Topo

Leonardo Sakamoto

Empregadores suspendem participação na Conferência de Trabalho Decente

Leonardo Sakamoto

10/08/2012 15h44

Brasília – A bancada dos empregadores suspendeu sua participação na I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, que está sendo realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal, depois de ter participado de um dia e meio de discussões.  Os delegados dos trabalhadores, governo e sociedade civil receberam a informação de que haverá uma reunião entre os empregadores e o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, para discutir a situação.

A bancada dos empregadores reclama que o processo de deliberação estaria prejudicado por conta de desrespeito às regras anteriormente acordadas e de que haveria agressividade contra eles. Após a reunião com o ministro, segundo o que foi divulgado por representantes da Conferência, os patrões tomarão a decisão de continuar ou não.

Neste momento, trabalhadores e sociedade civil debatem nas salas esvaziadas pelos empregadores se devem continuar a Conferência sem eles.

A I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente está reunindo centenas de delegados e delegadas representantes de trabalhadores, empregadores, governos e sociedade civil de todo o país desde o dia 8 de agosto – com previsão de término para o dia 11.  A maior parte deles foi eleita em Conferências Estaduais nos últimos meses. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a Conferência tem por objetivo debater e deliberar sobre uma política nacional de emprego e trabalho decente.

Atualização: No final do dia, a bancada dos empregadores aceitou retornar depois que um acordo foi costurado para que uma agenda mínima de suas pautas entrasse no documento final, o que não estava previsto nas regras da Conferência.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.