Topo

Leonardo Sakamoto

Guerreiro da Chapada

Leonardo Sakamoto

12/12/2006 15h36

Joás Brandão é um daqueles caras que são capazes de convencer a gente a largar tudo e seguir uma causa. A dele é a defesa da vida na Chapada Diamantina – tanto da terra e da água quanto do homem que delas comunga com respeito. O Grupo Ambientalista de Palmeiras, que ele coordena, é considerado um dos anjos da guarda do parque nacional.

Conheci o Joás durante uma reportagem há seis anos. Sem medo nenhum de ser acusado de ser parcial com a fonte, ele se tornou uma das minhas grandes referências. Aliás, os infelizes que ensinam na faculdade que jornalismo é imparcial deviam trabalhar em uma redação para pararem de falar abobrinha…

As férias de verão estão chegando e milhares de turistas devem visitar a região da Chapada. Sugiro que procurem o GAP antes de aventurarem por aquelas bandas para o ver o trabalho deles e, se possível, trocar um dedo de prosa com Joás.

Recentemente, a revista Época deu uma boa matéria sobre ele. Vale a pena ler.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.