Topo

Leonardo Sakamoto

Completando o post anterior...

Leonardo Sakamoto

22/11/2007 20h50

Nesta semana, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho encontraram centenas de trabalhadores em situação irregular na colheita de laranja no todo-poderoso agronegócio paulista. E, no meio dos adultos, crianças.

Quatro com menos de 16 anos e três adolescentes com menos de 18 foram encontrados trabalhando na fazenda Santo Antonio de Pederneiras, no município de Mogi- Guaçú. Uma criança de 12 anos, de Montezuma, do pobre Norte de Minas Gerais, largou os estudos e veio com o pai trabalhar na lavoura.

"A gente só carrega o saco de volta depois de descarregar as laranjas no caminhão", explicou.

Só.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.