Blog do Sakamoto

Texto ao bispo: feridas precisam ser limpas para cicatrizar

Leonardo Sakamoto

Criei, anos atrás, o humorado Troféu Frango para premiar declarações estranhas em geral – quem é leitor deste blog já está acostumado com ele. Hoje, o Frango vai para José Benedito Simão, bispo de Assis (SP):

Presidente da Comissão pela Vida da Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ele disse ao jornal Estado de S. Paulo que a recém-empossada ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, ''é uma pessoa infeliz, mal-amada e irresponsável''.

Isso! Não critique o discurso ou o argumento do seu adversário. Desqualifique-o! Aliás, considerando a profundidade das declarações do religioso, acho que ele poderia ter ido além. Por exemplo, dito que Eleonora tem cara de mingau, chulé no pé e não sabe fazer bola com chiclete!

''Ela é infeliz, mas ninguém precisa ficar sabendo. Seu discurso mostra que ela pode estar reabrindo feridas que estavam cicatrizando'', claramente se referindo ao quiprocó causado pelos setores conservadores – entre eles a Igreja – após o lançamento do 3o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) em 2010.

Para cicatrizar uma ferida, primeira é preciso abri-la, retirar toda a sujeira que se acumulou ao longo do tempo e lavá-la bem. Daí usar os medicamentos apropriados para que não ocorra nenhuma infecção, ou seja, que o problema se espalhe. Aí sim, é hora de fechá-la. O que o bispo pede é diferente. Ele quer que ninguém mexa na ferida, que há séculos produz um pus fétido na sociedade, que é a forma como tratamos as mulheres e o direito ao seu próprio corpo. E como o Estado se omite em debater temas importantes, deixando para outras instituições essa responsabilidade.

Mas, afinal de contas, o bispo tem razão. Que história é essa de pensar que o Brasil é laico e democrático? O Brasil pertence aos pastores de Deus, aos homens de bem e aos héteros. Ah, e aos empresários de sucesso, é claro.

Recordar é viver: após o lançamento do PNDH3, críticas colocaram lado a lado setores da igreja, dos militares e do agronegócio, que possuem em suas fileiras alguns dos maiores bastiões do conservadorismo e do atraso. É realmente o país da piada pronta, como diz outro José Simão, esse muito mais engraçado. Os discursos que emergem lembram muito aqueles microcosmos de poder do Brasil profundo, presentes nas obras de Dias Gomes: o padre, o delegado e o coronel, tomando uma cachacinha na (ainda) Casa-grande e discutindo os desígnios do mundo. Ou pelo menos do vilarejo.

Com tanta atitude arbitrária e antidemocrática do governo federal para ser criticada, a igreja vai cutucar logo a defesa dos direitos humamos, que serve para trazer um alento de civilização em nosso país de mentalidade tão tacanha. Traduzindo as reclamações da igreja: “Vemos essas iniciativas como uma forma do Estado ter independência e não seguir as regras que ajudamos a construir ao longo de centenas de anos”.

José também tratou das declarações de Eleonora sobre a orientação sexual de sua filha, afirmando que ela ''deveria tomar mais cuidado para não dar mau exemplo para nossos adolescentes''.

Eleonora, ao deixar claro que tem orgulho de uma filha lésbica, faz um serviço à sociedade, ao mostrar que isso não deveria assustar ninguém. O bispo que deveria tomar cuidado para não dar mau exemplo aos nossos adolescentes com declarações que podem promover a homofobia e a intolerância.

Apesar de eu não concordar com várias posições da igreja, acredito que José não fala pelo conjunto dela. A Igreja Católica não é José Benedito Simão, nem Joseph Ratzinger. É muito mais do que isso. É também a Comissão Pastoral da Terra, por exemplo. É Pedro Casaldáliga, Henri des Roziers, Tomás Balduíno, Xavier Plassat. Há muita gente lá dentro que defende, de verdade, uma vida de dignidade e liberdade.

Mas é engraçado ver alguém numa posição como a dele que tem medo do debate público. Principalmente, quando este vai revelar o anacronismo de seu próprio discurso. Quiçá sua insignificância.

