.
      Eita!
      Deu sede de bom senso,
      vou tomar água fria de cacimba e depois volto
      para dizer mais asneiras do GRANDE PEQUENO IRMÃO.
      Só isso, viu?

      Ei! É muita… é muita demais da conta… acaba não, viu?

      Acaba não… acaba nunca… acaba nunca… cavilações cavilosas…

      • marilu disse:

        Asnoooooooooooooooooo

        eu num quero chip na minha cabeça nãooooooooooooooooooo rsrsrsrrrsrsr já quase nem tem neuronios, e se o tal do chip acabar com os coitadinhos que sobraram??????????????? rsrsrssrrsr
        bjosssssssss

      • Cora disse:

        aê asno, eu acho q são as suas ideias jeniais q contribuem pra deixar o mundo azul!

        pq vc tem sempre razão. pra q fazer alguma coisa, não é? pensa bem, td mundo vai morrer um dia, não? pq então a gente não morre td hoje, né? não tem jeito mesmo. morrer tds vamos… sua lógica é maravilhosa! vc é q é brilhante!

        coitado do Orwell… ele nunca q ia subscrever as coisas q vc publica aqui.

        ele foi um idealista, cheio de contradições como td mundo, mas nunca um cínico conformado. prezava a liberdade e a justiça. defendia a auto-gestão. flertou com o anarquismo e com o socialismo. buscava mudanças sociais. por isso a decepção com a excrescência q foi a experiência stalinista. por isso as críticas contundentes ao autoritarismo/totalitarismo de qq vertente.

        e vc, q acha q não temos nada a fazer, já q o mundo é assim, sempre foi assim e sempre será assim, vive fazendo referência a ele.

        melhor trocar o nick. o pobre do Orwell não merece.

      • O Asno disse:

        Amada Marilu:
        eu também não quero chip não, viu?
        Eu só tenho dois neurônios,
        o chip trará interferências das energias telúricas, das energias sutis,
        e certamente esses dois únicos neurônios
        deixarão de se comunicarentre si,
        ai cada um ficará tristinho e terminarão os dois extintos.
        Só isso, viu?

        Ei! É muita, viu Marilu? É muita demais da conta… caviloooooosasssssss…

        agora querem chipar até as pobres das moto-serras, depois vão inventar de chipar os machados, as foices, os facões, as facas, as facas de cozinha, as facas de sobremesa, e quando não tiver mais nada para chipar, vão chipar cada pedra, imaginando eLLes que assim não haverá facas e machados de pedra… sei não, viu? Sei não… sei não… sei não…

        Ei! Marilu, cê tá ai? Tá Marilu? Beijo no coração, viu?

      • MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO) disse:

        Me deixem fora dessa, estou muito bem sem chips.. kkkkk

      • Renê disse:

        Eu posso ter exagerado nessa proposta. Emplacar todas as motosserras pode ser excessivo.
        Devem ser regularizadas apenas as motosserras com mais de 30 cilindradas. Os proprietários devem se dirigir ao Detran de seu estado para emplacamento, vistoria e lacração;
        Outro aspecto importante que ninguém está falando é o fato das motosseras, por operarem à gasolina, serem também importantes vilões da poluição do ar.
        É por isso que não basta regularizá-las no Detran. Precisa haver também algum controle ambiental, semelhante à inspeção veícular que temos em SP. Para aferir a qualidade dos gases emitidos

      • MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO) disse:

        Renê.
        O que você propôs já existe.

        http://servicos.ibama.gov.br/cogeq/index.php?id_menu=21

        E se o IBAMA te pega sem esse registro eles prendem a motosserra e multam você.. kkk
        Não se preocupe, vamos fazer umas motosserras flex fluel pra você.. kkk

        Abraços.

      • kuera disse:

        E MEU CARO,VOCE ESTA COBERTO DE RAZAO,NORMALMENTE AS PESSOAS RECUPERADA NAS FAZENDAS SAO ABANDONADAS. O QUE ACONTECE E O FECHAMENTO DE VAGAS DE TRABALHO,POIS OS FAZENDEIROS CADA VEZ DIMINUEM A OFERTA DE SERVICO. A VIDA DESTAS PESSOAS E DIFICIL,NA MAIORIA DAS VEZES VIVEM EM CONDICOES PIORES NOS SEUS LARES QUE O LOCAL EM QUE TRABALHAM. NAO SE JUSTIFICA OS MAUS TRATOS,QUE NA VERDADE,NAO SAO ABUSADOS POR SEUS PATROES,A VIDA VIVIDA NO CAMPO E SIMPLESMENTE DIFICIL POR NATUREZA. SE CHEGAMOS ONDE ESTAMOS DEVEMOS AO CAMPO,DEVERIAMOS RESPEITAR MAIS OS GERADORES DE RIQUEZA DO NOSSO PAIS.NAO A TIRANIA,MAS RESPEITAR AS CONDICOES DO CAMPO,SEM POLITICA OU RELIGIAO,COM INTELIGENCIA

      • Renê disse:

        mas eu acho que esse controle que o Ibama atualmente faz é falho. Ele apenas certifica as motosseras, sem qualquer critério para a posse ou uso desse equipamento. Nas atuais condições, qualquer um pode operar uma motosserra, incluindo menores de idade.
        Eu ficaria muito mais tranquilo se uma lei estabelecesse normas para o uso, e que somente pessoas com habilitação pudessem dirigir uma motosserra.
        Senão é como permitir que uma criança dirija um caminhão pelas estradas e achar isso normal….

      • MOTO_SERRA_DE_PRATA disse:

        Aí já é outro problema né Renê..
        É falho, é ruim, é incipiente, existir existe, agora se, o IBAMA como quase todos os outros órgãos governamentais não têm condições de fazer vale a Lei e fiscalizar a contento, é outro problema..
        Emplacadas as motosserras são..
        Mas o fato de necessitar de CNH para dirigir caminhões não impede que crianças os dirijam, assim como não impedirá que elas trabalhem com motosserras(Se é que o fazem, eu duvido..!!) “pilotando” as motosserras.. Não é que seja permitido, mas acontece..

        Eu ficaria muuuuuito mais tranquilo se TODO MUNDO obedecesse às Leis.. kkkkkk.. INGÊNUO ESSE COMENTÁRIO SEU..

        A Lei existe, o problema é o pessoal obedecer, e quando desobedecer ser punido por isso..

        Abraço..

      • MOTOCA_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO) disse:

        Ai são outros 500.. A Lei existe..
        INGENUIDADE ESSE COMENTÁRIO SEU:
        - “Eu ficaria muito mais tranquilo se uma lei estabelecesse normas para o uso, e que somente pessoas com habilitação pudessem dirigir uma motosserra.”

        Já eu ficaria muuuuuito mais tranquilo se todo mundo obedecesse às Leis.. Se quando alguém desrespeitasse às Leis ele fosse punido por isso.. Mas são outros 500 também..

        O fato de exigir CNH para dirigir um caminhão ou uma motosserra não impede que pessoas desabilitadas os conduzam..

        Abraços..

      • JOTA CAMPO GRANDE MS disse:

        ASNO , DEIXA DE SER TONTO !! VC FICA AQUI NO BLOG COM SUAS TEORIAS MALIGNAS. O BRASIL TA CHEIO DE TEÓRICOS. VC SEMPRE QUER MOSTRAR GRANDE CONHECIMENTO E SABEDORIA. OLHA SÓ QUE VC COLOCOU NO SEU COMENTARIO ACIMA, SOBRE OS TRABALHADORES ESCRABVIZADOS NO PARÁ.

  4. Edu disse:

    1 – Por incrível q pareça, parece que a fiscalização no Pará quanto ao trabalho está melhorando!

    2 – Justiça foi feita.

    Vamos comemorar!

  5. Cleiry disse:

    Sobre o Ministério Público Federal em Marabá… nem sempre ele pode fazer o que é esperado no cumprimento da Lei, nem sempre. Alguns são “magicamente” transferidos quando apuram denúncias. Alguns outros são simplesmente mortos.

    Para se ter uma ideia, ontem morreu Abimael Rocha, principal testemunha contra o prefeito Maurino Magalhães (PR), na cidade de Marabá/PA, no processo Caixa-2, que já rendeu ao prefeito três afastamentos do Executivo e a ameaça constante de ter o mandato cassado mais uma vez. Abimael foi vítima de um atentado no centro da cidade e a polícia optou por levá-lo ao médico e não seguiu os assassinos.

