Topo

Leonardo Sakamoto

Pistoleiros expulsam famílias de sem terra no Pará

Leonardo Sakamoto

28/04/2007 10h03

Um grupo de pistoleiros expulsou trabalhadores rurais sem terra que estavam acampados na fazenda Juazeiro, município de Parauapebas, Sudeste do estado. De acordo com nota divulgada, nesta sexta, pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará, a Comissão Pastoral da Terra de Marabá e a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, por volta das 11 horas do dia 24, sete homens encapuzados prenderam trabalhadores do acampamento e renderam as suas famílias. Houve espancamentos e moradias dos acampados foram destruídas.

O gerente da fazenda e os pistoleiros entregaram os trabalhadores a policiais militares que os levaram até a delegacia da cidade, onde ficaram detidos.

Desde o final do ano passado, um grupo de 30 famílias está acampado na Juazeiro, reivindicando a área para a reforma agrária. O juiz da Vara Agrária da região havia negado uma liminar de reintegração de posse solicitada pelos proprietários da fazenda.

Segundo as entidades, um dos articuladores da ação teria sido o ex-major do Exército e prefeito de Curionópolis, Sebastião Rodrigues de Moura, o "Major Curió".

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.