  1. Fernando

    17/02/2012 16:08:10

    Meu querido burrídeo,Infelizmente a Igreja é contra o aborto mesmo em casos em que a gestação represente perigo para a mãe, em séria afronta ao direito a vida da mulher.A Igreja é contra o aborto dos anencéfalos. Isto é totalmente contra a dignidade da pessoa humana.Sem mais.

  2. Carlos Dantas

    15/02/2012 19:14:48

    Em abril de 2010 assisti um vídeo editado com o áudio de uma homilia do padre Paulo Ricardo, que atacava o plano de desenvolvimento dos direitos humanos. Foi uma meme nas redes sociais. Incomodado com tantas afirmações que ele fazia, respondi em uma publicação no meu blog, cujo título foi "Ser cristão é crime". A posição da Igreja é sempre, em primeiro lugar, defender o seu umbigo e suas estruturas. Se sobrar espaço, ela defende os outros, que lhes dá força e dinheiro para manter-se viva...Quem quiser ler, acesse www.carldantas.blogspot.com e procure o marcador Religião.

  3. Cora

    15/02/2012 18:51:00

    Putz! Hospedeiro!?! Olha só o q esse energúmeno escreveu!Até concordo q ainda existem, infelizmente, mulheres q aceitam ser apenas hospedeiras de embriões e fetos de trogloditas misóginos como esse cara, incapaz de enxergar uma mulher como um ser humano.Mas mulheres assim estão cada vez mais raras, difíceis de encontrar.Tanto é verdade, q esses energúmenos já possuem clubinhos onde se reúnem para chorar e lamentar a falta de sexo, já q não conseguem se relacionar com mulher nenhuma.Q morram à míngua, misóginos.

  4. Che

    14/02/2012 21:35:57

    Caro companheiro, discordo!Se for para fazer a revolução, PODE SIM!Veja nossa maravilhosa CUBA, por exemplo! Não teríamos construído o PARAÍSO SOCIALISTA na Terra se não matássemos algumas dezenas de inocentes.Não se faz omelete sem quebrar 100 milhões de ovos!E VIVA LA REVOLUCIÓN!!!

  5. Antenor Boas-Vindas

    14/02/2012 21:29:46

    Não mesmo! Pertence aos comunas, aos bandidos e a quem quer que se disponha a pagar para se aliar com essa corja...

  6. Luciano Albamonte da Silva

    14/02/2012 02:24:13

    Desculpem os errinhos de digitação. Ainda sobre o tema, não consigo resistir, fica a dica do antiépico filme "Brava gente brasileira", de Lúcia Murat.

  7. Luciano Albamonte da Silva

    14/02/2012 02:10:52

    Ora, a única lei que é “justa” é a lei da vida, que podemos dizer que é mística ou divina, à preferência. Já as leis da terra – da sociedade, dos homens, são mutáveis, como o são as circunstâncias. Porque afinal, por mais nobre que seja a religião ou a filosofia, temos de encarar a predominância do mundo secular sobre o mundo espiritual, além unicidade psicossomática entre ambos. Porque qualquer assunto legislativo, que trate do direito à vida, deve passar por análise profunda e meticulosa. Para que possamos auferir a têmpera do que pode ser chamado de humano e justo. Cabe uma ressalva. Entendo por ética o conjunto de valores e princípios que orientam a ação de um indivíduo ou grupo social. Moral são as atitudes que se evidenciam, de uma forma ou de outra, através das ações de um indivíduo ou grupo social.Desse modo, frente ao paradigma das circunstâncias, sobre ABORTO e HOMOFOBIA, a questão básica é: onde começa e onde termina o direito à liberdade de ação individual, o direito à vida em sua própria experiência? Arrisco responder que começa na opção de decidir, de cada indivíduo, primeiramente sobre seu corpo, seu único templo, seu livre-arbítrio, e termina na consumação da sua escolha, seja ela qual for, no alcance das suas possibilidades, na consagração de sua missão única e história. Porque sem liberdade de ação individual, o direito à vida não é mais que simulacro, e torna-se menos que animalidade: marginalidade entre sua própria espécie homo sapiens, aquele que aprendeu a falar, a usar o fogo e a clava.

