Topo

Leonardo Sakamoto

Marun pode virar presidente caso siga chantageando e sem assumir o que diz

Leonardo Sakamoto

28/12/2017 16h29

Carlos Marun (PMDB-MS), ministro-chefe da articulação política do governo Temer Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Após admitir publicamente que o Palácio do Planalto está condicionando a liberação de financiamentos da Caixa Econômica Federal aos Estados à pressão de governadores sobre deputados federais pela aprovação da Reforma da Previdência, na última terça (26), Carlos Marun diz, agora, que não disse o que disse.

"Financiamentos da Caixa Econômica Federal são ações de governo, o governador poderia tomar esse financiamento no Bradesco, não sei aonde. Nesse sentido, entendemos que deve sim ser discutido com esses governantes alguma reciprocidade no sentido de que seja aprovada a Reforma da Previdência", havia afirmado o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, responsável pela articulação política. Na ocasião, ele disse que isso não se chama "chantagem", mas "ação de governo".

Diante da avalanche de críticas à sua declaração, vista como sincericídio por membros do governo e da base aliada, ele tenta, agora, explicar que não disse aquilo que disse.

Rebatendo governadores de Estados do Nordeste, que ameaçaram processa-lo, negou que tenha condicionado os financiamentos ao apoio à reforma. "A reação daqueles que querem continuar omitindo a participação do governo federal nas ações resultantes de financiamentos obtidos junto aos bancos públicos só se justifica pela intenção de buscar resultados eleitorais exclusivamente para si", afirmou.

O fisiologismo tem sido um conhecido instrumento político. Mas ao assumi-lo publicamente e sem pudores, Marun não dá um passo em direção à transparência. As declarações são uma demonstração de que o governo não teme, nem se importa com a opinião do restante da população ou a repercussão negativa de suas ações. Ou seja, um sinal claro da dissociação entre as instituições públicas e a sociedade.

É triste quando políticos usam de um expediente como a chantagem para tentar convencer a sociedade de algo ao invés de convocarem um debate público e honesto a respeito do tema. Contudo, tão triste quanto ou pior é um ministro de Estado tratar a população como se fosse idiota a ponto de dizer que ela não entendeu bem o que ele claramente disse.

Uma pessoa que, diante de pressão, não assume que falou bobagem, pedindo desculpas, mas resolve encobrir seu erro atacando outras pessoas, bradando que elas distorceram suas palavras, demonstra não ter a coragem e a humildade necessárias para ocupar um alto cargo da República.

Marun (ainda) não é tão bom quanto Paulo Maluf, nem tão ardiloso quanto seu antigo chefe Eduardo Cunha. Ambos, a propósito, estão na cadeia porque se achavam tão bons e ardilosos que nunca seriam pegos.

Portanto, se Marun continuar repetindo a dose, vai acabar sendo considerado hipossuficiente e destituído da função.

Ou se tornar presidente da República.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.