Topo

Leonardo Sakamoto

O dia em que Costa e Silva foi encurralado em São Paulo

Leonardo Sakamoto

02/04/2012 12h08

Costa e Silva é uma via elevada em São Paulo que faz parte da ligação Leste-Oeste da cidade.

Costa e Silva foi um marechal gaúcho que ocupou a presidência da República durante a ditadura militar, dando início à fase mais cinza dos Anos de Chumbo. Sob seu governo, foi promulgado o Ato Institucional número 5, que possibilitava ao próprio Costa e Silva, entre outros mimos, fechar o Congresso, suspender eleições sindicais, cassar políticos, elevar a censura, aumentar o aparato de repressão institucional e proibir manifestações sobre assunto de natureza política.

O Cordão da Mentira foi uma manifestação sobre assunto de natureza política que reuniu dezenas de pessoas neste domingo (1) para relembrar o aniversário do golpe de 64, do qual participou Costa e Silva. Com uma fanfarra bem-humorada, passaram por locais simbólicos da ditadura, como o Dops (Departamento de Ordem Política e Social, onde opositores ao regime eram moídos). Ou que representam uma herança dela – como a Cracolância, por ter sido palco de violenta desocupação pela polícia militar meses atrás. E, como sabemos, cacetete e bomba de gás são instrumentos didático-pedagógicos de desenvolvimento da cidadania aprimorados durante a Gloriosa.

Foto de Fernanda Sucupira

Em determinado momento, o Cordão passou por baixo do Costa e Silva, e – sem saber – encurralou o marechal. Pois, enquanto isso, no elevado, ocorria outra manifestação sobre assunto de natureza política.

O Piquenique Voador foi uma ação que cobriu com grama artificial um trecho do Costa e Silva, instalando piscinas para a refrescar o domingo da molecada. Guarda-sóis juntaram famílias que puderam almoçar no viaduto, sob o olhar desconfiado dos prédios que cercam a via, e discutir a ocupacão do espaço urbano em uma cidade que pertence aos carros. O Piquenique fez parte do festival Baixo Centro que, durante dez dias, fez intervenções na região central da cidade.

Há mais de quatro décadas, o Cordão da Mentira e o Baixo Centro seriam impossíveis. Lógicas subversivas que se complementam.

Afinal de contas, ao esquecer o passado ignoramos as bases sob a qual foi construída a nossa vida cotidiana. E há algo mais assustador e belo do que reivindicar para si o direito a fazer política sobre a própria pólis?

Há uma nova geração que vai às ruas para protestar pelo direito de protestar. E mesmo respirando gás lacrimogênio, levando balas de borracha e tomando cacetada da polícia (o que não foi o caso, desta vez), retorna e retorna. Polícia que sabe muito bem como se comportar em uma democracia com participação popular, uma vez que foi treinada pela ditadura militar e recebeu o aval para a manutenção de suas práticas através da anistia concedida a torturadores.

Os problemas enfrentados pelos movimentos envolvidos nesses atos políticos não são pontuais, mas sim decorrência de uma estrutura que está caindo de velha e que precisa se renovar. Seja através do diálogo e da construção coletiva, seja através da renovação geracional. Está em curso uma lenta, mas inexorável, revolução feita por aqueles que querem ter o direito de serem livres para se expressar, viver e amar, tendo a garantia de sua dignidade respeitada.

A esperança de São Paulo é que uma nova geração, liberal em costumes, progressista politicamente, consciente com relação ao meio ambiente e aos direitos sociais e civis, menos arrogante e com uma atuação realmente federalista, se fortaleça em meio à decadência quatrocentona, travestida de pseudo-modernidade ao longo do século 20, que ainda grassa por aqui.

Que adquire na forma de Costa e Silva, o elevado, um símbolo de sua idéia de progresso que deveria ter ficado para trás junto com Costa e Silva, o marechal.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.