    Marabá é uma fronteira onde impera o capitalismo primitivo. E o Ministério Público Federal não atua sempre com a mesma competência que teve nesse caso publicado no blog.

  6. marilu disse:

    Sakamoto boa tarde!

    e o espirito natalino pegou o Saka hohohoho, até que enfim uma noticia tipo vamo comemorar né????????
    é muito bom saber que as coisas acontecem do outro lado tbem! se os cara vão ficar na cadeia ou não é outros quinhentos, mas só o fato de ter havido um julgamento e uma condenação já caminhamos bastante, uhuuuuuuuuuuuuuu que as coisas boas e a justiça possam ser maioria, é o que queremos! obrigado pela resposta, eu sempre peço isso aqui no blog : conta o que aconteceu depoissssssss rsrsrsrsrrsrs
    bjosssssssssss

  7. Vinicius disse:

    “não forçaram ninguém a aceitar o trabalho”.

    Pra mim isso foi o cúmulo da piada. É pra rir? Pra chorar?

  8. suerly gonçalves disse:

    A condenação serve mais como referência a revolta da sociedade contra essas condições. Mas nao se evaideça o Sakamoto porque as condutas descritas que exigem coação e privação de liberdade ao que se encontram descritas não preencheram o tipo penal denunciado. Ocorrerá por parte do fazendeiro a revisão da pena, mais exatamente a sua anulação, retorno a origem e abertura de prazos para garantia de defesa, no que se sabe, para enquadrar as condutas em outros tipos penais, como p. exemplo, nao cumprimento da legislação do trabalho ( 3 ou 4 tipos penais), necessitando verificar se conexos, se crimes autonomos. Como as penas prescrevem individualmente no Brasil e não pela soma de penas, ADEUS para a condenação. O crime, mesmo quando levado ao judiciario por infelicidade dos poderosos, compensa no Brasil. E a atitude dos bancos, telemarketing, que ensinam mal seus empregados a mentir para o publico, também condição de emprego, não deveria merecer a atençao? Quem faz o menos um dia é surpreendido fazendo o mais. Crime menor é via para crimes maiores.

  9. Neiva disse:

    Gente,
    Pra galera de BH ou pra galera que tem amigos em BH ou até pra galera que vai pra BH, Ah! PRA TODO MUNDO QUE QUER DAR UMA FORÇA PRA Belo Horizonte!
    Força pro movimento fora lacerda!
    http://fora_wp.falasocial.com/?p=2008
    Aquele Abraço!
    Sakamoto, desculpe não comentar o texto dessa vez, como é um espaço democrático e sei que pessoas que se importam com causas sociais leem seus textos, decidi pedir um socorro aqui
    Beijão

  10. JOSE MARIO HRP! disse:

    Um bo bão aí quis colocar a culpa no PT?
    Bem, aqui em Sampa tem trabalho escravo em uns mil lugares da capital e o PSDB seria o culpado?
    Fala sério chapa!
    Só queria ver os dois condenados comendo quentinha e com o uniforme cor de mostarda num desses CDPs!
    Será que vai?

  11. JOSE MARIO HRP! disse:

    Voce que mora em São Paulo, fique bem atento a esse link aqui, pois voce está sendo prejudicado por um governo irresponsável , que confunde autonomia com desleixo e desrespeito a constituição:
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1017708-sao-paulo-tem-analise-propria-mas-avalia-apenas-3-produtos.shtml

  12. JOTA CAMPO GRANDE MS disse:

    PARÁ ! TERRA SEM LEI, ISSO É UM ABSURDO! ACONTECE SEMPRE PRINCIPALMENTE NO PARÁ.OBSERVAÇÃO ESSE ATUAL GOVERNADOR SIMÃO JATENE É TÃO PESSIMO, QUANTO AO GOVERNO DO PT.

    • Alex disse:

      Jota, sou de Campo Grande também, mas nossa terra, o MS, não é muito diferente. Fazendeiros matando índios, trabalho escravo em carvoarias e o governador dizendo que vai estuprar o ministro em praça pública, etc… A falta de lei é no país todo. No Brasil a lei existe para quem tem dinheiro para pagar advogado ex-ministro do STF.

      • JOTA CAMPO GRANDE MS disse:

        ALEX! VERDADE, SEMPRE TENHO FALADO ISSO AQUI. O NOSSO ESTADO É O LUGAR QUE OS INDIOS MAIS SOFREM NO BRASIL. TIVEMOS AQUI TAMBEM MUITO TRABALHO ESCRAVO, PRINCIPALMENTE NAS CARVOARIAS, LEMBRA? NA ÉPOCA DA FAZENDA ITAMARTI TINHA CRIANÇAS QUE ERAM ESCRAVIZADAS NO TRABALHO DA ERVA MATE. AQUI NO NOSSO ESTADO OS POLITICO TAMBEM NÃO VALEM MUITA COISA. ESSE GOVERNADOR ACHO ELE RIDICULO!! COMO FOI O DO PT TAMBEM.ABRAÇO, PRAZER EM FALAR COM O CONTERRÂNEO.

    • Cleiry disse:

      — só apareceu a opção de responder ao seu comentário aqui… Mas quero falar do seu comentário sobre Caiado em Goiás e Kátia Abreu em Tocantis.

      SE fosse para jogar dinheiro fora eu apostaria que essa situação ainda vai acontecer.

      E os votos podem ser nos termos mais “cabresteiros” já vistos.

  13. Kalau disse:

    Ohhhh Gente!
    Se fulano e desse ou daquele partido, ou foi quando o ciclano governava e aconteceu. Para com isso gente…
    Joga a sandalinha de couro fora! Para de fumar esse negócio aí!
    Presta atenção no que o Asno disse…
    O Asno sabe o que ta acontecendo…
    Eu sugiro um Viva pro Asno!
    ASNO! ASNO! ASNO!
    Grande abraço Asno!!!!!!

    • marilu disse:

      Kalau, bom dia!

      então vai aí um viva pro Asno e outro pra vc!: V I V A!

      abs

    • O Asno disse:

      Caro Kalau, Cara Marilu:
      agradeço-lhes humildemente os elogios,
      os quais estou certo que não os mereço,
      porque até agora só fiz o LETRAMENTO do método do “achatado e oprimido”,
      mas mesmo assim,
      ainda penso em “terminar meus estudos” (um asno pode isso?)… risos… risos…
      Pois bem.
      Costumo, não sei se erro por isto,
      de olhar e analisar as várias e incontáveis facetas dos fatos.
      Aliás,
      até as sentenças judiciais são possíveis de serem
      revistas, reformadas parcialmente ou “in totum”.
      Assim,
      prefiro analisar com mais acuidade cada “notícia”,
      cada “novidade velha” ou cada “velha novidade”,
      porque nesta terra envelhecida,
      nada é novidade e tudo se repete, matematicamente.
      A esquerdofenia esquerdofrênica analisa só uma face dos fatos,
      julgam qualquer fato sumariamente, isto é, quando julgam,
      porque preferem logo executar os seres humanos.
      Ao depois,
      se tiverem cometido algum erro,
      digo assim porque parece que não comentem erros,
      então alegam que tudo não passou de mero ERRO BUROCRÁTICO.
      Exemplo? O Che justiçou e matou pessoalmente 144 pessoas,
      inclusive o jovem Ariel Lima.
      Aliás,
      jamais conheceremos plenamente qualquer realidade,
      porque apenas enxergamos em parte… em parte…
      quem julga que entendeu o fato inteiramente, na sua plenitude,
      talvez seja o pior dos cegos,
      porque até o objeto é alterado porque foi observado.
      E neste sentido sugiro que se leia sobre a relatividade de 1905.
      O resto é conversa para dormitar bovinos e alevinos.
      Por fim,
      saúdo-os com muita alegria,
      desejando-lhes muitíssima paz e harmonia neste Natal que já se avizinha!
      Só isso, viu?

    • JOTA CAMPO GRANDE MS disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. Leandro disse:

    Não existe diferença entre políticos do PT e PSDB. Todos são corruptos. Acham que o governo são empresas deles. Fazem o que bem entende.