  8. Luciano Albamonte da Silva

    14/02/2012 02:10:14

    Caro Sakamoto, leitores e participantes do blog,Tudo bem?Primeiramente gostaria de parabenizar o blogueiro pelo conjunto do seu trabalho/ pesquisa jornalística e também literária, em especial seus micro-contos. Pois é, quando a gente está labuta de garimpar o nosso caráter e intelecto através da expressão, comunicar informações, aliás , é que a gente se desenvolve.Já leio o blog há algum tempo, desde quando era em outro domínio. Acho que nunca comentei, mas agora vou começar a comentar. Porque se eu leio, é um exercício saudável expressar uma opinião minha, ou quem sabe uma crítica consciente, compartilhando-a, depois de ter me dado ao tempo de ler as opiniões dos outros participantes.Um dos motivos que me levaram à comentada passividade no fórum virtual é a saturação conotativa no extenso debate que a ferramenta internet proporciona sobre tantos temas. Incluindo o fato de muitas vezes respondermos por colocações anônimas, realizadas sob a forma de pseudônimos em espíritos de avatar. A vida é um baile de máscaras, mas devemos ter responsabilidade pelo que fazemos.De acordo com algumas referências literárias, gostaria de propor uma visão mais rizomática do tema apresentado, se bem entendi, a princípio, ABORTO e HOMOFOBIA, do que uma abordagem estruturadora e totalizante. Afinal, “prefiro ser uma metamorfose ambulante”. Mas nada se compara, por exemplo, a uma Nona Sinfonia de Beethoven, ou a uma seqüência harmônica do Pixinguinha. Obras de saneamento básico. Medicina. Saúde. Espiritualidade. Alfabetização. Música. Arte. Harmonia. Espírito de desafio e determinação. Isso é dignidade da vida.Onde começa e termina a dignidade da vida? Pessoalmente, imagino que não tenha fim. Eu findarei. Você que ler essa linha também. Mas não a vida. E a vida é tão imensa e sublime, que um possível fim e começo sempre estarão além da nossa compreensão. A mensagem da religião, da filosofia, da criação de valores humanos, deve ser sempre a da infinita dignidade da vida, tal é o suporte que ela nos provém. Porém, é um desafio imprescindível para a população humana estabelecer o desenvolvimento do diálogo, tanto entre religiões como entre as religiões e o mundo laico, ou secular.

  9. Euclides F. Santeiro Filho

    14/02/2012 02:05:36

    Ricardo Santa Maria,Desculpe-me mas tive muita dificuldade em entender seu comentário pela pontuação inadequada e falta de concatenação nas ideias.Mas, pelo que pude perceber, você foi na direção da defesa do cientificismo e do Estado como parâmetros absolutos na estipulação de regras de convivência. No caso, eles seriam a "moral" a ser seguida. Isso é mera opinião, assim como a do Bispo, com a diferença de que a fundamentação moral da igreja é de ordem filosófica sólida e os ideais iluministas não. Antes o Estado fosse mais adepto de Nietzsche, ao menos estaria sendo mais coerente com sua participação efetiva na sociedade.

  10. Barbara

    13/02/2012 20:18:46

    Ió, ió!!! (3)

