Topo

Leonardo Sakamoto

Truco no Corcel 2

Leonardo Sakamoto

25/02/2008 13h16

Um amigo tirou essa foto em Piedade, interior de São Paulo, e me enviou. Como primeiro prêmio do torneio de truco, um Corcel 2, vermelho.

Meu pai teve um, prata, quando eu era moleque. O carro era bom, confortável, com porta-malas grande o suficiente para transportar os peixes que ele trazia das pescarias. Aliás, esse deve ser o motivo pelo qual a colônia japonesa adorava paratis, belinas, santanas quantum, carros com bagageiro grande. Mas o Corcel bebia como um alcoólatra. Para os padrões ambientalmente corretos de hoje, com o planeta subindo a temperatura, ele não é um carro e sim um crime.

Dêem uma olhada na letrinha miúda do cartaz:

Organizar um torneio foi a forma que o tal do Leandro, do tal Bairro Furnas, arranjou para se livrar da bomba cheia de multas que tem em casa e, ainda por cima, ganhar um trocado.

Não deu certo. Não houve inscrições suficientes.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.