  15. M.Kauffman disse:

    A cada novo dia minha admiração pelo Sakamoto se torna maior. Felizmente temos alguém de alto nível intelectual e boa educação que nos alerta sobre as atrocidades da idade média que ainda acometem a sociedade brasileira. Aqueles que postam suas opiniões aqui devem lembrar que este não se trata de blog político, partidário, mas um blog formador da consciência de cidadania e dignidade. Cada indivíduo da sociedade é responsável por seus atos, não deixem na mão de governantes, atitudes que nós devemos fazer no nosso dia a dia vivendo em comunidades. Nós somos responsáveis por todos os atos sociais, mesmo que em algum ponto. Faça a sua parte e teremos um mundo melhor. Obrigado Sakamoto!

  16. MOTOCA_SERRA_DE_PRATA disse:

    1º- Tadinho do fazendeiro.. kkk..

    2º- Mas, eu queria perguntar se alguém aí leu que o desmatamento na Amazônia caiu..?? Alguém leu..?? Hein..?? Alguém..
    Você tem algum comentário a fazer Sakamoto..?? Hein Sakamoto, fala alguma coisa aí.. Faaaala moço.. (Não tem o que dizer né..?? Não adianta, sua picaretagem vai sempre ser TRAZIDA À LUZ PELOS FATOS. Se engana com seus textos quem quer, ou é tão picareta intelectual como você, talvez burrice..?? kkk)

    3º- Deixem as motosserras fora desse debate, tadinhas.. São como as armas, se usadas do modo correto são uma benção, bem melhor que os velhos machados e os velhos serrotes… kkk..

    Abraços.

  17. Lars disse:

    “2º- Mas, eu queria perguntar se alguém aí leu que o desmatamento na Amazônia caiu..?? Alguém leu..?? Hein..?? Alguém..”….

    ….. crianças…

    Estamos lutando por uma diminuição, por menor que seja, da desmatação há anos, claro que acompanhamos os índices que estão sempre MUITO LONGE DO ACEITÁVEL. Você nasceu há pouco mais de uma década e/ou meia atrás e quer achar que sabe como as coisas caminham. Há! E tenta fazer comentários que nem inteligentes nem interessantes são. Baixa a bola, molecada. Estuda mais antes de falar sobre o país, porque nem sequer o jornal você parece acompanhar há tanto tempo assim.

    Conformismo é uma doença, nós cidadãos conscientes daqueles bandidos que dominam os três poderes esperamos que as coisas mudem, que ao menos a população acorde para os problemas que estão ocorrendo e que a mídia também parece adorar varrer pra baixo do tapete. Pra nossa sorte hoje temos a internet, que é uma fonte inesgotável de conhecimento dos mais variados.

    Alias, utilize essa ferramenta a seu favor, crianção “asno da motoserra”. Se não for (ou tentar não ser) a mesma pessoa, parem ambos de tanta criancice. Estamos fartos. Tente me corrigir, caso eu tenha escrito “criancice” errado, eu não vejo problema em você tentar ser inteligente… apenas faça direito. Vá estudar.

    • Renê disse:

      Em primeiro lugar eu sou contra o trabalho no Campo, sendo escravo ou não, é de todo o modo muito sacrificante e cruel. Qualquer ruralista pode atestar as duras condições de trabalho no campo, mesmo numa roça ou num sítio, onde o trabalhador caleja sol a sol. Devia haver um programa de cursos profissionalizantes para trabalhadores do campo, para que eles tenham condições de aprender informática e outras ferramentas que os ajudem a encontrar empregos melhores nas cidades. Não deve haver trabalho rural no Brasil. Nações civilizadas como Alemanhã e Japao importam produtos alimenticios e não permitem que sua população pegue duro na lavoura. O BR deve ir no mesmo sentido se quiser ser reconhecido e respeitado como Potência em direitos humanos

      • marilu disse:

        Renê, boa tarde!

        seu senso de humor é muito peculiar rsrsrsrrrs mas aqui vc corre sérios riscos de ser linchado (mesmo que só virtualmente) rsrsrsrrsrsrsr
        não se pode ter humor, nem ironia, temos que ler e comentar o blogue ajoelhados no milho ! rsrsrsr só pra descontrair!
        abs

      • verme disse:

        Milho pra marilu:

        http://www.youtube.com/watch?v=T2xDkCO8IK8

        E conhecimento, comida de qualidade e abundância a quem possa interessar!

      • MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO) disse:

        Outro comentário ingênuo Renê..
        Se ninguém trabalhar no campo vamos comer o que..?? Eu não faço fotossíntese, suponho que você também não..!!!!!
        Nações civilizadas, alguns chamam aqui de imperialistas, compram alimento em países onde se trabalha no campo em situações piores do que aqui.. Compram tênis, TVs, computadores de trabalhadores praticamente escravos na China..
        Já seeeei, não se pode trabalhar no campo aqui no Brasil..?? Mas comer arroz vindo da Indonésia pode..?? Se o trabalhador não é brasileiro tudo bem..??
        Acho que entendi.. kkk..
        O Brasil precisa trazer os minifúndios, os agricultores familiares para o AGRO, e parar de tratá-los como coitados(Oprimidos pelo agronegócio)..
        O trabalho no campo é árduo, mas alguém tem que fazê-lo..
        Mas você, quando a usina manda 400 pessoas embora e começa a colher cana sem queima e com máquina, você vai ser o primeiro a dizer que está acontecendo êxodo rural, pais de família sem emprego, etc, etc, etc..
        Tá tá tá.. Já entendi novamente.. kkk..

        Abraço..

    • MOTO_SERRA_DE_PRATA disse:

      Nooooossssssaaaa Lars.. hihihi
      Ainda bem que você já é bem grandinho, crescidinho, já sabe namorar?? Sabe..???.. kkk.. Um dia eu chego lá.. kkk..
      Você está lutando pra diminuir, eu não.. Até 20% da Amazônia pode ir para o chão e eu estarei dentro da Lei, dentro da legalidade, acho que ainda estamos longe disso..
      Os índices de desmatamento estão ótimos pra mim, aliás estão baixos..!! Legalmente dá pra desmatar mais.. Eu disse LEGALMENTE EU POSSO DESMATAR MAIS..
      **FAVOR CONTESTAR SE PUDER.. KKK **

      E a idéia de meu texto foi conclamar Sakamoto, a fazer uma revisão nos textos dele, e nas bobagens que ele escreve sobre desmatamento, o Novo Código, e outra picaretagens ambientais.. Ele não vive repetindo que na ânsia de ser “anistiados” os agricultores estariam desmatando muito.?? Eu queria que ele explicasse, como e porque, o desmatamento, muito embora ele queira e ganhe dimdim e leitores, está diminuindo e não aumentado.??

      **ELE NÃO EXPLICA E VOCÊ NÃO TEM COMO EXPLICAR POIS É MENTIRA, PICARETAGEM, NO SEU CASO EU ACHO QUE É BURRICE MESMO..!!??**
      Mas eu já escrevi: “Se engana com seus textos quem quer, ou é tão picareta intelectual como você, talvez burrice..?? kkk”, isso já explica seu texto direitinho..

      Queria eu ter a prolificidade e a retórica do Asno, e também sua cacimba.. kkk

      Sou engenheiro agrônomo, sei bem o que eu estou dizendo, estudo pra me atualizar sim..

      E continue tentando, um dia você consegue ser inteligente como você mesmo escreveu.. kkk

      Abraço..

  18. MOTOCA_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO) disse:

    Bloqueio total.. kkk..

  19. Paulo da Paz disse:

    O julgamento moral dos empregadores urbanos é inevitável, pois estes pagam salários baixíssimos que também levam à situação análoga à escravidão fundada no abuso do poder econômico… Hipocrisia urbana… Aos empregadores rurais usamos o termo escravagista (assustar todos com o enquadramento em crime tão hediondo é a intenção). Aos empregadores urbanos usamos eufemismos como assédio moral, abuso do poder econômico, trabalho sem registro em carteira, subsalário etc … Tudo a mesma exploração… O que muda é o nível da tensão social. Nas cidades precisamos aliviá-la para garantir empregos; No campo aumentá-la para garantir o cumprimento da lei e alimentos baratos.

