Topo

Leonardo Sakamoto

Veja quem votou contra a PEC do Trabalho Escravo

Leonardo Sakamoto

25/05/2012 18h16

Muitos leitores me perguntaram quem foram os deputados federais que votaram contra a proposta de emenda constitucional 438/2001, que prevê o confisco de propriedades em que trabalho escravo for encontrado e sua destinação à reforma agrária ou ao uso social urbano. A PEC foi aprovada em segundo turno de votação na última terça, por 360 votos a favor, 25 abstenções e 29 contrários.

Então, posto um serviço de utilidade pública organizado pela Repórter Brasil. Abaixo, vocês podem ver as fotos de quem votou "não".

Um deputado me disse na Câmara que publicizar resultados de votação é terrorismo, uma tentativa de intimidar quem votou de acordo com sua consciência. Considerando que a transparência é um dos pilares de um governo democrático e republicano, acredito que o nobre parlamentar esteja equivocado. Quanto mais soubermos como trabalham nossos representantes políticos, melhor será a decisão no solitário momento da urna eletrônica. Oxalá se todos os votos fossem abertos como em votações de emendas constitucionais.

Para ver o voto de todos os deputados e deputadas, incluindo quem se absteve, clique aqui. Se não encontrar seu parlamentar, é porque ele faltou ou não registrou presença na votação.

Vale uma observação: eu e outros colegas da imprensa que estávamos no plenário da Câmara acompanhando os debates sobre a matéria e a votação verificamos que houve parlamentares contrários à PEC que se abstiveram ou nem registraram presença para votar. Uma pena. Ganhar ou perder faz parte do jogo democrático, defender suas posições também. Esconder-se é que é triste.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.