Topo

Leonardo Sakamoto

Economia solidária

Leonardo Sakamoto

22/02/2007 14h12

A Repórter Brasil, em parceria com o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, lançou um site de vendas de brinquedos educativos produzidos por trabalhadores libertados da escravidão.

Criada em maio de 2006, a Cooperativa para Dignidade do Maranhão (Codigma) pretende garantir uma vida decente aos moradores do município de Açailândia (MA) sob risco de caírem em situação de escravidão. Cerca de 40% dos trabalhadores envolvidos na produção dos brinquedos já foram libertados de situações análogas à de escravidão durante fiscalizações realizadas por auditores do trabalho. E aproximadamente 100 pessoas estão sendo beneficiadas direta e indiretamente pela cooperativa.

Direcionados a meninos e meninas de dois a dez anos, os produtos da Codigma são feitos com madeira que provém de retalhos descartados pelas serrarias da região.

Para ver os brinquedos, clique aqui:
http://www.reporterbrasil.com.br/brinquedos/

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.