  20. Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
    O desenvolvimento dos comentários até agora se restringe ao cinismo de uns, méa culpa de outros e concordância com o blogueiro.
    Uma coisa que está acontecendo é o Código Florestal. Perguntinha: O que acham desse código florestal os comentaristas?
    Outra coisa: Parece que a justiça reagiu punindo. Ao invés de dar uma chance. Dão de ombros. É uma maneira positiva de incentivo?
    E a discussão mais interessante, é a questão da água nessa história toda. E aí pergunto: O código florestal trás soluções positivas ou vem eivado sub-repticiamente, escondendo um desejo de poluir legalmente, para no futuro VENDER água de beber? Sendo assim: Quem aproveita? Serão as indústrias químicas, farmacêuticas e indústrias de insumos agrícolas? E os fertilizantes, contaminantes? Notem que o Código Florestal reduz a área em APP e de recomposição. E, notem que o Código Florestal, por aprovar, reduz a distância entre margens dos RIOS e outros, e não prevê o tratamento dos dejetos e descartes que serão JOGADOS nos RIOS. E, pior, NÃO protege as nascentes. O mais interessante é a fiscalização, simplesmente, por patologia jurídica de formação nesse código florestal as multas Não serão executadas, ficarão HIBERNANDO. Bom para a IMPUNIDADE!
    Afora cinismos, hipocrisias e, concordância com o blogueiro. Pergunto: Estamos no caminho interessante para o BRASIL e, representados adequadamente por esses políticos, LEGISLADORES, do congresso nacional, câmara e senado? SERÁ?
    E nossa questão-problema vai mais além da discussão partidária. Imagino que se dirija ao VOTO FACULTATIVO como início de uma verdadeira mudança política. Disse: VOTO FACULTATIVO como INÍCIO, de e para mudança! E aí? COMO ASSIM? OPINIÃO!

    • verme disse:

      Marins,

      Belo comentário, sem dúvida (costumo discordar de vc, mas dou a mão à palmatória).

      Só não sei por que vc insiste tanto na ideia do voto facultativo.

      Isso não resolve nada.

      Massas são ludibriadas diariamente, livrá-las do voto pode ser bacana, mas continuarão votando mal.

      Isto é, votando (embora o voto, eventualmente, possa ser importante num certo lugar, num certo momento).

      Os Eua têm voto facultativo.

      E daí?

      As eleições daqui são até melhorzinhas.

      A gente chega a acreditar em polarizações.

      Os neoliberais adoram voto facultativo, acham positivo que as massas sejam despolitizadas e tal.

      São os caras que curtem a ideia de privatizar a água, por exemplo.

      Voto facultativo não altera estruturas de poder, apenas vai encher menos o saco dos cidadãos.

      Mas nos ferramos igual.

    • MOTOCA_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO) disse:

      Favor provar com o trecho no texto do Novo Código o que você está afirmando Santa Maria:

      “Notem que o Código Florestal REDUZ A ÁREA DE APP(Em áreas não consolidadas) e de recomposição. E, notem que o Código Florestal, por aprovar, reduz a distância entre margens dos RIOS e outros, e não prevê o tratamento dos dejetos e descartes que serão JOGADOS nos RIOS. E, pior, NÃO PROTEGE AS NASCENTES.”
      E também:

      “por patologia jurídica de formação nesse código florestal AS MULTAS NÃO SERÃO executadas, ficarão HIBERNANDO”.

      Mas, tem que mostrar no texto do substitutivo dos Senadores Jorge Viana e Luis Henrique..

      Essa eu quero ver.. kkkk..

      Abraço.

      • Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
        Olá! Caro Moto Serra. Como vai. Há sim uma dubiedade na questão fiscal e de multas e sua aplicação. Reduzindo para 15 metros de cada lado. Vai gerar problemas com a água futuramente. Não há previsão de tratamento do vai cair no rio. E não está garantida a idéia de recuperação. Inclusive, parece que o AMAPÁ, salvo engano, Será penalizado. Cabe melhor avaliação. Como o texto sempre comporta destaques de última hora. Sempre é complicado opinar melhor. Seguinte: Acredito que precisa MAIS DISCUSSÃO. Tenha sérias dúvidas.
        OPINIÃO!

      • MOTOCA_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO) disse:

        AAAahhhhh bom….!!!

        Quer dizer então que: “NÃO É BEM ISSO QUE EU DISSE..”..???
        Quer dizer então que: “NÃO É QUE ESTEJA DESSE JEITO QUE EU DISSE NO TEXTO, EU FORCEI A BARRA UM POUQUINHO…”.
        Quer dizer então que: “VAI SER, VAI SER DECLARADO INCONSTITUCIONAL..?? UM DIA TALVEZ QUEM SABE..??”..

        Obrigado Srº Santa Maria.. kkkk…

        Eu estava certo.. kkkk…

        Abraços.

      • Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
        Olá! Caro Moto Serra, Quer dizer que é EXATAMENTE ISSO! Declaro INCONSTITUCIONAL parte do Código Florestal. É isso! E preciso apenas ser brasileiro, portador da cédula de identidade, RG. Não preciso ser JUÍZ! E com isso fica aberta a porta ou janela para o Governador de Estado que NÃO concordar ou que se sentir PREJUDICADO com esse Código, se é que será aprovado neste ano, poder discutí-lo no STF, futuramente. O que o STF vai decidir é problema do STF. É isso que EU disse!
        OPINIÃO!

      • Neiva disse:

        Essa de reduzir a margem do rio não tá lá não.
        Mas a multa vai sim pro espaço e vc sabe disso né Motosserra???!!!
        Pena dura por pena leve.E não vou nem comentar dos quatro módulos fiscais..
        E nem vem com a história d ”sexo dos ajos” que só existe pra vc q quando acabam os argumentos não consegue admitir os fatos e cai fora discussão.
        Senadores Jorge Viana e Luis Henrique não fizeram o novo código, só adicionaram algumas emendas, o jogo continua o mesmo.
        Abraço.

      • Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
        Olá Neiva, tudo legal!
        Seguinte: Não é reduzir as margens do rio. É o seguinte: No Código antigo era 30 metros de cada lado. No atual CAIU para 15 metros de cada lado. E DEVERIA ter caminhado para 50 metros de cada lado! E mais, NÃO pode construir NADA IMOBILIÁRIO. Senão o rio vai para no BREJO, ou melhor, um BREJO esmerdeado. Portanto, não tá BOM não. As futuras gerações, se não corrigir isso, VÃO pagar caro pela água. E a proteção das nascentes não está claramente definida.
        Afora outros problemas como os de fiscalização e multas e referentes ao Código, pois, está BEM maquiado! E há conflitos e coisas legais em DUBIEDADE. Que é péssimo para o Código Florestal se tornar verdade na prática. E não ficar só na retórica legislativa. Precisa MEXER outra vez.
        OPINIÃO!

      • MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO) disse:

        Neiva, Neiva, Neiva..
        A multa não “vai pra o espaço”, ele é trocada pela recomposição da floresta desmatada..
        Assim como, uma agressão física vira cesta básica, uma depredação de patrimônio público vira trabalhos humanitários..
        Assim como Naomi Campbell que agrediu uma negra e teve que recolher lixo na rua..
        Isto posto, depois desses exemplos eu lhe pergunto:

        - Naomi foi “anistiada”, teve sua pena “mandada para o espaço”..???

        Então não me venha com essa de pena leve, ou pena dura, se o cidadão tem de recompor o que ele destruiu eu acho bem paga a pena.. (Se alguém matasse e tivesse que trazer a outra pessoa de volta, ou morrer também, você acha justo..??? kkkk)

        O jogo continua muito bom..
        Parabéns ao petista Jorge Viana e ao peemedebista Luis Henrique, aos agricultores do meu Brasil, à Kátia Abreu, ao Ronaldo Caiado, e a outros 410 deputados que querem um Brasil produtivo, inclusivo, ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável..

        Abraços..

    • Cleiry disse:

      Olá Ricardo S. M. Marins,

      Li vários comentários aqui e o seu é o mais sensato deles. Detenho-me apenas ao final: voto facultativo.

      Não sei se estou influenciada por uns documentários (Zeitgeist) que me fizeram pensar mais no Brasil, mas estou convicta (não sei por quanto tempo) de que a solução chegará ainda nesse século. Do jeito que a coisa anda para o Brasil (e para o mundo) é bem possível que os motores sejam desligados e uma parte da massa cinzenta do país seja usada para fazer uma “revolução” nas práticas e aceitações guela abaixo. Sei lá se é tudo neura minha, mas o capitalismo acabará um dia, isso é certo. Se não viu Zeitgeist, recomendo, até para discordar (sim, não dá para concordar com tudo, mas parte dos documentários ensinam e esclarecem situações importantes). Nesse link estão os três: http://coisasmiudasegraudas.blogspot.com/2011/11/zeitgeist.html

      Outra coisa, não adianta votar apenas nos candidatos que aparecem para serem eleitos, penso que é preciso mudar a politicagem de base. Por exemplo: os votos válidos. Porque voto em branco e voto nulo não são válidos??? Porque não adianta nada a gente votar usando essas duas maneiras se o voto é obrigatório? Se o voto fosse FACULTATIVO e se BRANCOS e NULOS fossem considerados votos válidos, aí sim poderíamos começar em pensar em uma mudança pelo VOTO.

