Topo

Leonardo Sakamoto

Se alguém defender a volta da ditadura, demonstre espanto

Leonardo Sakamoto

27/03/2014 16h26

A Gloriosa completa 50 anos na próxima segunda (31), arrancando suspiros de saudades de militares e civis reacionários como se fosse ontem.

E como não podia deixar de ser, este blog fará uma série de homenagens ao golpe militar de 1964, garantindo total falta de respeito com quem participou da pataquada. E com seus órfãos, que celebram sua memória cotidianamente, torturando e matando em nome da ordem e do patrimônio, desmatando e construindo em nome do "progresso" e garantindo a manutenção do Brasil Grande do "ame-o ou deixe-o".

Como antepasto, pincei comentários publicados neste blog por ocasião das Marchas da Família com Deus pela Liberdade 2 – a Missão, realizadas, neste sábado, em algumas cidades do país.

Vou me abster de comentar. Para falar sobre eles, chamei alguém mais expressivo que eu.

E lembre-se: a ironia, o cinismo e o sarcasmo contra o golpe não tolhem a liberdade de expressão. Pelo contrário, são essenciais para que a ditadura não passe para a história como algo que era necessário, como algumas pessoas hoje querem fazer crer.

Observação: com som no computador, tablet ou celular, fica mais dramático.

"Só quero ver o dia que a turma tomarem conta do congresso, e todos saírem presos, vai ter de tudo, saka arma, saka banco, ou sakamorto, vai ser um tal de saka pra todo lado, só quero ver o circo pegar fogo, quero está longe dessa baderna brasileira, pensando bem como as coisas andam, 12 junho será a data que os militares vão assumir o poder, e agora doutor?"

***

"Você tem razão em quase todo o seu comentário, exceto em um ponto: os militares brasileiros devolveram voluntariamente o poder ao povo em 1984 – prova de que a intervenção era temporária – coisa que nunca aconteceu em ditaduras de esquerda. Os irmãos castro estão no pode há 54 anos!!! Portanto, neste aspecto, as ditaduras foram sim diferentes."

***

"Vocês da esquerda vivem falando de direita, ditadura. Qual ditadura foi realmente de direita? Por acaso, vocês sabem o que é direita? Chamar nazismo e fascismo de direita é não saber o que é ser de direita e nem o que fora esses dois regimes. Isso é o que vocês inventaram há décadas para a direita e infelizmente colou. Sociólogos, historiadores e gente da imprensa vivem repetindo isso: que nazismo e fascismo são direita. Me expliquem por quê? Me mostrem um líder nazista ou fascista discursando a favor do capitalismo, do livre mercado, do direito de propriedade, de menos Estado e direitos individuais. Onde está? Hitler era do Partido dos Trabalhadores alemães, nacional socialismo. Mussolini também foi socialista a vida toda. Só que o socialismo dos dois era nacional, só para os seus e não internacional como os bolcheviques. Leiam as diretrizes deles e verão que não tem nada de direita, mas só o que a esquerda sempre pregou. VAMOS ESTUDAR AO INVES DE REPETIR QUE OS LIDERES DIZEM."

***

"Sei, então a sua visão e mundo é a correta, né Saka? Foi lá provocar os caras e agora tá reclamando? Você é comunista e todo mundo sabe disso. Parir o filho todo dia na coluna e dizer que não é o pai, não dá, né! Como ser COMUNISTA está tão desgastado, agora vocês inventaram PROGRESSISTAS, apenas uma mudança de nome para quem sempre amou a ditadura do Fidel Castro, do Stalin, né amigo? Mas detesta a ditadura militar do Brasil. Só por que as de lá eram de esquerda? Curioso é esquerdista falar em DEMOCRACIA, algo totalmente contraditório dos manuais esquerdistas, ou como você prefira PROGRESSISTAS, ou seja lá o que isso queira dizer. Não veja pelos números. São poucos os que tiveram coragem de mostrar o rosto, mas são milhões em casa e nas redes, aos poucos vamos invadir sua praia, Sakamoto."

***

"Posso facilmente lhe dar 100 motivos para os Militares voltarem, em 15 minutos de conversa apenas."

***

"A maioria dos jornalistas se acham acima da população. São todos contra a censura e os militares, mas a imprensa hoje não é mais livre do que a da época. Pois são dirigidas pelo governo que escolhe o que devem publicar. Até porque recebem subsídios do governo para se perpetuarem."

***

"Caro Sakamoto, Acredito que entre aqueles que conheceu hoje hajam de fato alguns desgarrados do objetivo da marcha, entretanto quero esclarecer que o verdadeiro objetivo da maioria é ter militares no comando pelo tempo necessário para uma transição, retomar o rumo para uma democracia. Deveriam ser chamados pelos próprios partidos ditos de esquerda e assim dar ao povo oque prometeram, segurança. Será que não enxerga a quantas anda nosso país? Temos copas bilionárias e hospitais sem suprimentos, escravos com curso superior, compra de refinarias ( que todos já perceberam ser um golpe) sem o aval de pessoal credenciado (vai dizer que nossa presidente tem qualificação para abrir a boca sobre qualquer tema, após assinar e no mínimo ter lido todas as clausulas de um contrato?), valeriodutos, Banestado, trens e metrôs usados para enriquecimento ilícito (você não acredita que usaram o dinheiro para campanha?) Agora me diga qual o país que nossos atuais mandatários veneram, que vive em uma verdadeira democracia? Cuba? Bolívia? Irã? Meu Caro a briga é só pelo poder e dinheiro. Por favor, não tente me fazer rir, no momento estou chorando…."

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.