Topo

Leonardo Sakamoto

Sadia e Vicunha aderem a pacto contra escravidão

Leonardo Sakamoto

25/05/2007 18h07

A Sadia e a Vicunha Têxtil assinaram o Pacto Nacional pela Erradicaçao do Trabalho Escravo nos dias 23 e 24 de maio, respectivamente.

Em 2004, uma pesquisa mostrou que a Vicunha comprava de fazendas de algodão da "lista suja", cadastro do Ministério do Trabalho e Emprego que mostra os empregadores que utilizaram trabalho escravo. Ao mesmo tempo, a Sadia adquiria subprodutos de soja da ADM, trading identificada como compradora de algumas fazendas da "lista suja" e que ainda não assinou o Pacto.

Esperamos que ambas as companhias usem seu poder econômico para isolar os fazendeiros que exploram esse tipo de mão-de-obra, contribuindo para, pelo menos, um mínimo de qualidade de vida no campo.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.