      Para encerrar, recomendo a leitura do livro que faz denúncias sérias mas que a mídia dos pobres de criticidade (TV Globo, Bandeirantes, Record, Folha, Estadão e outros do gênero) não tem noticiado da mesma forma que fizeram quando as denúncias partiam dos interesses pessoais desses poderosos meios de telecomunicações.

      No link algumas sugestões de compra: http://coisasmiudasegraudas.blogspot.com/2011/12/privataria-tucana.html#links

  21. Olá! Caros Comentaristas! E Sakamoto!
    Olá! Verme, como vai, é sempre legal trocar idéias. OBRIGADO!
    Insisto no voto facultativo por uma simples razão: Acredito que, só vamos melhorar o BRASIL em democracia e liberdade, quando os eleitores/eleitoras, NÓS, todos, inclusive, os analfabetos e outros, pela legislação atual, considerados NÃO qualificados. Pudermos DEPOSITAR NAS URNAS – LIVREMENTE, SEM QUAISQUER PENALIDADES OU INTIMIDAÇÕES, como por ex: Não votou tem parte de seus direitos cidadãos caçados e cassados, ou, o direito de comparecer para votar ou NÃO votar, caso os programas partidários Não atendam as ESPERANÇAS ou convicções, e isso só será possível com o VOTO FACULTATIVO. Mais, Os pretendentes POLÌTICOS ai sim, no caso de VOTO FACULTATIVO, e, para TODOS, sem exceção que assim desejarem, se SENTIRÁ OBRIGADO a Não só: Dizer a que veio, dizer o que vai fazer e DEPOIS de eleito/a, TERÁ DE FAZER, o PROMETIDO E COMPROMETIDO. Hoje, no atual quadro, os políticos estão apenas ENVOLVIDOS e pior, apenas no que lhes interessa. DESPREZANDO O VOTO DO ELEITOR/A. SE LIXANDO!
    Mais, observe: Voto, ESCRAVO, obrigatório direto, lista fechada, ficha limpa, lei 135/2010, e, a mais recente PÉROLA, o CNJ, caçando e castrando JUÍZES/AS. Dá para imaginar que a DITADURA namora contra o POVO novamente? DITADURA CIVIL!OPINIÃO!

  22. Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
    Olá Caro Moto Serra. Creio que há conflito, inclusive, de caráter constitucional, ou melhor, o Código Florestal, pode suscitar dúvida quanto à Constitucionalidade. Leia CF/88, artº 19º Item III e artº 225º da CF/88. Há outras considerações. Como NÃO há texto final definido, como FINAL. Imagino que precisa de alteração. Aprovado com a emenda, 164, ou, com o contido nessa emenda, acredito que: Mesmo assinado pela Presidenta, vai parar futuramente, no STF. E, há fortes chances de declaração de INCONSTITUCIONALIDADE, em parte! É aguardar! Forte abraço! OPINIÃO!
    Sobre a qustão de fiscalização e sua execução, parece que há dois artigos em que um diz uma coisa e outra desdiz ou dezdis parcilamente. Isso cria uma dificuldade de execução. Salvo engano, artº 4º 5 º ou 6º é por aí. Não achei o texto completo.
    E sobre a redução de 30 metros de cada lado d RIO para 15 metros de cada lado isso tá ERRADO. Deveria de 30 metros de cada lado ir para 50 metros de cada lado. OPINIÃO!
    Portanto, ainda faltam algumas coisinhas e ajustes.
    É minha opinião, sobre o TEMA em andamento. Código Florestal!
    OPINIÃO!

  23. Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
    Olá! Caro MOTO SERRA – Veja que interessante, vamos comentar essa notícia da FOLHA sobre a COP-17.
    A alteração de: Marco legal, para Protocolo ou Instrumento Legal, e possivelmente, Vinculante. DESTRUIU a possibilidade de qualquer avanço.
    Note: Inclusive, deixo aqui meu REPÚDIO à COP-17. E como brasileiro, entendo que o BRASIL, NÃO DEVE, assinar esse acordo! O BRASIL deve ficar de fora!
    O que o BRASIL pode fazer é: Do momento ZERO até o momento 40% (quarenta) por cento, ele, BRASIL, fará todo o possível para o atingimento do máximo possível de percentual. Significa dizer que: Pode ser 2% (dois) por cento ou 39% (trinta e nove) por cento ou qualquer percentual intermediário entre ZERO e 40. Isso dá para assinar. Agora, fechar um Protocolo Legal vinculativo, JAMAIS, e só países IDIOTAS farão isso!
    Veja, Caro MOTO SERRA como umas palavrinhas a mais ou a menos num TEXTO pode até INVIABILIZÁ-LO. É o caso da COP-17 em DURBAN. Só assina esse acordo País IDIOTA.
    E PIOR, se o acordo de KYOTO deixar de valer em 2012, pois, está previsto para EXPIRAR. O problema NÃO é BRASILEIRO. Por sinal, é dos EUA, RÚSSIA, CHINA, ÍNDIA, e, outros que EFETIVAMENTE, poluem comprometendo de maneira decisiva o regime de chuvas e clima no PLANETA. A contribuição do BRASIL para o clima e regime de chuvas, ventos etc. é POSITIVA. Portanto, aconselho que o BRASIL NÃO ASSINE esse ACORDO CRETINO.
    Não é problema de soberania, é problema de INTELIGÊNCIA.
    ABAIXO O ACORDO DE DUBAIN!
    OPINIÃO!

    • MOTOCA_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO) disse:

      Não posso opinar Santa Maria..
      Não me recordo de ter comentado algo sobre a COP-17..
      Mas acho que, algo que nos é imposto é ruim.. kkk..

      Abraços.

      • Cleiry disse:

        Oi!
        Um cidadão não precisa ser AGRO para ter qualidade de vida. E li em um dos seus comentários que não faz “fotossintese”. Mas se você continuar defendendo a ideia de as árvores arrancadas pela raíz (para ser mais fácil fazer a limpeza), nem as árvores farão fotossinte e aí quero saber como você viverá.
        E já sei que você é contempla o capitalismo como um deus, mas se você contemplasse a raça humana com algum critério que não fosse excludente, quantas horas diárias alguém precisaria trabalhar para ter uma vida confortável? Digo, com direito a moradia, saúde, educação, lazer…
        Já vi vários cálculos que demonstram que o ser humano precisaria trabalhar poucas horas por semana para ter qualidade de vida (estou dizendo do necessário para viver com conforto!)… então qual é o objetivo de acumular e acumular se você não vai dar conta de usufruir disso tudo nem que tenha uma vida longa, longa?
        Qual é o objetivo desse “agro” se você não manifesta, na maioria dos comentários, nenhuma preocupação com o cidadão?

        Sei que já concordamos em algum assunto antes, mas seu cinismo não tem me convencido mais, nem mesmo como cinismo.

        (p.s.: não vou reler para ver se a ideia está clara — nem voltarei para dizer que erros de digitação ou quaisquer coisa que valha não foi o que eu quis dizer)

      • MOTOCA_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO) disse:

        Cleiry, Cleiry.. hihihi..
        Um cidadão não precisa ser AGRO pra ter qualidade de vida, mas um cidadão precisa do AGRO para ter essa qualidade de vida que você tanto alardeia, e diz que eu não estou preocupado..
        É lógico que eu estou preocupado, sem alimentação “minha querida”, nada feito, ninguém tem qualidade de vida sem comida na mesa..
        Não, eu não contemplo o capitalismo com um deus, mas acho que é bem melhor que o “socialismo”, o “comunismo”, o “progressismo”, etc..
        Você lê meus textos com viés “esquerdista”, você lê, mas não entende..!! Coloca nos meus textos sua interpretação e naõ o que eu realmente escrevo. Não vejo a raça humana de algum modo excludente, onde você leu isso..??
        Árvores tem de ser arrancadas pela raiz para facilitar o plantio de comida.. Para que outras plantas façam fotossíntese e produzam alimentos..
        ***LEGALMENTE É PERMITIDO ARRANCAR ÁRVORES***
        Questão trabalho, alguns “consultores” socialistas trabalham poucas horas e ganham de R$ 2 a R$ 20 milhões.. kkk..
        O objetivo do AGRO é alimentar o mundo e ganhar dinheiro com isso..!!
        Não sou cínico, sou realista..
        Se te convenço ou não..!! Não tô nem aí, nem estou “um pingo” preocupado, não estou aqui pra convencer ninguém, no máximo, pra ser o contraditório.. kkk..
        Considero meus textos claros a não mais poder, não coloque neles o que eu não escrevo..

