Topo
Blog do Sakamoto

Blog do Sakamoto

Categorias

Histórico

Protesto contra Belo Monte fecha a avenida Paulista

Leonardo Sakamoto

17/12/2011 16h07

Manifestação contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, reuniu entre 500 e 700 pessoas (de acordo com organizadores do ato) na avenida Paulista, em São Paulo. A marcha saiu do Masp e se dispersou na Praça da República.

Na altura da rua Augusta, os manifestantes simularam a "morte" do rio Xingu, deitando-se no cruzamento.

O grupo, que também proferiu palavras de ordem contra as mudanças no Código Florestal, parou em frente à sede do PC do B, partido do relator do projeto na Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, para protestar.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.