Topo

Leonardo Sakamoto

O resto do país vai copiar os protestos do Paraná?

Leonardo Sakamoto

24/02/2015 17h39

Milhares de professores e servidores públicos sitiaram a Assembleia Legislativa do Paraná em um protesto contra um "pacotão de austeridade" que mexeria com direitos trabalhistas e previdenciários. O governo Beto Richa tentou emplacar uma votação "expressa" sem passar pelos debates de sempre. Isso enfureceu os manifestantes, que também ocuparam o prédio. Para se ter uma ideia aonde chegou a situação, um grupo de deputados só conseguiu entrar contrabandeado em um camburão da polícia. Por fim, o governo anunciou a retirada das propostas para "reexame" e a fim de "garantir a integridade física dos parlamentares".

Guilherme Boulos, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, afirmou em debate no Havana Connection que foi ao ar nesta terça (24), que o mesmo ajuste que o Paraná está tentando fazer também está sendo anunciado por outros governos, municípios e pela União. "Se a reação aos pacotes anti-populares e de ajustes que estão feitos pelo país todo se inspirarem no Paraná, o bicho vai pegar."

Assista ao bloco do Havana Connection que tenta responder a pergunta: "O resto do país vai copiar os protestos do Paraná?"

Com mediação do blogueiro e cientista político, Leonardo Sakamoto, o Havana Connection conta com a participacão do professor e coordenador do MTST, Guilherme Boulos, do jornalista e deputado federal Jean Wyllys e da jornalista e escritora Laura Capriglione.

O resto do país vai copiar os protestos do Paraná?

Havana Connection 2 na íntegra.

Bloco 1 – Se homem engravidasse, o aborto seria livre? 
Bloco 2 – O resto do país vai copiar os protestos do Paraná? 
Bloco 3 – Deus ama gays, lésbicas, travestis e transexuais? 
Bloco 4 – Prefiro ser feliz do que ser magra", disse Ellen Rocche 

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.