Topo

Leonardo Sakamoto

Padre Júlio ganha Prêmio Nacional de Direitos Humanos

Leonardo Sakamoto

28/11/2007 20h05

O padre Júlio Lancelotti receberá o Prêmio Nacional de Direitos Humanos 2007, na categoria combate à pobreza. A escolha foi definida ontem durante reunião da Comissão Nacional de Direitos Humanos, que havia indicado um júri independente para a seleção dos premiados entre centenas de candidaturas.

A premiação ocorrerá no Palácio do Planalto no próximo dia 11 de dezembro.

Recentemente, Júlio foi envolvido em denúncias de abuso sexual por parte de um jovem que ele atendia. Apesar de faltar fundamentação nessas acusações, houve uma espécie de linchamento público contra ele.

O padre Júlio Lancelotti desenvolve um importante trabalho de reinserção de jovens infratores (aliás, não gosto dessa palavra "reinserção", pois parece que algum dia a sociedade acolheu realmente essas crianças e adolescentes), é coordenador da Pastoral do Povo de Rua e diretor da Casa Vida, que mantém órfãos portadores de HIV.

Ou seja, responsabilidades do Estado e de toda a sociedade, que, infelizmente, não têm interesse ou coragem de assumir.

Prêmio – e desagravo – mais que merecido.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.