Topo

Leonardo Sakamoto

Passou da hora de parar ruas de Rio e São Paulo contra o racismo de Estado

Leonardo Sakamoto

05/12/2014 08h03

Milhares de pessoas tomaram as ruas de Nova York, na noite desta quinta (4), em protesto contra a absolvição de um policial branco que matou um homem negro. "Não posso respirar", disse repetidas vezes Eric Garner ao agente que o deteve com uma chave de braço, antes de morrer em julho, como é possível constatar em um vídeo que está circulando na rede.

O caso ocorre logo após um policial branco ser inocentado no caso da morte de outro homem negro, Michael Brown, em agosto, na cidade de Ferguson. Essa morte e a posterior absolvição geraram protestos que pararam cidades do país.

Toda essa movimentação está fazendo diferentas esferas de governo de lá discutirem mudanças para diminuir o racismo nas relações de agentes de segurança com a população não-branca.

Considerando que grandes cidades brasileiras vivem mais de uma Ferguson por dia, em uma interminável chacina de jovens negros moradores de bairros pobres pela mão de policiais, muitos deles também negros, mas que executam uma política de segurança pública claramente discriminatória em nome da proteção de "cidadãos [brancos] de bem", e considerando que o poder público só tende a implementar mudanças significativas na base da pressão, a pergunta:

Quando teremos esses protestos parando os centros do Rio e de São Paulo, entre outras?

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.