Topo

Leonardo Sakamoto

Lula vai a Davos e não a Nairóbi

Leonardo Sakamoto

19/01/2007 14h59

Lula mandou o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, para representá-lo no Fórum Social Mundial, em Nairóbi, Quênia.

Lula deve ir a Davos, Suíça, para discutir com presidentes de nações, organizações e corporações a economia do mundo. Diz que irá debater a fome.

Se isso se confirmar, será a primeira vez que Lula vai a um dos fórum e ignora o outro. Até agora, ou ele ia aos dois ou a nenhum deles. Começa, assim, com o pé direito o seu segundo mandato…

Em um momento que se faz necessário afirmar que ou o mundo dá certo para todo mundo ou alguns poucos não conseguirão aproveitar a pilhagem, essa escolha foi desproposital. Não custava fazer uma escala em Nairóbi, até para recarregar as baterias, antes de Davos.

É o tipo de ação que separa os líderes de Estados dos estadistas.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.