Topo

Leonardo Sakamoto

Ocupação reúne 1,5 mil famílias e pede desapropriação de área em Osasco

Leonardo Sakamoto

09/09/2013 13h15

A "Ocupação Esperança", perto da rodovia Anhanguera, conta com cerca de 1500 famílias que reivindicam a desapropriação de um terreno, pela Prefeitura de Osasco (SP), para a construção de moradias populares. Do dia 24 de agosto, quando foram erguidos os primeiros barracos, a área perdeu a cara de fazenda e se transformou em um pequeno bairro. A Justiça marcou uma audiência para discutir o caso no dia 18 de setembro e negou a reintegração de posse imediata pedida pelo proprietário do terreno.

Produzi o vídeo abaixo, sobre a ocupação, para este blog. Não é a primeira, nem será a última ocupação na região metropolitana de São Paulo. Mas esta, além de misturar elementos rurais e urbanos, cresceu muito rápido. E apesar dos alardeados programas de moradia de diferentes esferas de governo.

A capital cresce. Mas não para todos e todas.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.