Topo

Leonardo Sakamoto

Exclusivo: Saiba a verdade por trás das indicações ministeriais de Dilma

Leonardo Sakamoto

22/11/2014 08h11

O que vocês lerão abaixo é a transcrição exata de um CD comprado de um camelô, em Brasília, com o grampo de um celular do Palácio do Planalto. O mercado de grampos popularizou-se tanto que, de um dia para o outro, sua conversa pode estar disponível a um preço extremente acessível em uma barraquinha no Plano Piloto. Sou contrário a publicar conteúdos pessoais, mas creio que isto é relevante para entender como funciona a República.

– Miriam? Ô Miriam… Sou eu. Como assim "eu quem"? Cacete, eu, Dilma, sua chefe, pô! Passo uns dias fora e tu se esquece da minha voz?

Tô ligando para te contar uma coisa, mas só digo se me prometer que não vai contar pra ninguém. Olha, promete mesmo ou vai ser que nem o Mercadante boca-mole que vaza tudo para jornalista logo depois que sai de reunião reservada?

Tá, lá vai: vou indicar a Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura! Kkkkkkkk! Isso mesmo, a Kátia! Comédia, não?

Eu gosto dela como pessoa, mas o motivo não é esse. Ah, sei lá… Tava com saudade das zoeiras da campanha eleitoral e decidi dar uma apavorada. Pensei comigo mesma: no que se refere a dar uma cutucada na esquerda, daqueles sustos iguais aos que o Serginho Mallandro dá quando chega num quarto e grita "Rá! Glu-glu", qual seria o maior de todos? Taí, a Kátia Abreu no Ministério da Agricultura!

Era isso ou o Kassab no Ministério das Cidades.

Hahaha! Pô, a esquerda é sisuda demais, se leva a sério demais. Precisa levar uns sustos de vez em quando para ficar esperta. Queria ser uma mosquinha para ver a cara dos padrecos lá da Pastoral da Terra e do Cimi. O Stédile vai ficar vermelho de raiva. E os indígenas então… vão fritar! Kkkkkk.

Sem contar os ecochatos. A gente mala do Greenpeace, ISA, esse povo que não aguenta ver uma jabuticabeira dando sopa que já vai abraçando. Isso sem falar na esquerda que sobrou no partido. Sim, Miriam, sobrou esquerda no partido sim, são alguns mas tem… Vai todo mundo ficar bege!

Fica melhor ainda porque tem uns penduricalhos. Lembra que ela ganhou o Troféu Motosserra de Ouro e teve uns familiares acusados de explorar trabalho escravo em fazenda? Eu sei que o irmão do Armando Monteiro também foi acusado disso, mas o que vale é o pacote simbólico. Hahaha!

Hein? Como assim? Pera, Miriam… Peeeera… Olha o respeito! Você não tá entendendo. É claro que sei que tenho muito a agradecer aos movimentos sociais e à militância que foram pra rua no segundo turno. Sim, sim, mais do que ao João Santana, que já foi muito bem remunerado por conta. Mas é uma piada, pô! Piada é piada, não tenho que ficar explicando em rede nacional de rádio e TV se não perde a graça!

Vai ter colunista me chamando de estelionatária eleitoral, sem-terra chorando, índio vindo acampar na Esplanada dos Ministérios, professor da USP se lamentando em sala de aula… Hehehe.

Como assim, "não vai ser encarado como piada porque faz sentido para um governo conservador"? E o que você quer dizer com "quem te conhece bem, vai dizer que já imaginava a indicação"? Tá me estranhando, Miriam? O que você quer dizer com "ela já mandava no ministério mesmo?" Ah, para! Que mala… Que deu em você para ficar de mimimi? Incorporou o Plínio, foi?

De onde surgiu a ideia? Cê não vai acreditar! Numa mesa de bar, veja só. Semana passada, saí para beber com o Aécio. Fazia tempo que a gente não tomava uns gorós. Sabe como ele é… Figuraça! Lá pelas tantas, duvidou que eu teria a coragem de fazer essa brincadeira. Disse que ficaria mal até para aquela parte mais assanhada da direita que votou nele. Mexeu nos meus brios! Aposta feita, valendo uma garrafa de St. Remy. Sim, Miriam, St. Remy ainda existe…

Só não sei quando revelo que era brincadeira. Pode ser logo, antes mesmo dela assumir, para ficar só no susto. Ou só em 31 de dezembro de 2018 para cutucar corações. Só sei que vou rir muito. Vai ser duca.

Ah, trouxe chocolate para ti do free shop. É daqueles pequenininhos, sortidos, que você gosta. Vou mandar um contínuo entregar. Aproveita e me manda aquela apresentação de PowerPoint num pendrive que a internet aqui do Planalto tá um lixo por vingança das operadoras desde a aprovação do marco civil hehehe. Beijo no coração.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.