Topo

Leonardo Sakamoto

Meu e-mail está completando 18 anos. Na prática, um diário de viagem

Leonardo Sakamoto

19/07/2014 15h04

Procurando uma informação há muito perdida, passei em revista quase 18 anos da minha conta de e-mail mais antiga ainda em operação.

Sim, que orgulho, meu e-mail está atingindo a maioridade.

Digo em operação porque já tive uma leonardo.moretti.sakamoto@interconnect.com.br.

a) Que e-mail gigante! Foi por medo de não ser encontrado, foi? Vocês que viveram na pré-história (a.k.a. década de 90) eram ridículos, hein?
b) Onde é que o japa comprou esse nome do meio italiano?

Sim, década de 90, época em que as salas de bate-papo das BBS faziam sucesso.

Não sabe o que é uma BBS (Bulletin Board System)? Rá! Toma essa, geração Y! O mundo digital não começou com vocês, não.

Pesquisando as mensagens guardadas, primeiro foram aquelas com convites para baladas. Depois para formaturas. Daí começaram aqueles de casamentos. Chás de bebê. Mais casamentos. Mais chás de bebê. A quantidade de chamamentos para festas de aniversários infantis cresceu na mesma proporção em que diminuiu a das baladas.

Vieram os avisos de separação. Até que, inexoráveis, começaram a chegar, de forma sistemática, os de funerais de pais e mães.

O assustador não é ver o tempo passar. É ter o tempo nos pregando peças com mensagens que parecem ter chegado naquele exato instante, mas que pertencem ao passado.

O frustrante déjà vu proporcionado por esse insólito diário de viagem serve para que a gente não se esqueça que o tempo passa.

E é mão única.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.