Topo

Leonardo Sakamoto

MST chega a acordo com polícia e confronto é evitado no RS

Leonardo Sakamoto

17/01/2008 18h44


Integrantes do MST resistem à invasão de assentamento pela polícia no Rio Grande do Sul. Foto de Leonardo Melgarejo

Dando continuidade à história do post anterior:

No final desta tarde, o MST informou que conseguiu firmar um acordo para impedir a invasão do assentamento da fazenda Anoni, município de Pontão (RS). Cerca de 100 delegados da Polícia Civil e policiais militares fizeram uma revista nos ônibus dos participantes do encontro, evitando assim um confronto. Não foram encontrados o rádio de carro, o anel e a máquina fotográfica pelos quais os sem-terra foram acusados de ladrões. Integrantes do movimento fizeram um cordão de isolamento para impedir que os policiais passassem para além da área negociada para averigüação.

Durante as negociações, o secretário de segurança do Rio Grande do Sul chegou a colocar o cargo à disposição se não houvesse a invasão do local. De acordo com o movimento, o governo do estado foi obrigado a desistir da operação devido à pressão da sociedade civil, parlamentares e prefeitos.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.