Topo

Leonardo Sakamoto

Paulistano, você tem medo de quê?

Leonardo Sakamoto

21/01/2015 17h39

Todos os anos, próximo ao aniversário da minha inestimável cidade, realizo uma enquete para eleger o preconceito ouvido nas ruas de São Paulo que mais dói. Neste ano, contudo, não farei isso.

  • 38469
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2015/01/21/qual-o-maior-medo-do-paulistano-hoje.js

Por que fui ungido com os santos óleos do orgulho bandeirante? Longe disso. Mas olhando de perto para nós, paulistanos, e a incerteza que nos espera nos próximos meses, a única coisa que consigo sentir é dó. Muito dó.

Para muita gente que mora aqui e sempre olhou o Brasil de cima para baixo, deve ser uma sensação angustiante perceber que há quem, agora, nos olhe com aquele sentimento de pena com cara de ursinho carinhoso.

O que pode ser pior para um paulistano cheio de si do que alguém chegar, dar um abraço forte e dizer que está torcendo por ele, transmitindo vibrações tchap-tchuras de solidariedade e desejando o melhor? O horror. O horror!

Dito isso, abro uma nova enquete para comemorar os 461 anos de fundação de nossa urbe: qual o maior medo do paulistano hoje?

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.