Topo

Leonardo Sakamoto

Como o consumo burro está destruindo o mundo

Leonardo Sakamoto

12/12/2007 15h32

O futuro do planeta depende de uma mudança drástica nos padrões de consumo dos mais ricos (e do sistema que foi estruturado para manter esse padrão de consumo). Se o mundo comprasse e descartasse coisas como a sociedade norte-americana, precisaríamos de outros quatro planetas iguais ao nosso para fornecer matéria-prima e receber o entulho resultante dos processos industriais e do consumo. Quem lucra com isso? As grande empresas e quem estiver ligado a elas. Quem perde com isso? Todos nós, que poluímos nosso mundo, nosso corpo e exploramos, indiretamente, outras pessoas para atender nossos hábitos.

Gostaria de recomendar um (fantástico) documentário para a web que trata desse assunto. Com 20 minutos de duração, The Story of Stuff, ou A História das Coisas, mostra como as mercadorias que consumimos estão relacionadas com a destruição do meio ambiente e a exploração do trabalhador. De forma didática e divertida (na medida do possível, pois esses problemas não são nada divertidos).

Ele está em inglês, sem legendas, o que limita bastante a audiência aqui no Brasil.

O site também dá dez recomendações para quem quer ajudar a mudar a situação (fiz uma tradução livre aqui):

1) Use menos energia

2) Produza menos lixo

3) Fale sobre o assunto com outras pessoas

4) Faça sua voz ser ouvida

5) Desintoxique seu corpo, sua casa e a economia (evitando produtos com aditivos químicos desnecessários)

6) Fique menos tempo na TV e na internet e mais tempo com sua comunidade

7) Deixe seu carro parado… e quanto necessário marche, proteste!

8) Mude seu tipo de lâmpada e sua maneira de viver

9) Recicle seu lixo… e recicle seus representantes eleitos

10) Compre verde, compre de comércio justo, compre de sua economia local, compre usado e, o mais importante, compre menos

Em português, sugiro o blog Atitude Verde, do jornalista Iberê Thenório, que trabalha conosco na Repórter Brasil. Ele vai defender uma monografia sobre o tema hoje na Universidade de São Paulo.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.