Topo

Leonardo Sakamoto

Fala a verdade: Você quer que jovens negros e pobres se explodam

Leonardo Sakamoto

01/12/2015 19h26

Você foi às ruas pelas Diretas Já.
Parou cidades contra Collor.
Apoiou a redução no preço da passagem.
Reclamou da corrupção no governo do PT.

Afinal, o país é seu.

Mas se suspira aliviado diante da morte de mais cinco jovens pobres e negros pelas mãos da polícia ao saírem para se divertir e, rangendo os dentes, pensa: "Menos cinco para nos roubar"…

E se vê tomado de um tesão incontrolável ao assistir, na internet, um policial bater em um estudante que ocupou uma escola na periferia para protestar contra seu fechamento e, rangendo os dentes, pensa: "Vagabundo. Vai trabalhar!"…

Certamente, você acha que o país é seu. E de mais ninguém.

Não creio que exista um céu para onde você ou eu possamos ir depois que tudo isso acabar.

Quanto ao inferno, desculpe a franqueza: você já vive nele. E quer levar todos consigo.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.