  11. Ricardo Santa Maria Marins

    13/02/2012 15:34:15

    Olá! Caros Comentaristas! E, SAKAMOTO!Olá Caro Euclides F. Santeiro Filho, como vai, note: A discussão sobre o ABORTAR ou NÃO ABORTAR! Não comporta de parte a parte acusações de quem opta pela escolha ABORTAR, ser tratado como ASSASSINO ou ASSASSINA. Pois, a opinião pessoal é simplesmente opinião pessoal.O que pode CRIMINALIZAR uma declaração é quando esta declaração, opinião, vem com a CHANCELA de INSTITUIÇÃO, INSTITUTO e no caso falando em NOME da CNBB ou utilizando tal nome importante para dar um ar de respeitabilidade, respeitabilidade FALSA, e, enganosa. É o caso do CRETINO BISPO. E não é a primeira vez!Num ESTADO DE DIREITO seja DEMOCRÁTICO OU qualquer outro, a preferência é pelo CUMPRIMENTO do contrato pré-estabelecido, onde se contempla em nosso caso A Constituição Federal e Leis correspondentes. EXCLUÍDA, a orientação Bíblica ou de outra natureza religiosa ou de cunho de FÉ!ABORTO ou não ABORTO nada tem a ver com MORAL ou ÉTICA! A decisão sobre ABORTAR ou não ABORTAR comporta inúmeras situações que merecem a discussão da SOCIEDADE como um TODO, opiniões PESSOAIS sem rótulos, e mais, a PREFERÊNCIA deve ser dada a OPINIÃO DAS MULHERES.A IGREJA assim como outras instituições e institutos podem e devem fazer LOBBY no Congresso Nacional, entretanto, NÃO podem fazer propaganda enganosa junto ao POVO. Hoje, a CIÊNCIA pode perfeitamente atuar nesse cenário MÉDICO-PSICOLÓGICO-SOCIOLÓGICO e de assistência social e de programas e projetos e políticas de SAÚDE e ajudar ORIENTANDO a maneira mais ADEQUADA e SAUDÁVEL de superar as dificuldades, aleatórias, consentidas ou até desconhecidas dos envolvidos no TEMA.A Digníssima MINISTRA defende o que ela quiser e bem entender enquanto CIDADÃ brasileira, e, na condição de MINISTRA defenderá a postura estabelecida pelo governo e seus LOBBYS vencedores. Não, discordo de sua conclusão! Este BLOG pelo amplo espectro DEMOCRÁTICO e pelo NÍVEL dos opinantes, é cada vez mais, POSITIVO, como possibilidade e oportunidade de espraiar diferentes opiniões, sejam radicais ou não, ou mesmo conformes ou desconformes. Essa é uma BOA função, pois, expõe TODOS em suas posições e a possibilidade de mudanças evolutivas, de crescimento e desenvolvimento.A própria evolução das e nas fundamentações argumentativas ao longo do TEMPO dão o tempero da evolução por desenvolvimento do pensamento traduzido em liberdade de expressão. Cada vez melhor!OPINIÃO!

  12. Euclides F. Santeiro Filho

    13/02/2012 14:07:13

    "Isso! Não critique o discurso ou o argumento do seu adversário. Desqualifique-o!"Estou esperando seus argumentos contra as declarações do bispo para que essa frase tenha algum sentido...E tacanho é aquele que acha ser laicidade a permissividade com a ausência de moral. E moral, independente de crença, só pode ter como fonte uma ou mais consciências, seja a primeira Deus ou não e a segunda seres humanos. Portanto, criticar o lobby da igreja e defender o lobby secular como "o menos atrasado" é de uma imparcialidade vergonhosa. Não há "lado certo", caro blogueiro, mas ponto de vista coerente e bem fundamentado. Não é o caso do seu, mas é o caso da Igreja Católica, que bem estabelece a vida como pertencente a Deus e não ao homem. Gostaria de saber: a quem pertence a vida humana para um secular? Ao Estado? Aos interreses de quem a tira?Também gostaria de saber quais são os argumentos para a digníssima ministra defender o aborto e se dizer orgulhosa de uma opção sexual. Até porque, caso alguém dissesse que tem orgulho de ter um filho heterossexual, o nosso amigo blogueiro já estaria rotulando o pobre coitado de homofóbico.Pouco tenho a dizer sobre o bispo e sobre suas declarações, mas quanto ao conteúdo do debate central, digo que esse post só torna mais nebulosa a discussão do aborto e da diversidade sexual, doutrinando, como é de costume desse blog, leitores mais suscetíveis ao esquerdismo doentio que tomou a cultura terceiro mundista.

  13. JOTA CAMPO GRANDE MS

    13/02/2012 09:24:51

    VC É MAIS UM METIDO A INTELIGENTE,DESSE BLOG .VAI TE CATAR ZÉ MANÉ!!

