Topo

Leonardo Sakamoto

Presos por reivindicar salários atrasados são soltos no MT

Leonardo Sakamoto

26/07/2007 09h45

Foram soltos, ontem, os 14 trabalhadores presos desde o dia 23 de junho pela sua participação em protesto contra a Destilaria Araguaia (ex-Gameleira), em Confresa (MT), pelo atraso no pagamento de seus salários – ver post abaixo.

O juiz do caso antecipou, repentinamente, para ontem a audiência inicialmente agendada para 08 de agosto e tomou a decisão. Provavelmente devido aos protestos ocorridos nos últimos dias.

Como bem lembra Xavier Plassat, da Comissão Pastoral da Terra, ontem foi o Dia do Agricultor. É triste termos que comemorar a data com a liberdade de trabalhadores rurais que pediam nada mais que seus salários devidos quando a sociedade deveria estar em um outro patamar, celebrando o livre acesso à terra e a dignidade no campo – muito distantes ainda da realidade.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.