Topo

Leonardo Sakamoto

Eles mandam

Leonardo Sakamoto

31/01/2007 16h42

Sugiro a todos que visitem o site www.theyrule.net.

O They Rule é uma idéia genial: permite criar mapas que mostram o relacionamento entre as diretorias das maiores empresas dos Estados Unidos no ano de 2004. Através dele, é possível constatar que os mesmos diretores fazem parte de conselhos de mais de uma empresa.

Colocar o conselheiro de um banco em um conselho diretor de uma indústria pode facilitar o acesso ao crédito desta. Da mesma forma, o fato de um diretor de um conglomerado automobilístico sentar em uma diretoria de uma fábrica de autopeças pode significar um planejamento conjunto. Mas se por um lado isso pode facilitar o desenvolvimento dessas empresas, por outro é um indício da criação de cartéis que manipulam o mercado e decidem os preços – entre outras coisas.

O site mostra que a instância decisória está concentrada nas mãos de poucas pessoas, que acabam por ser responsáveis sobre o que o resto da população pensa e consome.

Só por curiosidade, coloquei aqui uma pequena rede formada por empresas e diretores, sem explorar todas as possibilidades. Ela começou na Microsoft, chegando à General Eletric e Merck. Um mesmo diretor da GE também senta nos conselhos da Chevron Texaco, Dell e Coca-Cola. Um outro participa da diretoria da Motorola. Considerando apenas um dos diretores, temos ligação da Motorola com a Abbott Laboratories e o JP Morgan Chase.

Seria bem interessante se um site como esse fosse feito para o Brasil. Com certeza, a estrutura não seria muito diferente.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.