Topo

Leonardo Sakamoto

Os dez posts mais compartilhados de 2014

Leonardo Sakamoto

21/12/2014 11h12

Não dá para dizer que o intenso e inexplicável 2014 acabou até a solenidade de corpo presente às 23h59 do dia 31 de dezembro. Afinal, este ano é ardiloso. Ele fica à espreita e faz de tudo para não deixar jornalista descansar. E, quando menos se espera, apronta mais uma. Afinal, quem diria que ocorreria o anúncio de restabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos aos 45 do segundo tempo do ano?  Portanto, tenho até medo de fazer uma retrospectiva e, de repente, outra jaca gorda cair do pé onde menos se esperava.

A crônica de 2014 ainda precisa ser devidamente escrita, pois 2014 valeu por uma década, para bem e para mal. Mas é sempre saudável relembrar o que aconteceu, seja para fazer balanço, seja porque o final de dezembro é sempre ruim de pauta mesmo.

Este blog selecionou os seus dez posts que mais viralizaram ao longo de 2014. Para isso, tomou como referência o número de compartilhamentos do botão da rede social no próprio blog. Não foram computados os compartilhamentos feitos a partir da página do blog no Facebook.

Na minha opinião, não foram necessariamente os melhores, mas sabemos bem que há um descompasso enorme entre o que nós, jornalistas, consideramos a coisa mais legal que produzimos e o que efetivamente cai nas graças do público. Pelo contexto em que o post está inserido, se o assunto está em alta ou é quente, pela forma com a qual foi escrito, enfim, o que importa é que estes foram mais longe. E, de repente, entre uma colherada de farofa, uma garfada no pernil e outra dose de sidra, merecem ser lidos de novo.

1) Morte de Campos: A tentativa ignóbil de transformar a tragédia em piada
134,3 mil compartilhamentos

2) Vaia ao Hino do Chile: A torcida brasileira que nos envergonha para o mundo
123,6 mil compartilhamentos

3) Dilma assinou compromisso contra trabalho escravo; Aécio, não
78,6 mil compartilhamentos

4) Deputados têm medo de participação social por se acharem donos do poder
53,2 mil compartilhamentos

5) Caso Levy: A diferença entre emitir opinião e proferir discurso de ódio
44,7 mil compartilhamentos

6) Ajude o Brasil a chegar vivo ao dia 26 de outubro
42,6 mil compartilhamentos

7) Juiz que deu voz de prisão ao não entrar em voo já usou escravos duas vezes
38,8 mil compartilhamentos

8) Organizadora do "Eu não mereço ser estuprada" recebe ameaças de estupro
38,5 mil compartilhamentos

9) A pressão por uma guinada de Dilma à esquerda começa agora
36,9 mil compartilhamentos

10) Cientistas creem em relação entre falta de água e saudade da ditadura em SP
34,1 mil compartilhamentos

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.