        Abraço.

      • verme disse:

        Que não se invente a verde inteligência onde só existe o deserto da mediocridade.

        Se contextualizar, puff!, vira peido agrotóxico.

        Só funciona a partir do axioma: meu rabo primeiro, danem-se todos os outros.

        Sacanagem é tentar fazer passar por interesse geral o que é absolutamente privado.

        O lucro do agro que, pela destruição do bem-estar geral, empurra lixo como comida a todos nós.

      • MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO) disse:

        hihihi..
        Só trololando né Verme..!!??
        Abraços..

      • verme disse:

        Trololar é dizer que tirar árvores por meio de arrastão é ok.

        E outras mentirinhas mais…

      • MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO) disse:

        hihihi..
        Desmatar, é legal, é permitido, não agride a Lei e a Ordem, constitucionalmente estabelecida.. Já você, prega exatamente o contrário disso para “um mundo melhor”..
        E eu vi aquela fábrica que os funcionários tomaram no interior de São Paulo.. kkk.. Atraso de pagamentos dos salários.. E ainda estão querendo que seja estatizada.. kkk..
        Ótimo exemplo Verme, mais um cabide de empregos você quer criar, aliás.. Vários cabides, se forem tomadas várias fábrica pelo Brasil.. kkk..
        Quem não tem competência tem mais é que tomar a força, lá em Goiás chamamos isso de INVEJA..
        Eita, eita, eita..

        Abraço.

      • verme disse:

        Muda de assunto, não.

        (E tente não mentir.

        Eu sempre observei a questão da dependência dos ocupas em relação ao estado – embora seja função deste servir o povo, não meia dúzia de gângsteres, como mais uma vez verificamos no caso do agro, neste momento).

        Já que aprendeu um pouco sobre ocupações de fábricas no youtube, aprenda sobre algo verdadeiramente misterioso pra você, agricultura; neste caso, agroflorestas:

        http://www.youtube.com/watch?v=fjITUODqLRo

        Olhe só também isto aqui, com agrônomo brasileiro de verdade (não um coitado baba-ovo da Nestlé), ajudando o povo a produzir comida saudável e sem rendição a multinacional alguma. De quebra, biodiversidade, água limpa e fauna:

        http://www.youtube.com/watch?v=cjRVW1GC0jk

        Putz, e tem maluco fazendo apologia ao arrastão de árvores!

        Como é que um psicopata que tem raiva de árvores, água e bichos pode acusar alguém de ser invejoso?

        Meu!, um psicopata que só sabe produzir com insumos que são retirados lá da casa do caramba, que envenam, que matam, que só são capazes de produzir na terra arrasada pós-arrastão, no solo morto exposto ao sol (árvores foram arrancadas, não é?). Chamam isso de “produção”, putz, que lixo. “Produção” que desperdiça recursos e que destrói os que tem à mão. “Produção” que mais gasta recursos do que os produz.

        Na terra arrasada, sem o manejo apropriado dos insumos naturais, se compra insumo de multinacional adoidado, é claro.

        Pra quem não sabe o que é, olhe a desgraceira:

        http://www.youtube.com/watch?v=xDmAnM_9dxE&NR=1&feature=endscreen

        Quando o totoca fala de modo trolológico “tirar árvores pela raiz”, é disso aí que ele está falando: arrastão de árvores.

        Contrastando:

        http://www.youtube.com/watch?v=j3HA6IsH1bk&feature=related

        Plantio consorciado produz mais, sem pragas, sem desperdícios, sem agrotóxicos e preservando floresta.

        A pequena propriedade fica imensa quando se trabalha bem. Sobra serviço e produção. Sobram comida, bicas e animais. Não precisa acabar na favela, nem na mão do vendedor de agrotóxicos.

        Totalmente voltada pro estômago do brasileiro, não pros porcos chineses (infame destino da soja transgênica).

        Pra encerrar, só lembrar que na agrofloresta os processos naturais são acelerados. Há maior biodiversidade nela do que na própria floresta nativa. Sobram animais. Ressurge a possibilidade da caça, inclusive.

        Pra que insitir na miséria, no arrastão, no agrotóxico, na monocultura, na seca?

        A quem serve, de fato, essa burrice toda?

  24. Olá! Caros Comentaristas e Sakamoto!
    E, sobre Notícias da FOLHA, hoje, 10/12/2011, às 11:50 horas, sobre a COP-17, em DURBAN, entendo que:
    O Brasil NÃO pode assinar metas ESTANQUES. Isso colocará em risco o desenvolvimento brasileiro. Dane-se a Europa, Dane-se KYOTO e mais, Não é questão de linguagem vaga. É questão de uma IMPOSIÇÃO e o BRASIL NÃO deve, repito NÃO DEVE assinar esses e nesses TERMOS.
    O Problema NÃO é brasileiro. Foi criado pelos DESENVOLVIDOS, foi criado pelo Primeiro MUNDO. Eles que resolvam.
    O BRASIL pode no máximo assinar regras FLEXÍVEIS. Repito, se o percentual oscila entre ZERO e QUARENTA por cento. O que dá para assinar é que TENTAREMOS, se tudo der certo, atingir o máximo. Entretanto, se o BRASIL conseguir apenas 5% (cinco) por cento ÓTIMO MARAVILHOSO.
    Metas FECHADAS e COMPOMETIMENTO com o máximo JAMAIS!
    Por sinal travar em 2020 é o maior ERRO! É imposição descabida dos organizadores e que apresentam propostas.
    O BRASIL nessas condições – DEVE SE RETIRAR SEM ASSINAR NADA!
    OPINIÃO!

  25. Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
    Olá CARA CLEIRY: 10/12/2011 às 10:41. Muito Legal seu comentário. Bom MESMO! Não fique preocupada como MOTO SERRA! Ele é o SARCÁSTICO do BLOG. Copiador e colador oficial.
    Bom, sobre o TEMA revolução proposto ou pensando é uma possibilidade latente. Você tem razão e sua sensibilidade vai no sentido correto. Talvez, tenhamos no BRASIL um Verão Tropical Brasileiro nas Praças. E a corrupção será o mote! Há essa possibilidade! Nossa política e nossos políticos são o MAIOR CANCER, AIDS, SÍFILIS existentes no BRASIL. E ai, chamo atenção para o VOTO FACULTATIVO. Poderá vir a ser uma saída e evitar o – “VERÃO TROPICAL BRASILEIRO NAS PRAÇAS” – , veja, sempre prefiro pelo VOTO. É mais civilizado! DIGO: VOTO FACULTATIVO.
    Observe: Sobre votos válidos, nulos, brancos e não votar. Sua abordagem está correta. Concordo. Já abordei esse tema em outro momento aqui no Sakamoto, salvo engano. O único VOTO que deve ser DESCARTADO é o gerado pela AUSÊNCIA. Os demais, são importantes para LEGITIMAR OU NÃO o pretendente candidato e o poder de representação delegado pelo VOTO ao eleitor/a.
    Há jornalistas e jornalistas, como em qualquer atividade. É até compreensível, que corporações invistam em seus interesses. Considero que o contraponto aos GRANDES meios de comunicação, são as MÍDIAS SOCIAIS, MÍDIAS e LOCAIS para comentários, como por exemplo: O do Sakamoto. E sobre CAPITALISMO, nesse ponto, acredito que será aperfeiçoado, NÃO ACABARÁ, pois, NÓS HUMANOS, somos competitivos. E, no socialismo e comunismo, NÃO há conceito de competição. É um defeito. E como acredito em solidariedade e NÃO acredito em igualdade. O capitalismo, que acrescento INTELIGENTE, DEMOCRÁTICO e LIBERTO é em minha visão uma possibilidade melhor. Obrigado pelo indicação de links e livros. Gosto e leio muitos livros. LER LIVROS FAZ BEM! Nesse ponto da sua crítica às MIDIAS, entendo, porém, faço coro com a PRESIDENTA. Melhor a liberdade à IMPRENSA mesmo que contra a minha opinião com o maior barulho possível, que vê-la, calada. Sou pela TOTAL LIBERDADE à IMPRENSA e MEIOS DE COMUNICAÇÃO. Liberdade de expressão e liberdade de pensamento. Assim, como pela TOTAL liberdade à INTERNET. E como dizem: CENSURA. NUNCA MAIS.
    E muito obrigado pelo seu comentário e indicações. Forte Abraço, CLEIRY! Até! OPINIÃO!

