Topo

Leonardo Sakamoto

A Lava Jato está sendo instrumentalizada para atacar direitos fundamentais?

Leonardo Sakamoto

28/09/2016 17h12

A 20a edição do Havana Connection discutiu a continuidade da operação Lava Jato, as eleições municipais do próximo domingo e o governo Michel Temer.

"Ninguém que é de esquerda tem motivos para ter simpatia pelo Palocci. Mas não é isso o que está em questão e sim um atentado brutal às garantias constitucionais. O "Estado de direita" que existe no Brasil há muito tempo, com sua seletividade dura, está sendo aplicado à política partidária de uma forma encandalosa e encancarada", afirma Guilherme Boulos, coordenador do MTST. "E a Lava Jato tende a ir cada vez mais ladeira abaixo em seletividade, perseguição política e linchamento."

Na opinião do deputado federal Jean Wyllys, "tudo leva a crer que as arbitrariedades e os abusos da Lava Jato estão sendo feitos para acabar com a Lava Jato. As pessoas estão cometendo esses abusos, como prender Guido Mantega e soltar logo depois da pressão da opinião pública, mostrando que a prisão era desnecessária".

"Querem dar subsídios para que a Lava Jato se encerre, já ela cumpriu seu objetivo que era afastar o PT do condomínio do poder e colocar Michel Temer na Presidência da República para atender aos interesses das elites econômicas e dos plutocratas", completa Jean.

"Eu não acredito que é só para desmoralizar a Lava Jato", opina a jornalista Laura Capriglione. "Estão evoluindo rapidamente para transformar esse arcabouço que reúne Ministério Público, Justiça, Polícia em um aparato de caçada da esquerda, como era na época ditadura, como foi a repressão política. A repressão política era o quê? A politização de todas essas esferas. Foi assim que tivemos gente encarcerada por delito de opinião. E é assim que vamos evoluir no Brasil se não soubermos dizer chega."

Assista ao debate completo no vídeo.

O Havana Connection conta com a presença do coordenador do MTST Guilherme Boulos, do deputado federal Jean Wyllys e da jornalista Laura Capriglione e é mediado pelo jornalista Leonardo Sakamoto.

HAVANA

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.