Topo

Leonardo Sakamoto

Conheça os ganhadores do Prêmio Combate ao Trabalho Escravo

Leonardo Sakamoto

14/12/2007 08h41

O grupo góvel de fiscalização, que atua na libertação de trabalhadores desde 1995, Patrícia Audi, ex-coordenadora do projeto de combate ao trabalho escravo da Organização Internacional do Trabalho, e a TV Justiça irão receber, nesta segunda (17), o Prêmio Combate ao Trabalho Escravo 2007. Ganhadores nas categorias Instituição, Personalidade e Imprensa, respectivamente, eles foram escolhidos pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).

Promovido pela Organização Internacional do Trabalho, Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Associação Nacional dos Procuradores da República e Associação dos Juízes Federais do Brasil, o prêmio pretende estimular as ações e iniciativas desenvolvidas para combater a exploração dos trabalhadores. Cada vencedor receberá uma estatueta do artista plástico Elifas Andreato, além de R$ 5 mil.

No ano passado, os vencedores foram a Comissão Pastoral da Terra, este que vos escreve, representando a Repórter Brasil, e os jornalistas Ana Aranha e Ricardo Mendonça, da revista Época.

A solenidade de entrega, aberta ao público, será realizada no auditório do Ministério Público do Trabalho, em Brasília (SAS, Quadra 4, Bloco L), nesta segunda, às 18h.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.