  26. Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
    Olá Caro VERME. Lendo novamente seu texto observei que você fala em Voto Facultativo, gerar pessoas, como massas despolitizadas. Veja: Não concordo com essa visão. O fato de ser a regra por voto obrigatório ou facultativo NÃO implica em eleitores/as mais ou menos politizados. Entretanto, acredito sim, que com no Voto Facultativo os pretendentes políticos, precisarão ser mais politizados. E isso é que importa. Pois, só receberão VOTOS os políticos consistentes com suas propostas. Os demais políticos serão descartados pelo POVO. É essa minha esperança quando defendo o VOTO FACULTATIVO. Observe que o POVO em geral é inteligente independente de fatores culturais escolares. Especialmente, em POLÍTICA. E por acreditar nessa lógica. Sou pelo VOTO FACULTATIVO e para TODOS sem exceção. OPINIÃO!
    Em apoio ao Min. Marco Aurélio do STF sobre sua crítica ao CNJ, no criminoso intento do CNJ em fiscalizar os JUÍZES E JUÍZAS do BRASIL, – SEM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL PRÈVIA – .Esse meu comentário foi CENSURADO. Então: Peço permissão ao Sakamoto, para demonstrar meu REPÚDIO ao CNJ, como cidadão brasileiro e eleitor, nesse TEMA. Obrigado!
    PROTESTO CONTRA ATO ILEGAL DO CNJ!
    Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto! É triste observar os contra-argumentos em relação à JUSTA reclamação sobre a observação feita pelo Min. Marco Aurélio. A menção ao admitir ou constar em documento do CNJ que CRIMINOSAMENTE pretende ou poderia investigar JUÍZES/AS sem AUTORIZAÇÃO JUDICIAL é a coisa mais SAFADA e CRETINA que já vi, em um Estado Democrático. O POVO, parte IGNORANTE, imagina que essa CRIMINOSA medida será para ajudá-lo. Ledo engano! De qualquer maneira estamos em uma democracia e são respeitáveis as opiniões favoráveis a essa possibilidade CRIMINOSA repito existente no CNJ. O MIN. Marco Aurélio manifestou no dia 07/12/2011, sua opinião. Por sinal, como cidadão brasileiro e eleitor, compartilho da mesma opinião do Min. Marco Aurélio. E lamento profundamente o que vem sendo produzido pelo CNJ no BRASIL. Por sinal, LAMENTO pelo que parte do EXECUTIVO, parte do LEGISLATIVO e essa PORCARIA do CNJ vem plantando no BRASIL. Quem planta ERVA DANINHA, colhe o DESASTRE e o CAOS. OPINIÃO!

    • verme disse:

      Marins,

      Isso ainda não deu os resultados que vc espera.

      Os Eua são o grande (e infeliz) exemplo.

      Mas voto coagido é pior que voto livre.

      O problema é que voto não tá resolvendo nada.

      (Salvo aquela exceção que sempre aparece, como o senador do P.sol que, neste momento, alavancou um pouco a reflexão sobre o nefasto novo Código Florestal. Mas, imagine… e se o P.sol fosse o governo, as coisas seriam muito diferentes do que já são? Duvido. Parece que o melhor partido é o que faz oposição ao sistema, sempre. Uma vez no poder, sempre o poder para os mesmos. E a alienação das maiorias. O poder deve ser constituído de outra forma. Desapoderemos o poder.)

      http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2011/11/29/sozinho-senador-do-psol-consegue-adiar-a-votacao-do-codigo-florestal/

      • Comentaristas e Sakamoto! Olá! Caro Verme! Os EUA nos últimos anos e após as gerações BUCHES, não são os mesmos! Os EUA, hoje, e, de algum tempo, NÃO são mais a TERRA das oportunidades. E a democracia e liberdade defendidas nos EUA, vão de encontro ou são contra o que a CONSTITUIÇÃO NORTE-AMERICANA, pretendia e pretende. Os sucessivos GOVERNOS, sendo o PIOR deles o do BUCHE FILHO, detonaram os EUA. São verdadeiras BUCHAS DE CANHÃO sem alvos. E a CIA, virou algo como uma Companhia INCOMPETENTE norte-americana. SUJA e BURRA! Veja: Considero um exemplo à votação acontecida ontem no PARÁ. O POVO, lá MERECE OS PARABÉNS! Os políticos do PARÁ é que precisam TOMAR VERGONHA NA CARA! O POVO deu exemplo de cidadania, agiu de maneira ORDEIRA. E CUMPRIU sua OBRIGAÇÃO, e obrigação não no sentido LEGAL, mas no sentido de decidir o que quer. Isso é muito positivo! Por mais estranho que pareça, ACREDITO no POVO BRASILEIRO em NÓS! E ACREDITO que sabem o que QUEREM! O que dificulta essa manifestação é uma EDUCAÇÃO e educação que JAMAIS lhes foi OFERTADA e ofertada pelo ESTADO, GOVERNO e GOVERNOS MEDÍOCRES e cooptados com a CORRUPÇÃO e IMPROBIDADE. Entretanto, e enxergando contrariamente, vejo nossa DEMOCRACIA, apesar das inúmeras dificuldades mais avançada e conforme com o que de melhor pode existir em DEMOCRACIA e LIBERDADE. Há caudilhos nos GOVERNOS e partidos políticos, se extirpa isso com o VOTO FACULTATIVO, alguns, argumentam que demorará mais, entretanto, a EDUCAÇÃO para se consolidar DEMORA MAIS. E ao existir o VOTO FACULTATIVO, invertemos a OBRIGAÇÃO DE FAZER. Quem deverá apontar que é, não é o POVO e sim, são os POLÍTICOS. OU, em não fazendo, deixarão de receber os VOTOS. É problema deles. Não nosso, eleitores e eleitoras. OBRIGAR A VOTAR em minha visão INDUZ À FRAUDE e não o contrário. E o que precisa mudar e o jeitão político de MÁ FÉ! Razão pela qual, fazem intencionalmente, ERRADO, pois, sabem que o POVO é OBRIGADO a VOTAR. Invertendo essa lógica perversa. Os políticos serão OBRIGADOS, eles sim, a apresentar suas propostas e projetos e depois CUMPRÍ-LOS. O NÃO CUMPRIMENTO gerará, por si, a IMPROBIDADE, e aplicando os estatutos ÉTICOS, câmaras e senado, a cassação será automática e democrática e respeitará o artº 37º da CF/88. Do jeito que está, atualmente, e com a ficha limpa GOLPISTA e CASUÍSTICA, e que foi feita exatamente para NÃO funcionar, pela INTENCIONAL INCONSTITUCIONALIDADE. Fica clara a má intenção e intenção de gerar polêmicas sem solução. OPINIÃO!

  27. Antônio disse:

    Saudações a todos comentarista e ao Caro Sakamoto!

