Topo

Leonardo Sakamoto

Admito que tramei, com o Homem-Aranha e o Batman, um golpe comunista

Leonardo Sakamoto

30/03/2015 11h37

Eu nem sei por onde começar este post.

Recebi o vídeo, abaixo, do programa "Verdade em 10 Minutos" (que, a bem da verdade, tem pouco mais de 15'), produção da Igreja Cenáculo da Fé para as Nações.

No começo, achei que era zoeira. Quando vi os comentários que acompanham o vídeo, fiquei com vontade de manda-los para os governadores que se negam a conceder aumentos aos professores com um simples recado: "Tá vendo?"

No vídeo, um pastor denuncia um complô para um golpe de esquerda no país, envolvendo presídios que teriam sido construídos nos porões dos estádios da Copa do Mundo e um quartel abaixo do Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus. Como fonte, usa um post meu, publicado em agosto do ano passado, em que eu pedia calma em meio à paranoia que tomou conta das eleições – post que republico ao final deste.

Meus colegas jornalistas, o zelador do meu prédio, a caixa do supermercado e o pipoqueiro da esquina sempre me alertaram: cuidado com o uso abusivo das figuras de linguagem. E eu não escutei… Na minha opinião, a redução ao absurdo é uma forma deliciosa de questionar a política e os costumes. O problema é combinar com os russos antes, como diria Garrincha.

Não tenho absolutamente nenhum apreço pela Universal e acho a gestão Dilma, no geral, ruim pra diabo – mais voltada a atender o capital do que o trabalhador. Mas, gente, por Deus, por Alá, por Shiva, foi para isso que evoluímos a partir de organismos unicelulares? Se for, um meteoro gigante colidindo com a Terra, dando um restart no sistema, seria mais do que bem vindo. Seria necessário.

Explicar o que vou explicar aqui é um tanto quanto constrangedor, mas vamos lá: os Illuminati não são donos da Petrobras (maldito Dan Brown). Frank Underwood é um personagem de ficção (pelo menos nos EUA). Não há central de inteligência 15 andares em abaixo do Templo de Salomão (apenas uma obra feita de forma irregular com a anuência do poder público). Tudo bem, se você não sabia o que acabei de escrever. Mas a menos que você tenha vivido em uma caverna toda a sua vida, saberá que Clark Kent (Super-Homem), Bruce Wayne (Batman), Peter Parker (Homem-Aranha), Tyrion Lannister (dispensa apresentações), Fox Mulder e Dana Scully (Arquivo-X) são personagens de quadrinhos ou TV (e, pior, os universos DC Comics e Marvel não se misturam). E a menos que você ainda esteja na caverna também saberá que Jack, o gnomo da floresta, não está juntando flores mágicas a fim de garantir que o arco-íris não perca seu brilho porque Jack e gnomos não existem.

Vejam o vídeo após 7 minutos e 20 segundos.

Eu não sou João para escrever um texto com profecias cifradas como o livro de Apocalipse.

E prefiro ironias a parábolas.

Mas prometo que, a partir de hoje, os textos que tiram escárnio das teorias conspiratórias contarão com este aviso: "Cuidado: post com doses cavalares de figuras de linguagem. Leia com moderação".

O problema maior não é uma pessoa acreditar em uma fantasia e passar adiante e sim um mundaréu de gente considerar que isso pode ser verossímil, conforme pode ser visto nos comentários do vídeo. O que confirma três coisas: 1) as pessoas precisam ler mais João Guimarães Rosa e Gabriel García Márquez; 2) se está circulando na internet, é porque é verdade; 3) acreditamos naquilo que queremos acreditar.

Falta amor no mundo, mas falta interpretação de texto.

Teoria da Conspiração – ou a dificuldade de manter a sanidade até outubro (16/08/2014)

Isto não é uma piada.

Dilma e Aécio teriam a perder sem Campos na eleição. Quem ganharia, no entanto, seriam alguns setores da economia que sabem que um segundo turno estava ficando distante. Então, esses setores armaram um plano para trocar Campos por Marina na cabeça da chapa causando o acidente. Prova disso é que, nesta sexta, as ações preferencias da Petrobras saltaram 8%, fruto da expectativa da próxima pesquisa eleitoral que deve apontar Marina embolada com os outros dois.

Os Illuminati, que detém grandes quantidades de ações da estatal, bem como de participações em outras companhias brasileiras, contrataram os serviços de Frank Underwood para elaborar o plano de ação. A central de inteligência do grupo, que já preparou outras ações desestabilizadoras como a Primavera Árabe, fica cravada no coração de São Paulo, 15 andares abaixo do Templo de Salomão – construído para encobrir o quartel-general.

Sob a justificativa de defender o American Way of Life, Clark Kent, Bruce Wayne, Peter Parker e Tyrion Lannister foram chamados por Obama a fim de ajudarem os mercenários da Blackwater, responsáveis pela execução do plano de Frank. O golpe final ocorrerá até o final de setembro com o alinhamento perfeito de cinco planetas apontando para a constelação do Serpentário, conforme o alerta profético dos agentes Fox Mulder e Dana Scully.

Enquanto isso, Jack, o gnomo da floresta, está juntando todas as flores mágicas a fim de garantir que o arco-íris não perca seu brilho – o que poderia reduzir a proteção deste mundo contra as forças de Hummel, a besta fera do planeta sombrio. Para isso, Jack tem recebido o apoio dos comitês de campanha que sabem que a verdadeira batalha está ocorrendo entre este mundo e o outro.

Como eu disse, isso não é uma piada. Pelo contrário, é muito, muito triste.

As investigações ainda não apontaram qual razão ou quais razões levaram à queda da aeronave. Mas muita gente já elaborou o seu complô.

Ou seja, com a enxurrada de besteiras de forma despudorada em vigor, vai ser difícil manter a sanidade, até outubro, neste país.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.