  14. Edna

    12/02/2012 17:30:24

    Nãi precisa responder, não. Já li a Soninha e o Ricardo.Quando escrevi o meu não tinha lido os deles.

  15. Luiz Cruz

    12/02/2012 17:14:38

    1 - Está vivo? Sim2 - É um órgão ou tecido pertencente ao corpo da mulher? Não.3 - Tem DNA Humano ? Sim.4 - O DNA é o igual ao da mulher que o carrega ? Não5 - Foi gerado à partir de um ato criminoso? Se sim: poderá ser descartado. Se não: proximo passo6 - Sua vida éstá colocando a vida do hospedeiro em risco ? Se sim: poderá ser descartado. Se não: Tem direito a continuar vivendo, independente da vontada do hospedeiro.Para mim, a lei é lógica e justa. Um ser humano não pode pagar com a vida pela irresponsabilidade de outro.As afirmações do sr Sakamoto não têm lógica.

  16. Meire Cavalcante

    12/02/2012 16:30:55

    Ió, ió!!! [2]

  17. Jonas da Silva Saoro

    12/02/2012 12:14:31

    Ió Ió!!

  18. Jose Mario HRP

    12/02/2012 09:37:51

    Não sei do que a bela cantora W.Houston morreu, mas desconfio das drogas.Essa coisa que leva milhões as trevas da dependencia.Independente de opiniões os numeros que a ONU levanta ano a ano mostram claramente o drama que é essa danação para a humanidade.E pior que isso a violencia na luta pelo lucro fácil de sua comercialização clandestina.Aqui no Brasil trafico de drogas é apenado minimamente , com bem menos anos de cadeia do que sequestro, assassinato ou roubo qualificado ou seguido de morte ou intenção de.Traficantes deveriam ter pena minima de 30 anos, mude-se a constituição, sem direito reduções mesmo por trabalho voluntário no cumprimento da pena.Talvez fosse o caso da pena de morte, mas minhas crenças espirituais me dizem que não.Levaram a bela Diva embora(tá tá que ela não lutou...), e nos privaram do prazer como já haviam feito com a inesquecível Elis!

  19. Jose Mario HRP

    12/02/2012 09:11:04

    A "Black Music perdeu uma rainha das maravilhosas Negras Cantantes que alegraram minha juventude!Vá com Deus Whitney ......Houston!!!!!!

  20. Tião Medonho

    12/02/2012 08:54:00

    os padres precisam da contínua geração de novas pessoas para não minguar seu contingente de beócios que acreditam na insanidade religiosa e os sustentam (CLÉRIGOS EM GERAL) sem trabalhar..sem falar na reposição do estoque de coroinhas para a pratica de sua perversão sexual favorita. Ja o mundo fisico e a natureza agradeceria a extinção da humanidade.

  21. Jabre

    12/02/2012 08:35:39

    12.02.12 - 8:30Numa democracia, o direito à opinião é sagrado,mesmo que discordemos dela. Acho que o bispo tem campo para expor os seus pontos de vista, enquanto a ministra merece respeito pelas posições que defende. O fato é que o debate tem de ser travado em bases elevadas, sem o apelo aos radicalismos e a dogmas religiosos que tantos males já causaram à humanidade, no passado e ainda hoje. Sou contra o aborto mas não contra a discussão do problema e até a regulamentação do assunto através de lei. Quando as verdades absulutas tomam conta do debate, o resultado é sempre um retrocesso; destarte vamos defender nossas convicções mas sem querer impor nossos pensamentos aos outros.

