Topo

Leonardo Sakamoto

Ops, ele fez de novo...

Leonardo Sakamoto

25/06/2008 11h18

Participei ontem, aqui em São Paulo, de um grande evento que reuniu mais de 200 presidentes de empresas, ministros, o prefeito da cidade, o governador do estado e o presidente da República para discutir a responsabilidade empresarial e a efetivação dos direitos humanos.

Em seu discurso, o governador Serra não tratou decentemente das questões de exploração do trabalho, mas também não esperava muito dele. Governa um estado em que a agroindústria vive no céu e aos bóias-frias as batatas. Quando chegou a sua vez de falar, Lula fez de novo a besteira de minimizar a exploração do trabalho na cana, dizendo que a situação não era pior que os mineiros europeus de 200 anos atrás. Descendo do pulpito, ao final, o presidente trocou palavras de antigo conhecido com um usineiro, que possui um histórico de graves problemas trabalhistas. Afe!

O evento foi forte aos discutir problemas como desigualdade de gênero e raça, direitos de pessoas com deficiência, direitos de crianças e adolescentes, além de trabalho escravo. Pena que alguns discursos não condizeram com isso.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.