Topo

Leonardo Sakamoto

Em 2015, o ódio se descontrolou, o caos emergiu e a ficção virou realidade

Leonardo Sakamoto

22/12/2015 17h25

E, graças ao bom velhinho de barba (Marx, não Noel), eis que chega o último Havana Connection do ano, com direito a panetone e sidra para esquecer este inenarrável 2015. Foram 15 edições com a mediação deste jornalista que vos escreve e a participação do coordenador do MTST Guilherme Boulos, do deputado federal Jean Wyllys e da jornalista Laura Capriglione.

Este último programa de 2015 traz:

Bloco 1 – EUA: O ódio na política fugiu do controle
A liderança de Donald Trump na campanha republicana à Presidência dos Estados Unidos, antes vista como piada, agora preocupa. A exploração do ódio para fins eleitorais parece ter fugido do controle e nem o próprio Partido Republicano tem sido intolerante o suficiente para seus próprios eleitores.

Bloco 2 – Impítima: Qual Brasil vai emergir do caos?
A Câmara dos Deputados deu o pontapé inicial no processo de impeachment de Dilma Rousseff enquanto o Brasil mergulha em uma das piores crises econômicas de sua história. Nossa jovem democracia vai sobreviver a tudo isso?

Bloco 3 – Congresso: Eduardo Cunha é realidade ou ficção?
A Netflix anunciou a quarta temporada da série House of Cards, que traz a história de Frank Underwood, um deputado sem escrúpulos que faz de tudo pra ganhar mais poder. Frank é um dos personagens mais amados na TV. Por quê?

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.