  22. Alguém do povo

    12/02/2012 07:02:16

    OBrasil tem de ser ético moral, familiar, hetero, ser é livre dentro das leis do moral e dos bons costumes, se a mulher tem direito sobre seu corpo que nao deixe entrar o que e indesejado, a vida comeca a partir da união do gens com o ovulo e se a mulher tem direito sôbre seus corpo que não deixe acontecer se formar uma vida dentro dela. logo vao dizer tive uma gravidez indesejada, mas não pude fazer o aborto agora tenho um filho indesejado e então vou dar o fim da vida dele. quando uma mulher e um homem fazem sexo por livre vontade pode acontecer a gravidez se não cuidarem, então não e gravidez indesejada. O que falta a este povo e responsabilidade que cometem erros e depois quererem corrigir cometendo outros erros, falta vergonha na cara

  23. O Asno

    12/02/2012 03:03:14

    Perfeito?Ao que parece,o religioso,apesar do discurso infeliz,defende que a mãe e o feto devem ter direito à vida.Logo,talvez possamos concluir que o religioso é um defensor intransigente dos direitos humanos,porque defende instransigentemente a vida da mãe,eporque defende intransigentemente a vida do feto.Doutro lado,há quem se diga, há quem se anuncie defensor dos direitos humanos,mas que no entanto defenda o "direito humano" de se poder abortar um feto,diga-se de passagem,de se poder abortar um feto absolutamente indefeso.Então,neste caso,comparando-se o religioso com alguns defensores dos direitos humanos,que lhe parece?Quem mais defende os direitos humanos?Para mim,parece,não sei,e nisto vou computar a chance de cometer erro,porque sou falho como os demais asnos ( burrídeos ),que neste caso,o religioso é maior defensor dos direitos humanos,em face do religioso defender a vida da mãe e a vida do feto,enquantoalguns defensores dos direitos humanos defendam abertamente que o feto pode ser abortado, pode ser extinto quando há aborto.Parece haver contradição... parece, viu? Parece... parece... parece...ouse defende os direitos humanos e por conseqüência não se defende qualquer espécie de morte compulsória dos homídeos,ouse se defende o aborto e por conseqüência se defende que a vida do feto pode ser extinta no aborto.As duas coisas não podem coexistir juntas... ou uma ou outra, viu?Só isso, viu?Ei! É muita INVENTAÇÃO... é muita... é muita demais da conta...sei não, viu? Sei não... sei não... sei não...

  24. Edna

    11/02/2012 22:57:51

    Posso saber o que tenho a ver som Soninha e Ricardo, ou é pedir demais para o poeta?

  25. Maria Alice

    11/02/2012 22:43:21

    Olá xará !Também gostei.

  26. George

    11/02/2012 22:33:52

    Já sei, já sei, é a turma cristã progressista. Saúde, paz e sucesso para todos.Fui...

  27. George

    11/02/2012 22:28:04

    Putz !! Não tinha lido o texto direito, acabo de concordar com o bispo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkka propósito, quem é É Pedro Casal dá liga, Henri des Roziers, Tomás Balbuíno, Xavier Passat ????kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  28. JOSE MARIO HRP!

    11/02/2012 20:32:07

    http://movv.org/2012/02/10/o-tibete-esta-a-ferro-e-fogo/CHINA!

  29. JOSE MARIO HRP!

    11/02/2012 19:50:50

    Lula mudo. curado do cancer, desidratado e.....covardemente se omitindo das greves militares!EU votei nesse cara por 30 anos!E agora o povo conserrvador ?????????????PM pode ter salario decente?Funcionário é tudo vagabundo?O PSDB é a panacéia dos paulistas do Lampião de Gaz?????????????Dilmão centro direitista é pela repressão a la meganha, exeeeercito e gov Garrastazu/Geisel/Figaeredo??????F o d e u tudo!

  30. Jonas da Silva Saoro

    11/02/2012 18:08:49

    Concordo em gênero, sexo e deficiência!