    Li todos os comentários e começo a separar os comentários comprometidos dos incomodados.
    Minha única preocupação é sobre os discursos aqui apresentados sobre desmatamento e qualidade de vida (trabalho, alimentação, saúde, …). Vejo que o Brasil não apresenta condições de impor muitas condições nesta COP-17, principalmente por não apresentar soluções viáveis e realistas aos seus cumprimentos.
    As ações governamentais são fora da realidade. Por exemplo, aqui no Estado do Amazonas foi proposto pelo senador Eduardo Braga a compensação financeira a famílias que preservarem suas áreas de floresta sem nenhum serviço associado. Na verdade Não se consegue monitorar o desmatamento assim como a preservação da floresta.
    Aqui no estado do Amazonas financiar qualquer alternativa de produção rural de recursos sustentáveis da floresta é economicamente inviável devido a uma espécie de estrutura financeira para o agronegócio de soja e criação de gado.
    Todos os teóricos dizem que as soluções para a preservação economicamente viávem da Amazônia (o qual posso comentar com mais domínio do que praticamente todos que vi aqui) passa por iniciativas dos povos tradicionais que aqui habitam e matém uma qualidade de vida extremamente superior aquela proposta pelo agronegócio da soja e da criação de gado.
    Em nenhuma política há alternativas advindas dos conhecimentos tradicionais ou até mesmo das instituicões que só pesquisam o bioma amazônico como o INPA, UFAM, UFPA,… O maior investimento que existe em relação à política de combate ao desflorestamento sã investimentos na UFMG pelo seu CSR e ao INPE em São Paulo para praticamente se vê de longe a perda de biomassa da floresta, sem ter a menor noção das implicações locais.
    Um exemplo de fato que a mim se repete que pode mostrar a minha preocupação de forma mais prática. Quando eu ainda era criança vi um estrageiro (estadunidense) adquirir uma grande extensão de terra para fazer investimento fundamentado em fornecer insumos a cidade de Manaus com agricultura mecanizada de larga escala e de técnicas modernas. Um grande investimento, que assim como outros resultaram em grandes prejuízos. Outro dia, em um post do Sakamoto alguém comentou contraditoriamente tentando se fundamentar que as plantações de pinhos poderiam ser saída de reflorestamento em áreas da amazônia, sem conhecer o INPA. Então quando as instituições, os povos e os históricos locais serão considerados nessa discursão?

    • verme disse:

      Antônio!

      Você é importantíssimo neste blogue.

      Rapaz, vc falou de uma coisa que nunca comentamos (que eu me lembre), e que é essencial: a venda de largas extensões de território brasileiro para gringos.

      Putz.

      Tanta bobagem que se diz aqui contra os índios, chamam-nos invasores, espiões do império, enclave, o diabo a 4.

      Tantos com medo do entreguismo indígena, quando nós mesmos entregamos recursos naturais e latifúndios a gringos.

      (Jornal da Contag de 2008: “um empresário natural da Suécia
      é dono de 160 mil hectares na Amazônia.” http://www.contag.org.br/imagens/f1590contagjunho_48.pdf)

      (Agora os gringos SÓ podem comprar “25% da superfície do município; a nova medida não impõe retroatividade”, http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/agu-limita-venda-de-terras-brasileiras-a-estrangeiros/n1237759620977.html)

      E fale muito disto, esmiúce, por favor:

      “Todos os teóricos dizem que as soluções para a preservação economicamente viávem da Amazônia (o qual posso comentar com mais domínio do que praticamente todos que vi aqui) passa por iniciativas dos povos tradicionais que aqui habitam e matém uma qualidade de vida extremamente superior aquela proposta pelo agronegócio da soja e da criação de gado.”

      Agradeço desde já.

  28. Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
    Olá Caro Verme, OBRIGADO pelo tema voto facultativo novamente. Muito BOM! Apenas uma discordância quando você escreve: “voto não tá resolvendo nada”, observe: O VOTO OBRIGATÓRIO NÃO TÁ RESOLVENDO NADA e, nem vai resolver. Só o VOTO FACULTATIVO resolve, entretanto, o voto facultativo é só o INÍCIO do processo. Precisamos que os mecanismos LEGAIS, ao contrário dos mecanismos ditadores e morais, PREVALEÇAM. Os maus políticos desejam sempre pela DITADURA, ARBITRARIEDADE e AUTORITARISMO, ILEGALIDADE resolver e usam apelos emocionais, APELOS MORAIS.
    O convencimento deve ser pelas URNAS DEMOCRÁTICAS E LIBERTAS. Acredite o analfabeto, SABE VOTAR. Sabe o que ele quer! A política e a honestidade, probidade, na política, independe do canudo escolar. A EDUCAÇÃO não deve ser confundida com STATUS em diplomas e certificados. Sei que é complexa essa questão e que é contraditória. Não imagino essa mudança para já ou mesmo para médio prazo. Porém, levanto essa BOLA, essa JANELA visual do horizonte que um dia poderá vir a ser ou ficar ensolarada.
    Hoje, sequer, os políticos têm coragem de fazer qualquer mudança séria. Não me iludo! Porém, vale insistir!
    E, retomando, sobre sua colocação de que: o VOTO não resolve. Resolve sim, e país e povo AVANÇADO, resolve no VOTO e voto ORDEIRO e depois, ANOTA o nome dos infelizes, e, COBRA, EXIGE e pondo para FORA o cretino que NÃO cumpriu com o que prometeu nas eleições e pondo para FORA o partido político que traiu as esperanças depositadas nas URNAS.
    Entretanto, um POVO INTELIGENTE, resolve no VOTO e pelo VOTO. Pode até ERRAR, como em tudo. Aí funcionam os mecanismos LEGAIS e CONSTITUCIONAIS, JAMAIS, os morais, ou moralidade que Não serve para NADA. E, muito obrigado pela continuação do papo e idéia. Forte Abraço, VERME! OPINIÃO!

    • verme disse:

      Ok, Ricardo.

      Continuo discordando, mas vc está tão apaixonado pelo argumento, que é bonito de ver.

      Acredito perceber sincera vontade de mudança na sua fala, não tenho como contradizê-lo agora, eu me sentiria um pulha, voltaremos a esse ponto depois, tenho certeza.

      Até mais.

      • Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!
        Olá Caro Verme, com certeza fico muitíssimo agradecido por suas observações. Lógico: Assunto totalmente ABERTO. Defendo essa TESE, apenas! E para ajudar vou comentar a Liberação do Jader e a Proposta do Min. Ricardo Lewandowski sobre CONSULTA POPULAR, Veja que interessante:
        a) Olá! Caros Comentaristas e Sakamoto! Parabéns ao STF por liberar o JADER BARBALHO. Como venho afirmando o BRASIL possui MENTES JURÍDICAS BRILHANTES. Agora, superado este momento complexo da Ficha Limpa. Ainda, resta a ILEGALIDAE contida nela, um dos casos é a IMPOSSIBILIDADE de RETROAGIR mais que a Lei PENAL. Essa situação é GRAVÍSSIMA. Precisa ser resolvida. O Min. FUX já sinalizou com uma adaptação que acredito razoável. Entretanto, REPUDIO o retroagir indefinidamente e, em especial, nos CONSELHOS FEDERAIS e ESTADUAIS das PROFISSÕES, assim como REPUDIO que o CNJ se árvore investigar JUÍZES/AS sem autorização judicial. Essa INTERFERÊNCIA do ESTADO na vida das PESSOAS e muitas sequer interessadas em política, como políticos/as, NÃO PODE PROSPERAR. As punições, eventuais dos Conselhos Profissionais, restringem-se às coisas da PROFISSÃO em seu exercício e exercício PRIVADO, administrativas. Portanto, é INCONSTITUCIONAL, ILEGAL e IMORAL, além de: ARBITRARIEDADE FASCISTA! Desejo SUCESSO ao STF. E, PARABÉNS! OPINIÃO! e,
        b) Olá! Caros Comentaristas e Sakamoto! Chamo ATENÇÃO, inclusive, do Min. Ricardo do STF, que é LOUVÁVEL fazer consultas. Entretanto, a consulta NÃO poderá, REPITO NÃO PODERÁ ser feita junto com as ELEIÇÕES. Se assim ocorrer será TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL, pelo contido no artº 19º Item III, da Constituição Federal, de 1988. MOTIVO: Os Eleitores/Eleitoras, NÃO representam TODOS os BRASILEIROS, são uma AMOSTRA da cidadania, NÃO a TOTALIDADE. E mais, Os três TEMAS interessam diretamente a TODOS OS BRASILEIROS e a condição de OPINIAR na CONSULTA se vincula ao RG, Cédula de Identidade e Não ao Título Eleitoral. Portanto, em minha visão será INCONSTITUCIONAL a consulta se VINCULADA ao ATO de VOTAR no PLEITO. MACONHA, ABORTO e UNIÃO HOMOAFETIVA, ligam-se a TODOS os brasileiros, eleitores ou NÃO eleitores. Portanto, embora iniciativa POSITIVA. Pela CENSURA a alguns BRASILEIROS, que não são pertencentes ao UNIVERSO RESTRITO de eleitores/as, em OPINAR, torna-se INCONSTITUCIONAL. Caro Verme, já que os políticos se OMITEM nada como apresentarmos nossas idéias de MUDANÇA. Se vai adiante ou NÃO, não importa! OBRIGADO! OPINIÃO!