Topo

Leonardo Sakamoto

Quem não sabe votar não deveria ter o direito de eleger alguém

Leonardo Sakamoto

23/08/2014 09h51

É triste constatar que as eleições têm apresentado um nível sofrível de debates sobre políticas e, calcadas em baixarias, de qualquer lado que seja, invariavelmente descambam para um fim melancólico de guerra on-line, revelando o que há de mais obscuro na alma das pessoas.

Todos nós que fomos criados em uma sociedade racista, machista, homofóbica e elitista temos que percorrer um longo caminho para abandonar a programação bizarra a que fomos submetidos. Portanto, estes momentos são didáticos para que aprendamos com nossos erros no dia a dia, façamos correções de rumo e possamos nos reconstruir e construir uma sociedade melhor.

Mas esses comportamentos não deixem de assustar.

Após as eleições de 2010, colegas jornalistas receberam spams que defendiam a necessidade de separar o Estado de São Paulo e a Região Sul do restante do país por conta do fato de que as regiões Norte e Nordeste deram expressivas votações para Dilma.

Quem tem 30 anos ou mais lembra daquela campanha "O Sul é meu país", que circulou com adesivos de qualidade duvidosa, acrescentando São Paulo a esse delírio separatista. Por um momento, parecia que a campanha estava de volta.

Tanto naquele momento quanto agora, nada sobre refletir, juntar quem não concorda com o governo eleito e fazer uma oposição firme, programática e responsável. Até porque, como sabemos, a tática do "perder e levar a bola embora" é super madura e fortalece a democracia, seja em São Paulo, Brasília, Salvador, qualquer lugar.

O mais triste foi ter que aguentar, desde então, quatro anos de comentários que sugeriam que pobre não sabe votar.

E, pior: se não sabe votar, não deveria participar de eleições e exercer sua cidadania.

Ou seja, só saberiam votar se o voto deles fosse no  candidato ou na candidata que os comentários defendem.

Já usei este exemplo aqui, mas acho salutar resgatá-lo. Por mais que o filme original não seja um primor de roteiro e de execução, seria extremamente didático para esse pessoal que espuma preconceito se houvesse uma versão tupiniquim do norte-americano "Um Dia sem Mexicanos". A ideia da película simples: os imigrantes latino-americanos, que custam algumas centenas de milhões em serviço social e retornam bilhões em mão-de-obra, um dia somem da Califórnia – para a alegria dos xenófobos. Mas a vida se torna um caos com o sumiço deles. Por aqui, seria algo como "Um Dia sem Pobres", com roteiro gravado em São Paulo:

A socialite acorda e vê seu poodle completamente despenteado. Tem um piti e grita pela empregada responsável pelo serviço que, pasmem, não estava em seu quartinho sem janelas. Nada. O empresário chega de seu cooper matinal e percebe que seu suco de laranja não está espremido como devido. Grita pelo mordomo. Nada. O editor reclama que o motoboy não apareceu para levar as provas para a gráfica. Nada.

– Deve ser enchente na favela onde mora com os filhos. Ela está sempre à mão, sabe? É pobre, mas tem caráter. Nunca sumiu nada lá em casa.

– É o quarto dia que aquele sujeito não vem. Sabe o que é isso? É o Bolsa Família! Torna as pessoas vagabundas. Deve estar bebendo em um bar

– Combinei uma coisa com ele e ele não veio. Esse povinho da periferia, viu? Se não caga na entrada, caga na saída.

E por aí vai. Até porque, como todos sabemos e o preconceito paulistano reafirma diariamente, muitos dos moradores pobres estão nessas ocupações, recebendo ofensas, porque gostam disso.

Seja na superfície, através de risinhos, ironias e preconceitos, seja estruturalmente, via baixos salários e uma desigualdade gritante, já passamos o recado de quem manda e quem obedece no país.

Não queremos que pobres tenham opinião, mas queremos sua força de trabalho.

Notei que, com uma certa frequência, algumas pessoas reclamam do que interpretam como "politicamente correto". Ficam irritados com essa "onda" de criticar quem manifesta preconceito por cor de pele, orientação sexual, classe econômica e por aí vai.

Cadê meu direito de tripudiar os párias da sociedade? Eu venci na vida, sofri muito bullying social. Agora é minha vez!

Considerando que direitos sociais e econômicos já são sistematicamente negados, nada mais justo que reivindicar que passemos a dizer não também aos direitos políticos.

E quando isso mudar também, revogamos, enfim, a Lei Áurea.

Então, reinará a paz.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.