  31. Jonas da Silva Saoro

    11/02/2012 18:08:12

    POESIA SAKAMOSTÍSTIKA IISakamoto, ou Sakamuito,Como diria nosso mestre global, o Bial…Ou não, diria o profeta Cleber Axe.Perigoso é saudoso, bem como audacioso.Não consigo encontrar palavras, saca muito, saca mesmo.Não é preciso entender, para compreender,Tampouco saber, para crer,Nascer para crescer,Arremeter para florecer!Ganho pouco para poucos,Porém muito para muitos!Esta frase filosófica, entra para o ról de grandes feitos.Edna e soninha, que dupla,Só falta o Ricardo Santa Maria, para formar a cúpula!Amigo Daniel Braga, de onde vem tanta praga?Querida Maria Alice, quanta cretinice,Creio que da Cristiane Dantas, sua anta!Blasfêmia é nos referirmos às cadeias,Quando o que mais esperamos, é um pouco de gente que semeia.Roberto Grossi, um especialista que quase tosse,Tanta é a bobagem a qual tem posse.Primo Altamirando, um rapaz que, se não é doutorando,Se aproxima multiplicando.JOTA CAMPO GRANDE, que de grande ignorante,Quase se torna uma Sandy.Marilu e O Asno,Uma botava ovo e e o outro trata com descaso!Aguardo retorno como um corno,Com a resposta ao forno,Para evitar qualquer transtorno.Deixo aqui com minha poesia,A melhor biografia,Para retratar a hipocrisia,De quem se retrata e se delfinha!Demais!!

  32. George

    11/02/2012 17:40:38

    Ô Carlos Eduardo, me desculpe, mas é irresistível.Se existe o troféu frango, não resisto em criar o TROFÉU GALINHEIRO que salvo alguns lapsos de bom senso como este acima, vai p........ ..................... AaaAAAAAGGGINOMOTO pelo conjunto hilário da obra. kkkkkkKKKKkkkkkk

  33. Edna

    11/02/2012 17:40:28

    Que eles são hipócritas já é mais do que sabido. Pregam contra o aborto mas encontraram cemitério de fetos atrás de convento na Itália...Essas informações são escondidas convenientemente pela Igreja, assim como a pedofilia.

  34. soninha

    11/02/2012 17:38:48

    imagine o que esse padre vai dizer das inumeras mulheres brancas catolicas apostolicas que ja fizeram aborto conforme todas as pesquisas no país...será que ele vai excomungá-las, como fez bento com a menina de 9 anos vítima de estupro. quantos pedófilos essa igreja ja excomungou?

  35. Ricardo Santa Maria Marins

    11/02/2012 17:18:59

    Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!Sakamoto legal sua manifestação de contrariedade as BARBARIDADES pronunciadas por um bispo, ou melhor, PINGÜIN DE GELADEIRA! Mais parece um frango congelado na IDADE MÉDIA! Esse como aquele IDIOTA de RECIFE, já aposentado, deveria ser o caminho deste!Está mais que na HORA de apoiarmos o DIREITO de as MULHERES terem DIREITO de fazer suas escolhas sem dar satisfação. DENTRE ELAS, ABORTAR!As igrejas em geral devem se abster de dar OPINIÕES INSTITUCIONAIS, vão levar o BRASIL a uma GUERRA TERRORISTA contra ELAS, IGREJAS. Fica o alerta!E o caso NÃO é opinião popular, ABORTO é opinião das MULHERES.O que a igreja precisa fazer é: EDUCAR seus padres, bispos e afins, para evitar a SODOMISAZÃO de crianças, nas IGREJAS mundo afora, com ATOS PEDÓFILOS, e, talvez com isso evitem o ABORTO produzido dentro da própria igreja. VERDADEIRA AGRESSÃO À PESSOA!OPINIÃO!

  36. Millorigni

    11/02/2012 16:37:38

    A ministra nem vai ligar para a opinião do padre, mas terá que ligar para a do povo, da maioria, dos votantes, daqueles que fazem o país .Aliás, nesse samba de uma nota só contraceptivo gostaria de "contar a voces" que estamos no sistema democratico e para certo tipo de ações governamentais é sem sombras de dúvida necessario consultar o povo e não seus pseudo representantes, que vivem de negociata, de rifar seus representados os interesses deles!Ela é ministra, a Dilma é presidente(está hoje mais para Generala presidenta estalinista) mas segundo o que me consta é o povo que lhes deu mandato!

  37. primo altamirando

    11/02/2012 16:14:48

    Fica frio, Saara ... a Bahia é mais pra cima no globo e não pega sua latitude nem longitude .. A idiotice chega primeiro às suas paragens para depois inundar a Bahia...Vamos defender que coco e acarajé deveriam fazer parte de nossa bandeira.. Abraço e obrigado pela deferência...

