Topo

Leonardo Sakamoto

Aos primeiros navegantes

Leonardo Sakamoto

24/11/2006 14h36

A idéia deste blog é escrever a partir do ponto de vista de quem foi deixado do lado de fora da cidadania no Brasil.

Os direitos sociais de uma parcela considerável da população, principalmente nas regiões de expansão do capital, são rasgados com uma velocidade incrivelmente grande. Nesse contexto, não é preciso fazer apologia ao poder que tem a internet para difundir as informações sobre esse tema e pautar o debate público. Ainda mais em um país cujos meios de comunicação estão concentrados na mão de poucos.

Não sei se vou conseguir manter a atualização desse espaço com a regularidade que um blog sobre problemas sociais exige. Afinal de contas, em se teclando sobre a periferia da periferia do mundo, desgraça pouca é bobagem e assunto é o que não falta. Portanto, peço desculpas de antemão.

Mas para que tudo não sejam cinzas, vou contar algumas histórias de viagem por esse país grande sem porteira, entre um post e outro.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.