  38. Jonas da Silva Saoro

    11/02/2012 15:38:08

    Se comentários são dispensáveis, por que então comentou???

  39. Carlos Eduardo Valim Rocha

    11/02/2012 15:34:01

    Textos do Sakamoto dispensam comentários. Eu acompanho seu trabalho que é de excelente qualidade editorial!Obrigado por ser uma outra opção em nosso jornalismo brasileiro!

  40. Chesterton

    11/02/2012 15:01:21

    rsrs

  41. Jonas da Silva Saoro

    11/02/2012 14:56:45

    Estou aqui a detonar!As particularidades da Eloar!Jotas Campograndes e afins,Que só estão aqui para deprimir!Choro muito quando vejo,Pessoas tão ignorantes em meu mezzo!Bispos e Padres estão aqui,Para nos fazerem quase sacis,João Sem Braço ou Sem uma Perna!

  42. Jonas da Silva Saoro

    11/02/2012 14:50:54

    Asno é um burro sem sacko!???

  43. Jonas da Silva Saoro

    11/02/2012 14:50:29

    Eu amo esse primo! Só publica coisas idiot**! Me faz rir demais! Tumãch!!

  44. Jonas da Silva Saoro

    11/02/2012 14:49:26

    Muito lindo mesmo! Quase uma poesia! Uma gracinha!!

  45. Jonas da Silva Saoro

    11/02/2012 14:48:15

    Muito lindo mesmo! Quase uma poesia!

  46. Jonas da Silva Saoro

    11/02/2012 14:46:57

    Ele é da igreja sacristânica, não conhece?Está por fora, oh alah!

  47. Jonas da Silva Saoro

    11/02/2012 14:45:58

    Jota Greatfields,De tão histórica que é sua biografia,Aguentamos com voz sadia!Já não basta aturá-las,Temos é que calá-las!Fica aqui o meu soneto,Que baseado em seu corneto,Segue meu exemplo!Big Brother uma ova,A onda agora é Sakamoto Show!O profeta da vida alheia!

  48. Jonas da Silva Saoro

    11/02/2012 14:41:46

    POESIA SAKAMOSTÍSTIKASakamoto, ou Sakamuito,Como diria nosso mestre global, o Bial...Ou não, diria o profeta Cleber Axe.Perigoso é saudoso, bem como audacioso.Não consigo encontrar palavras, saca muito, saca mesmo.Amigo Daniel Braga, de onde vem tanta praga?Querida Maria Alice, quanta cretinice,Creio que da Cristiane Dantas, sua anta!Blasfêmia é nos referirmos às cadeias,Quando o que mais esperamos, é um pouco de gente que semeia.Roberto Grossi, um especialista que quase tosse,Tanta é a bobagem a qual tem posse.Primo Altamirando, um rapaz que, se não é doutorando,Se aproxima multiplicando.JOTA CAMPO GRANDE, que de grande ignorante,Quase se torna uma Sandy.Marilu e O Asno,Uma botava ovo e e o outro trata com descaso!Aguardo retorno como um corno,Com a resposta ao forno,Para evitar qualquer transtorno.Deixo aqui com minha poesia,A melhor biografia,Para retratar a hipocrisia,De quem se retrata e se delfinha!

  49. O Asno

    11/02/2012 14:06:35

    Cara Marilu:seu comentário é interessante...e parece que o bispo talvez tenha sido infeliz nas suas palavras...mas me pergunto...num caso hipotético...onde há,onde estáos direitos humanos na defesa dum feto indefeso que será morto no aborto?Amãe que fará um aborto é digna dos direitos humanosmasofeto que será abortado da mãe não será digno dos mesmos direitos humanos da mãe que abortará o feto?É isso?É assim?Num sei, mas parece incoerente...só isso, viu?

  50. Alá é Grande

    11/02/2012 13:44:59

    A pergunta é: por que Ratzinger é católico?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso